Qualidade em Quantidade

Face ao que se tem passado no futebol europeu esta época, ocorreu-me chamar a atenção para uma selecção que me parece que as pessoas se têm andado a esquecer e que, para além de hoje em dia ser uma crónica candidata a todas as competições em que entre (em quase todos os desportos), tem um vasto leque de jogadores que, para mim, podem formar o plantel mais completo e mais poderoso do Mundial da África do Sul. Falo da Selecção Francesa.

Tendo passado por várias dificuldades na fase de apuramento (claramente manchado e determinado pela mão ilegal de Henry), a verdade é que a França está de novo presente na maior prova de futebol do Mundo.

Mesmo contra toda a contestação após a triste figura feita no Euro’08, a Federação Francesa de Futebol optou por dar continuidade ao projecto e continuar a confiar no polémico e pouco (ou nada) consensual treinador Raymond Domenech.
Quanto a mim, com todos os defeitos e teimosias que lhe reconheço, Domenech tem demonstrado saber fazer a renovação que os Gauleses precisavam após o envelhecimento da mítica geração de Barthez, Blanc, Lizarazu, Thuram, Vieira, Petit, Djourkaeff, Dugarry, Zidane, etc.
É um processo de grande dificuldade tendo em conta que se está ao leme duma “equipa” que não treina junta todos os dias e que representa uma grande pressão para jovens jogadores.

A boa forma de muitos jogadores franceses a jogar fora do seu país, a grande competitividade no campeonato francês e a boa campanha europeia das equipas francesas representarão, sem dúvida, uma saudável dor de cabeça para o seleccionador, tal será a quantidade de jogadores de grande qualidade na sua melhor forma.

Começando pela baliza, Hugo Lloris parece reunir consenso em França actualmente. As suas boas exibições, nomeadamente na Champions, parecem não ter fim e a concorrência já deve estar conformada com a ideia de que a camisola 1 é de Hugo. Porém há mais duas vagas e a qualidade não está toda concentrada nas luvas do guarda-redes do Lyon.
Steve Mandanda (Marselha), Cédric Carrasso (Bordéus), Mickaël Landreau (Lille) e Sebastien Frey (Fiorentina) são todos opções de grande qualidade, pelo que haverá várias selecções que não se importariam de recrutar os que não fizerem parte dos eleitos de Domenech. Grégory Coupet do PSG, se não tivesse partido a perna, também seria um nome a ter em conta certamente.

Em relação ao quarteto defensivo, e começando pelo galáctico lado esquerdo da defesa, as opções são todas se altíssimo nível. Eric Abidal e Patrice Evra parecem ser os preferidos do treinador, mas Aly Cissokho e Gaël Clichy estão ambos em grande forma e na calha para uma eventual chamada. Benoît Trémoulinas do Bordéus parece ser o que menos probabilidades tem de ser convocado, ainda que seja de salientar a sua consistente época ao serviço do seu clube.
Do lado direito, Bakary Sagna, tendo sido o jogador com mais minutos na fase de apuramento, parece ser dono e senhor do lugar, embora Rod Fanni do Rennes, François Clerc e Anthony Réveillère do Lyon, Bernard Mendy do Hull, Lassana Diarra e Mathieu Flamini sejam opções credíveis para o seu lugar (ainda que os dois últimos não sejam defesas direitos de raíz). Laurent Bonnart (Marselha) e Mathieu Chalmé (Bordéus), apesar da boa época que têm vindo a desempenhar, parecem não reunir condições para uma chamada.
No centro da defesa também há qualidade em quantidade. Dando como certo na equipa titular o experiente “herói” do apuramento William Gallas, a vaga a seu lado será preenchida por Philippe Mexes (Roma), Julien Escude, Sebastien Squillaci (Sevilha) ou Jean-Alain Boumsong (Lyon). Michaël Ciani do Bordéus e Mathieu Bodmer (este que também alinha – e bem – a trinco), fruto das importantes presenças nas suas equipas tanto na Liga Francesa como na Champions, admito que sejam nomes que estejam a ser equacionados pelo seleccionador (principalmente o primeiro, que tem rubricado uma época de nível mundial). Eric Abidal também pode ser opção nesta posição, caso Domenech opte por levar outros dois defesas esquerdos.


Avançando para o meio campo, e começando pelo concorrido centro do terreno, Abou Diaby, Jeremy Toulalan, Alou Diarra, Lassana Diarra, Mathieu Flamini, Samir Nasri, Yoann Gourcuff são os mais poderosos nomes que discutirão os 3/4 lugares disponíveis na equipa inicial. Quanto a mim, Patrick Vieira não está totalmente fora de hipótese, tendo em conta a sua (ainda) enorme qualidade e a ajuda que a sua experiência e mística dariam na integração de novos valores.
Moussa Sissoko do Toulouse, o talentoso e emergente jovem Maxime Gonalons (Lyon), o irreverente Hatem Ben Arfa e o experiente Benoit Cheyrou (Marselha) são todos nomes em cima da mesa para colmatar eventuais vagas que se possam abrir na convocatória.
No que a médios-ala (extremos) diz respeito, as cabeças de cartaz são sem qualquer sombra de dúvida Florent Malouda e Frank Ribéry. A época de nível mundial do primeiro e a qualidade e influência do segundo serão razões mais que suficientes para justificar um lugar na equipa titular. A experiência e qualidade de Sidney Govou serão também armas com que Domenech poderá certamente contar. Gabriel Obertan do Man Utd, Yoan Gouffran do Bordéus e Mathieu Valbuena do Marselha são também hipóteses credíveis, ainda que o último esteja uns furos abaixo.

No ataque o capitão Thierry Henry tem lugar cativo. A acompanhá-lo estarão certamente Nicolas Anelka, Andre Pierre Gignac e Karim Benzema. Bafetimbi Gomis (Lyon) e Peguy Luyindula (PSG) são nomes na calha caso haja algum contratempo. O gigante Guillaume Hoarau, ainda que com menos hipóteses que os anteriores, seria uma opção acima da média como último avançado.

Aliando esta diversidade de opções de extrema qualidade, o favorável grupo que o sorteio ditou e a esperança que o seu futebol jogado melhore na fase final, a França tem tudo para fazer um Mundial de grande nível. Resta esperar para ver o que acontece, mas para mim são candidatos.
Na minha opinião, o onze inicial mais forte seria: Lloris; Sagna, Mexes, Gallas, Evra; L. Diarra, Diaby, Gourcuff; Malouda, Ribery, Henry.
Aceitam-se sugestões.

10 Passes de rotura:

João S. Barreto 13 de abril de 2010 às 16:40  

Manú bom post, já com um olho na África do Sul.

Embora a França tenha como dizes um dos planteis mais completos a nivel mundial, penso que não tem nenhum jogador no top-10 mundial (na minha opinião). Ribery é um grande jogador, mas falta-lhe jogar em Inglaterra, Espanha ou até Itália, Henry já não é tão mortífero como já foi e Benzema tem andado muito apagado. Isto não é necessariamente mau, uma vez que um grupo mais homogeneo pode abrir menos espaço a vedetas.

Nas vastas opçoes desta selecção, encontro a sua maior lacuna no lado direito defensivo. Se do lado esquerdo estão talvez os dois melhores laterais da actualidade (Abidal e Evra, que ainda para mais se complementam muito bem)), Gallas e Mexes parecem ser as unicas opçoes de craveira mundial para o eixo central. Já Sagna está na minha opinião uns furos abaixo dos restantes (é demasiado ofensivo), sendo no entanto um bom jogador também, mas não tem concorrência.

No meio-campo penso que os prováveis titulares são claramente superiores aos suplentes (à excepção da abundancia de trincos de grande qualidade).

Domenech é dos treinadores que menos gosto, é arrogante sem razão para o ser e por isso espero que não tenha sucesso.

Tomás Pipa 13 de abril de 2010 às 16:59  

João, deixa-me que te diga que a França tem jogadores mt fortes. Os guarda-redes é uma desfile de estrelas. Todos bons! (como a Espanha)

Na lateral direita. Sagna é bom,mas...falta-lhe qualquer coisa.

Na lateral esquerda. 4 opções mt válidas, sendo que Evra (provavelmente o melhor lateral esquerdo do mundo) deve ser titular e Clichy bastantes furos abaixo dos outros tres.

A centrais gosto mt do Gallas e cada vez mais do Ciani. Comigo eram os dois titulares. Squilacci não gosto

No meio campo é nova parada de estrelas. Malouda e Ribery fazem mossa em qualquer defesa,apesar da época mais fraca do 2º. Gourcouff é um galático. Toulalan,Diaby e Diarra, 2 dos 3 podem formar perfeitamente uma dupla de campeões do mundo. Nasri e Gouvou podem a qualquer hora e abanar qualquer jogo, tanto com a Coreia do Norte como com a Espanha. Têm qualidade para isso.

Na frente, em príncipio só haverá lugar para um. Uma vez que Malouda,Gourcouff e Ribery são intocáveis e eu não acredito que só jogue com um médio defensivo. Só deve dar lugar para um. Sendo assim, Henry deve ser o eleito com Benzema,Anelka e Gignac à espreita!

Manú 13 de abril de 2010 às 17:30  

Já há algum tempo que andava para escrever sobre a frança.

joão acho o ribery top10 se estiver na sua melhor forma no mundial e pela amostra que tem dado ultimamente isso pode acontecer!
joao uma selecçao com um banco com jogadores como benzema e anelka tem que ser candidata! foi uma das muitas razões que me fez escrever. henry ainda tá para as curvas, se bem que acho que ele nao devia jogar sozinho na frente, mas nao consigo tirar malouda, gourcuff e ribery e jogar sem 2 médios defensivos nao pode ser.

diaby para mim tem lugar em qualquer equipa do mundo, faz lembrar o patrick vieira nos seus melhores tempos mas com mais velocidade e capacidade de desiquilibrar em linhas mais avançadas. para mim tem lugar de caras. ao seu lado ou toulalan ou lass, tou na dúvida. e ainda ha flamini que gosto muito mesmo!
nasri nao é dos meus jogadores preferidos mas reconheço-lhe qualidade para desiquilibrar seja onde for!

na defesa se pudesse jogava com 3 defesa esquerdos e o gallas lol, mas acho que sagna safa (sendo o elo mais fraco), se bem que lass ou flamini na sua posiçao nao me desagradava mesmo nada!

na baliza ando de boca aberta com o lloris. tenho visto uns jogos e uns resumos e ele é de facto de altíssimo nível!

eu acho que ha classe mundial nesta seleçcao joao.

Manú 13 de abril de 2010 às 17:32  

esqueci me de falar do malouda. correndo o risco de ser polémico, para mim é o melhor extremo esquerdo da actualidade! está a fazer uma época ao nivel dos melhores! (CR9 e messi sao avançados para mim)

Pedro Veloso 13 de abril de 2010 às 17:54  

Manu armado em justiceiro a revoltar-se com a exclusão da França da lista de favoritos;) lol grande post, acho que não te esqueceste mesmo de ninguém. Pa acho que só hoje reparei no conjunto de guarda-redes de topo que a França também, quem me dera ter um desses. Também acho que o LLoris é o melhor, mas gostava que o Frey jogasse uma grande competição de selecções e é mais experiente.

O trio Ribéry-Gourcuff-Malouda deixa qualquer adepto doido, mas infelizmente os dois primeiros esta época não têm estado no seu melhor. Eles e Benzema, que seria no seu auge o eleito para alinhar na frente dado o natural decréscimo de rendimento do Henry.

Acho que à França falta uma grande dupla de centrais para ter alguma chance de lutar pelo título, mesmo o Gallas está longe de ser o que era.

Tomás Pipa 13 de abril de 2010 às 18:29  

Como vcs sabem, hoje em dia, para se ser campeão não é preciso ter centrais que saibam jogar como o R.Carvalho, Lúcio ou Beckanbauer. O que está na moda são gajos altos que limpam todo o jogo áereo e não facilitam em nenhum lance. Terry,Piqué, Puyol,Luisão, B.Alves,Pepe,Ferdinand,Vidic,Vermaelen etc..

Emanuel Ribeiro 13 de abril de 2010 às 20:10  

Concordo com tudo o que foi dito, mas deixo a minha opinião.

Em relação a Sébastien Frey, ele não vai à selecção pois foi um dos que renunciou assim como o Trézeguet à selecção enquanto estiver lá o Domenech.
Quanto a mim falta um defesa direito de classe mundial assim como os centrais, parecem-me um tanto frageis, sendo no entanto Gallas um belíssimo e polivalente jogador.

Ribéry é sem dúvida um colosso do futebol e é um regalo vê-lo jogar!

Mac 14 de abril de 2010 às 01:30  

Bom post Manú! Viste o programa da Sporttv hoje? Foi sobre a França também!

Concordo com quase tudo...

A nível de Guarda-redes só haverá uma selecção melhor servida que é a Espanha.

Na defesa, o lado esquerdo é fortíssimo. Gallas é um defesa de nível mundial, Mexes e Ciani servem perfeitamente para formar uma grande dupla com o anterior!Bodmer será uma boa 4ª opção! O lado direito provavelmente não estará ao nivel do resto da defesa mas Sagna não deixa de ser belíssimo lateral direito e não será certamente por aí que a França deixará de ser candidata!

No meio campo defensivo estão bem servidos, não tão bem como com Makelele ou Vieira(é exagerada, pelo menos por enquanto, a comparação com o Diaby). Nas alas Ribery e Malouda são fortissimos, apesar do 1º não estar a fazer uma grande época! Gourcuff para mim ainda não é galáctico mas se tiver inspirado é sem duvida um grande jogador!

Falta um avançado de nível mundial, não me entendam mal. É certo que o melhor Henry ou Benzema são de nível mundial mas não me parece que isso vá acontecer!

Tomás, tens razão que esses defesas são grandes e limpam tudo de cabeça mas eu penso que é sempre importante ter um defesa que saiba sair a jogar. Repara que Luisão tem David Luiz ao lado, Terry tem Carvalho, Vermaelen, Bruno Alves e Pepe são centrais imponentes é certo mas os 3 saiem bem a jogar!

Pedro Veloso 14 de abril de 2010 às 01:49  

Não sabia isso do Frey Emanuel, é pena, gosto mesmo muito dele na Fiorentina.

Numero Dez 16 de abril de 2010 às 01:14  

Muito bom manu. Julgo que a esta frança só falta um bom treinador.