Candeia que vai à frente ilumina duas vezes

Sp Braga 1-0 Sporting

O Sporting foi à pedreira mostrar que ainda está vivo para lutar pelo título mas saíu de lá baleado por Paulo César.
No Sporting, Izmailov que estava em dúvida foi titular e Liedson também regressou ao onze em jogos para o campeonato no lugar do perdulário Hélder Postiga. No Braga, o onze foi o mesmo de sempre. Domingos apostou no 4-4-2 losango, com Filipe Oliveira a manter a titularidade como lateral-direito.

O Sporting entrou muito pressionante, procurando não deixar o Sp. Braga circular a bola anulando assim Vandinho, um jogador fulcral. Nos primeiros 20 minutos só deu Sporting, mas depois, como já era de esperar, o Sporting abrandou um pouco, pois era impossível estar naquele ritmo o jogo todo.

Aos 31', numa das poucas vezes que o Sp. Braga foi à área contrária, Paulo César marcou. O camisola nove numa incursão pela esquerda tirou Miguel Veloso e João Moutinho do caminho e tentou a sorte, o remate saíu desviado por Tonel enganando assim o internacional Rui Patrício fazendo o primeiro golo da noite.
O Sp. Braga cresceu depois do golo, aproveitando algum desnorteamento dos jogadores do Sporting. Contra a corrente do jogo, Saleiro aos 38' obrigou Eduardo a aplicar-se com o potente remate de longe. Aos 39' , Hugo Viana quase fez o segundo da noite com uma autêntica bomba de livre directo. Era um golaço típico do Hugo Viana!
Aos 41', o Sporting esteve muito perto da igualdade. Cruzamento de Grimi da esquerda, Eduardo saíu mal e Liedson com a baliza deserta, remata à meia-volta por cima da baliza bracarense. Era um golo díficil, mas a baliza estava aberta. Tem que entrar!

Já na segunda parte, aos 54', Carvalhal mexeu pela primeira vez na equipa. Saíu Izmailov e entrou Yannick para o lado esquerdo do ataque. Aos 61', Adrien, já com amarelo, deu o lugar a Matías. Com estas substituições, Carvalhal tentou passar a mensagem para dentro do campo de que o jogo era para ganhar.

Aos 80', Eduardo lesionou-se num lance com Sinama-Pongolle. À primeira vista parecia que Eduardo se tinha lesionado com gravidade, mas depois de 5 minutos a fazer fita, lá conseguiu ainda bater uns pontapés-de-baliza e fazer uma série de boas defesas. Era escusado!

Aos 90'+6, Matías com um excelente cabeceamento obrigou o "lesionadíssimo" Eduardo a voar para garantir o empate.
Aos 90'+7, após um canto, a bola foi aliviada para a entrada da área onde apareceu Miguel Veloso a disparar fortíssimo. A bola ainda bateu num jogador do Sp. Braga antes de sair, o que era canto. Mas ninguém viu.

Em suma, foi um jogo muito disputado, um jogo típico entre duas equipas que tinham muito a perder e que se conseguiram anular. É justo dizer que a vitória podia ter caído também para a equipa de Alvalade porque teve mais oportunidades que o Sp. Braga, mas o futebol é assim mesmo, por alguma coisa o Sp.Braga é líder desde a primeira jornada da Liga Sagres. Jogou quatro vezes para a Liga com os grandes e ganhou essas mesmo quatro vezes. Tem apenas um golo sofrido em casa , curiosamente marcado pelo pior ataque da Liga, o Belenenenses, o que diz muito sobre esta defesa. O que dizer deste Sp. Braga?
O Sporting está de uma vez por todas afastado da luta do título e resta agora (se nos deixarem)lutar pelas taças.
Terça-feira há jogo no Dragão para a Taça de Portugal e já todos sabemos o que nos espera. O mesmo de sempre, uma roubalheira à moda do Porto!

Pedro Mendes
Sexta-feira o Sporting garantiu por cerca de 1 milhão de euros o seu terceiro reforço neste mercado de Inverno, Pedro Mendes.
Gosto bastante de Pedro Mendes, é um belíssimo jogador que a meu ver podia ter feito uma carreira melhor se não tivesse saído do FC Porto para equipas do meio da tabela da Premier League.
Pedro Mendes vem claramente acrescentar qualidade e experiência a este plantel, mas chateia-me uma coisa: então vamos reforçar-nos numa posição que era onde tinhámos melhores opções? (Adrien, Miguel Veloso, João Moutinho e Matías). Não seria melhor termos ido buscar um lateral-esquerdo ou um extremo puro? (Vukcevic, Pereirinha e Izmailov são demasiado interiores). Não percebo o porquê desta contratação. Mesmo que saia alguém (Miguel Veloso ou João Moutinho) no final da época, Pedro Mendes já tem 30 anos.

10 Passes de rotura:

LMC 30 de janeiro de 2010 às 18:20  

Boa análise!
Também não percebo o porquê do Pedro Mendes.
Lateral esquerdo, atenção que o Grimi está a subir de forma.

Alfredo Barbosa 30 de janeiro de 2010 às 20:17  

Gostei particularmente da omissão das 4 expulsões que ficaram por sancionar.

Minudências à parte, está feito um bom retrato ao jogo. Apesar da onda de euforia das 7 vitórias consecutivas, a verdade é que Carvalhal está mais longe do primeiro lugar, em comparação com Paulo Bento...

LMC 30 de janeiro de 2010 às 22:35  

Não sei onde estão as 4 expulsões, enfim...

João S. Barreto 31 de janeiro de 2010 às 01:34  

Tomás está muito bom. Só não percebi o "(se nos deixarem)"... Se calhar estão em 4to por causa dos árbitros.

Pedro Veloso 31 de janeiro de 2010 às 05:28  

Concordo com o João, análise com a marca Tomás mas também não percebi isso. Já têm ganho umas taças nos últimos anos, ninguém vos impediu.

Quanto ao jogo, que foi sem dúvida o jogo da minha vida em que mais torci pelo Sporting, por razões óbvias, achei que o Braga mostrou grande maturidade, demonstrou que tem uma qualidade de jogo - onde Mossoró e Viana, em registos diferentes, têm grande responsabilidade - bastante superior à do Sporting mas, paradoxalmente ou talvez não, ganhou muito imerecidamente porque o Sporting foi de longe a equipa mais perigosa em campo. Mais em esforço do que com qualidade, mas foi. O Braga teve estrelinha, não só no golo como em não ter sofrido nenhum. Além de que o árbitro foi bastante caseiro.

Pedro Mendes é um excelente jogador Tomás. Pelo preço que é,é uma pechincha. Podes-me dizer que havia posições mais prioritárias; certo, mas por um milhão e não tendo vocês o melhor trinco do mundo (o Adrien é bom mas ainda está muito longe do Pedro Mendes) seria um disparate não contratar. E ter 30 anos qual é o problema? Têm que deixar de pensar nos jogadores só como potenciais mais-valias. O Benfica também foi buscar o Saviola e Aimar com tudo menos intenção de fazer dinheiro com eles. É preciso jogadores com traquejo e categoria. E o Pedro tem-no de sobra.

Tomás Pipa 31 de janeiro de 2010 às 13:20  

Mas vcs tão a gozar cmg?

Ng nos impediu de ganhar taças? Taça da Liga o ano passado! Duas taças de portugal que fomos eliminados pelo FC porto bem roubados(tal como vai ser esta)!

Alfredo,4 expulsões?tás a falar de que jogo?

Tomás Pipa 31 de janeiro de 2010 às 13:22  

Veloso,eu adoro o P.Mendes,nem tenhas dúvidas disso e sei perfeitamente que vai ser titular.Mas há posições bem mais prioritárias e eu gosto bastante do Adrien que precisa de jogar.

Alfredo Barbosa 31 de janeiro de 2010 às 13:54  

Duas expulsões directas, pelas entradas do Carriço e do Saleiro.

As outras duas seriam para o Grimi e Veloso por acumulação, mas estas duas eu até desculpo, o árbitro assumiu uma postura pedagógica. E bem, diga-se.

Como não influenciou a partida, não vale a pena comentar muito, muito sinceramente.

Tomás Pipa 31 de janeiro de 2010 às 21:01  

Ok,o Saleiro eu percebo-te. Poderia ter visto o encarnado perfeitamente.Depende também de como vêm a falta, se for agressão era lógico que era encarnado directo se fosse fala normal,o amarelo está bem.

Do Carriço sinceramente nem sei do que estás a falar,tenho que ir ver.

Pedro Veloso 1 de fevereiro de 2010 às 10:08  

É muito mais a do Carriço que a do Saleiro. Foi uma grande sarrafada sobre o Mossoró, de facto.