Sorteio Carlsberg

Dia 10 de Fevereiro, quarta-feira, disputam-se os seguintes jogos:

FC Porto Vs Académica
Sporting Vs Benfica

45 Passes de rotura:

José Martins 26 de janeiro de 2010 às 12:07  

Este blog melhora a olhos vistos!! A noticia do sorteio saiu aqui ao mesmo tempo que saiu em todos os sites desportivos. Parabéns pela vossa rapidez.
Preferia um Benfica-Académica,mas isto é um sorteio e temos que aceitar!

Pedro Veloso 26 de janeiro de 2010 às 12:37  

Também preferia a Académica claro, até por ser na Luz, mas também não vamos ao Dragão, o que nesta altura seria complicado tendo em conta o momento que vivemos no futebol português. Só espero que desta vez os bilhetes em Alvalade sejam mais baratos do que para a Liga!

paulinho cascavel 26 de janeiro de 2010 às 14:29  

a quantos bilhetes tem direito a equipa visitante? já que não pode haver uma final benfica-sporting era muito bom se pudéssemos recriar aquele ambiente fantástico em alvalade nos 1/4 de final da taça de 2007/2008.

Pedro Veloso 26 de janeiro de 2010 às 14:54  

Também gostava de saber. Foi nas meias-finais Paulinho, o último derby do Rui Costa (em que até marcou).

paulinho cascavel 26 de janeiro de 2010 às 15:03  

tens razão, foi nas meias!

foi fabuloso, 10.000 benfiquistas em alvalade. enquanto as coisas correram bem, aquele estádio foi completamente nosso! e mesmo tendo perdido, não me arrependi de ter pago bilhete.

o melhor jogo em portugal desde o 6-3.

só espero que a distribuição dos bilhetes seja igual à da taça (acho que é 30% do estádio).

Paulo 26 de janeiro de 2010 às 15:18  

fiquei triste e contente com o sorteio, preferia mil vezes o slb no Dragão do que esta Académica. Pelo lado desportivo é claramente um adversário mais acessivel, espero que dê para rodar alguns jogadores e descansar outros para os jogos que realmente interessam.

LMC 26 de janeiro de 2010 às 15:25  

Prova de fogo para Carvalhal.
Em 8 dias vai ao Dragão e recebe o Benfica.8 dias muito importantes, que podem determinar ou não o sucesso da sua época.

Pedro Veloso 26 de janeiro de 2010 às 15:44  

É bem verdade Luís, o Carvalhal teve azar sobretudo na Taça de Portugal. Mas se lhe correr bem também dá um passo de gigante rumo à renovação com o Sporting. Vitórias sobre os rivais são sempre música para os adeptos em qualquer clube.

Pedro Veloso 26 de janeiro de 2010 às 15:46  

Digo que teve mais azar na Taça de Portugal porque joga fora e porque na Taça da Liga era 2/3 de hipóteses de lhe sair um grande.

paulinho cascavel 26 de janeiro de 2010 às 15:53  

"5. O Clube Visitante tem direito a exigir até 30% dos bilhetes de bancada/superior, salvo nos jogos classificados de risco elevado pelo Instituto do Desporto de Portugal, nos quais por razões de segurança a percentagem é reduzida para 5%. A devolução dos bilhetes sobrantes deve ser feita ao Clube visitado, por entrega directa ou através de correio, até às 17.00 horas do quinto dia anterior ao jogo, salvo acordo entre as partes."

resta saber como vai o IDP classificar o jogo...

Paulo 26 de janeiro de 2010 às 18:42  

Hoje fui comprar bilhete para o Arsenal e disseram-me que o jogo da taça de Portugal era na quarta ás 20 horas. vamos ver como é resolvido mais este problema do futebol português.

João S. Barreto 26 de janeiro de 2010 às 23:03  

Paulinho deixa-me discordar de ti quando dizes que esse SCP-Benfica foi um grande jogo. Embora incontestavelmente ganho pelo SCP, para mim foi um jogo entre duas equipas que não sabiam defender. Golos ridiculos de parte a parte.

paulinho cascavel 26 de janeiro de 2010 às 23:15  

foi um grande jogo porque teve golos, muita emoção e um grande ambiente no estádio.

tacticamente foi muito mau, sim senhor, especialmente da parte do benfica. mas os três elementos que eu referi acima para mim chegam enquanto adepto de futebol. aliás, o famoso 6-3 só foi possível por causa da infame (para os sportinguistas) substituição do defesa paulo torres para pôr o extremo pacheco, que possibilitou ao benfica marcar os últimos três golos por esse flanco. não me vais dizer que o 6-3 não foi um grande jogo!

mas mesmo enquanto adepto do benfica não me importei de ter pago o bilhete para o 5-3.e claro que nunca teríamos perdido o jogo se no banco estivesse qualquer outro treinador que não o chalana!

paulinho cascavel 26 de janeiro de 2010 às 23:20  

*defesa e extremo esquerdo, o pacheco e o paulo torres e o pacheco (esse "pesetero")

João S. Barreto 27 de janeiro de 2010 às 00:58  

O 6-3 foi um grande jogo devido a um dos maiores génios que já pisou os relvados portugueses (João Pinto), além do Isaías, Paneira, Scwarz (Rui Costa no banco) entre outros...do outro lado estava só, por exemplo, o Figo, Paulo Sousa, Balakov... Um verdadeiro encontro de gigantes com a decisão do campeonato practicamente em cima da mesa. No 5-3, além do Rui Costa (em fase descendente da carreira) não haviam génios desta qualidade, aliás um jogo onde o Djaló é considerado o melhor em campo à partida é duvidoso. Como jogo de futebol, gostei mais do empate a 0s deste ano, embora também não tenha sido um jogo excelente.

paulinho cascavel 27 de janeiro de 2010 às 02:07  

como é que gostas mais de um empate a zero do que de um 5-3? és percursor do trapattoni, do capello e do herrera, só pode...

se calhar não foste a nenhum dos jogos. eu fui aos dois, e acredita, o da taça foi algo de especial, à antiga. com uma quantidade impressionante de benfiquistas no estádio...

e há jogos e competições em que o melhor em campo é um jogador que só se sai bem nessa altura: o rossi no mundial de 82, o schillaci em 90, o diouf em 2002, o césar brito com o porto, o michael thomas (sim, o "nosso" michael thomas foi herói por um dia) quando dá o título ao arsenal em 89... por muito mau que seja o "mvp" isso não impede que o jogo seja extraordinário. até o djaló tem direito ao seu momento de glória!

independentemente da qualidade dos jogadores que estiveram em campo nesse dia, um benfica-sporting é sempre o clássico de portugal e esse, pela quantidade de golos e adrenalina, foi um grande jogo, quer queiras quer não!

Hugo 27 de janeiro de 2010 às 04:03  

Apenas uma pequena correcção. O Michael Thomas "deu" um título ao Liverpool, alías o último campeonato vencido pelos Reds.

Manú 27 de janeiro de 2010 às 06:37  

hugo olha q acho q foi ao arsenal q ele deu o titulo em 89. ele so foi po liverpool em 91.

Hugo 27 de janeiro de 2010 às 07:28  

Mea culpa, lapso meu. Ele deu de facto o título ao Arsenal em 89 precisamente num jogo frente ao Liverpool

Pedro Veloso 27 de janeiro de 2010 às 09:57  

Bom isto tem duas vertentes, é como na CAN: também gosto por haver magia e golos a rodos, mas por vezes também me irrita a falta de cultura táctica. O Mourinho também disse uma vez que o 5-4 entre arsenal e tottenham não era um jogo de futebol...Portanto um 0-0 - e atenção que foi um bom jogo, muito rico tacticamente e não foi nenhum daqueles jogos chatíssimos à italiana - pode perfeitamente agradar mais do que um 5-3, depende de pessoa para pessoa.

Percebo o que queres dizer Paulinho, mas o erro do Queiroz em Alvalade foi ao intervalo, com o resultado em 3-2. O Sporting estivera bastante melhor na 1ª parte e o JVP literalmente carregou o SLB às costas nesse período. Aí foi o seu génio, e não erros individuais, a resolver.

João S. Barreto 27 de janeiro de 2010 às 11:08  

"pela quantidade de golos e adrenalina, foi um grande jogo, quer queiras quer não!"

Paulinho desculpa lá mas isso cabe-me a mim decidir se na minha opinião foi um bom jogo ou não. Acrdito e percebo que para ti tenha sido, mas para mim não foi. É como diz o Veloso, para ver muitos golos num jogo vejo um jogo da CAN, eu prefiro um Itália-França num Europeu onde o mais provável é mesmo haverem 1 ou 2 golos, por exemplo.
De facto não fui ao estádio em nenhum dos dois jogos, vi-os aos dois. Acredito que o ambiente tenha sido fantástico, mas isso por si só não faz um bom jogo de futebol, como podes constatar em alguns jogos do campeonato grego ou até do brasileiro se quiseres, ótimo ambiente, futebol de pouca qualidade.

O michael Thomas ainda hoje é muito bem visto e relembrado pelos adeptos do Arsenal, não sei se apenas por esse golo ou talvez na altura jogasse um bocadinho mais futebol.

Claro que o mvp de um jogo não implica que este seja melhor ou pior, apenas onsidero que o Djalo é dos piores jogadores que já vi passar por um grandee por isso penso que um clássico (onde deviam jogar jogadores de grande qualidade, os melhores a actuar no país) à partida é suspeito!

P.S.:Sim, gosto muito do Trapattoni e do Capello, acima da cultura de golo têem cultura de vitória, algo que considero muito mais importante quando estamos a falar de um desporto competitivo. São talvez dos treinadores mais bem sucedidos dos últimos 20 anos e isso diz alguma coisa...

paulinho cascavel 27 de janeiro de 2010 às 13:56  

tens toda a razão, usas os teus critérios para decidir se um jogo é melhor que o outro, parece-me portanto que não se vai decidir nada, assim o melhor é não chover mais no molhado.

só umas coisas:

"O michael Thomas ainda hoje é muito bem visto e relembrado pelos adeptos do Arsenal, não sei se apenas por esse golo ou talvez na altura jogasse um bocadinho mais futebol."

na luz, só me lembro que o tipo subia até ao meio campo e depois era chuveirinho para o desgraçado do pringle (esse grande novo magnusson) a apanhar! é que nem bons "alívios" eram, eram petardos param a frente completamente aleatórios! que mau, mau, mau jogador! ao pé dele, o armando sá parecia o dani alves... mas não sei se o estou a confundir com o gary charles, é possível que sim.

"P.S.:Sim, gosto muito do Trapattoni e do Capello, acima da cultura de golo têem cultura de vitória, algo que considero muito mais importante quando estamos a falar de um desporto competitivo. São talvez dos treinadores mais bem sucedidos dos últimos 20 anos e isso diz alguma coisa..."

eu adoro o nosso trap, que era o único treinador do mundo que conseguiria ter ganho aquele campeonato com aquela equipa absolutamente miserável. cultura de vitória é óptimo, mas não impede que haja cultura de golo, vê o barça em 2006, que ganhou a UCL e a Liga a jogar muito e a marcar muito! o rijkaard até dizia que as únicas vezes que se preocupava com táctica era quando perdia a bola.

mesmo sem ter ganho nada, algumas selecções são mais conhecidas do que os vencedores! isto é verdade pelo menos em 82 onde o brasil apresentou a "melhor equipa de sempre" que é mais conhecida que o vencedor, itália! e quem não conhece a holanda de 74 e 78 (e neste caso até sei mais jogadores holandeses que argentinos, os campeões)?

claro que os vencedores serão na maior parte das vezes os recordados e os vencidos os esquecidos, mas haverá sempre equipas memoráveis, pelo que jogaram e pelo que fizeram os adeptos sonhar!

não fiques no entanto com a ideia que eu só gosto de equipas que dão espectáculo, a itália e a alemanha sempre foram as minhas segundas selecções, e estas são mais conhecidas pela eficácia do que pelo futebol bonito. e a liga italiana é a minha liga de eleição! só que acho que se todas as equipas se baseassem apenas na táctica o futebol perderia encanto, quanto mais não seja porque a generalidade dos adeptos gosta é de futebol atacante.

Tomás Pipa 27 de janeiro de 2010 às 14:16  

Gary Charles era o lateral direito e hoje em dia está em liberdade condicional,com uma pulseira electrónica.Esteve preso alguns anos.

Michael Thomas era um trinco no verdadeiro sentido da palavra.Tipo Paulo Almeida,era à frente da defesa e mais nada!

Steve Harkness era lateral-esquerdo,desentendeu-se uma vez com Preud'Homme em Chaves se bem me recordo.

Pembridge era médio-esquerdo e era bem talentoso,ainda o vi a fazer boas épocas no Everton e no Fulham depois de sair do SLB

Scot Minto era o lateral-esquerdo e também era bastante bom. Veio do Chelsea e depois do SLB julgo que foi para o Aston Villa.Hoje é um dos comentadores mais conhecidos da PremierLeague.

Dean Saunders veio velho,era ponta-de-lança e tinha feito carreira interessante no Liverpool.Também não era mau.

Depois também havia o Glenn Helder,um holandês,nem me lembro da posição.Julgo que era extremo.

Tomás Pipa 27 de janeiro de 2010 às 14:18  

Scot Minto afinal depois do SLB foi para o West Ham e não Aston Villa.Confundo muito estas duas equipas por causa dos equipamentos,tal como o Sunderland e Southampton.

O Saunders também só esteve uma época no Liverpool,era conhecido por ter feito umas boas épocas no Aston Villa

paulinho cascavel 27 de janeiro de 2010 às 14:37  

esqueceste-te do melhor de todos, brian deane, 31 anos, avançado inglês à antiga, forte, meio tosco que ainda marcou uns golos e muito ajudou a nossa maria amélia a fazer uma das melhores épocas pelo benfica.

essa armada inglesa era qualquer coisa...

e o glenn helder não faço ideia de quem era. um autêntico carrossel de maus jogadores, o benfica a partir de 94!

Pedro Veloso 27 de janeiro de 2010 às 15:18  

Lol o Glenn Helder lembro-me porque já tinha dez anos em 96;) Era um extremo esquerdo holandês com cartel, e chegou ao Benfica ainda em boa fase da carreira, no Inverno de 96,emprestado pelo Arsenal. Tipo Laurent Robert quando chegou à Luz. Mostrou algum bom futebol com o Autuori, só que como tantos outros jogou pouco, também afectado por uma grave lesão.

Depois arrastou-se vários anos por alguns clubes e a última vez que ouvi falar dele foi numa pré-época recente do Benfica em que apareceu, e contaram que ele tinha estado preso ou na droga.

João 27 de janeiro de 2010 às 15:44  

Brian Deane marcou um belo golo ao Porto na 2ª volta do campeonato, já o porto estava campeão ou para lá continuava campeão. Foi 3-1 na luz em 97/98 salvo erro.. Penso que foi na 1ª época do Graeme Souness, ele entrou já a época ia a meio ou tinha começado.

João 27 de janeiro de 2010 às 16:30  

*ou para lá caminhava

João S. Barreto 27 de janeiro de 2010 às 20:18  

Tomás o Glenn Helder se não me engano nao era da mesma equipa que a armada inglesa...era extremo direito e veio do Arsenal na mesma época em que veio o "carteiro" Pringle-época 1996/1997, nesse altura saiam e entravam jogadores no Benfica a uma velocidade incrivel! Talvez estejas a confundir o G.Helder com o Gaston Taument, um internacional holandes também extremo direito que, esse sim, veio para o Benfica proveniente do Feyenoord, no ano da armada britanica.

Tomás Pipa 27 de janeiro de 2010 às 22:38  

Não Não, Glenn Hélder,com 2 argolas,número 29,era extremo..Eu confundo um bocado as equipas,de 95 a 99 os plantéis do SLB para mim são todos iguais!Tenho saudades desses tempos!

João S. Barreto 27 de janeiro de 2010 às 23:52  

Imagino que sim! Eu só tenho saudades mesmo do Preud'homme, Meira, Joao Pinto, Poborsky e pouco mais.

Manú 28 de janeiro de 2010 às 00:01  

tomas tens saudades desses tempos porque? ganhaste algum campeonato nesses anos por acaso?
essas 4 epocas de que falas ficaste apenas uma vez a frente do benfica e duas delas ficaste em 4º...
para alem de que foram os anos em q o gamanço portista estava no seu auge!

provocaçoes a parte, lembro q a armada inglesa de souness é muito gozada hoje em dia mas os ingleses q vieram, alguns em fim de carreira, eram (quase) todos jogadores de qualidade e conhecidos nas terras de sua majestade!
para os mais esquecidos, foi aquela assistencia do paulo madeira para o ayew que nos tirou da luta por um titulo nesses anos.

com todo o respeito e apreço que tenho pelo van hooijdonk e pelo enke, os piores anos para mim foram de 1999 a 2001.

Manú 28 de janeiro de 2010 às 00:03  

scott minto, pembridge e brian deane n gostavas joao?

João S. Barreto 28 de janeiro de 2010 às 00:21  

Gstava do Scott Minto e sempre achei o Brian deane muito util, provavelmente o melhor dos que vieram. O pembridge achava razoavel...lutador, tirava uns bons centros mas nunca fazia grandes jogos...

Pedro Veloso 28 de janeiro de 2010 às 01:38  

Eu também gostava do Gary Charles. Só que como todos os outros não deu em nada. João Barreto, o Helder era extremo-esquerdo, mas é como dizes, veio (e foi lol) em 96/97. Os ingleses só vieram depois com o Souness.

João S. Barreto 28 de janeiro de 2010 às 03:01  

Pois de facto não tinha a certeza, tinha a ideia de ser direito, mas era dificil lembrar-me pelo pouco que jogou lol de qualquer maneira obrigado!

paulinho cascavel 28 de janeiro de 2010 às 12:37  

como é que gostavas do gary charles, pedro?

como é possível? o homem era um autêntico cepo! no top 10 dos piores jogadores de sempre do benfica, o que, dada a quantidade de maus jogadores que já tivemos, é dizer muito da qualidade deste senhor! como já tinha dito, era subir pela direita, chegar ao meio campo, uma patada na bola, e fosse o que Deus quisesse! a defender então era um primor! que tempos...

Tomás Pipa 28 de janeiro de 2010 às 13:41  

Top-10 piores jogadores de sempre desde que gosto de futebol: Machairidis,M.Thomas,P.Almeida,Paulo Nunes,Uribe,Rojas,Okunowo,Dudic,Pesaresi,JMP

1ºRojas
2ºDudic
3ºPesaresi
4ºMachairidis
5ºUribe
6ºOkunowo
7ºPaulo Almeida
8ºM.Thomas
9ºPaulo Nunes
10ºJMP(c)

Pedro Veloso 28 de janeiro de 2010 às 14:44  

Paulinho discordo completamente disso. Essa análise era mais adequada ao Harkness. O Charles não era nenhum craque mas não está nem de longe nem de perto nesse top 10. Fez 4 jogos apenas devido à grave lesão e marcou 1 golo, um bom golo ao Salgueiros por sinal. Ou seja, claro que a rentabilidade da contratação foi nula mas o que quero dizer é que houve outro gajos muito mais cepos - e que jogaram muito mais jogos - do que ele. Foi internacional A inglês aos 21 anos.

Tomás, isso é um top-10 do SLB lol. Estás-te a esquecer dos marretas que passaram por Alvalade e Antas?

Tomás Pipa 28 de janeiro de 2010 às 17:31  

Sim Veloso, obviamente que já me esqueci dos que passaram por Alvalade. Mas os coxos que passam pela Luz ficam para sempre na minha memória. Nas Antas infelizmente não era tão frequente.

paulinho cascavel 28 de janeiro de 2010 às 17:55  

os piores jogadores que eu me lembro de ver no benfica são (sem ordem especial):

Machairidis
Pringle
Bossio
Paulo Almeida
Pesaresi
Paulo Madeira
Dudic
Gary Charles
Escalona
Rojas

e há tantas menções honrosas...

Tomás Pipa 29 de janeiro de 2010 às 04:11  

Só não incorporei alguns jogadores na lista por alguns motivos:

Bossio porque ele não era horrível mas também não era bom,teve muito azar porque deu uns frangos ao inicio,mas depois ainda o vi a fazer alguns bons jogos.

O Escalona ainda lhe reconheço um bom pé-esquerdo.

Paulo Madeira foi piorando,quando chegou era bom,fez uma grande época no Belém e uma boa campanha para o Euro2000. Madeira não foi convocado para o Euro2000 depois de ter sido titular durante toda a qualificação e até ter marcado 3 golos.

Não posso considerar o Pringle muito mau, era trapalhão e tal,mas ainda facturava!

Gary Charles tinha estilo a fazer o flanco, mas depois era cada charuto para trás da baliza na hora de centrar. Quase sempre se desculpava com o mau estado do relvado.

LMC 29 de janeiro de 2010 às 05:09  

Isso tudo começou quando o Toni foi despedido e veio o Artur Jorge.
O Benfica passou de colosso Europeu para chacota do próprio país. Há quem diga que o Artur Jorge tenha lá sido posto de propósito, eu não digo que não.
É que para fazer tão mal como ele fez , é preciso pensar um pouco e ter malícia!
Vamos ver quanto tempo o Benfica demora a recuperar tal estatuto, ou se alguma vez o irá recuperar.

Pedro Veloso 29 de janeiro de 2010 às 14:42  

"Quase sempre se desculpava com o mau estado do relvado."

Saber inventar desculpas também é uma arte, é como aqueles que fingem que foram ofuscados pelas luzes da iluminação lol.

Luis nem mais, foi uma tragédia. Mas vamos recuperar esse lugar.

paulinho cascavel 30 de janeiro de 2010 às 00:39  

"Bossio porque ele não era horrível mas também não era bom,teve muito azar porque deu uns frangos ao inicio,mas depois ainda o vi a fazer alguns bons jogos."

claro que era difícil substituir saint michel, mas este não enganava, era muito mau.

"Paulo Madeira foi piorando,quando chegou era bom,fez uma grande época no Belém e uma boa campanha para o Euro2000. Madeira não foi convocado para o Euro2000 depois de ter sido titular durante toda a qualificação e até ter marcado 3 golos."

o pior central que vi no benfica, lento, trapalhão, e cometia grandes penalidades jogo sim jogo não.

"Não posso considerar o Pringle muito mau, era trapalhão e tal,mas ainda facturava!"

se não estou enganado, fez um bom jogo contra o salgueiros onde marcou dois golos. foi o ponto alto da sua carreira. 3 anos no benfica e 6 golos. acho que está tudo dito.