
Pensei que era bem pior. Assumo-o do fundo do meu coração.
Todos nós sabiamos que estas escutas existiam, agora, só num país das bananas isto é publicado no Youtube. Não por estarmos a falar do Pinto da Costa, ou de quem quer que seja, estamos a falar de uma coisa que a maior parte dos fanáticos de futebol não percepciona. O tamanho desta bronca não tem medida.
Óbvio, desde o primeiro segundo, que Pinto da Costa vai processar o Estado português e mais óbvio ainda é a indemnização que vai receber. Depois as pessoas vêm para a internet desabafar nas caixas de comentários e, muitas das vezes, falam do que não sabem. O pedido de indemnização do presidente do FC Porto é justo e consentido pelas entidades que lhe proporcionam esse direito, entidades essas que permitem uma fuga de informação desta natureza, que não me parece, de todo, ter acontecido por acaso. Isto é apenas uma tentativa de destabilizar, não o dirigente, mas sim o clube e por conseguinte o plantel. Coisa fácil no momento que o clube atravessa, mas atenção que isto pode ser um pau de dois bicos e o feitiço pode acabar por se virar contra o feiticeiro.
Como é possivel um país, um Ministério Público, uma Procuradoria Geral da República, ou outra qualquer entidade, permitir que matérias desta gravidade e importância sejam publicadas num site público como é o Youtube? Não entendo. Só mesmo na pontinha da Europa.
Voltando ao que já havia dito, eu pensava mesmo que as escutas eram bem piores e andei agoniado sem internet porque queria muito ouvi-las e saber do que realmente se tratava. Agora que as ouvi posso dar-vos uma opnião pessoal e que não passa disso.
Há ali escutas que, para mim, são banais, como por exemplo o ligar ao Valentim Loureiro a falar-lhe da cotovelada do Liedson, aliás, essa acaba por ilibar o Mourinho no caso da camisola do Rui Jorge, que tanto se falou na altura. A escuta sobre a noticia falsa que envolvia o Deco, é uma jogada de bastidor e como todos nós sabemos não faltam noticias falsas nos nossos jornais. Embora eu saiba que para vós, não portistas, também estas são gravissimas. Entendo, eu do vosso lado também era capaz de ver as coisas de outra maneira.
Agora, em relação a todo o resto que se ouve, não fiquei surpreendido, fiquei até aliviado, isto porque sempre pintei um quadro muito negro e este que vi não é assim tão negro quanto isso. Há conversas, há esquemas, há pressões, há bastidores de futebol. Sem duvida. Que Pinto da Costa tem poder nesse capitulo, ninguém duvide. Se foi por isso que o FC Porto é o melhor clube português desde 1991, tal como noticiou a IFFHS, aí já tenho algumas duvidas, mas aceito que todos os adeptos derrotados se baseiem nisso para criar a sua defesa.
Pergunto-vos: é Pinto da Costa um diabo no sitio habitado só por anjos? Quem vive, sabe, entende e respira futebol, sabe que não. Quem é doente, irracional e sofre de clubite aguda diz que é verdade. Porém, todos nós, seres racionais, sabemos que o futebol é um meio que vive de pressões, chantagens e bastidores cheios de segredos. Pinto da Costa foi apanhado muito por culpa do seu sucesso interno e externo e, claro está, porque realmente ele agiu de forma incorrecta.
Foi bom ver a SIC explicar a todos os portugueses como haveriam de pesquisar no Youtube as escutas, mostrando que as pessoas deveriam escrever na barra de pesquisa "escutas de Pinto da Costa" e ainda bem para mim, porque eu já ia escrever "tomates do Lidl" convencido que apareceriam as escutas em causa. São muito cuidadosos, quando lhes dá jeito.
É estranho ouvir dos benfiquistas que é prática comum escolher árbitros para a Taça de Portugal e depois criticam as escolhas de Pinto da Costa e adjectivam-nas de corruptas. Atenção, eu acho isso uma parvoíce sem pés nem cabeça. Não tem lógica nenhuma escolher árbitros, seja para que competição for.
Foi bom termos acesso às imagens do já famoso túnel da Luz, para assim podermos ver Rui Costa de mãos nos bolsos, impávido e sereno, a assistir àquilo que o seu clube programou; foi bom sabermos que os funcionários da Luz viram as cameras de segurança para onde dá jeito; no video assistimos ainda à agressão do funcionário benfiquista a um membro da comitiva portista, facto que nem mereceu queixa azul e branca, tal é confiança no orgão que analisa e pune o acto; podemos ver que os jogadores do FC Porto depois de provocados saíram todos do balneário e tentaram ou agrediram alguém, estranho que os do Benfica não sairam sequer para ver o que se passava, algo anormal, ou será que eles já sabiam que aquilo ia acontecer? Ficamo sem saber.
Estranho foi o facto do SLB ter ficado ofendido com a divulgação das imagens. Só queriam ouvir as escutas? Agora o país sabe como funciona o túnel programado. Agora todos nós sabemos que os funcionários do Benfica são instruidos para agredir e provocar aqueles que por lá passam e assim conseguem o que conseguiram com Hulk e Sapunaru, ou seja, deixá-los de foram meia época, que é para isso que caminhamos lenta e vergonhosamente.
Nunca acreditei em anjinhos no futebol, nem dentro nem fora do campo, mas há quem acredite. Infelizes esses.
Não vou omitir o que ouvi de Pinto da Costa, não vou fazer de conta que não há ali nota de culpa, mas peço-vos, a todos, que assumam o que os vossos clubes fazem e fico a aguardar, sentado num canto do Youtube, o video do túnel que tramou Hulk e Sapunaru e as escutas de Luis Filipe Vieira.
Cumprimentos azuis e brancos.
Read more...