Jornada 16


A 16ª jornada teve jogos importantes e possivelmente decisivos, principalmente na metade inferior da tabela, onde algumas equipas começam a ficar para trás na corrida ou pela Europa ou pela manutenção.

O maior destaque vai obviamente para o Académica-Braga, onde o líder do campeonato alcançou uma justa e importante vitória, especialmente do ponto de vista moral, uma vez que a Académica vinha de um bom momento de forma e o Braga de uma eliminação precoce na Taça da Liga. O resultado final foi de 2-0 para os visitantes, num jogo bem disputado, principalmente na primeira parte, com boas oportunidades para ambos os lados e onde o Braga se apresentou no habitual esquema táctico. O jogo fica inevitavelmente marcado pelo minuto 42, onde Mossoró cai na área, na minha opinião sem falta. Meyong, experiente, atira sem espinhas para o fundo das redes fazendo o primeiro golo para a sua equipa. Mesmo depois do golo a Académica não se soube superiorizar ao adversário e a segunda parte não foi tão bem jogada, com o Braga a mostrar seriedade no controlo do jogo. Já perto do final Nereu é expulso justamente e, com Licá na baliza, Matheus atira de livre para o 2-0, selando o resultado.
Destaque ainda para a estreia de Rafael Bastos, jogador que admiro desde as suas passagem pelo Belenenses e Nacional e que penso ser um bom reforço para os bracarenses.

Em Vila do Conde, o Leiria obteve importante vitória por 2-0 frente ao Rio Ave, adversário directo na luta pelos últimos lugares de acesso à Europa, benificiando da derrota do Nacional em Alvalade para se aproximar dos madeirenses. Golos do avançado Cássio e do lateral Ronny, ambos em bom momento de forma.

O Setúbal conseguiu arrancar um ponto em Guimarães, empatando 2-2 com o Vitória local que perde gás na luta pela Europa. Os sadinos estiveram por duas vezes em vantagem e o destaque vai para Keita que continua a marcar e Desmarets que fez boa segunda parte.

No fundo da tabela importantíssima vitória do Leixões no Restelo, deixando o Belenenses no último lugar da tabela sem melhorias à vista. A Olhanense também bateu em casa a Naval por 1-0 conseguindo fugir à zona de despromoção, onde estão agora Setúbal e Belenenses.

Foi também uma semana marcada por muitas contratações que podem alterar o destino de alguns clubes nesta Liga Sagres. A seu tempo serão analisadas neste espaço.

7 Passes de rotura:

Pedro Veloso 19 de janeiro de 2010 às 00:23  

O Lito Vidigal devia perder o medo e jogar sempre com o Cássio e o Carlão juntos. Quando inventa dá sempre mau resultado. E Ronny? Não sabe defender mas do ponto de vista ofensivo está excelente! Ele ainda é do SCP não é? Acho que não devia jogar a lateral mas mais à frente.

Estou com curiosidade de ver o Henrique do Setúbal, o homem que diz que Ronaldo lhe ensinou os segredos de ser avançado no Corinthians a época passada.

Pedro Veloso 19 de janeiro de 2010 às 00:25  

O Rafael Bastos não era um bocado indisciplinado João? Não me lembro muito bem mas tenho ideia de ter tido uns problemas

João S. Barreto 19 de janeiro de 2010 às 00:32  

Também penso que sim, mas ao nível futebolístico gostei de o ver, tanto como 10, como tb cmo medio direito, lugar que ocupou mais frequentemente no nacional. Tem também problemas ao nível da sua representação o que fez com que ja tenha representado varios clubes em poucas epocas e agora o nacional encaminhou um processo para a FIFA reclamando verbas por receber das 2 ultimas transferencias deste jogador. Há que dizer tambem que este jogador foi "desviado" de Leiria pelo Braga.


http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=12858.40

LMC 19 de janeiro de 2010 às 01:42  

Pobre Belém!
Mas calma, ainda falta a "liguilha" dos tribunais.

João 19 de janeiro de 2010 às 10:00  

Era o tri na secretaria. Entrava para o guiness de certeza! Quem os viu e quem os vê!

http://www.youtube.com/watch?v=DMj2iOoey34

Tomás Pipa 19 de janeiro de 2010 às 11:44  

Sim,o Belém está tranquilo.No fim da época mete uns processos contra a Naval e Vit.Setúbal e está feito!

Rafael Bastos não gosto,é um gajo com técnica e pouco mais,mas uma coisa é certa,o C.Freitas não é nenhum parvo,sabe o que está a fazer.

Para mim era óbvio,Carlão e Cássio juntos na frente.Ronny é do Sporting,mas Veloso,ele é mesmo muito lento.

Pedro Veloso 20 de janeiro de 2010 às 10:11  

Sim é lento, por isso é que devia jogar no meio campo. O Miguel Veloso também não é muito rápido