Destaques do Mundial: Javier Pastore

Depois de Kempes, Maradona, Ortega, Riquelme e Aimar, surge já no horizonte do futebol argentino, aquele que promete ser o herdeiro natural da posição de 10 da albiceleste, Javier Pastore.

Javier Matías Pastore, El Flaco, nasceu a 20 de Junho de 1989 (fará 21 anos durante o Mundial) na cidade de Córdoba, no interior argentino. Pastore é um 10 clássico. Tem a criatividade, visão de jogo e capacidade de passe de Riquelme, a técnica e a inteligência de movimentos de Aimar, o rasgo e a frieza na finalização de Ortega. É também excelente na ocupação dos espaços, o que o torna útil na manobra defensiva, apesar de ter pouca capacidade de choque, a sua maior debilidade juntamente com o seu fraco jogo aéreo. É um jogador que não precisa de ter a bola para fazer a diferença, apesar de ser fortíssimo na circulação de bola, pois faz muitas vezes uso das sua excelente movimentação para abrir espaços para os seus companheiros. Tem também uma meia distância perigosíssima e sabe descair nas alas e cruzar com precisão. Falta-lhe a consistência que adquirá com o acumular dos anos.


Pastore começou a sua ainda curta carreira ao serviço do seu clube de coração, o Talleres, após ter sido sugerido pelo seu professor de educação física e treinador de basket. Na sua época de estreia, fez apenas 5 jogos na segunda divisão argentina. Foi então emprestado ao Huracán, onde foi peça fundamental (juntamente com Bolatti e De Federico) na excelente e surpreendente época do clube, que perdeu o título na última jornada para o Vélez. Pastore foi o melhor marcador da equipa, com 7 golos. Para a história, fica uma magnífica exibição, coroada com 2 golos, na vitória por 4-0 frente ao River Plate. A Europa era já ali.


Ainda com o Clausura em curso, surge o interesse dos grandes tubarões europeus na aquisição do passe do jovem génio. Foi apontado como sucessor de Lucho no FC Porto, teve o Chelsea e o Milan à perna e recusou o Man Utd, alegando que queria rumar a um clube que lhe permitisse jogar com a regularidade necessária ao seu desenvolvimento. Aos 19 anos, demonstrava já uma maturidade fora do comum. Acabou então por rumar ao Palermo, na altura sob o comando de Walter Zenga.


O início em Itália não foi fácil, pois Zenga raramente concedeu a titularidade ao jovem astro. Com a chegada de Delio Rossi, conquistou a titularidade e tornou-se, juntamente com Miccoli e Cavani, numa das grandes figuras da fantástica caminhada dos sicilianos. Não conseguiu demonstrar na Europa a veia goleadora (marcou 3 golos) que exibiu no seu país natal, mas a dupla de avançados do Palermo deve muito aos seus passes e aberturas de grande nível. Com mais confiança, os golos aparecerão.


Ao serviço da Selecção Argentina participou apenas num amigável com a Catalunha (marcou um golo), no qual convenceu de imediato Maradona a convocá-lo para o Mundial. Já na preparação desta competição, participou na vitória por 5-0 frente ao Canadá. Na África do Sul, Mascherano e Verón têm lugar vago no meio-campo argentino, mas a idade de La Brujita pode abrir espaço para que Pastore brilhe ao mais alto nível, junto de Messi e companhia. É um jogador que deve ser seguido com muita atenção, pois se lhe forem dadas oportunidades poderá tornar-se na revelação deste Mundial.

3 Passes de rotura:

Pedro Veloso 31 de maio de 2010 às 10:23  

Bem lembrado João, também adoro este gajo. Gostei imenso de ver o Palermo este ano - claro que muito por lá estar o Miccoli - e muito se deveu, como dizes, ao Pastore.

Lol El Flaco, estes argentinos têm logo alcunha aos 20 anos.

Infelizmente acho que vai jogar pouco no Mundial, embora eu não me importe muito porque no lugar dele vou ter o prazer de rever Verón

Tomás Pipa 31 de maio de 2010 às 13:04  

lol, La Brujita Verón, o Pirata!

Confesso que comecei a tomar atenção a Pastore quando o João disse que havia um rapazito muito interessante na Serie A. Como sabemos o João papa tudo da Serie A, e tudo o que é bom jogador cai na rede dele.

Do que vi do Pastore, gostei bastante, é mesmo muito elegante. Não defende tanto como Verón e acho que isso pode fazer com que D10s se decida!

Manú 31 de maio de 2010 às 14:01  

joao boa rubrica nova!

vi muito pouco deste pastore, apenas uns pormenores interessantes diante do canadá.
mas estou curioso para acompanhar a sua evoluçao. pode ser o novo aimar!

tambem me parece que ainda jogara pouco neste mundial, mas ao ser convocado arrisca-se a surpreender!