Recordando... Noureddine Naybet

Decorria o ano de 1994 quando um jovem Marroquino de 24 anos chegou a Portugal.
Iniciou a sua carreira ao serviço de um dos clubes da cidade em que nasceu, o Widad Casablanca. Fez o seu primeiro jogo como sénior aos 19 anos assumindo se imediatamente na defesa.
As boas exibições e a consistência exibicional quer a nível de clube como de seleção que defendeu ostentando a braçadeira de capitão nos J.Olimpicos de 92, despertaram o interesse do Nantes clube para o qual se transferiu em 1993.
Em 94 após as saídas de pedras fulcrais na defesa (Marinho, Leal e Carlos Jorge) e a iminente saída de Stan Valckx, fizeram com que, pela gestão de Sousa Cintra chegasse a alvalade Noureddine Naybet.
O Marroquino “pegou de estaca” no Sporting e juntamente com Marco Aurélio (também contratado nessa época) rapidamente se assumiram no centro da defesa.
Nessa época entravam também em Alvalade nomes como Sá Pinto, Amunike e os regressados da Real Sociedad, Carlos Xavier e Oceano.

A sua capacidade de antecipação, forte marcação aos avançados adversários e, por ser um líder natural na defesa, consagraram Naybet como um dos melhores defesas centrais que jogou pelo Sporting.
No entanto não só de qualidades ficou reconhecido. Segundo dizem o seu mau temperamento tornava-o mais impetuoso, não só com adversários, mas também com os próprios colegas e treinadores.
Naybet disputou 54 jogos peloSporting e marcou 5 golos. A sua segunda e última época ficaria marcada pela vitória na Supertaça (3-0, em Paris, ao FC Porto) e pela derrota na final da Taça de Portugal por 3-1 frente ao Benfica, num jogo que ficou manchado pela morte de um adepto sportinguista, vítima de um very-light.
Faziam para além de Naybet, parte de um plantel que foi orientado em 94/95 por Carlos Queiroz e Octávio Machado que lhe sucedeu na época seguinte, nomes como Costinha, o guarda-redes sérvio Zoran Lemajic, Pedro Barbosa, Jorge Cadete, Paulo Alves, Dani, Afonso Martins, Peixe, Juskowiak, Iordanov, Figo, e Balakov.

Jogou apenas duas épocas no Sporting, tendo saído a preço de saldo para o Deportivo da Corunha, já com José Roquette na presidência, pelo valor de 1,2 milhões de euros, onde confirmou as suas qualidades. Daí só saiu em 2004, não por falta de propostas, mas por ser considerado um valor imprescindível pelo presidente do Deportivo.
Na Corunha, como já tinha acontecido no Sporting assumiu-se imediatamente como o patrão da defesa. Ficou no Deportivo durante 8 anos. Ficou ligado aos anos de glória do Deportivo, conquistando 1 Liga, 1 Taça do Rei e 2 Supertaças. Foi considerado um dos melhores centrais a actuar na Europa e gerou cobiça de grandes clubes de tal forma que no verão de 1999, Real Madrid e Manchester United disputaram a sua contratação que acabou por não se concretizar. O presidente do Dep. da Corunha exigiu 24 milhões de euros ao Real Madrid por se tratar de um activo que queria manter a todo o custo e, o Manchester desinteressou-se devido a um suposto problema num joelho, contratando Silvestre em vez de Naybet.
Em 2004, o Deportivo sofria de dificuldades financeiras pelo que a estratégia mudou.
Optou por vender os melhores jogadores e contratar jovens. Naybet foi vendido por 1 milhão de euros ao Tottenham, tendo disputado um total de 29 jogos, marcando por uma vez. Na época seguinte alinhou apenas num jogo, sendo dispensado em Maio de 2006.
Em Agosto de 2007 foi indicado como treinador-adjunto de Henri Michel na selecção marroquina.
Na selecção marroquina teve um percurso brilhante ao atuar em 115 partidas, marcando 2 golos. Retirou-se da selecção após a Taça das Nações Africanas de 2006.

Nome completo: Noureddine Naybet
Alcunha: “El Moro”
Nacionalidade: Marroquino
Data de Nascimento: 10 de Fevereiro de 1970

Clubes:

2004/06 - Tottenham - 30 Jogos / 1 Golos
1996/04 – Dep.Corunha- 211 Jogos / 11 Golos
1994/96 - Sporting - 54 Jogos / 5 Golos
1993/94 - Nantes - 34 Jogos / 1 Golos
1989/93 – Widad Casablanca -

Palmarés:

1 Liga Espanhola- (Dep.Corunha)
1 Taça do Rei- (Dep.Corunha)
2 Supertaças Espanholas (Dep.Corunha)
1Taça Cândido Oliveira (Sporting)
1Taça de Portugal (Sporting)
1 Liga dos Campeões Africana (W.Casablanca)
3 Campeonatos Marroquinos (W.Casablanca)
1 Taça de Marrocos (W.Casablanca)
1 Taça Árabe de Clubes Campeões (W.Casablanca)
1 Super Taça Árabe: (W.Casablanca)
1 Super Taça afro-asiática: (W.Casablanca)
1 Taça Mohamed V (W.Casablanca)

5 Passes de rotura:

João 10 de dezembro de 2009 às 00:56  

Um Senhor! Só lhe faltou o título cá e o salto para um grande da Europa. Também o Depor era diferente nessa altura..

João 10 de dezembro de 2009 às 00:56  

Um Senhor! Só lhe faltou o título cá e o salto para um grande da Europa. Também o Depor era diferente nessa altura..

André Seixas 10 de dezembro de 2009 às 01:50  

Sempre apreciei este jogador. Um óptimo defesa central. Mas, afinal, o que motivou a decisão do Sporting em deixá-lo sair? Ainda por cima, por um preço baixo...

Tomás Pipa 10 de dezembro de 2009 às 08:32  

Fantástico central este Naybet! Dos melhores que já vi na história do Sporting! Ao que parece o futuro Naybet está nas cogitações leoninas, um tal marroquino do Clermont...tou para ver o barrete!

Pedro Veloso 10 de dezembro de 2009 às 16:54  

Era uma boa dupla, a dele com o Marco Aurélio. Acho que marcou uma vez ao SLB em Alvalade, se não estou equivocado. Em plena "travessia do deserto" leonina;)