Bolatti na Fiorentina

É oficial: Mario Bolatti é jogador da Fiorentina. O clube italiano já confirmou o negócio.
Não conseguiram Fernando, levaram Bolatti. E o FC Porto quando não tem Fernando tem remendos. Ora adapta Raul Meireles, ora vai Tomas Costa, ora experimenta-se o enferrujado Prediger, em suma, inventa-se.
Um trinco de origem, um homem que qualificou a selecção de Maradona para a África do Sul, um jogador que realmente mostrou pouco enquanto cá esteve, mas que "rodou" com bons resultados, um médio que fazia falta a este FC Porto, um alguém que reúne caracteristicas que são necessárias, agora mais do que nunca, ao clube, é vendido para a Fiorentina.
Não estamos a falar de um clube do Chipre, ou da Roménia, ou de um outro qualquer campeonato de tamanho pequeno, estamos a falar de um dos mais consagrados clubes de Itália. Eles quiseram-no, para eles serve, a eles faz-lhes falta. E nós não precisamos, é?
Está certo.
Em horas como esta recordamo-nos de Diego ou de Fabiano. Casos distintos. O primeiro que não se adaptou e indisciplinou-se e o segundo que não sabia marcar golos em Portugal e agora não consegue parar de marcar golos em Espanha. Diego está na Juventus e Fabiano está pronto para sair para um colosso europeu.
Ou porque não falar do Alan, ou do Luis Aguiar, que agora o Braga usa, abusa e disfruta deles, com resultados à vista de toda a gente?
E o Ibson?! Quem não gostava do Ibson? Está lá, "congelado" na Russia, no Spartak de Moscovo.
Admito que Bolatti não convenceu enquanto cá esteve, mas revolta-me saber que, por exemplo, e tenho mesmo que falar nele, Mariano Gonzalez, é assobiado, faz coisas com a bola que não lembram ao diabo, enerva milhares, ou mesmo milhões de pessoas e tem sempre o apoio do staff. Porquê? Porque não dar a Bolatti este resto de época de dragão ao peito? O homem está bem, confiante, com clubes interessados e com o passaporte quase carimbado para a África do Sul, de onde poderia vir mais caro. Não?
São muitas as perguntas, eu sei, mas é o que se exige numa hora como esta.
Tenho a certeza que o FC Porto ganhou dinheiro com o médio argentino, não tenho duvidas disso, mesmo ainda não sabendo os valores da transferência, mas podia ganhar muito mais depois do Mundial ou podia usufruir do bom momento que ele atravessa.
Isto resume-se em duas palavras: mau negócio.
Cumprimentos azuis e brancos.

25 Passes de rotura:

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 18:24  

Cristiano,excelente post.
Vendo bem,por esse prisma é um mau negócio. Mas eu lembro-me dele aqui no FC Porto e ele era realmente mau,e o facto de ter sido convocado para Argentina não me diz muito,uma vez que Di Maria,Palermo,Schiavi e Aimar também o são e o treinador é o louco do Maradona...Eu acho que foi mais "despachar enquanto tem mercado",e com certeza terá sido bem vendido.Se jogasse no Mundial,o que não acredito que acontecerá,a sua falta de qualidade ficará à vista de todos e dps o negócio seria complicado. Para mim é um barrete muito bem enfiado na Fiorentina.

Vcs precisam dele?Não te garantir isso, precisam si de alguém que substitua o Fernando e o Bolatti já provou que não o consegue.

L.Aguiar e Alan sem dúvida muito mal aproveitados no Dragão.Quanto ao Diego e Fabiano,eles jogaram e tiveram oportuniades de facto. Fabiano marcou 3 golos na época de Dragão ao peito,mas só marcou 5 na Liga na 1ª época em Sevilla...só mais tarde é que começou a disparar!

paulinho cascavel 18 de janeiro de 2010 às 19:00  

de certeza que fizeram o dinheiro para comprar o ruben micael, deve ter sido o que queria a sad portista.

mas de facto faz confusão, o porto vai buscar toneladas de jogadores, muitos são bons, mas são simplesmente desaproveitados! o ibson então é um caso que eu não entendo mesmo.

mas estes negócios do futebol hoje em dia metem tantos intermediários, entre empresários, agentes, presidentes, sad's, etc, que todos saem a ganhar... menos os clubes propriamente ditos.

e pior que o caso do porto é o do benfica, que o quase vitalício presidente vieira encheu de jogadores (ramires foi o centésimo!) durate estes 8 anos. imaginem agora que por cada transferência o tipo arrebanha 3-4% do valor em comissão - e está explicada a permanência eterna destes dirigentes à frente dos clubes.

LMC 18 de janeiro de 2010 às 19:08  

Boa análise Cristiano.
No entanto,não posso deixar de concordar com os pontos de vista do Tomás.
Tanto o Diego como o Luís Fabiano e agora o Bollati tiveram inúmeras oportunidades no Porto,não jogaram porque não quiseram!
O Bolatti até agora não me enche em nada as medidas ( o facto de ser convocado para a seleção argentina hoje em dia não é sinónimo de qualidade,como muito bem diz o Tomás) e como vêm o Ruben Micael,penso que foi uma forma de o "comprar".
Saí Bolatti ( um jogador até agora medíocre e inadaptado ) e entra Ruben Micael, um bom jogador com a moral em alta e valorizado.

LMC 18 de janeiro de 2010 às 19:10  

Muitos Benfiquistas gozaram comigo quando o Tinga começou a ser chamado para a seleção Brasileira,depois de ter sido "despachado" pelo Sporting.
Eu posso mostrar os vídeos,ele no Sporting não jogou nada e teve inúmeras oportunidades.
Não jogou porquê?Não sei...

Numero Dez 18 de janeiro de 2010 às 20:33  

Muito bem cristiano! excelente post ;)

João 18 de janeiro de 2010 às 21:07  

Bom tópico que levantaste!Penso que a rentabilidade futura do Bolatti será sempre uma incógnita mas a tendência seria para ser fraca, ou por defeito do jogador ou pelo lado do Jesualdo que também não lhe dá oportunidades. E se o negócio do Rúben Micael foi efectuado graças a estas verbas (fiquei frustrado pelo SCP não o pescar), como parece ser, acho que o negócio foi positivo para o porto! Penso que o Porto ganha em competitividade com o novo reforço na última oportunidade que tem de reforçar a equipa para esta época, e num momento em que precisa de melhorar. E com Bolatti cá, qualquer melhoria seria bastante hipotética, além de que um futuro retorno financeiro estaria dependente da sua prestação no mundial onde provavelmente será suplente, se for convocado.

João S. Barreto 18 de janeiro de 2010 às 22:56  

Cristiano muito bom post. parabéns! gostei especialmente de te lembrares do Ibson, eu gostava imenso dele no Porto, seria uma boa alternativa ao raul meireles e ate nao sei se nao seria neste momento titular no Porto (antes da chegada do R.Micael), podia ser o elemento que ate agora faltou no meio-campo do Jesualdo.

Apesar de alguns erros em dispensas (Diego, Fabiano...) o Porto tem sido para mim o clube mais competente em contrataçoes e descoberta de talentos, rentabilizando-os. No lado oposto embora o Benfica seja aquele que contrata pior em quantidade, o facto é que os Sporting contrata maus jogadores que mesmo assim entram para o 11 titular...


Nao posso concordar quando dizem que ele é mau jogador, ou que dificilmente podia ser mais rentabilizado uma vez que foi considerado um dos melhores jogadores do campeonato argentino, donde sairam alguns dos maiores trincos da historia do futebol (Redondo, Simeone, etc...). Penso, no entanto que nao é bem o homem certo para o lugar de 6 no esquema tactico do Porto uma vez que não tem nem a agressividade nem a velocidade necessarias mas seria certamente melhor que o Tomás Costa! O Bolatti penso que tem caracteristicas necessarias para ser bem sucedido no futebol italiano e especificamente no clube Viola!

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 23:07  

Bão,o campeonato argentino é bastante pior que o campeonato português,de lá saem bons jogadores como também saem bons jogadores do campeonato brasileiro e do ASEC Mimosas da Costa do Marfim.Quando se dá o salto para a Europa é preciso correr e o Bolatti era mesmo muito lento.

Há muitos jogadores que eram muito bons no campeonato argentinos e pouco ou nada fizeram na Europa: Bossio,Hanuch,B.Gimenez,M.Palermo,Prediger,Bolatti,etc..

João S. Barreto 18 de janeiro de 2010 às 23:17  

Claro tomás, não ponho isso em causa. Mas ainda assim penso que pelas suas caracteristicas pode ser útil no campeonato italiano. Parece-me bom no posicionamento, que é importantissimo no campeonato mais táctico do mundo e também é suficientemente bom no desarme e na entrega da bola. Obviamente só o tempo dirá se foi um bom ou mau negócio, mas acho que não deve ser dado como adquirido que não vai ter sucesso.

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 23:26  

No FC Porto não teve e isso é certo.

Ibson tinha futebol nos pés,tal como aquele Diego Souza do SLB que é um verdadeiro mistério

v.a.s.c.o. 18 de janeiro de 2010 às 23:31  

Bom post Cristiano. E concordo contigo em todos os pontos. Principalmente nas oportunidades dadas ao Bolatti em comparaçao com as dadas ao mariano.

Mas o Pintinho vendeu-o para pagar o Ruben Micael. E ao que parece (isto só aqui entre nós que ninguém nos ouve) fala-se na possibilidade, de virum avançado argentino qualquer, o que sinceramente nao me parece uma boa ideia. Adaptaçao ao estilo de jogo + país + campeonato = fim da epoca. Mesmo assim preferia um brasileiro.

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 23:34  

Eu o ano passado ouvi o Jesualdo dizer que no Inverno só comprava se reforçava com jogadores que jogam na Liga Portuguesa ou que já jogaram.

Pedro Veloso 18 de janeiro de 2010 às 23:43  

Cristiano excelente timing e análise no dia em que o Porto vende Bolatti e compra Ruben Micael ao Nacional.

Eu partilho da tua opinião, creio que Bolatti poderia ter sido um bom reforço para a 2ª metade da época e, no limite, seria mais rentável vendê-lo do Mundial. Tomás, não creio que um jogador se desvalorize mesmo que não brilhe, estar nos 23 de uma selecção da Argentina faz sempre o preço disparar.

Futebolisticamente, de facto ele não brilhou cá mas nunca teve continuidade já que estava tapado. Não me parece que tenhamos podido afiançar do seu valor. Depois disso, tem o cartão de visita da excelente performance na liga argentina e na selecção. E calma, eu sei que o Maradona é louco mas também não anda a convocar os piores jogadores do mundo como às vezes dizem, não é qualquer um que joga nesta selecção.

Por outro lado, a verdade é que o Porto de facto precisava dele neste momento. Fernando continua bem nas recuperações de bola mas este ano raramente sai a jogar com qualidade, falhando passes em demasia. Não sei porque é que o Prediguer nunca é testado, nem neste jogo em que era o substituto natural do Fernando foi convocado! Parece estar para o Jesualdo como o Shaffer está para o Jesus ou (menos) o Matías para o Carvalhal. Não têm a confiança dos treinadores.

O Ibson era bom mas não jogava porque o Jesualdo não confiava nele e porque, como tantos brasileiros, o pai não se calava e estava sempre a queixar-se.

Diego Souza não joga porque o Veiga não o permitiu para "proteger o balneário", é bom mas também não sei se vingaria.

Pedro Veloso 18 de janeiro de 2010 às 23:49  

Quanto ao Rúben, parece-me uma boa compra e nem se tem que gastar muito no imediato. Para jogar no lugar de Belluschi, presumo.

Sporting depois de Paulo Assunção e Adriano mais uma vez vê o Rui Alves trocar-lhes as voltas (se é que o Sporting o quis mesmo claro).

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 23:59  

O Veiga quis proteger o balneário como assim?

Veloso,não desvaloriza,mas não tenhas dúvidas que depois do mundial as propostas que vcs vao ter pelo Di Maria serão menores de que as que voces tem agora.

Do R.Micael gosto bastante do toque de bola,mas acho-o um 10 à moda antiga,só corre para frente ou estarei enganado?

João S. Barreto 19 de janeiro de 2010 às 00:07  

Tomás também nunca percebi o Diego Souza, penso que foi uma guerra entre o Veiga e o LFV...uma tristeza! é também interessante ver que no Benfica era um trinco, mas acabou por se destacar no palmeiras como médio atacante, marcando vários golos.

Pedro Veloso 19 de janeiro de 2010 às 00:17  

Sim, quando se falou da vinda do Diego Souza para o Benfica (época 05/06) o Veiga disse que ele nunca jogaria no Benfica, alegadamente para não perturbar o balneário na fase decisiva da época. E depois a verdade é que fez a pré-época mas nunca teve grandes hipóteses, nem me lembro se chegou a jogar de forma oficial.

Tomás aposto contigo que o Di Maria vai fazer um grande mal. E olha estás sempre a dizer mal dele e do Aimar mas olho para a classificação das assistências e vejo-os nos três primeiros da Liga(a propósito, excelente presença dos jogadores do Benfica neste ranking, o que também é normal dado ser o melhor ataque de longe). Os números não mentem.

Pedro Veloso 19 de janeiro de 2010 às 00:17  

vai fazer um grande mundial*

Pedro Veloso 19 de janeiro de 2010 às 00:18  

Está aqui o link para o ranking das assistências

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/estatisticas/jogadores/Epoca/ASSISTENCIAS_JOGADORES/81

LMC 19 de janeiro de 2010 às 01:39  

Tomás,
O Bruno Gimenez saiu do Sporting e mudou de nome, passando a ser o Bruno Marioni.Foi para Espanha e fartou-se de meter golos.
O Martin Palermo jogava bem até ter saltado um placar publicitário e se ter lesionado, e a partir daí nunca mais fez nada.

Manú 19 de janeiro de 2010 às 06:11  

bolatti custou apenas dois milhoes li agora. será possivel?

João 19 de janeiro de 2010 às 09:58  

Acho possível Manú. Se reparares a fiore é sempre das equipas mais especulativas do mercado de transferências mas em comparação reforçam-se relativamente pouco e desde há algum tempo que não gastam grandes quantias num só jogador.Por isso é que assédios a Fernandos e Migueís Veloso para mim em condições normais estão sempre condenados à partida.

Hugo 19 de janeiro de 2010 às 10:06  

Bolatti nunca iria ser reforço para a segunda metade da época pois Jesualdo nunca foi com a cara dele e não era agora que isso iria mudar.
Acho bem vendê-lo enquanto goza do prestígio que lhe valeu aquele golo fortuito no Uruguai.
Além disso nunca me impressionou como jogador,ideia que ainda mais reforçei depois de ver o jogo com a selecção da Catalunha

Tomás Pipa 19 de janeiro de 2010 às 11:49  

Luis,calma,marcar 8 golos não é fartar-se de meter golos,isso é o que marcou o Alecsandro cá.O Palermo era sempre o melhor marcador da Argentina e chegava a Europa e também era 5,6 golos

Alfredo Barbosa 19 de janeiro de 2010 às 13:40  

Não acho que a contratação do Ruben tenha que ver com a dispensa do Bolatti. O Porto já só tinha 10% do passe do argentino, não tinha lá muito dinheiro a ganhar...