O Penta-Campeão

Abram alas para a única selecção Penta-Campeã Mundial, meus senhores...o Brasil!



Depois de ter sido Campeão do Mundo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 e vice em 1950 e 1998, ter sido 1º na fase de qualificação da CONMEBOL, vencedor da Taça das Confederações e ainda ser o líder do ranking da FIFA, o Escrete apresenta-se naturalmente como o maior favorito para ganhar o Mundial 2010.

Dunga é, como qualquer seleccionador da canarinha, um felizardo. É o seleccionador que mais tem por onde escolher em termos qualidade, e qualidade para qualquer posição, não fosse o Brasil o país onde nascem os maiores talentos de futebol do mundo. Não vai ser difícil arranjar nomes dignos de figurarem ao lado de Pelé, Jairzinho, Vává, Garrincha, Rivelino, Zico, Sócrates, Carlos Alberto, Rivaldo, Ronaldo, Romário, Bebeto e Ronaldinho na galeria de honra da história dos mundiais.

O ínicio de Dunga no comando da selecção canarinha foi algo atribulado. Dunga foi criticado por alguns resultados menos conseguidos, pelas convocatórias pouco consesnsuais e até, imagine-se, pelas camisas folclórias que vestia.

O que é certo é que Dunga uniu os jogadores à sua volta, criou um núcleo duro muito forte (J.César,Maicon,Lúcio,Gilberto Silva, Elano, Káká e L.Fabiano) e desde aí começou a limpar tudo e todos. Passeou-se na qualificação da CONMBEBOL para o Mundial e ainda teve tempo de ganhar praticamente todos os amigáveis que entretanto jogou (perdeu 2-0 com a Venezuela). Dizimou Portugal por 6-2 em Brasília, bateu a Suécia por 1-0, venceu a Inglaterra de Don Fabio por 1-0, a Itália por 2-0 etc. O Brasil também dá-se ao luxo de ser a única selecção a já ter levantado uma Taça nos novíssimos estádios Sul Africanos, a Taça das Confederações, que por sinal, ganhou com um grande à vontade. Dessa Taça das Confederações, é bom recordar também aos mais esquecidos que o Brasil mudou as fraldas à Campeã do Mundo em título, a Itália de Lippi, com um expressivo 3-0

Como é óbvio, Dunga, arrisca-se a ser (novamente) Campeão do Mundo só por estar sentado no banco de suplentes.

Apresento-vos agora os jogadores brasileiros candidatos às 23 vagas do Escrete para irem ao Mundial. Outros 23 devem ir disfarçados noutras selecções.

Para goleiro, poucas dúvidas. Júlio César (Inter) é actualmente um dos melhores guardiões do mundo e é obviamente dono e senhor do lugar na sua selecção. Doni (Roma) e Gomes (Tottenham) serão as outras duas opções. Victor do Grémio está na calha uma vez que Doni perdeu a titularidade da Roma para Júlio Sérgio e Dunga já disse que "para brigar por uma vaga lá na Copa é preciso jogar no clube". O homem do violão, Helton (FC Porto) também já teve melhores hipóteses. Pode ser que Dunga abra uma excepção a Doni.

Se na baliza havia poucas dúvidas, na lateral direita não há nenhumas. O Brasil conta nada mais nada menos com os dois melhores laterais direitos do mundo nas suas fileiras, falo obviamente de Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Inter). Dois laterais que são praticamente extremos e que fazem mossa (e falta) a qualquer equipa adversária.

Na lateral-esquerda, Kléber (Internacional) e André Santos (Fenerbahce) também estão praticamente certos. Marcelo (Real Madrid) ou mesmo um recentemente adaptado Michel Bastos (Lyon) poderão ser as grandes surpresas da convocatória. Gilberto (Cruzeiro), com 34 anos também já não tem tantas hipóteses como tinha há 4 anos atrás.Uma vez que não é nem Artur Jorge, nem António Oliveira que fazem a convocatória, duvido que aconteçam surpresas.

Para a posição de zagueiro as vagas são quatro e as dúvidas aumentam. Lúcio (Inter), Juan (Roma) e Luisão (Benfica) são as certezas. Para a última vaga a luta é grande, Miranda (São Paulo) parece estar na frente da corrida. Alex (Chelsea) e Thiago Silva (Milan) também têm algumas chances (teríam mais se jogassem mais).

Para o meio-campo há alguns lugares já confirmados: Káká (Real Madrid), Gilberto Silva (Panathinaikos), Elano (Galatasaray), Júlio Baptista (Roma) e Josué (Wolfsburgo). Ramires (Benfica) também marcará presença quase de certeza. Felipe Melo (Juventus), Diego (Juventus), Lucas (Liverpool), Kléberson (Flamengo) e Ronaldinho (Milan), com uma época qb, lutam pela última vaga. Há um ano a dupla Bianconeri parecia ter o seu lugar já confirmado, mas esta péssima época de ambos pode ter deitado tudo a perder. Anderson (Man Utd) e Mancini (Milan) perderam o comboio para a África do Sul.

Para o ataque, a opção é muita, feliz do treinador que tem estas opções. Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal), Luis Fabiano (Sevilla) e Pato (Milan) já têm as suas malas Louis Vitton feitas. A última vaga é a que suscita mais dúvidas. Se à partida Adriano (Flamengo), o Artilheiro do Brasileirão 2009, parecia ter tudo para ser convocado, depois da recente série de escândalos parece que afinal tem é tudo para não ser convocado. Grafite (Wolfsburgo), melhor marcador da Bundesliga 2008/2009 deverá ser o escolhido, sendo que o lugar também poderá ser ocupado por mais um médio (dos quatro que referi anteriormente). Vágner Love (Flamengo) e o incrível Hulk (FC Porto) também perderam o passaporte para a África do Sul por razões extra-futebol.

O Brasil está inserido no grupo da morte, o G, com selecções fortes como as de Portugal e da Costa do Marfim. A Coreia do Norte, em princípio será o saco de boxe das outras três selecções. Seria um escândalo se o Escrete não passasse aos 1/8 Final, mas essa possibilidade não pode ser afastada de todo. Nos 1/8 Final, os comandados de Dunga deverão cruzar-se com a Suiça ou Chile (dando de barato que tanto Brasil como Espanha serão 1º nos respectivos grupos). Se o Brasil ganhar o Grupo G, como é provável (embora não desejável) que o faça, o caminho até aos 1/4 Final não será difícil, a partir daí tudo é possível.

A minha escolha: J.César,Doni e Gomes; Dani Alves, Maicon, André Santos e Kléber; Lúcio, Juan, Luisão e Miranda; Gilberto Silva, Josué, Júlio Baptista, Ramires, Elano, Káká e Diego; Nilmar, Luís Fabiano, Alexandre Pato, Robinho e Grafite.
Aceitam-se sugestões!

27 Passes de rotura:

João S. Barreto 4 de maio de 2010 às 22:51  

Tomás muito bom! Assim de repente acho que só te estás a esquecer do David Luiz

Tomás Pipa 4 de maio de 2010 às 22:57  

David Luiz?Para quê pa?

João S. Barreto 4 de maio de 2010 às 22:58  

Tomás estava obviamente a brincar, há bastante qualidade na defesa canarinha, ao contrário do que aconteceu e outros anos. Mas olha que não seria uma surpresa assim tão grande, pelo menos para mim. O Dunga já o acompanha desde antes da lesão grave que teve.

Tomás Pipa 4 de maio de 2010 às 23:04  

Sim, é bom jogador, mas a este Mundial não vai de certeza. Talvez para o próximo!

Pedro Veloso 4 de maio de 2010 às 23:59  

"Outros 23 devem ir disfarçados noutras selecções." lol tomás mordaz como sempre. Espero que te tenhas lembrado do teu querido Liedson.

O Brasil é, a par da Espanha, o grande favorito. O Dunga formou uma boa equipa e um grupo muito forte, que passou com alguma tranquilidade a qualificação,unindo-se claramente em volta do mister quando foram muito contestados. Parece-me ser alguém de quem os jogadores gostam muito.

Agora, a equipa parece-me é muito defensiva para a tradição brasileira, com 3 médios mais de recuperação (F.Melo, Gilberto Silba e Ramires/Elano) e só três jogadores claramente ofensivos (Robinho, Kaká e Fabiano). Já se metia aí mais um criativo.

Em relação à tua convocatória, não tenho muito a alterar, só acho que talvez vá o Marcelo para o lugar do Kléber e que apesar de tudo o Imperador vai no lugar do Grafite. O 4º defesa levava o Alex mas acho que o Dunga vai chamar o Thiago Silva. E o F. Melo é titularíssimo ao lado do Gilberto, acho que mesmo com a má época vai jogar.

No Brasil tem-se falado também na hipótese de ir um dos meninos do Santos - sobretudo o Neymar ou o Paulo Henrique, o "Ganso" - mas acho ainda cedo.

Óptima análise!

Sá Pinto 5 de maio de 2010 às 00:07  

é de louvar q é dos primeiros anos (acho) que o Brasil tem um apuramento sem precalços. Pelo menos nos últimos apuramentos havia sempre qualificações mto a rasca.

levava marcelo, obviamente. gilberto não gosto, preferia mil vezes felipe melo ou lucas

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 00:27  

Exatamente Veloso, o Neymar também tem sido muito falado e tem um talento incrível, Contudo, não me parece que tenha maturidade para um Torneio destes.

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 00:45  

Veloso, quando tive a pesquisar, vi que o lugar do Melo está mesmo muito tremido e o do Miranda praticamente garantido. Dunga não dá hipóteses a quem não é titular e aí Alex e Thiago Silva vêm as suas possibilidades reduzidas.

Marcelo também é muito novo para estas andanças, tem que enrijar mais!

Veli, lembrei-me do meu querido Liedson e de mais alguns claro!

O Adriano acho que está mesmo fora, não tem treinado e os problemas de alcóol e de mulheres voltaram. Já estamos muito em cima da copa!

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 02:55  

Ficamos já com a certeza que se Dunga não fizer história por ganhar Mundial, fará pela lindíssima camisa que tem vestida na fotografia hahaha

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 02:57  

A camisa faz parte da colecção da filha do Dunga que ao que parece é estilista!

Manú 5 de maio de 2010 às 10:05  

eu a lateral esquerdo levava era o Maxwell. a boa época que fez (está a fazer) merece que seja a surpresa da convocatória!

e para mim claro que o david luiz está nas contas e anda a ser observado por dunga. ainda nao deve ir a este mundial de certeza mas admirem-se que depois da copa o seleccionador o troque pelo luisao (que ja nao vai para novo).
nao estou em posse dos numeros dos outros centrais que serao convocados (excepto o luisao), mas ha que dar destaque a regularidade da época que david luiz fez, foi de nivel europeu! mais de 40 jogos (quase) sem parar e sempre a um altissimo nivel!

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 12:52  

Manú, tem juízo!

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 14:34  

Tomás para que não penses que o Manú e eu somos os únicos malucos

http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=78&did=102608

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 14:41  

Eu sei disso,mas daí a ir ao Mundial..

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 14:42  

Eu também acho que não vai, mas não era mais do que justo inseri-lo no lote de convocáveis...

Manú 5 de maio de 2010 às 14:44  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 5 de maio de 2010 às 14:45  

tenho juízo? gostava de saber o que eu disse que não é verdade.

tu que exiges convocatórias de yannick e saleiro, pedes titularidade na selecção para o patricio - e tudo isto sem qualquer tipo de vergonha - e achas estapafúrdio eu dizer que um central que já ninguem nega a sua enorme qualidade pode perfeitamente estar nas cogitações do dunga na era pós-mundial.
david luiz foi o jogador mais utilizado (salvo erro) de um dos melhores benfica que temos memória, sempre a uma regularidade impressionante (quer a defender, quer a integrar-se nos movimentos ofensivos), e se o luisão pode ir a selecção nao percebo a falta de juízo que tem eu (e muitos mais) admitir a possibilidade do david ser chamado, mas ok.

e vou mais longe, se o polga já foi internacional brasileiro, volto a dizer que nao encontro justificaçao para a falta de legitimidade da minha crença na chamada do david. david luiz nao fica nada atrás do melhor polga que todos tivemos o prazer de conhecer (sem qualquer tipo de ironia era um excelente central, pena para ele ter vindo para um clube em que qualquer jogador que lá chega se arrisca a nao ganhar titulos dignos desse nome).

Manú 5 de maio de 2010 às 14:49  

eu também acho que se podia perfeitamente falar nele nestas listas de nomes que damos e analisamos para cada país. é certo que thiago silva e alex sao nomes muito fortes que podem ficar de fora (pelo menos um deles deve ficar) e que estão ainda à frente do david, mas o 23 do benfica aparece logo aseguir.

Mac 5 de maio de 2010 às 16:23  

Não ligues Manú é inveja!

Não faria sentido o Helton aparecer como possivel convocado?

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 16:32  

Manú, Yannick já foi convocado por C.Queiroz como tu sabes e está pré-convocado para o Mundial. Que eu saiba o David Luiz não foi nunca chamado por Dunga. Dunga apenas disse que era um bom central e que estava atento, isso não quer dizer que vai ao Mundial.


Scolari também esteve atento a Deco,mas depois arranjou opções melhores. Parreira disse o mesmo do Liedson em 2005. Para ser do Escrete não basta ser bom, tem que se ser excelente!

Peço titularidade na selecção para o Patrício porque ele é regularmente convocado e não acho que haja diferença entre Eduardo,Hilário e Patrício e aí para mim faz sentido ser o Patrício o GR,por ser o mais novo.

Quanto ao Polga, como tu sabes o Polga quando foi internacional brasileiro jogava no Brasileirão e isso é muito mais fácil para ir à selecção.

São rasos os casos de jogadores que não jogaram no Brasileirão e foram à selecção como mereciam como foi o caso de Deco,Derlei,Pepe etc.

Dunga está a mudar isso e já chamou Hulk e Afonso Alves e por isso é que fala no David Luiz.

Acredites ou não,não acredito que mais de 5% dos Brasileiros que vivem no Brasil sabem quem é o David Luiz. Ele tem qualidade e eu sei que ele a tem,mas ele saíu muito novo quando jogava na III divisão! Acredita, o Renan e Léo não sabiam quem ele era, nem o Hulk e eles percebem de bola. Ele para ir à selecção brasileira vai ter que jogar num clube maior.

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 16:34  

Mac,

O Helton foi chamado, mas já há algum tempo que está fora do baralho. Os 3 guarda redes estão praticamente decididos, havendo só mesmo a dúvida entre Doni/Víctor. Sendo que Doni deve ser o escolhido

Mac 6 de maio de 2010 às 01:10  

Mázinho sem ser o Lúcio, na minha opinião, o David Luiz é o melhor central brasileiro!

Não vai ser convocado porque: falta um mês para o Mundial, nunca foi convocado e não tem experiência neste tipo de competições!

Não tenhas dúvidas que se ele ficar no Benfica, para o ano está na selecção! Sabes que maior que o Benfica não há muitos.. E se conseguimos meter Di Maria, Aimar , Ramires, etc tambem consegimos meter o D.Luiz na selecção! O Benfica quer queiras quer não deu que falar este ano, e o mundo do futebol está atento! Ou achas que um jogador que é falado para os grandes da Europa, precisa de dar o salto para ser chamado a selecção? Ainda por cima tem o Luisão na equipa que pode facilitar as coisas!

Concordo contigo quando dizes que não vai ser chamado, não concordo quando dizes que tem de jogar num clube maior para ser chamado no futuro!

Disse aquilo do Helton porque sei que ele foi convocado e hoje li um artigo na bola que dava-o certo como 3º guarda-redes!

Emanuel Ribeiro 7 de maio de 2010 às 20:12  

Boa Tarde!

Vim hoje mais atentamente ler este post.

De facto um trbalho de casa excelente Tomás Pipa, o Dunga ainda te contrata para olheiro!

A qualidade dos jogadores é inquestionável, havendo talento em todos os sectores a nível dos melhores do mundo, desde o GR Júlio César até ao avançado uís Fabiano... Só cintando 2 expmlos, porque quer na defesa, quer no meio campo há sempre pelo menos um brasieleiro candidato a melhor do mundo nessa posição. Aliás o Brasil se pudesse colocaria 2 selecções e as 2 lutariam pelos 2 primeiros lugares!

Em relação ao David Luíz, não é totalmente estranho aos brasileiros pois tem 24 jogos nos sub-20. Agora que o Dunga se mostra mais aberto ao futebol português, isso demonstra, assim como ao futebol na Rússia e Ucrânia pois, foi com ele que alguns jogadores foram chamados ao escrete. Mas, o David Luíz, tem capacidade para ser um dos melhores do mundo, disso não há a mais pequena dúvida, mas para um miúdo de 23 anos, entrar numa competição deste níve, onde o selecionador DUNGA já fez história e conhecendo-se o feitio dele, certamente que ele não será convocado, não por não ter qualidade maas por ainda ser demasiado jovem. Poderá estar já na selecção depois do mundial, pois parece-me bem melhor do que Luisão, Juan ... embora aind anão melhor do que o Lúcio.
Aliás para mim, o benfica terá a dupla de centrais do Brasil do futuro David Luíz e Sidnei. Evoluidos tecnicamente, fortes e rápidos, embora ainda um pouco verdes, algo que a idade irá melhorar, obviamente.

Abraços e mais uma vez parab+ens pelo post!

Tomás Pipa 8 de maio de 2010 às 13:48  

Mac, exactamente pelas razões que enumeraste que eu não considero o David Luiz na convocatória do Brasil para este Mundial.

Eu não tenho dúvida que o David Luiz tem valor para jogar na canarinha pois para mim ele é melhor que Luisão e Juan. Não te consigo dizer se é melhor que o Miranda porque vi pouco do Miranda.

Acredito que o David Luiz vai começar a jogar na selecção a seguir ao Mundial, mas por enquanto, as hipóteses são escassas!

Emanuel, obrigado pelos elogios que também te os faço pela qualidade frequente que imprimes nos passes de rotura.

David Luiz não é totalmente estranho aos olhos dos brasileiros é verdade, mas é só mesmo aos olhos dos brasileiros mais atentos. O brasileiro que sabem dele ou são aqueles que sabem tudo de futebol e de camadas de base do brasil. O brasileiro vulgar sabe os que jogam no brasileirão e os que jogam nos melhores clubes da Europa, ou seja, na Champions.

Afonso Alves e Hulk por exemplo suscitaram muita celeuma por terem sido convocados. A maioria dos brasileiros não sabia quem eram, isto é verdade! E eu, como conheço a maioria dos jogadores, também dizia que eles mereciam ir ao escrete porque têm qualidade para isso.

Por exemplo, e acho que também concordas comigo. Achas o Josué um jogador por aí além, ao ponto da sua chamada ao escrete ser intocável? Eu digo-te muito rapidamente que o T.Motta do Inter é superior, mas lá está o Thiago não fez carreira no Brasil...é-lhe mais dificil.

Outro exemplo gritante é o do Maxwell. Pode não ser um lateral fantástico, mas é inferior a Kléber ou Gilberto?Não me parece.

Outro...Mancini, há anos radicado em Itália! Começou como lateral direito no Atlético de MG, mas depois começou a jogar como extremo em Itália e perdeu o comboio. A sua carreira merecia muito amis do que apenas 2 internacionalizações por exemplo.

Tomás Pipa 8 de maio de 2010 às 13:51  

Quanto ao Sidnei, bom jogador aqui para a Liga Portuguesa. Lembro-me de ter falado com o Pedro Veloso no início da época de 2008/2009, e termos comentado sobre o valor do Sidnei. Eu pessoalmente gosto da técnica que ele tem para central e para a sua estatura física. Mas em termos de rins já me faz lembrar o B.Alves e aí é que tenho dúvidas quanto ao seu futuro. É muito lento a virar, mudar de direcção quando defende 1x1, com um avançado com qualidade internacional é ultrapassado sem qualquer problema.

Emanuel Ribeiro 8 de maio de 2010 às 14:58  

Tomás Pipa:

Obrigado pelo teu comentário e simpatia.

Nisso, tens razão, em que os jogadores brasileiros que fazem a carreira fora do Brasil, são pouco conhecido entre fonrteiras, excepto os que se destacam em clubes de topo na Europa. Ms o Dunga tem mostrado uma abertura diferente, nem que seja para evitar erros de casting como DECO, PEPE, MARCOS SENNA, e neste momento está com um plano de obserações muito mais alrgado e incisivo.

Como há qualidade que chegue e sobra, não esquecendo que cada técnico tem a sua estrutura táctica base. E, o Brasil foi desde há muito tempo uma selecção que joga num esquema híbrido, em que os laterias fazem a despesa de todo o corredor. Jogadores de trabalho como Mazinho, Dunga tiveram lugar nessas selecções também por isso, para compensar aas subidas.
Quanto ao Sidnei, eu considero-o melhor que o Luisão. Ele é o chamado falso lento, pode não ter um bom tempo de reacção, mas a experiência, com a idade e com um bom treinador, fará com que ele melhore o seu posicionamento e abordagem aos lances no tal 1x1 que falaste. Lembro-me que ele no ano passado secou completamente o Hulk no jogo no Dragão, e teve uma exibição excepcional.
Mas, eu como portista, custa-me admitir, mas tenho que fazê-lo que o benfica, tem, se os conseguir segurar, uma dupla de centrais ( David Luiz e Sidnei) que não, daqui a uns anos, dariam a elhor dupla de centrais, se souberem corrigir intepetuosidade e maneira de abordar certos lances, pois, eles, em termos fisionómicos, e em termos técnicos são já muitíssimo bons. Façlte a parte táctica e maturidade que a idade trará!
Abraços!

Jorge Ramiro 22 de janeiro de 2014 às 22:53  

No outro dia eu vi Júlio César em um dos mais famosos restaurantes em sp. Ele estava em boa companhia.