Recordando... Krassimir Balakov

Na temporada 90-91 chega ao Sporting Clube de Portugal proveniente do FC Etar Veliko Tarnovo (seu clube local) um futebolista búlgaro que viria a deixar a sua marca no futebol Português. “Bala” era daqueles jogadores que eu gostava de ter visto de águia ao peito!

Krassimir Balakov chegou em Dezembro de 1990 pelas mãos de Sousa Cintra, rotulado de um jovem extremo esquerdo que poderia despontar nessa posição mas foi a capacidade organizadora e o talento para fazer a equipa girar á volta do seu sentido de orientação que o desmascararam como maestro sublime de algumas das melhores equipas leoninas dos últimos anos. Foi lançado em Janeiro de 1991 por Marinho Peres, que nesse ano também lançou Luís Figo! Desde esse momento que era presença habitual no onze leonino. Fez parte de um lote de jogadores onde figuravam nomes como Luís Figo, Paulo Sousa, Valckx, Capucho, Juskowiak, Iordanov, Peixe, Cadete e o infeliz Cherbakov. Uma equipa de sonho, comandada por Carlos Queiroz á qual faltou, apenas, um pouco de sorte.

Foi um dos melhores estrangeiros no futebol Português! Grande tecnicista e com excelente integração na manobra da equipa, assumindo muitas vezes a liderança desequilibrando e sendo muitas vezes decisivo. Lembro me de um golo em que Balakov pega na bola atrás ainda da linha de meio campo passa por 5 jogadores e coloca a bola na baliza do V. Setúbal! Num Dérbi em Alvalade marcou um dos golos mais rápidos de sempre na História do Futebol em Portugal, ainda nem decorriam 20 segundos de jogo.

Sem dúvida um nome que ficou eterno no Sporting dos anos 90 pela grande qualidade do seu futebol, pela elegância que demonstrou, a sua postura fora dos relvados e pela empatia criada com os adeptos.
Na sua passagem pelo Sporting venceu apenas a Taça de Portugal em 94/95 o que foi francamente injusto para as excelentes exibições que rubricou de leão ao peito. Depois transferiu-se para o Estugarda onde hoje também é recordado com muita saudade e onde foi igualmente acarinhado.

Fez um total de 168 jogos e marcou 59 golos pelo Sporting, com um parcial de 139 jogos e 44 golos só em encontros a contar para a I Divisão.
A nível de selecção pelo seu país alcançou uma classificação histórica no Mundial de 94.

Nome completo: Krassimir Genchev Balakov
Alcunha: Bala
Nacionalidade: Búlgara
Data de Nascimento: 29 de Março de 1966

Carreira Jogador:
1982-1990 - FC Etar Veliko Tarnovo
1990-1995 – Sporting C.P
1995-2003 – Estugarda

Carreira Treinador:
2006-2007 - Grasshopper
2007-2008 - FC St. Gallen
2008- PFC Chernomorets Burgas
Selecção Búlgara (92 Jogos Oficiais / 16 Golos);

Competições Internacionais
Campeonato do Mundo de 1994 (meias finais)
Campeonato Europeu de Futebol de 1996 (fase de grupos)
Campeonato do Mundo de 1998 (fase de grupos)


Palmarés:
1 Taça de Portugal - 1995 (Sporting)
2 Taça Intertoto- 2000/2002 (Estugarda)
1 Taça da Alemanha- 1997 (Estugarda)

9 Passes de rotura:

Manú 20 de novembro de 2009 às 21:11  

francamente injusto para as suas excelentes exibições um unico titulo, mas como acontece precisamente de modo inverso no fcporto, quem vai para o sporting arrisca-se a ganhar pouco...

Tomás Pipa 21 de novembro de 2009 às 10:33  

Lindo nº10! Estou quase a chorar.

Foi dos melhores jogadores que vi. Esse golo ao Vit. Setúbal é "à Maradona"

http://www.youtube.com/watch?v=u4Or3QnA2Uo 5:13 golaço ao SLb 5:40 golação ao Vit. Setúbal

Este gajo era mm fora de série.

Só mm o queiroz é que não é campeão com esta equipa Naybet,Bakakov,Figo,Juskowiak,Amunike

João 21 de novembro de 2009 às 12:14  

Dois momentos únicos!Apesar de os conhecer, em directo só me relembro do 2º, em que no meio de tanto fumo nem se viu a bola. Um grande jogador:)

Ps - jogou 21 anos!

Pedro Veloso 21 de novembro de 2009 às 15:19  

Fantástico. Gosto muito desta rúbrica Número Dez. Grande Balakov, um fora-de-série, dos melhores estrangeiros de sempre em Portugal.

Agora vou ter que defender aqui o Queiroz. É verdade que não ganhou o campeonato em 93/94 e 94/95, mas isso também o Robson não ganhou em 92/93. A propósito, nessa época o SLB teve a melhor equipa da década em Portugal e também não ganhou, só a Taça.

Podem crucificá-lo é por nos 3-6 ter feito a mítica asneira de tirar o Paulo Torres ao intervalo e abrir uma avenida para o Paneira aproveitar, se calhar custou o campeonato.

Nota ainda para as assistências fantásticas, como se vê no link do Tomás, que Alvalade registava na altura. Mesmo não ganhando nada, um exemplo de fé e apoio à equipa. Mas aí também tinham o Sousa Cintra a puxar pelas massas:)

Numero Dez 21 de novembro de 2009 às 18:13  

Tomas nunca mais o sporting teve um jogador com tais caracteristicas! Era um regalo ver Balakov! um idolo de infância para mim, imagino para ti! Matias fernandez talvez o mais próximo desde então! Corrige-me se estiver enganado!

Tomás Pipa 22 de novembro de 2009 às 15:07  

Por acaso estás enganado..

O mais parecido, mas a muitas milhas de distância é Vukcevic.

Balakov é desequilibrador, muito ao estilo de Futre e Chalana

Numero Dez 22 de novembro de 2009 às 15:56  

Qualquer um deles a milhas de distancia... disse matias porque é mais desequilibrador que vuk. Parece me também muito mais habilidoso com a bola nos pés que vuk.

Pedro Veloso 22 de novembro de 2009 às 16:47  

Permitam-me discordar, o mais parecido, com a diferença de que era destro, era o Barbosa, foi o único que se aproximou do génio do búlgaro!

Adorei a farpa do Paulo Bento ao Vuk na entrevista, qualquer coisa como: "para se evoluir é preciso querer e gostar de aprender, mas para isso é preciso gostar de futebol, e o Vuk deu uma entrevista a dizer que não gostava de ver futebol...". Se bem que também reconheceu que este ano o montenegrino estava a fazer um esforço no sentido de se enquadrar melhor no colectivo

LMC 23 de novembro de 2009 às 19:33  

Grande Balakov!Ainda me lembro do seu chapéu ao não menos fantástico Michel Preud`Homme, num célebre dérby que foi repetido no Estádio do Restelo, mas que a repetição acabou por ficar sem efeito.