Juan Vargas

Juan Manuel Vargas é um ala esquerdo peruano de 26 anos que joga na Fiorentina e é um dos jogadores que acredito que no próximo Verão irá reforçará o plantel de um grande colosso europeu. É muito forte no último passe, marca cantos, marca livres, marca penaltys e é muito possante fisicamente (1,85m). Joga a defesa-esquerdo ou a médio-esquerdo (como joga agora M.Veloso no Sporting e como jogava Beckham no Man Utd).

Começou a carreira no Universitário do Perú e ao fim de 3 épocas rumou ao Colón de Santa Fé da Argentina. Na sua primeira época ao serviço do Colón, Vargas despontou o interesse do Boca Juniors que comprou 10% do seu passe.
No fim da 2ª época ao serviço do Colón, Vargas mudou-se para a Europa para reforçar o recém promovido Catania da Série A italiana, então treinado por Pasquale Marino que é o actual treinador da Udinese há 3 épocas. Rapidamente se assumiu como titular.

Na época de estreia na Europa foi o 5º jogador mais utilizado da Série A fazendo 33 jogos, a maioria deles como defesa esquerdo, marcando apenas um golo,ao Siena.

Na época de 2007/2008, Vargas foi adaptado pelo treinador Silvio Baldini a médio-esquerdo, uma posição que permitia potenciar o seu precioso último passe para golo e aplicar o seu forte remate de meia-distância, normalmente muito colocado. Os resultados foram imediatos e Vargas apontou 5 golos e foi o 2º jogador mais utilizado da Série A, fazendo 36 jogos, ajudando assim o Catania a garantir a manutenção.

As qualidades de Vargas não passaram despercebidas aos melhores clubes da Europa e esteve muito perto de assinar pelo Real Madrid no Verão de 2008. Acabou por ir para a Fiorentina por 12M€ e foi aqui que comecei a dar por ele.

Na primeira temporada em Florença, Vargas foi titularíssimo. Fez 27 jogos na Série A e marcou 3 golos, ajudando assim a Fiorentina a qualificar-se para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Participou também pela primeira vez na Liga dos Campeões ficando num grupo com Bayern e Lyon. A Fiorentina ficou em 3º no grupo e seguiu para a Taça Uefa onde foi eliminado pelo Ajax logo nos 1/16 de Final.

Nesta época Vargas começou mais uma vez muito bem. Contribuiu com um excelente golo para a vitória da Fiorentina frente ao Sporting no play-off de acesso à Liga dos Campeões e brilhou ao mais alto nível na fase de grupos da competição ajudando a Fiorentina a arrumar com o Liverpool e Lyon (os favoritos do Grupo E). A Fiorentina foi a 2ª melhor equipa da primeira fase, fazendo 15 pontos num grupo muito complicado. Foi Vargas também que marcou o golo ao Lyon que qualificou a Fiorentina para os 1/8 de Final da melhor competição de clubes do Mundo.
Na Série A leva já 3 golos.
Recentemente, Gilardino, seu colega de equipa na Fiorentina afirmou que Vargas foi o melhor jogador a cruzar com que jogou e que era provavelmente o melhor do mundo nesta função.
É também um dos principais jogadores da selecção Perúana. Pena a selecção do Perú ser fraca, pois Vargas merecia uma presença no Mundial. Foi também Vargas que quase tirou a Argentina do Mundial. Após o golo de Palermo aos 90', no recomeço da partida, Vargas rematou do meio-campo...à barra da baliza argentina! Seria épico e provavelmente teria sido fim de Diego Maradona no comando da selecção das Pampas.

Vargas será no próximo defeso um dos jogadores mais falados com toda a certeza. Quase todos os grandes clubes europeus precisam de um defesa-esquerdo de qualidade superior. Real Madrid, Barcelona, Arsenal, Milan, Liverpool, Inter e Juventus partem na linha da frente na corrida para a sua contratação. Julgo que será transferido por uma verba a rondar os 25M€.

7 Passes de rotura:

João S. Barreto 8 de janeiro de 2010 às 14:28  

grande jogador. quando foi o jogo com o sporting em alvalade, antes de começar o jogo disse a quem estava a ver cmigo que tivesse atençao a este jogador. e ele marcou. so não percebi a alusão ao veloso e ao beckham tomás! o veloso é bem mais lento mas até percebo a comparação. n me lembro é de ver o beckham à direita, não digo qu nunca o tenha feito...ele ainda a semana passada quando disseram se ele estava disposto para jogar como defesa direito disse que nunca o tinha feito na carreira mas q estava disposto a fazê-lo agora que o oddo se lesionou...e no man utd havia gary neville que era titular indiscutivel

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 14:29  

Estou a dizer quando joga no meio campo. Quando joga a médio-esquerdo o Vargas não é um extremo,é médio esquerdo como é Veloso actualmente no Sporting e como era Beckham no United, centravam de trás.

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 14:39  

Grande jogador, sem dúvida. Faz bem as duas posições de facto, ams gosto mais de o ver a médio para o ver chutar e centrar.

O Beckham centrava de trás porque não tinha velocidade e drible para chegar à linha...e porque também não precisava com aquele centro.

Aposto que até ao fim do ano ainda vai aparecer nos jornais que estamos interessados, estilo Ronaldinho

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 15:05  

Não,o Benfica não tem argumentos para um jogador destes.Deve ganhar mesmo muito e agora só sai para um grande

Pedro Veloso 8 de janeiro de 2010 às 15:08  

Isso sei eu! Só estou a dizer que vai sair nos jornais

João S. Barreto 8 de janeiro de 2010 às 17:00  

ah pronto isso concordo ctg tomas...nao tinha percebido. esse remate a trave com a argentina se tem entrado...

Tomás Pipa 8 de janeiro de 2010 às 17:07  

Era dos melhores golos de sempre