La Celeste


Apresento-vos hoje a única Selecção vencedora de Mundiais que aqui ainda não analisamos, o Uruguai.


Quando se fala nas grandes Selecções da História dos Mundiais de futebol, esquece-se muitas vezes de incluir a equipa uruguaia neste lote. Contudo, o Uruguai foi o primeiro país a organizar e conquistar este importante título, em 1930. Na altura, a final foi disputada no mítico e então recém-construído Estadio Centenário, em Montevideu, com uma vitória da equipa da casa sobre a sua grande rival, a Argentina, por 4-2. De resto, estas duas Selecções possuem o recorde de jogos disputados entre duas equipas, com um total de 182 jogos! Ao título de 1930, o Uruguai juntou também uma vitória no primeiro Campeonato do Mundo pós-II Guerra Mundial, em 1950. Este título foi conquistado num dos mais famosos jogos de toda a história do futebol, conhecido como Maracanazo. Em pleno Maracanã, o favoritíssimo Brasil vencia por 1-0 e só precisava de um empate para se sagrar campeão. Contudo, contra todas as expectativas, a equipa uruguaia deu a volta ao resultado, vencendo por 2-1. Entre uma assistência estimada de quase 210000 pessoas, houveram muitos casos de ataques cardíacos e até de suicídios entre os apoiantes brasileiros. Devido a este resultado, o Brasil mudou para sempre o seu equipamento, que antes era todo branco, para o amarelo e azul que usa ainda hoje e que dá à sua Selecção o nome de canarinha.



Além dos dois títulos mundiais, o Uruguai venceu também os Jogos Olímpicos por duas vezes (1924 e 1928), um Mundialito (1980) e a Copa América por 14 vezes, um recorde que divide com os rivais das "Pampas". O Uruguai é também o único país com menos de 4 milhões de habitantes a ter vencido um Campeonato do Mundo. Um autêntico país de futebolistas.


Apesar de nunca ter vencido um Mundial, a grande figura do futebol moderno uruguaio é/foi provavelmente, não Recoba ou Paolo Montero, mas Enzo Francescoli (72 internacionalizações e 15 golos), médio ofensivo que fez carreira em clubes como o River Plate, Marseille, Matra Racing Paris, Torino e Cagliari. É, por exemplo, o jogador preferido de Zinedine Zidane e Pablo Aimar. Por causa dele, Zizou até deu o nome de Enzo a um dos seus filhos. Participou nos Mundiais de 1986 e 1990, neste último orientado pelo actual Seleccionador uruguaio, Oscar Tabárez.


Oscar Tabárez, como jogador conhecido com El Maestro, conta na sua carreira com passagens pelos clubes Bella Vista, Danubio, Wanderers e Peñarol no Uruguai, Deportivo Cali na Colômbia, Boca e Vélez Sarsfield na Argentina, Cagliari e AC Milan em Itália e Real Oviedo em Espanha. Foi também Seleccionador da equipa sub-20 uruguaia em 1983 e Seleccionador da equipa A em 1990, tendo alcançado os oitavos-de-final do Mundial disputado em Itália.


No Zona de Apuramento CONMEBOL, o Uruguai não teve tarefa fácil, tendo acabado na 5ª posição (6V, 6E, 6D), lugar que obriga a disputar um play-off com uma equipa da Zona CONCACAF, após falhar o apuramento directo com uma derrota caseira na última jornada frente à Argentina, num jogo muito quente. O apuramento foi então conseguido com a vitória sobre a Costa Rica no tal play-off. O Uruguai actua primordialmente em 4-3-3, com dois médios mais recuados, um médio de funções mais atacantes, dois avançados móveis e um mais fixo, ou em 4-4-2 com dois alas bem abertos. Convém também notar que vem surgindo uma excelente fornada de jogadores uruguaios vindos das camadas jovens que prometem trazer esta nação para um patamar superior no panorama do futebol mundial.



Tabárez já apresentou uma lista de 26 jogadores, dos quais 23 receberão um bilhete para a África do Sul:



Na baliza, Muslera (Lázio), apesar de só na fase final do apuramento ter conquistado a titularidade, deve ser a primeira escolha. Juan Castillo (Deportivo Cali) foi também bastante utilizado na qualificação e está também entre os escolhidos, bem como Martín Silva (Defensor Sporting), que não foi convocado para qualquer jogo. O Uruguai de resto tinha excelentes opções alternativas para esta posição. Desde logo Carini (Atlético Mineiro), que além de ser o 3º jogador mais internacional de sempre pelo seu país, foi também bastante utilizado na fase inicial da qualificação. A sua ausência é, portanto, uma surpresa. De fora ficam também Munúa (Málaga), Sebastián Viera (Larissa) e Esteban Conde (Universidad Chile).




Na defesa, Tabárez pré-convocou 8 jogadores mas, atendendo à grande polivalência que os escolhidos exibem, penso que levará apenas 7. Diego Lugano (Fenerbahçe) é o capitão e já tem o passaporte carimbado. A acompanhá-lo deverão estar os "portugueses" Fucile (FC Porto), Maxi Pereira (SL Benfica) e Álvaro Pereira (FC Porto), sendo que os dois últimos podem também jogar no meio-campo. Com lugar parecem estar também Diego Godín (Villarreal), Martín Caceres (Juventus) e Andrés Scotti (Colo-Colo). Não é provável, embora não seja impossível, que Victorino (Universidad Chile) seja convocado. De fora desta pré-convocatória ficaram Bruno Silva (Internacional), Carlos Diogo (Zaragoza), que na "Era dos armários" chegou a jogar no Real Madrid, Carlos Valdez (Reggina) e o ex-Inter - Sorondo (Internacional).


Na intermediária, as escolhas devem recair sobre Diego Pérez (Monaco), Ignacio "Nacho" Gonzalez (Levadiakos), cujo passe pertence ao Valência, Sebastián Eguren (AIK), Gargano (Napoli), Lodeiro (Ajax), Álvaro González (Nacional Montevideu) e o ex-V. Setúbal - Álvaro Fernandez (Universidad Chile). Arevalo (Peñarol) ou Jorge Rodríguez (River Plate (URU)) poderão também entrar nas contas, caso o Seleccionador opte por levar 8 médios. "À chuva" ficaram Miguel Amado (Defensor Sporting), Diego Arismendi (Brighton & Hove Albion), Luis Aguiar (Sp. Braga), que ainda espera a sua primeira internacionalização mas que no futuro terá certamente a sua oportunidade, o ex-Valência - Regueiro (Nacional Montevideu), Pablo García (PAOK), que além de ser treinado por Fernando Santos, acompanhou Carlos Diogo na aventura no Real Madrid, a jovem estrela cujo passe já pertenceu ao AC Milan Viudez (Defensor Sporting), Rubén Olivera (Peñarol), que já passou pela Juve e Marcel Román (Peñarol). A grande surpresa foi, porém, a não-convocatória de Cristián Rodríguez (FC Porto), já que o Cebola foi dos jogadores mais utiliazados durante a qualificação.



No ataque, o leque de opções é vastíssimo. Tabárez pré-convocou 6 jogadores, dos quais levará 5 ou mesmo os 6: o globetrotter Sebastián Loco Abreu (Botafogo), Luiz Suárez (Ajax), um dos mais promissores avançados do futebol europeu, Diego Forlán (Atl. Madrid), que dispensa apresentações, Jorge Martínez (Catania), Edíson Cavani (Palermo), que fez uma Serie A tremenda e Sebastián Fernández (Banfield). Este último pode ser preterido por mais um médio ou um defesa. De fora ficaram também vários nomes sonantes: Recoba (Danubio), que já foi o futebolista mais bem pago do Mundo, mas que parece estar já a viver uma reforma antecipada, Pandiani (Osasuna), Albin (Getafe), Chevantón (Atalanta), Zalayeta (Bologna), Urreta (Peñarol), que este ano foi campeão no Uruguai (marcou o golo do título) e em Portugal (pelo SL Benfica, que ainda detém o seu passe), Vicente Sánchez (Schalke 04), o nosso bem conhecido Carlos Bueno (Real Sociedad), Granoche (Chievo) e o jovem gigante de 1,97 Joaquín Boghossian (Newell's) que vem brilhando na Argentina e já é seguido por alguns tubarões europeus.


No Campeonato do Mundo 2010, os Charrúas estão inseridos no Grupo A, juntamente com a toda-poderosa França (com quem nunca perderam numa fase final de um Mundial), México e com os organizadores, a África do Sul. Tudo se pode esperar neste grupo, devido ao factor casa dos sul-africanos e à incógnita sobre o verdadeiro potencial deste México. A França deverá qualificar-se na primeira posição, sendo sempre possível uma surpresa como a que aconteceu em 2002. Se passar em 2º lugar como é possível que aconteça, o Uruguai defrontará muito provavelmente os eternos rivais da Argentina pela 183ª vez na(s) sua(s) história(s).


Os meus 23: Muslera, Juan Castillo, Martín Silva; Godín, Scotti, Álvaro Pereira, Maxi Pereira, Fucile, Lugano, Martín Cáceres; Eguren, Gargano, Diego Pérez, Álvaro Fernandez, Álvaro González, Lodeiro, Nacho González, Jorge Rodríguez; Loco Abreu, Luis Suárez, Forlán, Jorge Martínez, Cavani.

16 Passes de rotura:

Tomás Pipa 17 de maio de 2010 às 02:16  

Enzo Zidane,que joga nos Iniciados do Real Madrid.

Tenho que dizer que o Milito é absolutamente igual ao Francescoli de cara.

Agora é que reparei, o Uruguai também tem pelo menos 4 GR de nivel elevado: Munua,Muslera,Viera,Carini. O Carini enche-me as medidas! Se joga no Mineiro, bem que poderia jogar no SCP!

"era dos armários" era Gravensen e cª? Deixa-me que te diga que eu gostava bastante do C.Diogo como lateral direito, principalmente pela sua primeira época em Zaragoza. Ele esteve a época 08/09 toda lesionado, acho que nem fez um jogo pelos Maños! Sorondo também sempre foi um jogador de cunhas!

Uma das maiores surpresas para mim é a convocatória do A.González (ex Vit. Setúbal) e a não convocatória do C.Rodríguez (sou um fã do Cebola confesso).

É uma pena para mim, e para os uruguaios (apesar de eles não terem essa ideia com certeza) o L.Aguiar não ser convocado. É um jogador fabuloso na minha opinião, tem lugar de caras neste Uruguai e para mim também tem no meu SCP!

Quanto aos avançados, um deles faz-me benzer sempre que o vejo em campo: Diego Forlán. Quanto ao Suárez estou mesmo muito curioso (o gajo é igual ao Saleiro de cara) fez uma grande época,mas não conheço o seu estilo. Cavani também fez uma grande época e parece que está a caminho da Juve. Loco Abreu não gosto, é um bocado o género do Carlos Loco Bueno!

Conseguiste deixar-me de água na boca com o Boghossian! 1,97, jovem e ponta de lança? Tenho que ver!

Albin de fora?Gosto muito também!

Já o Manú é que deixou cair lágrimas com a não convocatória do Zalayeta, um dos seus jogadores preferidos!

Eu não acredito neste Uruguai para ser sincero. A não ser que a França seja uma desilusão.

O México tem um excelente treinador (Aguirre)e é mais equipa que o Uruguai (foi sempre sem ser em 1930/1950). Para mim o Uruguai é uma espécie de Argentina em ponto pequeno. Alguns jogadores com enorme qualidade, mas como colectivo, muito pouco!

Pedro Veloso 17 de maio de 2010 às 10:34  

João grande análise.

Sempre foi uma das minhas selecções preferidas por nela abundarem craques e por serem o protótipo da raça e garra do jogador sul-americana, mas também sempre me desiludiu por nos Mundiais que vi jogar sempre excessivamente à defesa. Apesar de tudo, gostava que passasse no lugar do México porque tem muito mais craques e sobretudo porque um Argentina-Uruguai num Mundial é sempre um prato apetecível, apostando eu nesse caso em 4 expulsões (2 para cada lado) e Messi a resolver no fim do prolongamento.

Também quero ver o Luis Suaréz, conheço razoavelmente mas como joga no Ajax um gajo nunca acaba por acompanhá-lo de perto.

Estou assombrado pela foto do Francescoli, pensava que era mesmo o Milito antes de me lembrar que o jogador do Inter é argentino!!

Estava aqui a lembrar-me e fui confirmar que é uruguaio, aquele Hernandez que agora apareceu no ataque do Palermo, 19 anos apenas, sabes porque não vai João? Já falaste dele nos resumos da Serie A. Gostei muito dele sempre que o vi e marcou 7 golos no campeonato.

Já agora, sempre adorei a história do Maracanazo. Permite-me acrescentar que o guarda-redes brasileiro, Barbosa, foi depois desse momento crucificado e votado a uma vida inteira quase de excluído da sociedade brasileira, até morrer, por ter sido mal batido no 2º golo uruguaio, bola a entrar entre ele e o poste. Como ele dizia anos depois, «No Brasil a pena maior por um crime são 30 anos. Eu pago há 43 por um crime que não cometi».

Manú 17 de maio de 2010 às 12:25  

acompanho poucos jogadores deste uruguai mas pelo que leio parece-me que uma boa preparaçao pode dar-lhes armas para lutar com o méxico por uma passagem!

ter dois goleadores como o forlan e o suarez mete bastante medo! principalmente o primeiro.

realmente deixa-me triste nao poder voltar a ver o uruguai de zalayeta e morales na frente quando estavam em dificuldades! uma dupla de tratores, intratáveis no combate. das melhores que já vi a jogar em "chuveirinho"!

Manú 17 de maio de 2010 às 12:27  

e têm um grande guarda redes. vi paí tres jogos do muslera este ano e vejo ali qualidades para jogar em equipas de topo!

Manú 17 de maio de 2010 às 12:30  

a era dos armários no real!!gravesen, pablo garcia, carlos diogo, julio baptista, javi garcia, ronaldo fenomeno, etc.

Pedro Veloso 17 de maio de 2010 às 12:50  

Pa Manu és doido, Zalayeta sempre foi um tosco descomunal e fartava-se de falhar golos, nem para o chuveiro servia! É tipo Rentería e com cinco vezes menos técnica.

Vais ser suspenso do blog por ousares misturar o nome de ronaldo fenómeno com esses tractores.

João S. Barreto 17 de maio de 2010 às 13:00  

Tomás além de serem parecidos e se calhar até por isso mesmo, o Francescoli e o Milito têm a mesma alcunha, El Prícipe!

Sim, a era dos armários é do Gravesen, El Ogro. Acho que vais mesmo gostar deste Boghossian Tomás. Já o consideram como o novo Tacuara na Argentina.

É verdade Veloso, Hernadez escapou-me completamente enquanto fiz a pesquisa. E como dizes é um jogador de quem gosto bastante! Estranho nunca foi convocado durante a qualificação, a unica explicação que encontro é ser tão novo.

paulinho cascavel 17 de maio de 2010 às 13:12  

se o boghossian é o novo tacuara o uruguai bem pode começar a procurar outro ponta-de-lança para o futuro.

o francescoli era classe, parecido com o milito de cara, parecido com o cruijff a jogar!

Tomás Pipa 17 de maio de 2010 às 13:14  

Eish.. Zalayeta&Richard Morales. Grande dupla de tratores!

Por falar em dupla de tratores, quem se lembra do furor que fez a dupla atacante do Ecuador no Mundial da Alemanha.Augustin Delgado&Carlos Tenorio? Pareciam gémeos!Era a versão rasca de Dwight Yorke & Andy Cole!

Veloso, devias dobrar a língua antes de fazeres considerações sobre o Zalayeta.

Lembras-te que nós gozávamos imenso com o Zalayeta e depois ele resolveu os 1/4F da Champions 2002/2003 em pleno Camp Nou já na 2ª parte do prolongamento? É que às vezes temos memória curta!

Richard Morales, que delícia!!1,96m! fez uma dupla temível com Edgar no Málaga e com John Aloisi no Osasuna!

Pedro Veloso 17 de maio de 2010 às 13:21  

"se o boghossian é o novo tacuara o uruguai bem pode começar a procurar outro ponta-de-lança para o futuro"

Paulinho com todo o respeito foram 38 golos do Tacuara na época, não é propriamente uma marca de desprezar...podes não gostar do estilo mas ao menos dá-lhe algum crédito.

Manú 17 de maio de 2010 às 13:48  

veloso isso do ronaldo fenomeno era a gozar claro.
sabes que é o meu idolo desde puto! so falei nele porque de facto em termos de peso equipara-se a todos os outros armarios que enumerei.

mas em relaçao ao za(layeta) nao te admito que fales assim dele! ja esta meio acabado mas foi um excelente avançado e sabes perfeitamente que os toscos podem ser grandes avançados. o golo ao barça fala por si. era um avançado de desgastar as defesas, muito ao estilo de emile heskey (a quem aproveito para saudar!).

pippo inzaghi ainda hoje (aos 37 anos) nao aprendeu a dominar uma bola e n é por isso que deixa de ser um dos nomes mais temiveis do futebol mundial.

Mac 17 de maio de 2010 às 13:49  

sim paulinho é um exagero isso! O Cardozo por vezes também me tira do sério mas um avançado que mete 38 golos merece todo o respeito e é sem duvida um bom ponta de lança! Não sei porquê mas um bocado ao jeito de JEB(quando o PB saiu) cheira-me que vamos ter saudades dele e lhe vamos dar o devido valor quando ela já ca não estiver!

Manú 17 de maio de 2010 às 13:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 17 de maio de 2010 às 13:56  

paulinho acho ridiculo esse odio ao cardozo. ha poucos avançados a marcar quase 40 golos por época. nao podes menosprezar o cardozo desculpa la!

fala-se muito que o falcao marcaria muitos mais golos e nao sei que mas quem viu ontem a final da taça? quem viu o falhanço do falcao DE BALIZA ABERTA após centro do guarin?! falar é facil, e dizer "ah mas se..." tb é mais facil ainda, mas depois quando se ve o falhanço do falcao em que ele parecia um defesa a nao querer tocar na bola de proposito para nao fazer autogolo é que se ve que estar ali naquela posiçao tambem nao é facil e o mérito tem que se dado a quem o merece. o cardozo é um avançado verdadeiramente prolífero! já sao 3 épocas que marca uma data de golos, nao se pode menosprezar dessa maneira!

Sá Pinto 17 de maio de 2010 às 20:30  

reparei agra q nesta ftg suarez ta igual a cs9. ahah

Hugo 18 de maio de 2010 às 06:02  

O Cebola não foi comvocado pois ainda teria de cumprir 2 jogos de castigo pela expulsão no final do jogo com a Argentina.