Nas Mãos de D10S




Campeã do Mundo por duas vezes, 1978 em casa e 1986 no México, a Argentina perfila-se nesta edição da "Copa" como a maior incógnita entre todas as Selecções que vão estar em acção. No entanto, pelas individualidades que apresenta, é um conjunto que não pode nunca deixar de ter tido em conta como candidato ao Título.





A qualificação não foi fácil, sendo apenas confirmada na última jornada, em Montevideu. A Selecção das "Pampas" apurou-se no 4º lugar do grupo CONMEBOL (último que dá entrada directa na Fase Final do Mundial), ficando muito aquém das expectativas (18J, 8V, 4E, 6D). Diego Armando Maradona assumiu o comando da equipa a meio da Fase de Qualificação, substituindo Alfio Basile, mas os resultados não melhoraram e foi já neste período que sofreu duas derrotas humilhantes, 6-1 na Bolívia e 3-1 frente ao maior rival, o Brasil.




"El Pibe" Maradona tem ao seu dispõr uma lista interminável de jogadores de grande qualidade (e fez questão de usá-los a quase todos na Qualificação e em amigáveis), dos quais se destaca obviamente aquele que é considerado o melhor jogador da actualidade e que muitos apontam também como sendo o melhor jogador de sempre (roubando o trono ao seu Seleccionador). Falo obviamente de Lionel Messi, que tentará replicar o que fizeram Kempes (78) e Maradona (86) e levar a sua Argentina ao sucesso.

Devido à personalidade do Seleccionador, é difícil prevêr quem ele vai levar ao Mundial. Olhemos então para as possíveis escolhas (e são muitas) e façamos o exercício de "adivinhação" sobre quem irá fazer parte dos 23 convocados.




Na baliza, Romero (AZ Alkmaar) conquistou a titularidade nos jogos decisivos do apuramento e, juntamente com Andujar (Catania), são certezas no grupo de convocados. Carrizo (Zaragoza) perdeu o lugar no onze titular mas aparece como principal candidato a 3º guarda-redes. Em disputa pelo lugar estarão também Ustari (Getafe), Orion (Estudiantes), Gabbarinni (Independiente), Pozo (Colón) e Campestrini (Arsenal Sarandí).


Na defesa, Maradona disse já que iria jogar com 4 centrais no onze titular. Serão eles Otamendi (Vélez), que actuará à direita, Heinze (Marseille) à esquerda, Samuel (Inter) e Demichelis (FC Bayern). Restam assim duas vagas para centrais, que serão disputadas entre Cata Díaz (Getafe), Burdisso (Roma), Schiavi (Newell's), Sebastien Dominguez (Véléz) e Coloccini (Newcastle). Fora da corrida parecem estar Gaby Milito (Barcelona) e Gonzalo Rodriguez (Villarreal).

Na luta pela vaga de defesa direito suplente estarão Angeleri (Estudiantes), Zanetti (Inter) e Zabaleta (Man City). No entanto, o primeiro parte em vantagem em relação aos outros dois.

Pelo contrário, no lado esquerdo Clemente Rodriguez (Estudiantes) parece levar vantagem, mas terá que medir forças com Emiliano Papa (Véléz), Insua (Liverpool), Ansaldi (Rubin Kazan), que também poderá ser opção para a direita, e Monzón (Boca).





No meio-campo, Mascherano (Liverpool), Jonas Gutierrez (Newcastle), que também pode ir como lateral direito, "La Brujita" Véron (Estudiantes) e Angel Di María (SL Benfica) parecem ter já o passaporte carimbado. Numa segunda linha aparecem Maxi Rodriguez (Liverpool), Gago (Real Madrid), Dátolo (Olympiakos), Bolatti (Fiorentina), Pablo Aimar (SL Benfica), Enzo Peréz (Estudiantes), Pastore (Palermo) e Sosa (Estudiantes). Já Cambiasso (Inter) e Lucho Gonzalez (Marseille) alimentam ainda a esperança de serem convocados e seria um pecado se isso não acontecesse. Riquelme (Boca) desentendeu-se com Diego e não estará presente. Como opções alternativas restam Battaglia (Quilmes), Montenegro (América), Braña (Estudiantes), Cesar Delgado (Lyon), Perotti (Sevilla), Mercier (Argentinos Juniors) e Éver Banega (Valência).



Para o lugar de avançado, Maradona deve levar 5 jogadores. Messi (Barcelona), vez (Man City), Kun Aguero (Atletico Madrid) e Gonzalo Higuain (Real Madrid) estão practicamente certos. Os principais candidatos ao lugar que sobra são Diego Milito (Inter) e Martin "El Loco" Palermo (Boca). Lavezzi (Napoli) poderá também ter uma palavra a dizer nesta "guerra" caso Lionel Messi seja convocado como médio. De fora ficarão certamente Lisandro Lopez (Lyon), Saviola (SL Benfica), Bergessio (St. Étienne), Federico Insua (Boca), Palacio (Genoa), "Chori" Dominguez (Valência), Salvio (Atletico Madrid), Boselli (Estudiantes) e German Denis (Napoli). Também o goleador Lucas Barrios (Dortmund), sabendo que não teria hipóteses de ser convocado entre tantas estrelas, naturalizou-se Paraguaio.




No Campeonato do Mundo, a Argentina disputará o Grupo B com Coreia do Sul, Nigéria e Grécia. Embora o grupo não seja excessivamente fácil, os albicelestes são grandes candidatos ao 1º lugar, provavelmente evitando a França (que está no Grupo A). Uma presença nos Quartos de Final é o mínimo exigível a esta promissora mas instável Selecção.




A minha aposta para os 23 de Maradona, arriscando algumas surpresas, é: Romero, Andujar e Carrizo; Clemente Rodriguez e Zanetti; Otamendi, Heinze, Samuel, Demichelis, Schiavi e Burdisso; J. Gutierrez, Mascherano, Cambiasso, Di Maria, Maxi Rodriguez, Verón e Aimar; Messi, Tévez, Aguero, D. Milito e G. Higuain.

16 Passes de rotura:

Olegário 7 de maio de 2010 às 14:03  

«Ainda na sequência do clássico, Olegário Benquerença terá admitido, perante o delegado da Liga João Eusébio e o director de campo do FC Porto, Eduardo Valente, ser benfiquista. No final da partida, o árbitro terá tentado confirmar o resultado do Sporting, mostrando-se surpreendido com a derrota da equipa de Alvalade em casa, reacção que levou os presentes a questionar a sua preferência clubística. "Sou benfiquista e assumo-o", terá referido então o árbitro de Leiria.»

Tomás Pipa 7 de maio de 2010 às 14:26  

João, eu já ouvi Maradona dizer que Palermo e Papa íam ao Mundial. Mas como o que D10s diz não se escreve..

João S. Barreto 7 de maio de 2010 às 14:30  

Tomás em realação ao Papa não sei, até porquei foi perdendo o lugar. O Palermo de facto o Maradona disse que ele tinha de estar no Mundial, mas uma reacção "a quente" e nos ultimos tempos ja foi mais reticente. Acho que nesta época deixar Milito de fora é impensável, mesmo para Maradona. Mas é como dizes, com ele nunca se sabe e por isso é que estes 23 podem estar todos errados lol

Manú 7 de maio de 2010 às 15:39  

fabulosa selecção, pena o maradona não ter feito os jogos todos com os melhores de forma a rotiná-los.

mesmo assim o valor individual de cada um dos 23 escolhidos nao permite tirar esta Argentina do lote de potenciais Campeões do Mundo.

de facto se Diego Milito não for é uma pena para ele e para o Mundo do futebol, mas lembro que Jardel depois duma época em que mercou 53 golos também nao foi chamado ao Mundial e nao foi por isso que o Brasil deixou de ser campeão do Mundo.

Acho que que tem Tevez, Aguero, Higuain e Messi se pode dar ao luxo de deixar um avançado como Milito de fora, embora eu ache que ele devia ir claramente.

Pedro Veloso 7 de maio de 2010 às 15:53  

João excelente compilação

Só uma questão, estás assim tão certo de que o Tevez vá?

Era no mínimo ingrato que o Bolatti, depois de marcar o golo da qualificação, não fosse convocado, mas de facto tem ali Mascherano e Cambiasso à frente dele.

João S. Barreto 7 de maio de 2010 às 17:21  

Veloso o Tevez penso que estará certo, poi foi dos mais utilizados na qualificação, embora tenha perdido a titularidade para Higuain. Já o Bolatti só fez esse jogo oficial (em que marcou o golo) mas muita gente também o vê como certo nos 23. Eu penso que acabará por ir Cambiasso.

De resto os meus 23 seriam: Romero, Andujar e Ustari; Zanetti, Heinze, Ansaldi, Samuel, Demichelis, Burdisso e Otamendi; Cambiasso, Mascherano, Gago, Lucho, Verón, Aimar, Pastore; Di Maria, Messi, Tevez, Aguero, Higuain e Milito

Paulo Silva 7 de maio de 2010 às 18:09  

É uma selecção cheia de talentos, concordo com a tua aposta dos 23, embora na linha defensiva não estou muito a par dos desempenhos de Schiavi e Otamendi...

Muito bom artigo,
Cumprimentos,
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Anónimo 8 de maio de 2010 às 11:11  

Tao e o Riquelme?

João S. Barreto 8 de maio de 2010 às 12:44  

Anónimo o Riquelme, como disse, chateou-se com o Maradona, por isso não se perspectiva uma chamada para o Mundial. Mas mais uam vez digo, isto com Maradona nunca se sabe!

Tomás Pipa 8 de maio de 2010 às 14:00  

A possibilidade de escolha de Maradona para a posição de avançado em termos de qualidade é impressionante. Se há quem diga que é uma injustiça (e até é tendo em conta as épocas formidáveis) Lisandro,Lavezzi e Saviola ficarem de fora do Mundial eu relembro só que Messi,Aguëro,Milito,Higuain e Tevez tem todos mais golos que esses três. É incrível! Só o Palermo é que me parece ser uma palermice de Maradona.

Aqui vai os 23 que acho que Maradona leva:

Romero,Andujar e Carrizo; Heinze e Papa;Samuel,Schiavi e Demichelis; Otamendi e Angeleri (Insúa talvez).

Mascherano,Verón,Di María,Maxi Rodriguez,Gago(ou Cambiasso) e Jonas

Milito (ou mais um médio),Messi,Higuain,Tevez,Aguero e Palermo

João S. Barreto 12 de maio de 2010 às 00:42  

Maradona ainda inventou mais do que eu estava à espera. Ou por outra, recusou-se a dar a mão à palmatória, face a grandes épocas que alguns dos seus jogadores fizeram.

Zanetti, Cambiasso e Aimar ficaram de fora dos pré-convocados e foram chamados Insaurralde e Ariel Garce para a defesa, Sebastian Blanco (que é um excelente jogador) e Mercier para o meio-campo (o que eu já tinha adiantado como uma possibilidade). Pozo vai como 3º guarda-redes, o que é uma meia surpresa.

De resto, está tudo mais ou menos na linha daquilo que foi previsto. Como era de esperar Lucho e Lisandro ficaram mesmo de fora, apesar de mais uma grande época de ambos.

Resta esperar agora pela convocatória definitiva.

João S. Barreto 12 de maio de 2010 às 00:47  

Tomás a teu pedido o Schiavi também ficou de fora!

Manú 12 de maio de 2010 às 10:13  

realmente é ridiculo cambiasso, zanetti e lucho ficarem de fora!
deve querer um prato de gambas o maradona!

quanto ao lisandro percebe-se que nao seja chamado, tal como o saviola. tanto higuain, tevez, messi, aguero e milito sao tao bons ou melhores.

em relaçao ao aimar tambem nao percebi aqueles elogios todos e mais nao sei o que e depois nunca mais falou no gajo. e nao se pode dizer que El Mago tenha baixado de produçao depois de ter ido à selecção!
numa coisa ha que dar merito a maradona, motiva praticamente todos os jogadores convocáveis dando lhe esperanças de serem convocados!

aquele mercier, pelo que vi contra o haiti (mesmo nao sendo grande base de avaliaçao), pareceu-me bom jogador. pena ja ter 30 anos, pa convocar pessoal velho iam o cambiasso e o zanetti, mas pronto ele lá deve saber.

o sebatian blanco foi aquele que marcou um golo tipo chapéu ao haiti nao foi? assim descaído para a direita com o pé esquerdo.
se foi esse tava na cara que maradona o ia chamar lol, viu-se a felicidade de diego com a mania que lançava putos (so pq ele marca um golo ao haiti na estreia)

João S. Barreto 12 de maio de 2010 às 12:07  

Foi esse mesmo Manú. lol exacto o Maradona tem um bocado a mania que é "pai" destes putos que lança e que vai revolucionar o futebol da Argentina com as suas ideias fantásticas.

Manú 13 de maio de 2010 às 17:27  

joao, o maradona nao está mesmo interessado em ganhar o mundial cheira-me.

olha pa minha convocatoria e compara com a dele:

1.romero
2.demichelis
3.ansaldi/otamendi
4.zanetti
5.samuel
6.heinze
7.di maria
8.veron
9.higuain
10.messi
11.tevez
12.andujar
13.agüero
14.mascherano
15.gago
16.maxi rodriguez/aimar
17.jonás
18.gaby milito
19.cambiasso
20.diego milito
21.burdisso
22.lucho
23.ustari

João S. Barreto 13 de maio de 2010 às 18:00  

Manú se vires essa convocatória não é muito diferente daquela que eu levaria também. Parece-me bem mais acertada que a do Maradó.

Também não percebo esta insistência em deixar de fora Aimar, Cambiasso e Lucho, já para não falar de Zanetti. Pode ser que nos surpreenda a todos, ou que seja o fracasso que muitos esperam dele. Eu sinceramente nem sei o que esperar.