Recordando...Oceano (Cruz)

Oceano Andrade da Cruz nasceu em São Vicente, Cabo Verde, a 29 de Julho de 1962.
Cedo se mudou para Portugal, país que passou a ser o seu e pelo qual deu tudo o que tinha como jogador durante vários anos e pelo qual continua a dar como treinador (da Selecção Sub-20 e Sub-21).

Deu os seus primeiros toques numa bola na margem sul, mais precisamente no Almada FC, tendo se estreado pela equipa sénior na época de 80/81, com apenas 18 anos de idade.

Bastaram duas épocas de total entrega, concentração e luta dentro das quatro linhas para chamar a atenção de Manuel Pedro Gomes, na altura técnico dum ainda pouco conhecido Nacional da Madeira.

Esteve no arquipélado por duas épocas (82/83 e 83/84), tendo tido boas prestações e evidenciando uma invulgar tendência para a liderança, uma grande capacidade física e um enorme espírito de luta dentro dos relvados. Practicamente imbatível no ombro-a-ombro, Oceano era ainda dono e senhor dum potente remate e um poder de elevação notável para a sua altura (1,77m) - características que o tornavam um jogador bastante útil para o colectivo, daqueles que geralmente são o melhor amigo do treinador (como, por exemplo, Cambiasso no Inter de Mourinho ou Pedro Mendes no Sporting de Carvalhal).
Fruto da sua regularidade ímpar e da evolução dos seus níveis competitivos, na época de 84/85 acompanha o mister Pedro Gomes para o Sporting. O treinador iria ser adjunto do galês John Toshack, e Oceano iria ter o prazer de fazer parte dum plantel que contava com nomes como Vítor Damas, Germano, Venâncio, António Sousa, António Oliveira, Jaime Pacheco, Carlos Xavier, Jordão e Manuel Fernandes.
Esta ligação ao Sporting não era mais que o início de uma relação duradoura e o concretizar do sonho de jogar no seu clube do coração, com apenas 22 anos.
As 7 épocas seguintes (até 90/91, inclusivé) foram passadas de leão ao peito, jogando sempre com uma regularidade ao nível dos melhores. 264 jogos, 20 golos (bom número para um médio defensivo, embora marcasse - e bem - penaltys) foram os números desta sua primeira passagem por Alvalade. Neste 7 anos teve a honra de (apenas) treinar com Frank Rijkaard e jogou ainda com Rui Correia, Jorge Vital, Marlon Brandão, Fernando Mendes, o nosso comentador Paulinho Cascavel, Jorge Cadete, Jorge Plácido, Paulo Silas, o grande comentador Sporttv Carlos "Entre Linhas" Manuel, Portela, Forbs, Fernando Gomes, (Jorge) Amaral, José Leal, Paulo Torres, Luís Figo, Filipe, Tomislav Ivkovic, Marinho, Krassimir Balakov e Vanio Kostov (pai babado da conhecida modelo portuguesa Sara Kostov).

Passada esta primeira experiência no reino do leão, Oceano (acompanhado por Carlos Xavier) partiu em busca de maior competitividade. O destino foi o País Basco (Espanha), mais precisamente para defender as cores do clube orientado pelo treinador que o tinha contratado para o Sporting em 1984 - a Real Sociedad de John Toshack, onde jogava o temível avançado Jugoslavo/Bósnio Meho Kodro.
Esteve pelo país basco 3 épocas, tendo ainda jogado com nomes como Joseba Exteberría, Francisco Javier De Pedro (um dos melhores marcadores de livres de que reza a história do futebol mundial), Augustín Aranzábal, Luis Pérez e Bittor Alkiza.

Após 96 jogos (e 17 golos) nas três épocas que esteve fora, o ex-cônjuge de Marina Mota volta a Portugal, novamente para representar o Sporting - e para fazer parte de um dos melhores plantéis da história do clube, orientado pelo actual Seleccionador Nacional Carlos Queiroz.
Nessa equipa jogavam Costinha, Lemajic, Nourreddine Naybet, Stan Valckx, Fernando Nélson, Marco Aurélio, Budimir Vujacic, Nuno Valente, Pacheco, Luís Pedrosa, Emílio Peixe, Figo, Balakov, Dani, Juskowiak, Iordanov, Nuno Capucho, Ricardo Sá Pinto, Emmanuel Amunike, Cadete e Chiquinho Conde.

Permaneceu no Sporting por mais 4 épocas (até 97/98, inclusivé). Para a história desta segunda passagem por Alvalade fica a curta experiência como guarda-redes (colmatando a expulsão do seu GR quando já não havia substituições disponíveis) e a partilha de balneário com vários outros nomes ligados à história recente do Sporting, como Marco Caneira, Pedro Martins, Pedro Barbosa, Afonso Martins, José Dominguez, José Vidigal, Assis, Paulo Alves, Tiago, Beto, Carlos Fernandes, Gil Baiano, Saber, Filip De Wilde, Missé-Missé, Ouattara, Simão Sabrosa, Hugo Porfírio, César Ramírez, Mustapha Hadji, Bruno Gimenez, Leandro Machado, Edmilson, Patacas, Marco Almeida, Quim Berto e Nélson.


Em fim de carreira, com 35 anos, volta a emigrar. Desta feita o destino foi o Toulouse de Nicolas Paviot (que viria a representar o Alverca) e Lamine Diatta, onde apenas ficou por uma época (98/99) antes de se retirar.
Retirou-se, no entanto, pela porta grande, tendo alinhado em 30 jogos e feito 6 golos numa única época.

A nível de Selecção, Oceano também tem uma longa história ao serviço da Equipa das Quinas. Entre 1985 e 1998, o actual seleccionador sub-21 fez 54 jogos e marcou 8 golos, tendo ainda contado com uma passagem pelo Euro'96 em Inglaterra e uma qualificação falhada para o Mundial'98 em França.



Oceano também estará presente no jogo de homenagem a Iordanov desta 4ª feira e, tendo em conta a sua regularidade e profissionalismo ao longa da sua carreira, decerto que será um dos participantes em melhor forma.

8 Passes de rotura:

João S. Barreto 3 de maio de 2010 às 18:12  

Lol grande imagem de Oceano à baliza.

Foi um jogador de quem nunca gostei. Achava-o um sarrafeiro com pouco jeito para o futebol. Mas era decerto útil pois também podia jogar como central (e guarda-redes).

Como treinador colocou os sub-21 a jogarem bem futebol, embora com poucos resultados prácticos. Penso que faria muito mais sentido integrá-lo na equipa técnica do SCP do que, por exemplo, Nuno Valente.

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 18:40  

O que é que tu disseste no outro dia que o Carlos Manuel aprendeu e não se cansava de repetir na TV lol?

Oceano não era nada mau, até acho que o facto de ser um poço de força levava as pessoas a subestimar um pouco injustamente as suas capacidades com os pés, não tinha classe a jogar mas não era tosco de todo.

O gajo a marcar penalties era muito bom, marcava com o pé de lado mas saíam grandes bojardas!

O Filipe ex-Sporting já é Filipe Ramos, não te esqueças desse "pormaior" lol.

As coisas que vocês se lembram, quem é esse paviot?

paulinho cascavel 3 de maio de 2010 às 18:49  

grnade texto. a série "recordando" é sem dúvida uma das grandes mais-valias deste blog!

estou como o joão sempre o achei um sarrafeiro, mas dá sempre jeito ter um na nossa equipa. e normalmente são dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos.

p.s. escreve-se "cônjuge". também sempre achei que era "cônjugue", até que há dois dias descobri que não.

LMC 3 de maio de 2010 às 18:54  

Esse jogo em que o gajo foi há baliza foi contra o Porto, quando o (Costinha?) foi expulso.

Grande jogador e grande capitão, não havia marina que chegasse para aquele oceano!

Anónimo 3 de maio de 2010 às 20:25  

o manu aflito a escrever um texto do recordando para ver se esquece as 3 batatas do dragão!! tristeza!! qd o benfica ganha ninguem publica um recordado...é só pa fazer descer o post!! ninguem esquece q levaram 3 batatas e mta porrada!!

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 20:41  

Anónimo não sejas idiota, caso não tenhas percebido estamos a fazer mais "recordando" do que o normal nos últimos dias porque o jogo de homenagem ao Iordanov é no próximo dia 5 de Maio (já na 4ªfeira) e queríamos recordar vários ex-jogadores que lá vão estar. Por isso tivemos que publicar este hoje, tal como eu ontem fiz o do Neno. Desculpa se te incomodamos mas também não és decerto o nosso leitor-alvo.

Tomás Pipa 3 de maio de 2010 às 23:14  

Não te lembras de Nicolas Paviot ex Alverca?Veio nos tempos do Yannick!!lateral direito bem jeitoso que jogava com o nº8!!

LMC foi o costinha sim!lol Tá linda a fotografia!

Anónimo lol!brilhante!

Mac 4 de maio de 2010 às 16:27  

Este homem é abominável! E mais não digo lol