De Loucos!

Durante a semana, o Inter venceu categoricamente a Coppa de Itália, derrotando na final o seu grande adversário deste época, a AS Roma, por 1-0. Para mais tarde recordar ficam o golo sensacional de Milito e a expulsão de Totti devido a uma agressão bárbara a Balotelli.

Já na Serie A, Inter e AS Roma jogavam ambos em casa com Chievo e Cagliari, respectivamente. Em caso de vitória e se os romanos não vencessem, Mourinho sagrar-se-ia campeão já este fim-de-semana.

No Olímpico, o capitão das AS Roma Totti (que hoje ficou a saber que vai ter de cumprir 4 jogos de suspensão devido ao seu mau comportamento na final da Taça), foi o grande herói. Os giallorossi entraram com a firme intenção de vencer o jogo e durante a primeira parte, só Marchetti e o desacerto dos atacantes romanos com as redes da baliza do Cagliari foram adiando o golo dos da casa. Além de Totti, também Luca Toni e Menez (que fez um grande jogo) dispuseram de grandes ocasiões para marcar. Contudo, já na segunda metade e contra a corrente de jogo, Lazzari (que entrara para o lugar de Cossu, pré-convocado por Lippi para o Mundial) marca para os visitantes com um livre rasteiro e bem colocado, aos 73'. Não tardou a reacção da AS Roma, depois de um falhanço incrível de Daniele De Rossi, Francesco Totti faz o seu primeiro no jogo (aos 79'), devolvendo a esperança aos tiffosi da AS Roma. 5 minutos volvidos, Biondini corta com o braço um cruzamento de Riise dentro da grande área. Sem tremer, Totti bate Lupatelli (entrou para o lugar de Marchetti, cuja utilização no Mundial pode ficar comprometida devido à lesão que contraíu), fazendo o resultado final de 2-1 e permitindo à AS Roma chegar à última jornada na luta pelo título.


No Giuseppe Meazza, Mourinho apostou no seu habitual 4-3-3, com Balotelli no lugar de Pandev. Cambiasso e Stankovic fizeram um grande jogo a meio-campo. O jogo começou com dois auto-golos: Aos 12' Thiago Motta cabeceia para dentro da sua própria baliza e logo a seguir, aos 13', Mantovani retribui a gentileza, após remate forte de Eto'o. O Inter dominava a partida e adivinhava-se um jogo tranquilo para a turma nerazzurri. Aos 34' Cambiasso finaliza com classe e faz o 2-1. Pouco depois, com 39 minutos já jogados, Il Príncipe Milito, com alguma sorte à mistura, faz um chapeú de belo efeito ao guarda-redes Sorrentino. Já na segunda parte, aos 52', Maicon lança Balotelli em velocidade e o jovem avançado italiano não tem dificuldades em fazer o 4-1. O jogo parecia sentenciado. Porém, o Chievo não desarma e chega ao 4-3, com golos de Granoche e Pelissier (60' e 74'). Com o triunfo ameaçado, o Inter conseguiu aumentar o controlo emocional e foi gerindo o jogo até ao final, impedindo o resultado de sofrer novas alterações. O Scudetto está muito perto para Mourinho!



No Renzo Barbera, as duas grandes sensações da temporada, Sampdoria e Palermo, combatiam pela tão desejada última vaga de acesso à Champions. Pazzini e Miccoli marcaram os golos do empate a uma bola, ambos de penalty. O "Romário de Salento" foi ainda obrigado a sair mais cedo por lesão e provavelmente não joga mais esta época, talvez a melhor da sua carreira. Quanto às contas finais no acesso à "Liga dos Milhões", tudo será decidido na derradeira jornada do Campeonato.
A Juventus perdeu em casa com o Parma (2-3) e Quagliarella aproveitou para marcar os dois golos da vitória que confirmou o Napoli na próxima edição da Liga Europa e a Atalanta na Serie B Italiana.


Na última jornada do Campeonato, o Inter desloca-se ao terreno da já despromovida Siena e a AS Roma vai a Verona defrontar o Chievo. O Napoli vai tentar dificultar a vida à Samp em Génova, ainda com o 5º lugar em mente e o Palermo joga com a também a recém-despromovida Atalanta. Milan e Juventus defrontam-se naquele que é talvez o clássico menos interessante de sempre.

6 Passes de rotura:

Pedro Veloso 11 de maio de 2010 às 18:53  

Il Capitano continua um senhor! Apesar de ter estado mal a meio da semana naquela expulsão.

A Roma foi grande tiro ao boneco, mas lá conseguiu virar o jogo. Quero que o Mourinho ganhe, claro, mas se for a Roma será também um justo prémio para a recuperação inacreditável que fez com o Ranieri ao leme.

Tomás Pipa 12 de maio de 2010 às 13:37  

Como é que o Totti pode jogar no campeonato se foi expulso no jogo anterior?As regras da Serie A são as mesmas da Premiership?

Enfim, Mourinho ao que parece vai ser mesmo campeão.Justíssimo.

Digo-vos mais, em princípio haverá uma equipa na europa a fazer tripleta este ano. Inter ou Bayern (se ganhar a Taça também).

Destaque para a época do Chelsea,que ganhou a Premier com muitos golos marcados e ainda tem a possibilidade de ganhar a FA Cup contra o Portsmouth (lanterna vermelha da Premier). Não tivesse o Chelsea de Don Carlo apanhado o Inter d'Il Speciale na Champions...

João S. Barreto 13 de maio de 2010 às 02:14  

Exato Tomás, pelos vistos não é só o Barça de Guardiola que consegue esse feito. Claro que ainda falta Supertaça, Supertaça Europeia e Campeonato do Mundo de Clubes.

O trabalho de Ancelotti no Chelsea foi excelente, teve também alguma sorte em encontrar um Man Utd que foi Rooney, por vezes Nani e mais 9.

Também não percebi a não exclusão do Totti para o jogo com o Cagliari mas penso que este fim de semana já não poderá mesmo dar o seu contibuto.

Tomás Pipa 13 de maio de 2010 às 11:20  

É uma pena se o Mourinho sair do Inter, gostava que ele ficasse no Inter mais uma época só para ganhar as 6 competições (se ganhar a Champions).

Terá uma supertaça europeia contra o At.Madrid de Quique. Mourinho até se ri.

No Campeonato do Mundo de clubes a equipa europeia é sempre a super-favorita, acho que Mourinho também a limpa.

Depois é a supertaça italiana contra a Roma que pode ser desmotivante para Mou, mas uma vez que é contra Ranieri...

Manú 13 de maio de 2010 às 13:30  

eu quero é o mourinho no real para limpar tudo em espanha!

de seguida renasceria o psg em frança ou coisa do genero lol, e depois sim poderia treinar a nossa selecção durante bons anos!

Manú 13 de maio de 2010 às 13:31  

ah e ainda falta trazer de novo a gloria europeia ao borussia dortmund antes de rumar à selecção!