Marítimo 0-5 Benfica


Jogo inesperadamente fácil para o Benfica e com pouca história nos Barreiros. As circunstâncias da partida assim o ditaram, permitindo à equipa de Jorge Jesus voltar a colar ao Braga, alargar o fosso para o FC Porto e reforçar ainda mais a diferença de golos.

O Marítimo, com um meio-campo de combate assente em três homens de características defensivas (Olberdam, Roberto Souza e João Luís) por forma a tentar ganhar superioridade sobre Javi e o regressado Aimar, entrou muito bem e no primeiro lance da partida quase marcava num ressalto em David Luiz que por muito pouco não traiu Quim.

Depois dos primeiros cinco minutos, as equipas encaixaram claramente uma na outra - até porque Ramires foi ajudar muito ao meio -, sem espaços para o Benfica colocar em prática o seu futebol mas com a equipa encarnada também muito sólida atrás e atenta ao rápido trio ofensivo maritimista: Baba, Manú e Cláudio Pitbull, que espero consiga aparecer na segunda volta porque é um jogador que aprecio bastante e este ano quase não tem jogado. Consequentemente, oportunidades nem vê-las até aos 30 minutos.

Foi nesse momento que o Benfica, à clube grande, resolveu na primeira boa chance que teve. Aimar conduziu bem e rematou para defesa apertada de Peçanha, Cardozo falhou duas vezes a recarga (uma com cada pé) mas depois teve o discernimento e categoria para colocar a bola redonda, ao segundo poste, na cabeça do suspeito do costume, Saviola.

1-0 e, logo a seguir, expulsão de Olberdam por palavras. O Benfica muito bem aproveitou para continuar a carregar e, poucos minutos volvidos, Di María voltou ao seu melhor nível da época para partir dois adversários e dar o golo ao Maxi, que hoje também regressou à bitola habitual. Jogo praticamente fechado, mais ainda quando à beira do intervalo Robson tirou o golo a Cardozo com a mão e foi para a rua. Penalty convertido pelo paraguaio, a marcar o fim da partida, já que a segunda parte foi um arrastar sem fim, polvilhada por mais dois golos mas em geral bastante mal jogada. Como disse o Jesus, quem jogou à bola sabe que naquelas situações não se faz o mais fácil, começa tudo a jogar para o umbigo em vez de circular a bola melhor e marcar (ainda) mais golos fruto da superioridade numérica.

Em suma, o Benfica cumpriu a tradição de obter bons resultados na Madeira (nos Barreiros, na Choupana a história tem sido outra...) nos últimos anos, voltou às goleadas, conseguiu mais um jogo sem sofrer golos (a propósito, seguríssimo o Quim sempre que teve que intervir) e pôde fazer até descansar durante boa parte do tempo alguns titulares: Aimar, Ramires e Saviola. Também foi óptimo sairmos por cima deste difícil ciclo de jogos com FCPorto e duas deslocações seguidas. Tudo isto antes de uma jornada importante: Braga-Sporting, Nacional-Porto e Benfica-Guimarães. Pelo meio temos ainda que ir jogar o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga a Vila do Conde. Já voltavam a jogar na Luz, não?

20 Passes de rotura:

João 17 de janeiro de 2010 às 23:53  

A maneira como o 2º defesa no golo do Di Maria foi fintado fez-me lembrar as nozadas aos defesas no PES. A próxima jornada ou muito me engano ou haverá muito que falar.

Pedro Veloso 18 de janeiro de 2010 às 00:01  

Esqueci-me de destacar o Cardozo. Um golo, uma assistência directa e ainda uma excelente abertura para o Di Maria no golo do Maxi. Foi o melhor na primeira parte.

paulinho cascavel 18 de janeiro de 2010 às 00:04  

a diferença entre jogar o aimar e o martins é abissal!

joão s barreto: hoje vi com mais atenção o maxi. de facto tem algumas falha tácticas, tem.

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 00:12  

1º há que dizer que João Pereira é bem superior ao Maxi.Nem se põe em causa.

Depois sobre o jogo do SLB,só vi a primeira parte porque não quis ver o resto.A partir das expulsões o jogo ficou estragado e os 0-5 tem muito a ver com isso.Foi um jogo desiquilibrado.

Quanto ao que vi,gostei de ver a dupla de avançados do Benfica.Gosto bastante de ambos!
Di Maria e Aimar como sempre não gostei,não consigo mesmo ver onde é que eles são os tais foras-de-série.Eu sou um bocado como os gajos dos Ídolos,gosto do que é nacional,e meus amigos,F.Coentrão e C.Martins fazem o mesmo que os argentinos e ainda marcam golos.

paulinho cascavel 18 de janeiro de 2010 às 00:19  

tomás: meu Deus, muito insistes em pôr o carlos martins no mesmo pé que o aimar... foi incrível a queda de jogo ofensivo do benfica quando entrou o martins. é que nem há comparação!

quanto ao di maria, produz alguns momentos geniais, mas continua a perder-se em fintas desnecessárias. e para além do centro que deu golo, não conseguiu meter uma bola na cabeça de um jogador do benfica. aqui estou (como já tinha dito) com o tomás. coentrão para a titularidade!

Pedro Veloso 18 de janeiro de 2010 às 00:30  

"meu Deus, muito insistes em pôr o carlos martins no mesmo pé que o aimar"

Lol conhecendo o Tomás é mais "muito insistes em rebaixar o Aimar ao nível do Martins", ou então se calhar finalmente dá algum crédito ao Carlão.

"F.Coentrão e C.Martins fazem o mesmo que os argentinos e ainda marcam golos."

Eu gosto muito do Fábio, mas ele não partia tudo naquele lance como o Di Maria. Claro que é como diz o Paulinho, momentos geniais e outros sem nexo, mas há coisas no Di María que muito pouca gente faz. A recepção é das melhores que conheço e o drible em velocidade também. Tal como o remate, ao invés, é péssimo! Mas por alguma razão o JJ não abdica dele por mais "disparates" que faça, a equipa está construída para que ele possa arriscar sempre porque às vezes pode ganhar um jogo assim. E agora não tem estado feliz, mas os primeiros três meses da época foram excelentes, não se esqueçam.

Manú 18 de janeiro de 2010 às 01:10  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 18 de janeiro de 2010 às 01:11  

tomas dizes que nao viste a segunda parte como podes dizer que o rendimento de aimar é igual ao de martins?

gosto muito do carlos mas a velocidade e imprevisibilidade que o aimar dá ao jogo do benfica so (ja poucos) casmurros nao a admitem! e a diferença de golos entre ele e o carlos na liga é nula., têm ambos um golo (e nao digas que é por jogar menos que nao é pelo coentrao jogar menos q tem menos assistencias q o di maria). e até acho que, se o carlos nao estivesse tantas vezes lesionado (agora parece q está a ficar em forma com alguma regularidade), podiam jogar juntos perfeitamente!

quanto ao di maria, sabes que tambem tenho algumas reticencias em relaçao a ele. nesse aspecto estou completamente de acordo com o veloso: pelas coisas boas q ele tem deve-se arriscar jogar duma forma q resguarde a equipa das coisas más q ele tem. alem disso, ter o fabio no banco a entrar tem dado resultado a maior parte das vezes (se nao todas!) e nao é por ser suplente que deixa d ser o rei das assistencias da liga (o chamado banco de luxo)! acho q ele faz mais do q o di maria faria na situaçao dele - de suplente a entrar pa mexer/matar o jogo -, por isso concordo com as coisas como estao. em relaçao a golos, fabio tem apenas (mais) um (q o di maria).

Manú 18 de janeiro de 2010 às 01:14  

por alguma razao o jorge jesus, que é um treinador que todos lhe reconhecem valor, diz que com ele o benfica seria Aimar + 10.
podem dizer q ele nao é o dono da razao e q nao tem q estar sempre certo, pois claro q n tem, mas ate agora tem dado resultado! o aimar tem jogado muito!

João S. Barreto 18 de janeiro de 2010 às 01:24  

paulinho ainda bem que resparaste, e hoje nem foi um dia especialmente mau para o maxi que nao teve muito trabalho. estava a falar no cmptador com o manu enquanto viamos o jogo e chamei-lhe a atençao para um lance em que, já com o maritimo reduzido a 9, o maxi deixa o manú aparecer nas suas costas e quase dava golo. em termos atacantes apoiou bem sempre que pode, mas é muito limitado...

Pedro Veloso 18 de janeiro de 2010 às 01:41  

Ok também vi essa falha joão mas fora isso achei que o "maximus" esteve muito bem. Já tinha gostado muito da reacção dele à fífia em guimarães, ao vir para a frente tentar marcar golo para se redimir (e assistiu o coentrão). E hoje também lá foi marcar e jogou bastante bem, acho que vai voltar ao seu melhor.

Dí Maria hoje não terá passado Coentrão nas assistências? Fez duas...

Duarte 18 de janeiro de 2010 às 01:55  

"Di Maria e Aimar como sempre não gostei,não consigo mesmo ver onde é que eles são os tais foras-de-série."

Esteve quase, quase para ser hoje que eu vos pagava um jantar a todos. Tudo porque me sinto em sintonia total no que toca ao Aimar. Só peca pelas críticas ao Di Maria, porque esse é um diamante e por isso ainda não é desta que jantam todos à minha conta:).

De resto, a vitória do Benfica foi justa. Os jogadores do Marítimo foram todos bem expulsos. Um por palavras, outro porque impediu um golo. Faz-me lembrar o Porto x Nacional que está na jarra do Tomás, pedagogias à parte, claro está.

Vitória do Benfica que não merece discussão.

Cristiano Moreira 18 de janeiro de 2010 às 10:35  
Este comentário foi removido pelo autor.
Peçanha 18 de janeiro de 2010 às 10:35  

Só peço que tenham mais respeito pelos profissionais do clube. O que aconteceu foi brincadeira.
O Marítimo foi prejudicado pelo árbitro.
Não coloco em causa a integridade moral de ninguém. Eu também errei no quinto golo. Mas, infelizmente, não dão a atenção e o respeito que os profissionais merecem. Parabéns ao Benfica. Foi melhor, mas, se não existissem tantos erros, seria mais difícil.
Não ouvi o que disse o Olberdam, ouvi sim, quando foi a expulsão do Robson, que teve de ser o Cardozo a dizer ao ouvido do árbitro quem meteu a mão na bola.
E a mão do Maxi dentro da área? Porque não marcaram penalti?

Cristiano Moreira 18 de janeiro de 2010 às 10:38  

Não vi o jogo.

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 11:46  

Disse que não vim segunda parte,vi a primeira como te disse em OFF e disse aqui no blog e não achei que o Aimar acrescentasse mais do que acrescenta o Carlos Martins.Vocês vêm sempre com essas conversas,vcs com isto,o outro com o golo do moutinho em 2008/2009.Não invento pa!

Tomás Pipa 18 de janeiro de 2010 às 11:47  

Duarte,e está na minha jarra e já te expliquei.O árbitro não teve sensibilidade para manter o bom jogo de futebol,depois de ter feito uma asneirada de todo o tamanho,emendou-a expulsando jogadores do Nacional,estragando assim o jogo.

Pedro Veloso 18 de janeiro de 2010 às 11:49  

Bem-vindo Peçanha! Dormiste bem? O Cardozo disse ao árbitro que tinha sido o Robson...e não o Roberto Souza que fora expulso erradamente. Só fica bem ao avançado!

Um abraço

Anónimo 18 de janeiro de 2010 às 13:08  

o campeonato ficou decidido ontem. porto roubado em casa. braga roubado em coimbra. benfica levado ao colo outra vez.
esta liga é um caso de justiça, para ser resolvido nos tribunais.

paulinho cascavel 18 de janeiro de 2010 às 15:08  

"E a mão do Maxi dentro da área? Porque não marcaram penalti?"

e o penalty sobre o aimar? e a terceira expulsão perdoada ao marítimo?

nem quando ganhamos por 5 nos livramos de comentários sobre a arbitragem.