Meus Senhores...Romelu Lukaku!



Romelu Lukaku nasceu há 16 anos (13/05/1993) em Antuérpia (Bélgica). É um avançado com idade de juvenil (!), mas que já joga pelos séniores do Anderlecht. A sua estatura física é impressionante:1,92m e 98 kg. É extremamente rápido, remata forte com ambos os pés, sabe cair nas alas e é letal de cabeça.

Lukaku é personagem princpal de uma daquelas histórias que qualquer amante do desporto-rei gosta de saber:

Filho de um antigo internacional congolês, há muito radicado na Bélgica, Lukaku desde cedo mostrou que tinha uma relação especial com as redes das balizas das equipas adversárias. Aos 4 anos ingressou nas escolas Rupel Boom FC (gostava de saber a sua altura aos 4 anos) onde esteve uma época até mudar para o KFC Wintam onde esteve outra época. Em 1999 foi descoberto pelos olheiros do Lierse, uma equipa mais batida do futebol belga e foi então, aos 6 anos que se transferiu pelo primeira vez na sua carreira. Jogou sempre em dois escalões superior ao seu (assim só me lembro de Saleiro e Ronaldo a jogarem pela equipa B do Sporting com idade juvenil) devido à sua envergadura física e talento natural. Mesmo sendo o caçula das equipas por onde passava ao serviço do Lierse, Lukaku apontou 130 golos em 68 jogos. Estava traçado o destino fabuloso do jovem prodígio belga.

Em 2005, com 12 anos, mudou-se para o FC Brussels, onde jogou pelos Sub-16. O resultado foram mais duas épocas estrondosas onde somou 68 golos em 68 jogos.
Obviamente que um talento destes não passou despercebido aos olhos do maior tubarão do futebol belga, o Anderlecht. Em 2006, mudou-se para o Anderlecht, onde já jogava o seu irmão Jordan e foi logo jogar para a equipa de Juniores (sub-19), onde apontou 121 golos em 88 jogos. Passou rapidamente para a equipa B com 15 anos e com 16 anos deu o salto para o plantel principal.

Estreou-se pela equipa principal dos Mauves, na 2ª mão do Play-Off decisivo que atribuía o título de campeão Belga em 2008/2009. Os Mauves perderam esse jogo e o título foi para Liège.

Foi nesta época que os seus números rebentaram e passou a ser falado mundialmente. Com apenas 16 anos, Lukaku assumiu a titularidade do gigante belga e apontou 14 golos na Jupiler League (principal divisão do campeonato belga) sagrando-se assim o segundo melhor marcador do campeonato. Ainda apontou mais 4 golos na Liga Europa (para aqueles que dizem que o campeonato belga é mau).

Em termos colectivos também não poderia correr melhor, o Anderlecht sagrou-se campeão belga pela 30ª vez no passado fim-de-semana em Brugges. Lukaku foi considerado o jogador do campeonato e o grande obreiro do título com apenas 16 anos. Lukaku estreou-se também nesta temporada pela selecção belga, também com 16 anos!

Lukaku tem sido visto como o novo Drogba e tem os melhores clubes da Europa à perna. Man City e Real Madrid já avançaram com propostas na ordem dos 15M€, mas Lukaku já disse que quer ficar na Bélgica até aos 18 anos. Chelsea, Inter, Bayern, Man Utd, Barcelona, Arsenal e Milão são outras equipas que também têm enviado constantemente os seus olheiros para o Constant vanden Stock. Confesso que nunca vi nada assim e, para mim é a maior promessa mundial que vejo em muito tempo. O futebol belga respira assim de alívio, pois tem duas das maiores promessas do futebol actual: Lukaku e Hazard(Lille).

Qual é o limite para Lukaku?

32 Passes de rotura:

Manú 20 de abril de 2010 às 14:26  

nao reza nenhuma historia com estes numeros em todos os sentidos.
idade, estatura, golos marcados!
inacreditável mesmo!!

só espero que nao se perca pelo caminho, seria uma pena. para mim deveria sair ou para o man utd (de ferguson), para o arsenal (de wenger) ou para a equipa onde estiver o mourinho de modo a ser os mais bem encaminhado possivel!

um jogador a seguir com atençao sem duvida!

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 14:27  

Tomás muito boa análise sobre uma das maiores promessas do futebol Mundial.

Há dois anos li Freitas Lobo fizer que Gomis era o novo Drogba e que seria o futuro melhor jogador do Mundo. Gostava de ler ouvir o que diz agora sobre Lukaku. É possível que daqui a uns anos se fale em "novos Lukakus". Tem uma potência física inegualável e uma grande capacidade goleadora.

Atenção ao campeonato belga, este ano Brugges, Liege (vindo da Champions) e Anderlecht passaram da fase de grupos da Liga Europa e incomodaram muita gente.

Não sei se foi feito um grande investimento nas camadas jovens belgas nos ultimos anos, mas têm saído excelentes valores deste país. Daqui a poucos anos teremos a Bélgica de volta a europeus e mundiais. Vermaelen, Kompany, Alderweild, Vertonghen, Fellaini, Pocognolle, mas principalmente Hazard e Lukaku dão garantias de um excelente futuro.

Manú 20 de abril de 2010 às 14:28  

e este eden hazard tambem tem um potencial incrivel, só espero que esta nova geração belga seja melhor aproveitada que aquela selecçao sub-21 que prometia muito mas nao foi o longe que se esperava (falo de fellaini, pocognoli, van den borre, mirallas, etc.)

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 14:29  

Tem-se falado muito no bayern omo destino possivel para o Lukaku

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 14:30  

Bolas, mas esses sub-21 ainda são novos hj em dia. Acho que já devem conseguir a qualificação para o Euro 2008. Estás-te a esquecer do Vincent Kompany (licenciado em Gestão pela universidade de Gent lol)

Manú 20 de abril de 2010 às 14:31  

joao a bélgica com um hiddink faria as delícias dos amantes do futebol. kompany, vermaelen, fellaini, hazard, lukaku sao jogadores com grande valor, mas este valor nao se tem traduzido em resultados, é uma pena.

relembro tambem aquela selecçao frances campeã da europa sub21 (salvo erro) com um jimmy briand q prometia muito e nao teve a explosao esperada, bem como o gouffran, por exemplo.

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 14:33  

Sim,mas tens que ter calma, ao nível de selecções não se pode esperar que uma selecção rebente com jogadores de 21/22 anos. É muito cedo! Elas só atingem a maturidade lá para os 27/28. Foi assim com a Rússia,é assim constantemente com a Alemanha,Brasil,França,Itália,Portugal,Holanda etc.. Tem sido agora com a Dinamarca! Há de ser em breve com a Ucrânia!

Manú 20 de abril de 2010 às 14:34  

tomás nao sao assim tao novos, supostamente ja estao no seu melhor nivel (ou pelo menos a chegar la). lembro-me que de mirallas esperava-se um avançado top e n passa da liga francesa. pocognoli tambem a ultima vez que o vi estava "perdido" no AZ, e era um belissimo defesa esquerdo.
defour é outro que ja podia estar mais longe.

realmente parece uma bomba atómica de potencial concentrado a "cantera" belga, se por acaso explode temos uma nova era.

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 14:38  

Pocognoli, Defour, Witsel, Carcela-Gonzalez e Igor de Camargo estão todos no Liege e são jogadores muito razoáveis. Do Mirallas nunca gostei muito.

Manú 20 de abril de 2010 às 14:39  

Já nao vejo Mirallas a jogar há algum tempo, mas na altura parecia-me do estilo do Torres (e olha que eu nao estava a comparar tendo em conta as devidas proporções!)

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 14:43  

Mirallas nós gostamos porque uma vez deu cabo de Portugal sub-21. Mas nunca o vi como uma promessa mundial, acutalmente estão:

Van den Borre 22 anos (Portsmouth)
Mirallas 22 anos (St.Ettiene)
Kompany 24 anos (Man City)
Vermaelen 24 anos (Arsenal)
Vertonghen 22 anos (Ajax)
Hazard 19 anos (Lille)
Fellaini 22 anos (Everton)
Defour 22 anos (St.Liege)

E depois ainda há o Witsel,Carcela Gonzalez,Pocognoli, Camargo que podem compor uma equipa e ainda o Van Buyten que adiciona experiencia.

Digo-vos sinceramente, se a Bélgica arranja um treinador a sério, fazem mossa muito brevemente!

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 14:46  

Concordo Tomás, há aí muito potencial.

Manú 20 de abril de 2010 às 14:46  

vou ter que retirar o que disse, achei que eram todos já muito mais velhos. achei que andavam na casa dos 25 e que o kompany é que acrescentaria experiencia com os supostos 28 anos que eu lhe estava a dar e van buyten seria o capitao.

realmente há muito potencial a ser explorado, vou começar um FM com a selecçao belga nao resisto!

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 14:47  

Então, estes gajos jogaram contra a selecção do Veloso,Moutinho,Vaz Té e companhia, era por isso que eu sabia que eles eram putos.

Manú 20 de abril de 2010 às 14:52  

estava a vê-los a jogar contra o Hugo Almeida, Meireles, Quaresma. Aquela selecção das tatuagens que nao fez rigorosamente nada a nao ser desfilar vaidades.

lapso meu

Pedro Veloso 20 de abril de 2010 às 15:17  

Lol estou absolutamente deliciado com este desfile de conhecimento futebolístico.

Grande post Tomás, Lukaku é de facto talvez o maior prodígio que anda para aí e que teve, como dizes, já a possibilidade de se sagrar campeão no passado fim-de-semana em casa do Bruges.

Tou fascinado com os números conseguidos nas camadas jovens, eu sei que há muitos que conseguem facturar imenso nesses escalões mas com esse ritmo...

Gosto muito do Axel Witsel, este ano voltou a fazer uma boa época depois do episódio da entrada bárbara sobre um adversário no ano passado.

O De Camargo (capitão do Standard) não era brasileiro? Naturalizou-se?

O Van Buyten (que sempre achei um bocado sobrevalorizado)também está finalmente a jogar a grande nível no Bayern.

Alfredo Barbosa 20 de abril de 2010 às 15:21  

Havia, no Elifoot 98, um goleador nato chamado Lukunku. É esse o pai dele?

paulinho cascavel 20 de abril de 2010 às 15:41  

a bélgica podia era jogar com belgas!

triste rumo que toma o futebol internacional: áfrica está a saque. temo que este continente não consiga evoluir enquanto esta situação continuar. em conjunto com as políticas dos países desenvolvidos e das federações, que naturalizam tudo o que há para naturalizar, acho ainda pior estes jogadores que podiam jogar pelas suas verdadeiras selecções mas escolhem as que individualmente sabem que lhes vão dar mais possibilidades de jogar em mundiais, mesmo que o país que os acolhe não lhes diga tanto como o país de origem (ou de origem dos seus pais).

os brasileiros naturalizados são mercenários que só se naturalizam porque não têm possibilidades de jogar na canarinha (excepção feita a alguns, como pepe, que nutrem pelos 2os países uma verdadeira afeição). os africanos não têm qualquer razão para o fazer (apenas motivos egoístas). não há um que jogue numa selecção europeia sem ter possibilidade de o fazer pela do seu país.

gostava que estes jogadores tomassem atitudes como a de george weah, a quem foi oferecida a possibilidade de jogar por itália e não o fez para dar o seu contributo para a modestíssima selecção da... libéria (onde agora é primeiro-ministro!).

do rol de nomes que poderiam ter ajudado o futebol africano a explodir definitivamente saltam-me à memória nomes como o de zidane (argélia), os mpenza (congo), ba e vieira (senegal), desailly (gana), nani, manuel fernandes e henrik larsson (cabo verde) e, sendo o tema do post, lukaku (congo)... e se olharmos para o suriname (!) - que, não sendo africano, encaixa no perfil dos países já mencionados - teríamos tido uma selecção que nos anos 80/90 com certeza se bateria com as melhores do mundo! ora vejam: bogarde, davids, gullit, hasselbaink, kluivert, reiziger, rijkaard, seedorf, van hooijdonk, winter...

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 15:50  

Paulinho concordo com o teu argumento na sua essência, mas muitos desses jogadores, tal como o Lukaku,já nasceram nos países que representam. Porque é que ele haveria de jogar pelo Congo se provavelmente nunca lá foi? O mesmo se aplica a muitos nomes que enumeras-te. Por exemplo no caso do Manel Fernandes, Sarilhos Pequenos (Moita) não é Cabo Verde.

O Weah não é primeiro-ministro da Libéria, foi candidato derrotado à presidencia.

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 15:58  

Paulinho, deixa-me que discorde contigo.

Zidane nasceu em Marselha e Henry em Paris. Cresceram a vida toda em França, fizeram a formação em França, os amigos são todos de França. Porque jogariam por países que não se idenficam com eles?

Larsson nasceu na Suécia, filho de um cabo-verdiano e de uma sueca. Manuel Fenrnandes nasceu no Cacém. Nani é de cabo Verde mais veio para Portugal aos 4 anos e não foi para jogar futebol.

Lukaku como viste, provavelmente nunca foi ao Congo, e o Congo é uma ex colónia Belga, faz todo o sentido.

E o Suriname era uma colónia holandesa. Na altura em que esses jogadores nasceram, eram holandeses tal como Eusébio, Hilário, Vicente e Coluna.

paulinho cascavel 20 de abril de 2010 às 16:07  

mesmo não lá tendo nascido tem nacionalidade cabo verdeana. repara, eles é que escolhem, mas um dos pilares da minha argumentação é o egoísmo desses jogadores, que podiam ajudar os seus países de origem a desenvolver-se e escolhem a opção de jogar no país desenvolvido. achas que mesmo nunca lá tendo ido não sentem nada pelos países dos seus pais? garanto-te que muitos se consideram mais ganeses (ou outro país qualquer)que franceses mas preferem jogar numa selecção que lhes dá mais mediatismo, mais condições, maiores prémios de jogo e mais possibilidades de jogar em grandes competições. olha o kanouté, por exemplo: não tinha lugar na selecção francesa, o que é que fez? escolheu jogar pelo mali.

é, na minha opinião, uma opção egoísta dos jogadores, mercantilista das federações, e mal regulamentada por parte da fifa.

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 16:09  

Não acho nada. Acho que eles podem-se sentir como tendo 2 países, mas escolhem aquele onde vivem e nasceram. Mas isso é uma discussão que dava para estar aqui o dia inteiro e percebo o teu ponto de vista.

Acho mais grave é os casos do Liedson,Cacau,Camoranesi,Senna,Camargo,Pepe etc..

Ou seja, condeno aqueles jogadores que mudam de país já sendo jogadores de futebol e depois de nacionalidade.

Eu por exemplo, perceberia totalmente se o Messi jogasse pela Espanha.

paulinho cascavel 20 de abril de 2010 às 16:23  

"E o Suriname era uma colónia holandesa. Na altura em que esses jogadores nasceram, eram holandeses tal como Eusébio, Hilário, Vicente e Coluna."

não podes comparar jogadores holandeses do fim dos anos 80/princípio dos 90 com os portugueses da década de 60. a carreira de todos esses portugueses na selecção foi sempre enquanto moçambique, angola, etc, eram portugal. o suriname é independente desde 75, e nenhum dos holandeses que mencionei começou a jogar na selecção até ao princípio dos anos 80.

para mim é uma pena que se pense assim, porque para além de se descaracterizarem as selecções (não num termo racista, mas num termo de tipo de jogo) estamos a roubar o futuro ao continente que mais potencial tem em termos futebolísticos. faz-me um pouco lembrar os jogos olímpicos e os vergonhosos estados unidos que durante os 4 anos que precedem cada edição deste torneio andam à caça dos melhores atletas pelo mundo fora para os levarem para a américa de forma a que aqueles possam competir pela equipa olímpica.

acho que isto é abusar dos mais fracos, porque duvido muito que esses jogadores tivessem sequer possibilidade de optar pelas selecções dos seus países de origem ou dos países dos seus pais. não estou a ver um avião fretado por qualquer federação africana a ir a frança para ir buscar os seus jogadores jovens (ou sequer um bilhete de avião pago a esses jogadores) para um estágio dos sub-17, por exemplo, como acontece com as federações dos países mais ricos.

paulinho cascavel 20 de abril de 2010 às 16:35  

"Acho mais grave é os casos do Liedson,Cacau,Camoranesi,Senna,Camargo,Pepe etc.."

tens toda a razão, e essa lógica está desde logo implícita nos meus comentários anteriores! acho vergonhosos esses casos. é por essas situações que hoje em dia preferiria um benfica a ganhar a champions do que a selecção a ganhar o mundial. preferiria ter pior equipa e ver uma equipa só com portugueses do que ver esta selecção com os restos do brasil...

Mac 20 de abril de 2010 às 16:35  

Sim de facto tanto Lukaku como a futura selecçao belga deixam água na boca!

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 16:38  

Nisso estou de acordo Paulinho, a situação portuguesa começa a ser vergonhosa. Mas não é o mesmo que acontece com Holanda, França, Bélgica, etc...

LMC 20 de abril de 2010 às 19:23  

Paulinho Cascavel,
Isto está uma grande confusão, simplesmente porque não há critério algum! Onde é que se admite que Pepe, Liedson e Deco sejam portugueses? Para mim a resolução do problema era bem simples!

Adoptava-se dois critérios para se poder jogar na seleção nacional de qualquer país :
O critério sanguíneo ( ou ius sanguinis, em latim ), em que filhos naturais do país podiam jogar na selecção.
O Critério do solo ( ou ius solis, em latim) , em que quem nascesse em território do páis em questão, podia jogar na selecção.

Aplicando estas regras ao caso português, o Nani poderia jogar por portugal ( pois é filho de portugueses ) e o Deco, Pepe e Liedson não podiam! Obviamente que existiriam casos injustos, pois um jogador que tivesse vindo viver para portugal com 1 ano não poderia jogar pela selecção, e um filho de portugueses emigrantes que nunca pôs os pés em Portugal, poderia jogar.
Mas acredito que era o único meio de travar esta onda, onde já não se percebe se estamos perante clubes ou selecções!

LMC 20 de abril de 2010 às 19:29  

E em relação ao post, o Lukaku é de facto extraordinário. Sempre podemos dizer que ainda é novo, e muita água vai correr.Mas este é daqueles que não engana!

Sá Pinto 20 de abril de 2010 às 19:44  

será q o lukaku tem mesmo 16 anos? fica a pergunta. e como o mantorras, q dizem q se foi registar a pe. e seminaya que e um bcd ele

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 20:49  

Sá Pinto, mesmo que o Lukaku não tenha 16 anos. Queres que ele jogue em que escalão? Sempre jogou pelos mais velhos..e agora já não dá para jogar com mais velhos..

paulinho cascavel 20 de abril de 2010 às 22:26  

ele nasceu na bélgica, logo aí não há muita hipótese de falsear certidões de nascimento...

e já que este é um post de uma promessa, lembrei-me do post do balotelli (essa pseudo-promessa) ao vê-lo jogar hoje com o barça. foi inacreditável a maneira como ele foi recebido pelos próprios adeptos do inter! assobiado do princípio ao fim, ainda foi piorar as coisas ao responder. vieram-me logo à cabeça os meus comentários...

João 21 de abril de 2010 às 10:23  

Uma bomba sem dúvida e a fazer uma bela época este ano.Os números do seu currículo são assombrosos!