Arquivo Offensivo

Fábio Paim, o ex-menino prodígio de Alvalade, está de modo definitivo contratualmente afastado desta instiuição. Aposta pessoal do conhecido Paulo Torres, cumpre a 1ª época no Torreense e para poder voltar a brilhar está à procura da melhor condição física e, principalmente, psicológica.

Para muitos especialistas, Fábio Paim foi o maior diamante em bruto que passou pela formação de Alvalade, com um potencial que roça o inimaginável, a tal ponto constituir hoje um tema tabú em Alcochete. Apesar dos esforços do Sporting, o assédio dos maiores clubes e federações futebolísticas mundiais, a pressão dos grandes empresários do meio, o heroísmo e influência social e as fortunas ganhas precocemente conduziram a uma mentalidade incompatível com o sucesso num adolescente e, consequentemente, a este triste desfecho.

Aos 22 anos, tenta assim recuperar o seu potencial ou parte dele e relançar a carreira em Torres Vedras.



4 Passes de rotura:

Pedro Veloso 22 de setembro de 2010 às 10:47  

João bem trazida esta excelente reportagem sobre esse caso mítico dos nossos escalões de formação que é o Paim (que, uma vez que não sou sportinguista, quase nunca vi jogar!).

Ao ver isto, por um lado, acho que qualquer pessoa sente um pouco de revolta por um miúdo a quem Deus deu um talento inigualável tê-lo desperdiçado assim - claro que há de ter sido "usado" e explorado por amigos e empresários, mimado cedo demais com grandes contratos, etc., mas um miúdo de 18,20 anos que quer ser jogador e estoira 300 mil euros em "putas e vinho verde"(desculpem a expressão) num ano tem também muitas culpas. E quando vemos jovens a esfarraparem-se todos para ser jogadores, superprofissionais, e depois porque não têm esse talento especial ou nem lhes dão uma oportunidade ficarem aquém do topo, irrita um pouco ver isto.

Por outro lado, acho que todos temos um lado de "Paulo Torres" (tiro-lhe o chapéu, se calhar nunca mais ninguém dava a mão ao Paim, que não renovou com o SCP, e ele teve essa coragem e lado humano) e no fundo desejamos que este miúdo, com a ajuda de todos, meta a cabeça no lugar e possa um dia maravilhar-nos a sério com o seu futebol.

Tomás Pipa 26 de setembro de 2010 às 17:43  

Brilhante este ReporTv (tal como a maioria deles.

A 1ª vez que vi o Fábio Paim jogar foi no Torneio LOpes da Silva de sub-15 quando o Paim jogava pela selecção de Lisboa no Estádio Nacional. Eu estava lá num campo de férias com o Manú. Veloso não viste connosco isso?

O gajo de facto era impressionante, estava a jogar a médio direito e dava cabo dos adversários. O ponta-de-lança dessa selecção era um Diogo do SLB que entratanto nunca mais ouvi falar nele (tb bom jogador). Desde aí acompanhei mais ou menos a carreira do Fábio. Ele nos juniores já dava alguns sinais de que não íria ser o que diziam uns anos anos. Já não fazia a diferença nem marcava tantos golos.

Esta reportagem mostram mesmo o porquê do Fábio não ter confirmado o seu potencial: 300mil euros num ano, a viagem ao México só com o cartão de crédito, faltar aos treinos por ficar a estudar (lol) etc etc..brutal!!

Alguem viu o Al Cajuda??brilhante!

Pedro Veloso 26 de setembro de 2010 às 23:48  

Hmm nos campos dos salesianos? Se calhar até vi, lembro-de de às vezes haver esses jogos lá, mas não me recordo do Paim.

Tu não jogaste uma vez contra ele quando estavas no Linda-a-Velha? Tinha essa ideia

Pa o Al Cajuda há de cá vir parar um dia, vi com o meu irmão e é de partir a rir, Cajuda a falar inglês é a comédia, ao nível do Zezé Camarinha (ainda por cima são os dois algarvios)

Tomás Pipa 27 de setembro de 2010 às 14:50  

Contra o Fábio Paim não. O Al Cajuda lol..Aquela parte do gajo no balneário do Braga a pedir aos jogadores do Sharjah para sentirem a alma daquele balneário lolol