Os 24 de Queiroz

Numa cerimónia que teve tanto de sui generis como de inovador, Carlos Queiroz – bem ao seu jeito, diga-se – apresentou ontem o lote de 24 jogadores de onde sairão os 23 escolhidos para representar Portugal na África do Sul.
Parafraseando um colega meu aqui do Settore, devo dizer que apenas “quem não está habituado estranha”. É verdade, apenas quem não está habituado às convocatórias dos nossos seleccionadores (de nacionalidade portuguesa) é que ainda pode ficar surpreendido por estas contarem com pelo menos uma ou outra surpresa.

Antes de começar a analisar as escolhas do professor, queria deixar bem claro que, apesar de estranhar algumas das suas opções, a partir de hoje estes jogadores são também as minhas escolhas.
Mais do que não concordar com algumas das escolhas que foram feitas, fiquei surpreendido por Queiroz deixar de fora da sua lista jogadores dos quais eu nunca pensei que ele abdicasse.

Começando pela baliza, o titular indiscutível Eduardo foi chamado sem qualquer tipo de surpresa. Mas a falta de surpresas acaba aqui, pois as outras duas escolhas recaíram sobre jogadores que já quase ninguém considerava possível a sua chamada. Beto e Daniel Fernandes acabaram por ser os contemplados com esta prestigiante chamada.
Devo dizer que, embora me tenham surpreendido na altura, estas escolhas não me chocam.
Beto sempre que foi chamado a intervir no seu clube esteve à altura e já tinha sido chamado pelo seleccionador várias vezes. A sua qualidade é indiscutível e não considero que fizesse pior que Quim ou Hilário (as duas outras hipóteses para primeira opção a Eduardo) se fosse ele o guarda-redes do Benfica ou o suplente (pouco utilizado) do Chelsea este ano.
Já Daniel Fernandes é uma escolha um pouco mais duvidosa para mim. Não acompanhei a sua época na Grécia ao serviço do Iraklis, pelo que remeto para os observadores ao serviço da Federação a responsabilidade desta chamada. Na minha opinião, a escolha mais óbvia para 3º guarda-redes (o tal "jovem" que apenas vai para começar a ganhar experiência nestas andanças) seria Rui Patrício, mas Queiroz já tinha mostrado que Daniel Fernandes estava nas suas contas pelo que não era impossível esta convocatória. Pensando friamente, considero que não é de todo uma estupidez que o seleccionador português tente apostar num guardião de 1,94m (altura ideal para um guarda-redes, coisa escassa em Portugal) que ainda tem 26 anos e uma boa margem de progressão certamente.No lado direito da defesa as surpresas não existiram. Com a lesão de Bosingwa, Miguel e Paulo Ferreira já estavam com os dois pés na África do Sul, pelo que a sua aparição no filme da convocatória não foi mais que uma mera formalidade.
Do lado esquerdo Queiroz mostrou que continua a contar com Duda para fazer o lugar e chamou também a revelação da Liga Sagres 2009/2010 Fábio Coentrão. São também as escolhas óbvias para esta posição, uma vez que, não havendo laterais esquerdos de raiz à altura da responsabilidade, a opção recaiu sobre duas adaptações bastante credíveis.

No eixo da defesa houve também uma grande surpresa. Ricardo Costa nem devia estar a ver a convocatória em directo e deve ter sido com grande surpresa que recebeu a notícia da sua chamada. Embora não tenha acompanhado a época do central do Lille (2º classificado em França), penso que a sua chamada em detrimento de Daniel Carriço se deveu à sua maior experiência e polivalência na defesa (faz aceitavelmente todas a 3 posições na defesa).
As outras 3 escolhas foram as óbvias (tendo em conta que Pepe foi escolhido para trinco). Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Rolando também estavam praticamente certos mesmo antes de sair a convocatória.

Para a posição de trinco os escolhidos foram Pedro Mendes e Pepe. José Castro penso que apenas foi chamado “à condição” para o caso do defesa/trinco do Real Madrid não recuperar.
As restantes vagas no miolo foram preenchidas por Tiago, Miguel Veloso, Raúl Meireles e Deco.
Quanto a mim é surpreendente a não chamada de João Moutinho, uma vez que Queiroz sempre deu a ideia de ele ser um dos intocáveis nas suas convocatórias. Apesar de tudo, a qualidade de todos os outros médios não se discute e, tendo sido Pepe chamado como trinco, um médio mais ofensivo teria que sair das contas e qualquer um que ficasse de fora seria uma surpresa.
No ataque os escolhidos não surpreenderam. Apesar de na minha opinião se justificar a chamada de mais um jogador de características ofensivas, aqui o problema reside no facto de não haver nenhuma outra escolha óbvia e da mesma qualidade.
Todas as selecções candidatas têm uma vasta panóplia de jogadores de ataque e Portugal apenas leva 6 jogadores de pendor exclusivamente ofensivo. Esperemos que estas 6 escolhas (todos jogadores em boa forma) cobrem à qualidade o que devem à quantidade.
Cristiano Ronaldo e Nani fizeram ambos épocas de nível mundial; Liedson é um “perigo público” quando bem servido (e quando não é também!); Simão e Danny são jogadores experientes e habituados a jogos ao mais alto nível que podem, inclusivé, jogar na posição 10 caso Deco esteja indisponível; e, por fim, Hugo Almeida é dono de um portentoso pé esquerdo, tem bastante presença na área e, quando bem servido, pode também ser um avançado bastante perigoso.

Uma convocatória bastante diferente do que aquela que os portugueses esperavam - como se pode constatar pelo resultado da sondagem "Os 23 do Settore" - mas que não deixa de fora nenhum jogador em grande forma e mostra que Queiroz esteve atento às prestações de todos os jogadores portugueses susceptíveis de ser convocados.
Resta agora agradecer a não convocatória de Edinho, apoiar incondicionalemnte e, acima de tudo, acreditar que tendo o melhor jogador do Mundo no plantel tudo é possível.
Uma vitória no primeiro jogo do grupo é essencial e penso que se conseguirmos começar bem e formos bafejados por alguma sorte podemos chegar bastante longe.

35 Passes de rotura:

Mac 11 de maio de 2010 às 12:56  

Concordo com tudo!

Sem ser nos guarda-redes e na entrada do Ricardo Costa por Moutinho era o que eu esperava que o seleccionador levasse!

Quer queiramos quer não! Ele não tem avançados para levar! Portanto não faz sentido dar o exmplo da Alemanha, se queriam levar o Nuno Gomes, Edinho, Makukula, Saleiro, Djaló, sinceramente não acho que fossem eles que ao entrar desiquilibrariam! Mais vale não irem!

A única questão é levar Ricardo Costa por um médio ofensivo, acho o principal erro da convocatória! Os guarda redes acho uma injustiça mas não é por aí que vamos ganhar ou perder, todos sabemos que o Eduardo vai ser sempre o titular e mesmo que o Beto jogue não é assim tão pior que o Quim! É apenas injusto!

João S. Barreto 11 de maio de 2010 às 13:11  

Tal como o Mac, concordo! Não podemos querer aquilo que não temos (avançados de qualidade).

Para mim a principal nota negativa foi a não convocatória de Ruben Amorim, embora já fosse esperada. Ficamps assim sem o melhor lateral direito (ainda que não o seja de raíz) português da actualidade. Estou certo que P. Ferreira cumprirá bem como normalmente faz no capítulo defensivo. Falta também um médio com características ofensivas, Nuno Assis ou Carlos Martins, já que Micael lesionou-se e Hugo Viana baixou muito na segunda metade da época.

O principal ponto positivo foi a não convocatória de Moutinho e a convocatória merecida de Coentrão.

Mac 11 de maio de 2010 às 13:28  
Este comentário foi removido pelo autor.
Mac 11 de maio de 2010 às 13:29  

Por falar em selecções.. é com enorme agrado que vejo Cebola fora do Mundial!

E espero que alguém diga ao nosso treinador Jesus, que ele tem de aprender a estar calado. Não é por ganhar um campeonato que pode falar do que bem lhe apetecer. Ainda por cima ele tem de dar o exemplo, só está a contribuir para que os portugueses não apoiem a selecção.
De resto, apesar de em muitas ocasiões quando abre a boca mais valia estar calado, na maioria das vezes até tem graça: «Ser seleccionador é diferente de ser treinador, pois não é preciso saber treinar, é preciso é ter ‘feeling’ para chamar os jogadores certos. Mas, repito, espero que no final do Mundial Carlos Queiroz tenha razão»!

Alfredo Barbosa 11 de maio de 2010 às 13:36  

Não percebo a surpresa pela convocatória do Ricardo Costa. Afinal de contas, teve uma época excelente a jogar pelo Benfica...

Falando a sério, já se estava à espera desta convocatória 'à Queirós, com 16 jogadores de tarefas defensivas. No entanto, apoio a não convocação do Moutinho!, finalmente alguém com 'cojones' para retirar um acomodado.

Makukula merecia mais a convocatória do que os outros dois pontas-de-lança escolhidos.

Enfim, boa sorte.

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 13:53  

Meus amigos, esta convocatória é uma palhaçada.

Vamos ter 5 centrais de certeza em primeiro lugar. Se tivermos o azar de alguém se lesionar (sem ser central) serão 6 porque o Zé Castro ocupa essa vaga.

Quem quer ter sucesso tem que atacar não me fodam, é preciso avançados!! Desculpem lá...O Ricardo Costa vai lá fazer o q??Vai jogar??E o Rolando?? Se não jogar B.Alves ou Carvalho não tenham dúvidas que o central será o Pepe.

Mais um ponta de lança faz todo o sentido.

Mac e João, o vosso argumento não é tão válido.
Sendo assim os EUA levava Donovan,Altidore,Dempsey,Onyewu e 19 guarda-redes?? Porque o resto não tem qualidade?

Agradeço a não convocatória de Edinho, mas preferia Edinho a Ricardo Costa.

Os guarda-redes então é uma palhaçada:

Beto: 1,82 (mm assim deve ser de chuteiras e cabelo espetado), é suplente do 3º classificado, fez 7 jogos esta época. É óbvio que o treinador do FCP será CQ então..

D.Fernandes 1,94; suplente do Bochum na primeira volta, titular do 9º classificado do campeonato grego numa equipa chamada Iralkis. Na segunda volta fez 10 jogos a titular e depois nas últimas 2 jornadas foi suplente. Portanto, 11 jogos esta época.

Quim:1,84,totalista da Liga sagres, campeão nacional, 4 jogos na fase de qualificação de Portugal. Experiente. 33 jogos esta época, 20 golos sofridos. Como é que é? Daniel Fernandes?

R.Patrício: 1,89, outro totalista da liga sagres. 48 jogos esta época e 46 golos sofridos. Titularíssimo do 4º classificado, com apenas 22 anos é muito experiente, já fez mais de 100 jogos pelo Sporting. Já fez bastantes partidas na Europa (champions incluído). É jovem...Beto??? Por amor de deus..

Zé Castro: 1,83. Defesa central (e não médio). 9 jogos esta época, sendo que 7 foram a titular (e 4 dos 7 foram nas primeiras 10 jornadas).

Moutinho: 46 jogos esta época,os 46 a titular. 4098 minutos, 9 golos (o seu melhor registo de sempre, mesmo o sporting tendo feito uma má época).

Ricardo Costa: 1,83.

1ª parte da época, titular em 10 dos 20 jogos do Wolfsburgo,1 golo marcado.
2ªparte da época, titular em 7 dos 15 jogos do Lille, 2 expulsões,não joga desde 11 de abril.

Época 2008/2009 fez 18 (11 no campeonato,10 a titular)jogos até se lesionar com gravidade em Fevereiro. Campeão alemão!

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 13:59  

Alfredo, achas que o Mukugol merecia mais que Liedson? Sinceramente, Mukukula esta época marcou 21 golos, Liedson marcou 23.

Liedson tem 7 jogos pela selecção e 3 golos. Makukula tem 4/1 e não jogou em nenhum jogo da fase de qualificação. Makukula quanto muito merecia ser a 2ª escolha.

Manú 11 de maio de 2010 às 14:01  

sinceramente nao estou assim tao indignado com a questao dos avançados.
levar o edinho ou o makukula seria mesma coisa que jogar lá o pepe na frente, e assim levamos um jogador que pode jogar atrás também!

quanto aos gr é verdade que quim e patricio mereciam mais, mas para nao jogarem está óptimo e como bom tuga queiroz quis surpreender.

por acaso tinha ideia que os numeros do ricardo costa eram melhores, estou surpreendido com o pouco que ele jogou. mas acho que foi porque pode jogar em todo o lado da defesa (um bocado tipo o caneira). mas realmente se era pa isso, o rolando ficava de fora porque o pepe será o 3º central em caso de indisponibilidade dos outros dois, parece-me.

mas eu acho que o queiroz leva tanta malta pa jogar atras porque ha duvida em relaçao à condiçao do pepe e tambem do carvalho que esteve muito tempo parado.

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 14:10  

Mas explica-me uma coisa Manú, o que é que interessa a polivalência do Ricardo Costa? Não estão já lá 4 centrais e 2 laterais de cada lado? É mesmo convocatória à portuguesa, para no fim dizer-se que foram convocados 7 centrais, 3 laterasis direitos, 12 médios, 4/5 avançados (uma vez o Simão jogou a ponta de lança então tb é avançado). 4 laterais esquerdos (ou 5 pq uma vez o Meireles fechou e o crl). Isto da polivalência era giro se só se convocassem 16 jogadores. Com 23 é diferente...É patético pa!

Emanuel Ribeiro 11 de maio de 2010 às 14:19  

Boa tarde!

Esta convocatória teve algumas surpresas.
Quanto a mim essas surpresas são, a convocatória de Daniel Fernandes, Ricardo Costa, Danny e como tal não concordo com elas.
A não convocatória do Quim, só pode ter a ver com situações "estranhas" tal como a não convocatória do Vítor Baía.
Já se sabe qual será a equipa base de Portugal, mas, poderão haver várias alterãçõs no sector defensivo e do meio campo defensivo pde jogo para jogo.
Eu por exemplo tenho um jogador que acho terrível quando joga pela selecção " TIAGO". Ui!
mas, o 11 titular deverá ser algo:
Eduardo;
Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Duda ( Paulo Ferreira*);
Pepe ( Pedro Mendes**), Tiago, Deco;
Simão, Cristiano Ronaldo e Liedson.

(* no jogo contra o Brasil, ** se Pepe não recuperar)
Esta é a minha aposta.
Mas será um mundial muitíssimo dificil, pois, acredito que nos possamos qualificar para os oitavos com maior ou menor difilculdade em 2º, mas depois teremos certamente a Espanha pela frente.
Apenas vamos defrontar no início as 2 mais fortes selecções mundiais!
Podemos não passar dos oitavos, mas, que honrem e dignifiquem a camisola!

Estes, como Manú disse, a partir de agora são os 24 magníficos!

Mac 11 de maio de 2010 às 14:36  

Mázinho,

O Scolari teve ao seu dispor a geração de ouro e levava 8/9 jogadores ofensivos!

O Queiroz tem muito menos opções, acho que isso ninguém duvida e leva 7! Tirando o facto de levar o Ricardo Costa em vez de um médio ofensivo, que já disse que não concordo, o que falta é outro avançado e aí desculpa dizer-te mas concordo com o Queiroz! O Edinho é um miséria, o Nuno Gomes não joga e o Makukula é um clone do Hugo Almeida em pior! Tanto Saleiro como Djaló nada fizeram para merecer a chamada!

Eu preferia um médio tipo Carlos Martins ou Moutinho ao Ricardo Costa porque tanto um como outro são opções válidas. Agora se era para levar um avançado tou-me a cagar, a tarefa era a mesma aquecerem o banco!

Quantos ao guarda redes já disse que acho uma injustiça!

Emanuel sinceramente o 11 parece-me mais:

Eduardo
Ferreira Alves Carvalho Duda
Pepe
Deco Meireles
Simão Ronaldo
Liedson

Pedro Veloso 11 de maio de 2010 às 14:41  

Só queria subscrever o que o Tomás defendeu, isto é tudo ridículo e não percebo como é que tu, Manú, ainda acredita nas histórias da polivalência.

Conseguiste nem falar no Carlos Martins! Repara que Portugal leva 1médio ofensivo e 2 pontas-de-lança! Isto parece o regresso ao futebol sem balizas! Se o Deco se lesiona quem joga? Inventamos claro! Jogamos com um extremo tipo Simão ou Danny naquela posição, ou um meio campo com três trincos.

Até o Daniel Fernandes defendes!

Ao menos sempre adoraste o Queiroz, és coerente.

"Falando a sério, já se estava à espera desta convocatória 'à Queirós, com 16 jogadores de tarefas defensivas. No entanto, apoio a não convocação do Moutinho!, finalmente alguém com 'cojones' para retirar um acomodado."

Totalmente de acordo, Alfredo. Mas há outro igual (ou aliás, em bem pior situação, porque nos últimos anos tem jogado muito menos que o Moutinho), que é o Tiago, e esse foi convocado...

Mac, o Jesus só disse o que achava, e fez muito bem! Defendeu os jogadores que o treinou! Não disse mal de ninguém, só uma verdade, incomoda-te? Não foi politicamente correcto e fez muito bem, até porque não deixou de expressar apoio à selecção. E com o respeito que tenho pelo que habitualmente aqui escreves, digo-te que vou fingir que não li aquilo que primeiro escreveste sobre o Jesus e depois "suavizaste". Fiquei parvo.

Emanuel Ribeiro 11 de maio de 2010 às 14:47  

Mac, em relação ao 11 titular espero que tenhas mais razão do que eu, pois como disse, não gosto do Tiago na selecção, mas este 11 que coloquei, não é o que eu desejo, mas o que penso que ele irá colocar.

E concordo que devesse ter levado um outro médio critaivo no lugar do Ricardo Costa.

Agora, a convocatória está feita, e só espero que o Pepe esteja realmente recuperado e em condições de nos ajudar.

A aprtir de 2ª, estarei já a torcer pela selecção, pois a minha época desportiva ainda não acabou! Assim como a da maior parte dos convocados, e só espero que não haja lesões nestas semanas que faltam para o mundial!

FORÇA PORTUGAL!

Pedro Veloso 11 de maio de 2010 às 14:50  

"como bom tuga queiroz quis surpreender"

Manú, acho que não andamos a pagar ao Queiroz 1,35 milhões de euros anuais para ele "surpreender"

Mac 11 de maio de 2010 às 14:58  

Pa eu acho o Jesus um óptimo treinador!

Mas a verdade, é que tem uma bazófia que não se justifica!
Só este ano ganhou alguma coisa de jeito.
O Mourinho é arrogante mas é o melhor treinador do mundo e sabe falar.
O Jorge Jesus é arrogante,só ganhou um campeonato aos 50 e tal anos e não tem definitivamente o dom da palavra!
As pessoas têm de perceber aquilo em que são realmente boas, o Jorge Jesus é bom a treinar, nas conferências de imprensa e no contacto com os media é terrivel, só digo que não lhe custava nada perceber isso e ficar calado mais vezes!
É que algunc comentário que ele faz não engradecem em nada o nome do Benfica! Quem é que ele se acha para comentar o trabalho de um colega de profissão? É comentador desportivo? Não é! Então devia festejar o título e deixar as escolhas para quem é o seleccionador. Se achas que isto não é uma crítica então temos uma opinião diferente: "Ser seleccionador é diferente de ser treinador, pois não é preciso saber treinar, é preciso é ter ‘feeling’ para chamar os jogadores certos".

Chamei-lhe palhaço porque cometi o erro de vir aqui escrever depois de o ouvir falar! Vim a quente e o JJ tem o dom de me tirar do sério!
É injusto chamar palhaço ao obreiro do título? Claro que é! Por isso passado um minuto apagei o comentário e voltei a escrever novamente!
Mas que o homem ás vezes tem atitudes e comentários "apalhaçados" isso, na minha opinião tem!

Bem desviei-me completamente do tema, mas é porque respeito a opinião do Veloso e queria esclarecer o que escrevi!

Quanto á convocatória Veloso, eu concordo contigo em alguns aspectos. E no principal, o mais grave é certamente levar mais um defesa em deterimento de um médio ofensivo! De resto(sem falar novamente dos guarda redes), aceita-se!

Manú 11 de maio de 2010 às 15:01  

veloso, claro que eu preferia mais uma opção ofensiva em detrimento do ricardo costa. mas quem? para mim o moutinho faz tanto trabalho ofensivo como o m.veloso com pedro mendes ou pepe atrás e acho que o queiroz nao quis deixar de levar o carvalho sem salvaguardar a sua dúbia condição física - quis tambem salvaguardar o facto de nao levar nenhum defesa esquerdo - por isso desfez-se de um medio mais ofensivo para levar um defesa polivalente.

e repara que o danny pode perfeitamente jogar a n10, ele nem é bem extremo quanto a mim, é mais um joao v. pinto. para alem de que tem 3 extremos a frente dele.

nao falei do carlos martins porque acho que antes dele (na cabeça de queiroz) ainda estava o joao moutinho, pelo que me surpreendeu mais a nao chamada do jogador do sporting.

acho que o ruben amorim tem estado bem a defesa direito e nem tenho acompanhado a época do miguel, mas o ruben nunca jogou pela selecção A e isso já seria levar muita gente nova. miguel tem valor indiscutivel e com uma boa preparação pode fazer um bom mundial!

nao esqueçamos ainda que o fábio coentrão pode dar um bom contributo a jogar a extremo, bem como o duda!

Mac 11 de maio de 2010 às 15:03  

* detrimento

A construção frásica está horrivel mas nem tivem tempo para voltar a ler o que escrevi!

Manú 11 de maio de 2010 às 15:05  

veloso e deixa-me que te diga que nao concordo com a tua opiniao sobre o tiago.
vi pouco dele no atletico e na juve este ano mas sempre que jogou pela selecçao esteve a um nivel bastante elevado na minha opiniao. acho-o um jogador bastante completo e possuidor do dom de jogar o futebol total que o queiroz tanto gosta: trocas de bola constantes no meio-campo sempre em progressão e sempre de cabeça levantada! (faz lembrar rui costa)

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 15:06  

Não dão Manel!

Duda a extremo é tão bom como foi o A.Martins, apenas desiquilibra nas bolas paradas,isto não é o Málaga que ganha os pontos todos em lances de bola parada. Aliás,Duda nem é extremo, é médio esquerdo (assim do género do Beckham só que do outro lado).

F.Coentrão a extremo? Para abanar talvez ainda dê...mas ainda não tem fibra para isso. A sério, não é ele que vai resolver um jogo a extremo.

Manú, é um disparate o que estás a dizer sobre o Ricardo Costa. Então o 5º e 6º central tem a ver com a frágil condição física de Pepe e Ricardo Carvalho? Então agora já temos que levar jogadores que possam substituir eventuais lesões dentro dos 23?

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 15:08  

O Tiago, não joga o seu melhor há anos e deixa-me que te diga, na selecção, nunca foi uma mais valia! Nunca foi aquele Tiago que nos lemramos do Benfica/Chelsea/Lyon. Tal como o H.Almeida nc foi o H.Almeida do W.Bremen.

Até vou mais longe, há quantos anos o Tiago não faz mais de 20 jogos por época?

Pedro Veloso 11 de maio de 2010 às 15:13  

"Ser seleccionador é diferente de ser treinador, pois não é preciso saber treinar, é preciso é ter ‘feeling’ para chamar os jogadores certos".

Claro que é uma crítica mordaz, mas não deixa de ser verdade. O Mourinho também está sempre a dizer que só quer ir para a selecção aos 60 anos porque isso não é treinar.

Discordo totalmente que o Jesus seja péssimo na relação com os media, claro que tem deficiências no português mas melhorou muito o discurso nos últimos tempos (não reconhecer isso é má-fé) e, tal como disse, gosto porque não se coíbe de dizer o que acha. Então quando me lembro dos treinadores que passavam pela Luz, nesse aspecto ainda mais satisfeito fico. Mas pronto, isso é, como dizes, uma discussão lateral ao tema do post.

Quando Manú diz que Tiago faz lembrar Rui Costa arrisca-se a que eu proponha a sua expulsão de sócio.

Emanuel Ribeiro 11 de maio de 2010 às 15:20  

Finalmente alguém que tem a mesma opinião que eu tenho sobre o Tiago. Ele ña selecção, nunca o vi a fazer um bom jogo. Vi-o sempre a jogar onde o Deco estava, procura pouco espaços, ele gosta de entrar a jogar em tabelas, e pouco discernimento em passes longos, de perigo e então, os chamados passes de morte, nem pensar. Defensivamente, não vejo nada de produtivo.
fez 49 jogos pelos AA e tem 1 golo apontado. Se fosse o Tiago que vi jogar, especialmente no Benfica, aí sim, aplaudia de pé! cho que ele não sbe o que faz em campo. Tomara que ele me faça engolir o que escrevi! Se fizer, darei a ão à palmatória e farei mea culpa!

Agora Ruben Amorim e Carlos Martins, estando jogadores em forma não têm lugar na nossa selecção. Ruben amorim pra jogar em que posição? Defesa direito? Para isso preferia o João Pereira!
Médio centro? Temos em número suficiente e ele não traria mais valia. Carlos Martins, por mérito teria que ser o João Moutinho, pois este leva o Sporting às costas e já é de alguma forma um "habitué" da selecção.

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 15:37  

Emanuel, concordo com tudo o que dizes. Tanto do Rúben Amorim, C.Martins, Moutinho e Tiago. Sem dúvida!

Manú 11 de maio de 2010 às 15:38  

tomás eu n digo que ele fez bem em levar jogadores para salvaguardar as condições fisicas de outros, mas é uma das justificações que encontro para ele chamar o ricardo costa. essa e o facto de nao termos um defesa esquerdo.

acho que se o zé castro está para salvaguardar um eventual nao recuperaçao do pepe e o ricardo costa para o ricardo carvalho ou para fechar a esquerda.
com isto nao digo que concordo. preferia moutinho ou um avançado em vez deles.

em relaçao as epocas do tiago têm razao, mas eu acho que ele na selecçao joga bastante bem por acaso.

veloso disse que o tiago parecia o rui costa como tu dizes que o c.martins parece o zizou, nao me levem aserio!

Manú 11 de maio de 2010 às 15:42  

e até acho que o ricardo costa faz menos falta pq o veloso pode jogar a defesa esquerdo tambem.

secalhar o queiroz é capaz de mudar de ideias a meio do estagio e chamar outro médio ofensivo (carlos martins ou joao moutinho)

carlos martins 11 de maio de 2010 às 20:36  

agora já não pode.já mandou a lista dos 30 pa FIFA e o Carlos Martins não está

Manú 11 de maio de 2010 às 22:44  

carlos nao sabia.
obrigado pelo esclarecimento!

Mac 11 de maio de 2010 às 23:47  

Lol eu até tento defende-lo mas depois o gajo chama o Manuel Fernandes que nem nos 50 tava! Já não percebo nada...

Hugo 12 de maio de 2010 às 04:21  

O Jesus que não se venha queixar depois quando um colega de profissão lhe mandar bocas.

Mac 12 de maio de 2010 às 15:22  

Tomás desculpa dizer-te isto mas tu ás vezes tens de confirmar aquilo que achas que sabes de cabeça...

O Liedson marcou 19 golos!

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 00:48  

Mac, e tu tens que confirmar aquilo que tu achas que confirmaste.

Eu sei que foste ver ao zerozero, e lá não estão os jogos da Taça de Portugal.

22 golos.

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 00:53  

Mac, até vou te dizer como chegar aos 22. Tu foste lá ver ao zerozero, e dps não confirmaste o que viste.

No zerozero estão 19golos (T.Liga,Campeonato e Liga Europa).Podes confirmar, além desses 19, Liedson também marcou 3 na Taça de Portugal (1-Pescadores, 1-Penafiel,1-FCP).

Ora bem, 19+3=22.

Mac 13 de maio de 2010 às 02:43  

Tens razão Tomás, peço desculpa pela injustiça!

Realmente marcou mais do que eu tava a espera(daí ter ido confirmar) e menos do que disseste. Acaba por ser irrelevante porque mesmo que tivesse marcado menos que o Makukula ninguem duvida que Liedson merecia mais a chamada que o anterior!

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 10:59  

Sim,tinha dito 23, tinha mesmo na cabeça que o Liedson tinha marcado 1 golito ao Mafra nos 4-3, mas acho que nem jogou.

lnaslb 18 de maio de 2010 às 00:10  

Penso que a (pré) convocatória de Queiroz tem alguns erros crassos. Primeiro de tudo, e embora provavelmente não venha a importar, as chamadas de Daniel Fernandes e Beto, dois suplentes durante maior parte da época, em detrimento das chamadas de Quim e Rui Patrício, dois guarda-redes totalistas nas suas equipas, e para além disso, penso que um jogador com a experiência internacional do Quim não deve ser deixado de fora, em detrimento de um Daniel Fernandes ou um Beto. Em relação às chamadas de Ricardo Costa e de Zé Castro, panso que o primeiro bastava, não sendo um central de topo, vai agora para o Valencia por 4 milhões de euros. A chamada de Zé Castro é ridícula e para o substituir penso que devia ser chamado o Ruben Amorim, pela GRANDE época que realizou, ou, e custa-me dizer isto, o Nuno Assis que nos dava um grande jeito como reserva do Deco. Nos avançados não havia muito a fazer.
Mas enfim, são as opções do mister e há que respeitá-las!

Boa sorte a todos eles e confiem no Tiago que vai aparecer como o Joker da selecção, anotem isto.