Campeões Exigem Respeito


Muito se tem falado de Brasil, Espanha e Inglaterra como os grandes favoritos à conquista do Campeonato do Mundo 2010. Contudo, muitos se têm esquecido que deste grupo de candidatos nunca se pode retirar a Itália (campeã em título), principalmente quando treinada por Marcelo Lippi. A Itália é "somente" a 2ª equipa com maior sucesso nesta competição, tendo já amealhado 4 títulos (1934, 1938, 1982, 2006). Se vencer esta edição vai igualar o Brasil no topo do Mundo do futebol. Da história italiana em Mundiais destacam-se grandes nomes como o goleador Paolo Rossi, o fantasista Roberto Baggio, o eterno Baresi, o mágico Del Piero e o "capitão" Cannavaro, entre tantos outros.

Da Itália não se espera um vendaval de futebol ofensivo nem um "futebol espectáculo" baseado na posse de bola, para isso estão lá os espanhóis, os brasileiros e os holandeses. Dos transalpinos pode-se sim esperar um futebol organizado, muito táctico e directo, baseado numa defesa forte e segura e num ataque frio e matador, intermediados por um meio-campo de muito trabalho.

Marcelo Lippi, mestre em psicologia do futebol, levou a sua Selecção ao título mundial em 2006, após o qual rescindiu contrato. Contudo, com o desastre que foi a passagem de Donadoni pela Azzurra na fase pós-Mundial, o "D. Sebastião Italiano" foi chamado de volta ao comando da Itália e não recusou o convite, na esperança de renovar o mais importante título da sua carreira. Lippi é um coleccionador de troféus. Além do Campeonato do Mundo 2006, tem no seu palmarés pessoal 5 Scudettos, 2 Coppas de Itália, 4 Supercoppas, e uma Liga dos Campeões, à qual se seguiram vitórias na Supertaça Europeia e Taça Intercontinental. À exepção de uma das Coppas italianas, conquistada pelo Inter, tudo o resto foi conseguido ao serviço da "sua" Juventus. Um currículo de fazer inveja a qualquer um. Lippi já anunciou a sua saída da Azzurra após esta competição e por isso deseja certamente despedir-se da melhor forma possível: renovando o título que conquistou em 2006.

Na Qualificação, a Itália esteve inserida no Grupo 8, juntamente com a República da Irlanda do compatriota Giovanni Trapattoni (que Platini colocou injustamente de fora do Mundial), Bulgária, Montenegro, Chipre e Geórgia, tendo terminado em 1º lugar com 6 pontos de vantagem sobre o 2º classificado e sem qualquer derrota (3 empates).

Para a competição que se avizinha, Lippi já anunciou uma pré-convocatória de 29 jogadores que iniciarão os trabalhos de preparação. Esta lista causou desde logo alguma controvérsia pois, além de deixar de fora algumas das principais estrelas da presente edição da Serie A, inclui um grande número de jogadores da Vecchia Signora, principal decepção da Liga Italiana. Um pouco à semelhança do que acontece em Portugal com o Sporting CP. A este grupo devem-se juntar ainda alguns jogadores do Inter e AS Roma, assim como alguns (poucos) jogadores italianos a jogar fora da "bota". A uma base formada pelo que resta dos "Heróis de 2006", Lippi junta alguns valores emergentes do futebol ialiano. Passemos então a analisar a pré-convocatória de Lippi e os prováveis 23 escolhidos:


Na baliza, quase nada há por decidir. Buffon (Juventus) é um dos intocáveis de Lippi e será certamente o dono do lugar. As outras duas vagas deverão ser ocupadas por De Sanctis (Napoli) e Marchetti (Cagliari). Sirigu (Palermo) ainda acalenta algumas esperanças de ser o 3º guarda-redes e Amelia (Genoa) perdeu o comboio apesar de ter sido titular por duas vezes durante a Qualificação.

Nas laterais, penso que Lippi levará apenas 3 jogadores, apostando na polivalência dos seus centrais. Zambrotta (Milan) e Grosso (Juventus) deverão ser os titulares. A Criscito (Genoa), que também pode ir como central, e Cassani (Palermo), possivelmente juntar-se-ão Santon (Inter) e Cassetti (AS Roma) como candidatos à 3ª vaga. Na minha opinião, o jovem lateral do Inter é o mais forte candidato a ser escolhido. De fora, ficaram desde já Dossena (Napoli), Bonera (Milan), Balzaretti (Palermo) e De Silvestri (Fiorentina). Motta (AS Roma) também não deverá fazer parte dos escolhidos.
No eixo da defesa, Cannavaro (Juventus), que é o jogador italiano com maior número de internacionalizações de sempre e também o grande baluarte defensivo desta equipa, fará certamente dupla com o seu colega de equipa Chiellini (Juventus). Por um lugar entre os eleitos, lutam também Legrottaglie (Juventus), Bocchetti (Genoa) e o promissor Bonucci (Bari). Barzagli (Wolfsburg) fica também à espera de um veredicto final. De fora ficam o amigo de Zidane, Materazzi (Inter), Gamberini (Fiorentina), Bovo (Palermo), Ranocchia (Bari) e o experiente Nesta (Milan).

No meio-campo, o argentino Camoranesi (Juventus), a classe de Pirlo (Milan), a garra de Gattuso (Milan) e a força de Palombo (Sampdoria) e De Rossi (AS Roma) estão practicamente garantidos. À espera de serem escolhidos estão também Montolivo (Fiorentina), Marchisio (Juventus), Perrotta (AS Roma), Aquilani (Liverpool), Simone Pepe (Udinese) e Brighi (AS Roma). Pré-convocados foram também Candreva (Juventus), Maggio (Napoli) e Cossu (Cagliari), mas têm poucas hipóteses de serem contemplados com um bilhete para a África do Sul. Já Ambrosini (Milan), D'Agostino (Udinese), Marchionni (Juventus) e Abate (Milan) ficam de fora dos eleitos.

No ataque, a abundância de "matadores" é notória. O melhor marcador da Serie A, Di Natale (Udinese), Gilardino (Fiorentina) e Iaquinta (Udinese) figurarão certamente na lista definitiva de Lippi. Restam assim duas vagas para serem disputadas por Pazzini (Sampdoria), Quagliarella (Napoli), Borriello (Milan), aos quais se poderão juntar Toni (AS Roma), Giuseppe Rossi (Villarreal) e Totti (AS Roma) (?). Balotelli (Inter) estará certamente de fora, devido à sua indisciplina. Surpreendentemente, ou não, a lista de Lippi não inclui alguns dos jogadores em melhor forma no Calcio, como Miccoli (Palermo) e Cassano (Sampdoria). O lendário Del Piero (Juventus) e o recém-naturalizado Amauri (Juventus) perdem também o comboio para o Mundial.

Na África do Sul a Itália estará inserida no Grupo F, juntamente com um bom Paraguai, uma Eslováquia que já mostrou qualidades e uma Nova Zelândia com pouca tradição no "desporto-rei". A Squadra Azzurra apresenta-se como principal candidata à vitória no grupo, prevendo-se um sempre interessante confronto com Holanda ou Dinamarca nos oitavos-de-final. Sabendo que a Itália é das mais fortes equipas do Mundo no "mata-mata", tudo se pode esperar desta Selecção.

Os prováveis 23: Buffon, De Sanctis, Marchetti; Grosso, Zambrotta, Santon, Cannavaro, Chiellini, Legrottaglie, Bochetti; De Rossi, Pirlo, Camoranesi, Palombo, Gattuso, Montolivo, Simone Pepe, Aquilani; Di Natale, Iaquinta, Gilardino, Quagliarella, Pazzini.

7 Passes de rotura:

Tomás Pipa 8 de maio de 2010 às 22:15  

Bom, é uma selecção que reflecte o campeonato. Milan,Inter,Juve e Roma cheios de estrangeiros, Lippi tem que se ir reforçar às equipas pequenas.

Tem mts jogadores que eu conheço mal como Marchetti,Surigi ou Bochetti.

Quanto a mim, está a par do Brasil,Espanha,Inglaterra e Alemanha no grupo dos favoritos.

Tem um treinador excelente!

Ps: este mundial vamos ter mts treinadores mt bons por aí espalhados:Eriksson,Capello,Lippi,Hitzfeld,Bielsa

Pedro Veloso 9 de maio de 2010 às 03:07  

Muito bom joão.

Se calhar até vais acertar na previsão, mas acho um grande erro o Lippi levar esses 5 avançados em simultâneo. São todos craques, mas exceptuando o Di Natale são tudo finalizadores puros, homens de área. O génio de Totti, Cassano, Miccoli ou Del Piero tinha que estar aí para ter um ataque mais criativo e complementar. Eu tirava o Iaquinta e punha um desses. O Pazzini merece estar aí porque tem estado em grande.

Achas que o Gattuso está garantido? Fez uma época tão fraquinha...

João S. Barreto 9 de maio de 2010 às 12:45  

Concordo plenamente Veloso, mesmo o Di Natale já não tem a capacidade física de outros tempos, para poder criar mais jogo. Ao invés, "limou" a sua finalização! Penso que entre Cassano e Miccoli devia ser mesmo convocado o ex-benfiquista.E nesse caso Iaquinta´seria o elo mais fraco porque não tem feito uma época ao seu nível.

Ambos estão a fazer boas épocas, mas já se conhece o feitio do Cassano. De qualquer das formas ficam sempre craques de fora, como Borriello ou Rossi, caso a convocatória se assemelhe a esta. E pensar que nós não temos nem um ponta-de-lança de classe mundial...

Eu penso que Gattuso estará garantido por ser um dos "meninos de Lippi" e foi bastante utilizado durante a qualificação. Mas não ponho completamente de parte que seja trocado por Brighi ou Perrotta da Roma. Tenho pena que D'Agostino não vá, é um grande jogador que vai explodir definitivamente nos próximos anos.

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 16:02  

Digo-vos já que é um crime se o Borriello não for ao Mundial. Fez uma bela época e apontou um número considerável de golos: 13. Como é possante e joga bem de pé esquerdo,acho que poderia ser uma mais valia.

Levar o Iaquinta era uma tremenda injustiça para Miccoli: Miccoli só apontou 6 golos! Deve ser o 2º avançado a ir ao Mundial com menos golos esta época: o 1º será obviamente Nuno Gomes (4)/Edinho(3).

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 16:03  

Por falar nisso acabou de ser golo do Iaquinta. 7 portanto

Mac 9 de maio de 2010 às 16:23  

Faz-me tanta pena que nomes como Del Piero, Totti, Nesta, Ambrosini, Balotelli e Cassano não vão ao Mundial!

Secalhar a maior parte nem merece mas ver por exemplo Del Piero de fora, despedaça me o coração lol É o fim de um geração

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 19:04  

Mac, mas também tens que ver que Totti e Del Piero por exemplo já abandonaram a selecção pelo menos uma vez. Eu acredito que Lippi saiba o que está a fazer. Ambrosini não me diz nada mesmo. O Cassano não pode ir a um Mundial, é demasiado tempo fechado no mesmo sítio, começa logo a arranjar inimigos.