"El Loco" de Luxo!

O Benfica recebeu, venceu e convenceu o Vitória de Guimarães na Catedral onde o público voltou a ser o 12 jogador que se torna cada vez mais importante e fundamental nesta caminhada rumo ao título.

Carlos Martins no lugar de Ramires… E que grande Carlos Martins!
O médio do Benfica respirou classe com aquele ar de doido varrido e com aquela forma aguerrida como joga de águia ao peito! Jogou, fez jogar, marcou por duas vezes e acabou expulso, mas nem o segundo amarelo manchou a sua exibição.

A equipa de Jesus entrou em jogo conhecendo os resultados dos principais adversários e não vacilou.
Aimar que voltou as boas exibições, depois de ser feliz no ressalto inaugurou o marcador. Quando o “Mago” está em dia sim o futebol do Benfica é outro.
Pouco mais tarde Nuno Assis igualou a partida, mas nunca a derrota foi equacionada por nenhum de nós que cada vez mais depositamos fé neste colectivo. Este Benfica respira futebol e espalha classe em cada jogo, joga a campeão e ainda que custe a muitos, este é o verdadeiro e único motivo dos 6 e 15 pontos que leva a mais que os seus rivais.
Na segunda parte um enorme Carlos Martins fez estragos com “dois petardos” que acabariam por premiar uma segunda parte de grande qualidade da equipa encarnada.

Houve tempo ainda para o incrível falhanço de Cardozo e a grande defesa de Nilson a negar o golo a Éder Luís. O Benfica venceu e convenceu a equipa que lhe infringiu para a Taça a segunda derrota da época em competições nacionais e continua colado ao “Super Braga” no topo da classificação.
Quarta-feira na Luz o Benfica defronta o Leiria num jogo antecipado que em caso de vitória deixará os pupilos de Jesus na frente do campeonato ainda que com um jogo a mais sobre a equipa de Domingos Paciência.
É imperativo vencer este jogo para se coloque pressão nos minhotos que entrarão nos próximos jogos com a “obrigação” de vencer.De saudar o regresso de Ruben Amorim aos relvados, que certamente será um jogador fundamental na manobra benfiquista até final de época.
Sentido inverso no que diz respeito a relvados Portugueses, faz o brasileiro Keirrison que assinou por empréstimo com a Fiorentina. Tenho pena por este jovem brasileiro, pois acreditava que depois de um período de adaptação conseguiria vingar em Portugal.

10 Passes de rotura:

Anónimo 1 de fevereiro de 2010 às 00:47  

O Público na luz começa a ser cada vez mais incrivel de facto! é um autentico 12 jogador! parabens pelo post!

"Este Benfica respira futebol e espalha classe em cada jogo, joga a campeão e ainda que custe a muitos, este é o verdadeiro e único motivo dos 6 e 15 pontos que leva a mais que os seus rivais."

NEM MAIS.....

FMB

João S. Barreto 1 de fevereiro de 2010 às 01:34  

Veloso excelente post. Contudo não sou tão "condescendente" quanto tu, o Carlos fez um excelente jogo do ponto de vista ofensivo mas defensivamente não deu o apoio necessário ao fraquinho Maxi Pereira. Se reparares foi quase sempre por aquele lado que o Guimarães criou perigo, é neste aspecto do jogo que o Ramires é incrível e imprescindivel. Também não lhe consigo perdoar a expulsão infantil que acabou por não ter efeitos catastróficos mas ainda nos fez passar por maus bocados.

Concordo contigo no que dizes do Keirrison, faltou-lhe tempo, provavelmente ia mostrar mais do que até aqui.

Estamos sem dúvida com ímpeto de campeão!

LMC 1 de fevereiro de 2010 às 02:26  

O Benfica será sem dúvida alguma, campeão esta época.
É de longe a equipa que pratica melhor futebol.
No entanto, não desfazendo o futebol de qualidade praticado pela equipa encarnada, há coisas que têm de ser ditas.

Fazendo uma analogia com o Poker, o Benfica esta época fez "all in", ou seja, utilizou todos os recursos que tinha (e que não tinha, mas facilmente arranjou) para ser campeão.
As consequências para o futuro do clube, caso o título não fosse conquistado, seriam catastróficas.
É por isto que se está a criar uma certa "força externa" para que isso aconteça, e que é visivel a todos os níveis, mas especialmente em duas situações :
1-Apoio claro das equipas de arbitragem, que beneficiam e favorecem quase sempre
2-Grande destaque dos media para os "feitos?" encarnados e dos seus jogadores, que fazem com que se crie uma grande onda de euforia

O Benfica esta época será campeão, tem de ser campeão!É quase uma ordem a todos os que trabalham no futebol.É o melhor para todos os clubes Portugueses, todos os media desportivos Portugueses. Imaginam um campeonato Português sem Benfica?

P.S - Não digo que no apoio dos árbitros, o Presidente ou alguém ligado ao clube pagou ao árbitro em questão para favorecer. Digo que se montou um clima de tal maneira grande no sentido do Benfica Campeão 2010, que tudo se conjuga a favor dos interesses encarnados.

Pedro Veloso 1 de fevereiro de 2010 às 02:27  

João não fui eu que escrevi, foi o Numero Dez.

Bom post, concordo com tudo. Grande apoio ontem do público, a levar ao colo a equipa. Gostei muito da exibição a nível ofensivo, mas estivemos menos sólidos do que o habitual atrás (para isso também contribuiu o excelente jogo ofensivo do Vitória, cada vez mais das melhores equipas da Liga e que só valorizou o espectáculo).

O que me agrada mais neste momento no Benfica, para além da consistência, são as inúmeras soluções e variantes para resolver jogos. Ontem foi o Carlão, um génio louco como dizes que leva o estádio ao desespero e delírio como uma montanha russa. Como seu grande fã, adorei. Grande jogo de Aimar com o senão de ter sido uma perda de bola sua a dar origem ao contra-ataque do golo do Vitória.

João Barreto, lá estás tu a cascar no Maxi;) Ontem esteve bem!

Uma nota final para o Keirrison. Não foi feliz (até porque teve uma dupla de ataque que nunca lhe deu hipóteses de entrar no onze) mas sempre excelente profissional e por isso fico muito contente com a óptima solução que encontrou para a carreira. Espero que tenha muito sucesso.

Pedro Veloso 1 de fevereiro de 2010 às 10:14  

Luís obrigado por reconheceres o mérito do Benfica mas tenho que discordar totalmente sobre a arbitragem, sobretudo neste jogo. Viste-o bem? É que honestamente houve uma dualidade de critérios impressionante o jogo todo contra o Benfica. Então a amostragem de amarelos foi completamente parcial, o Elmano parecia doido, num minuto expulsa o Carlos e no minuto seguinte um tipo do Vitória mete as duas mãos à bola e nada. E como esta foram várias, via-se bem no estádio!O único lance em que fomos beneficiados foi o do Javi mas aí o gajo não viu porque senão obviamente (e bem) não perdoava. Mais grave é na altura o Guimarães não ter já 9 jogadores em lances que ele VIU e puniu só com amarelo (sarrafada a arrancar pela raiz o Di Maria no meio campo em contra-ataque e o tipo que derrubou o Saviola isolado).

Pedro Veloso 1 de fevereiro de 2010 às 10:17  

Entretanto, hoje mais um episódio interessante na guerra Benfica-Porto. Extrema-se a guerra entre jornais, claramente afectos a cada um dos clubes, com O Jogo a atacar hoje claramente A Bola, trazendo à capa aquilo que alegadamente não se vê e omitindo aquilo que se vê. E conseguem ligar a capa d'A Bola em que noticiou as agressões no túnel com uma entrevista que esse jornal fez ao LFV no dia anterior.

João S. Barreto 1 de fevereiro de 2010 às 12:03  

Numero Dez, peço desculpa mas quando vi tamanhos elogios ao Carlos pensei logo que tivesse sido o Veloso e não confirmei o autor do post! Mas está excelente de qualquer maneira!

Veloso eu não casco no Maxi por cascar, mas se reparares o Guimarães teve facilidades de mais a atacar por aquele lado. Aliás, no meu comment até atribuo maiores culpas ao Carlos Martins porque não tem a qualidade posicional e defensiva do Ramires, que costuma trazer maior solidez àquele flanco.

LMC, posso concordar contigo na parte em que é do interesse dos media que o Benfica seja campeão, pelo menos da maior parte deles. Mas essa história da arbitragem não concordo, aliás para ser sincero tenho notado que os árbitros têm muita dificuldade em marcar um penalty a favor do Benfica desde a simulaçao do Aimar. Aconteceu com o Porto, Marítimo, Guimarães, entre outros.

Numero Dez 1 de fevereiro de 2010 às 12:23  

Barreto quando tava a ler os comentários da caixa pensei imediatamente que terias pensado que seria um post do veloso pelos elogios ao carlos martins. Realmente pelos rasgados elogios ao CM (bem merecidos)o post tem tudo para ser confundido uma vez que o veloso é apoiante incondicional!

Tomás Pipa 2 de fevereiro de 2010 às 12:19  

Lol,o Veloso tem um poster do CM no quarto! Claro que me mandou logo uma msg a dizer "CARLÂO CRLLL!" nos golos do SLB.

O Veloso não é apoiante incondicional do Carlos Martins, acho mesmo que chega a ser amante do Carlos!

Pedro Veloso 2 de fevereiro de 2010 às 13:13  

LOLOL por acaso não tenho poster mas podia ter. Claro que mandei, dois minutos antes tinhas-me dito que estavas a torcer contra o SLB e que ias ser socio do Braga, estavas-te a habilitar;)

Já que estamos a falar de patinhos feios do SLB, espero que o Jesus volte a colocar o César a lateral, gosto muito do Fábio mas não sabe defender (nem o estou a criticar por isso, nunca foi defesa na vida), voltou a levar um amarelo por ser comido para dentro infantilmente pelo extremo. Tipo a falta que deu o golo ao Viana em Braga. Percebo que jogue contra equipas do fundo da tabela em casa porque ataca muito bem, mas achei um risco fazê-lo contra o Vitória.