Arquivo Offensivo

Época 2001-2002,o Boavista rubricou excelente presença na Champions, culminando a 1ª fase de grupos em 2º lugar ante Liverpool (1º), Borussia de Dortmund (3º) em igualdade pontual e Dínamo de Kiev.

Os golos à matador do "pistoleiro" Epídio Silva, os charutos de Erwin Sanchez ou o grande tento de Alexandre Goulart marcaram o melhor voo dos axadrezados na principal competição Europeia, só terminando na fase seguinte perante Manchester United (1º), Bayern Munique (2º) e Nantes (4º).

Golos boavisteiros da 1ª fase de grupos:

Dínamo Kiev 1-0 Boavista
Boavista 1-1 Liverpool
B.Dortmund 2-1 Boavista
Boavista 2-1 B. Dortmund
Boavista 3-1 Dinamo Kiev
Liverpool 1-1 Boavista

3 Passes de rotura:

JV 13 de julho de 2010 às 12:29  

Tinha e tenho mais em mente o percurso da época seguinte (2002/2003) em que por pouco não houve uma final europeia entre clubes portugueses. Perderam nas meias finais com o Celtic (finalista vencido pelo FCP).
Foram momentos inesquecíveis.

Desta época e do trajecto do Boavista já não tinha grande ideia, e deixo já o obrigado por me recordarem este feito maravilhoso de um clube que tive pena de ver destruído e relegado duma divisão que certamente era a deles. Tal como o Braga vem sido considerado um grande, nessa altura o Boavista ainda o era mais.

Pedro Veloso 13 de julho de 2010 às 12:43  

João, excelente recordação. Foi uma grande campanha do Boavistão do Pacheco, à data campeão nacional e que nessa época lutou até ao fim com o Sporting (de Jardel e JVP) pela revalidação do título.

Quanto ficou o outro jogo, D.Kiev-Boavista sabes?

Já que falas nisso, sempre gostei desse formato da Champions que durou pouco tempo, com duas fases de grupos, acho que se reduzia o factor aleatório na competição e se premiavam mais as equipas regulares e verdadeiramente fortes do que hoje. Mas também me lembro que eram muitos jogos e em termos de calendário ficava muito complicado de gerir.

João 13 de julho de 2010 às 16:21  

JV também me recordo melhor do trajecto da Uefa que referiste. Incrível como o Boavista em certos momentos conseguiu superar o adversário. Recordo-me do jogo com o PSG, Hertha e Málaga em casa, no qual ganharam sempre 1-0 com muito esforço. Foram de mansinho muitas vezes com muita sorte(lembro-me que com o Herta a frustração dos alemães foi tão grande que quase houve pancada), penalties à mistura com o málaga mas muita garra! Principalmente se virmos que o clube ficou em 10º na Liga.
Tiveram momentos brilhantes mas mesmo muita sorte nos jogos decisivos na minha opinião. Felizmente claro! Tinham o super Ricardo na baliza e só com o Larson foram eliminados. Foi pena, estiveram muito perto!

Pedro, perderam 1-0 com o Dínamo no ultimo jogo, lapso meu! Passaram o Borussia por um golo no goal average:)Eu ao contrário de ti prefiro o Outro formato porque há mais surpresas. Claro que este formato assegura mais que a seguir à 2ª fase de grupos já só haja tubarões (o que é uma garantia de espectáculo), pois é muito mais fácil os outsiders criarem uma surpresa em eliminatórias, há menos margem para os grande errarem.