Os 23 do Settore


A dois dias do veredicto final do Seleccionado Nacional Carlos Manuel Brito Leal Queiroz o Settore Offensivo divulga os seus 23 convocados para a África do Sul.
Durante vários meses os leitores puderam participar nesta sondagem e votar nos seus preferidos de forma ajudar o treinador português nas suas escolhas.
Depois de termos enviado a lista ao Professor, divulgamos quais foram as suas preferências.

Para a baliza a luta foi algo renhida pela 3ª vaga de acesso à lista de convocados, sendo que acabou por ser o jovem promissor Rui Patrício (Sporting) a ficar com tão desejada vaga na lista de convocados em detrimento de Hilário (Chelsea) e Beto (Porto). Nas duas primeiras posições – e sem surpresa – ficaram os guardiões dos dois primeiros classificados da Liga Sagres: Eduardo (Braga) e Quim (Benfica).


No eixo da defesa também apenas houve alguma expectativa em relação ao jovem que iria à África do Sul como 4º defesa central. Daniel Carriço (Sporting) acabou por levar a melhor sobre Rolando (Porto).
Para ocupar as outras três vagas serão chamados Ricardo Carvalho (Chelsea), Pepe (Real Madrid) e Bruno Alves (Porto).

Do lado direito também havia a expectativa de ver se a ida de João Pereira (Sporting) para o maior rival do clube onde foi formado lhe daria o passaporte para o Hemisfério Sul, mas acabaram por ser o irreverente Miguel (Valência) e o regular Paulo Ferreira (Chelsea) a ocupar as duas vagas para a sua posição.


Do lado esquerdo a luta foi brava, acabando por se destacar a jovem promessa encarnada Fábio Coentrão (Benfica) já na recta final do campeonato. Em segundo lugar ficou Miguel Veloso (Sporting), mas o Settore decidiu que o jogador leonino iria à África do Sul como médio defensivo, uma vez que teve mais votos para ser convocado para a sua posição de raiz do que para a de lateral esquerdo. Sendo assim, o premiado com esta decisão acabou por ser o exímio marcador de bolas paradas Duda (Málaga), que teve apenas mais três votos que César Peixoto (Benfica).

No meio campo defensivo as preferências recaíram inequivocamente sobre Pedro Mendes(Sporting), sendo que a luta pela segunda vaga de trinco foi renhida até ao fim e premiou o talente de Miguel Veloso (Sporting) em detrimento da raça e entrega de Raúl Meireles (Porto).

Em linhas mais avançadas desta zona do terreno Deco (Chelsea) também não deu a mínima hipótese à concorrência. João Moutinho (Sporting) e Carlos Martins (Benfica) acabaram por levar a melhor sobre Tiago (Atlético Madrid).

Na frente de ataque, mais precisamente nas alas, os escolhidos foram 4. Cristiano Ronaldo(Real Madrid), Nani (Man Utd) e Simão (Atlético Madrid) foram, sem surpresa, os mais votados. Já Danny (Zenit) conseguiu, mesmo no últimos dias, levar a melhor sobre Ricardo Quaresma (Inter).

Finalmente, os três pontas-de-lança mais votados foram Liedson (Sporting), Hugo Almeida(Werder Bremen) e Nuno Gomes (Benfica). Makukula (Kayserispor) ainda ameaçou, mas acabou por não ver a sua excelente época compensada com as preferências dos leitores do Settore.

Estão assim feitas as escolhas dos leitores, que mais não são que um aperitivo para o prato principal que será servido na segunda-feira por Carlos Queiroz.
Aguardamos expectantes para analisar eventuais diferenças.

Eis a lista dos nossos 23:

Eduardo
Quim
Rui Patrício
Miguel
Paulo Ferreira
Fábio Coentrão
Duda
Ricardo Carvalho
Pepe
Bruno Alves
Daniel Carriço
Pedro Mendes
Miguel Veloso
João Moutinho
Carlos Martins
Deco
Simão
Nani
Cristiano Ronaldo
Danny
Liedson
Hugo Almeida
Nuno Gomes

14 Passes de rotura:

Tomás Pipa 8 de maio de 2010 às 22:11  

A convocatória não vai andar muito longe disso.

Certinho é que vai Rolando em vez de Carriço.

C.Martins também não deve ir, ficando depois a dúvida se é Meireles ou Tiago no lugar dele, ou mesmo os dois e Coentrão não ir.

Quim também deve dar o lugar a Hilário.

Acho que os adeptos do Settore fizeram uma convocatória muito forte!Para mim, melhor que a que o CQ vai anunciar

JV 8 de maio de 2010 às 22:36  

O Rolando vai de certeza em vez do carriço.

O Meireles duvido muito que não vá, o sacrificado deve ser o Carlos Martins.

O Coentrão em princípio vai, não tinha grande lógica se não fosse. Apesar de ser extremo de raiz mostrou-se em grande forma esta temporada como lateral esquerdo.

O Nuno Gomes não acredito nada, só se for pela experiência que tem, ele e o Hilário, de resto não estou a ver o que lá vão fazer, será só para fazer os 23.

Os guarda-redes é o sector que deve sofrer mais alterações, confirmado só o Eduardo, os outros 4 pré convocados têm as mesmas possibilidades de serem convocados, se bem que o Hilário só pela experiência como já disse.

São muitos bons jogadores para poder escolher "só" 23, por isso nem todos vão ficar contentes. O que interessa não é quem vai, é que quem vai dignifique as cores da nossa bandeira.

JV 8 de maio de 2010 às 22:52  

O meio campo não sei se será impressão ou burrice minha, mas parece muito desfalcado, o pior sector de longe.

O Deco será sempre o Deco mas não sei até que ponto será suficiente para segurar aquele meio campo. Obviamente que com o meio campo estou a contar apenas com Veloso, Moutinho, Mendes, Meireles (Martins) e Deco, os outros ou são defesas, extremos ou avançados. O Maniche não sei como anda mas num momento semelhante ao que estava há 4 anos seria uma mais-valia muito importante.

Pedro Veloso 9 de maio de 2010 às 03:01  

Boa convocatória! É como diz o Tomás, para mim melhor que aquela que o Queiroz vai anunciar. Obrigado aos leitores que corresponderam a este desafio, aliás copiado descaradamente pelo MaisFutebol sem nos pagar os direitos de autor;)

A convocatória do Queiroz vai ser esta com as seguintes alterações:

Guarda-redes vai o Hilário em vez do Quim (não me perguntem como nem porquê...mas vai);

Central vai o Rolando em vez do Carriço sem dúvida;

Depois acho que vai acontecer o seguinte: vão Meireles e Tiago no lugar de C.Martins e Nuno Gomes. Acho que vamos ter excesso de médios-centro "semelhantes" mas é isso que vai acontecer. Sem facciosismo, acho que o C.Martins é muito mais útil (é menos regular mas pode desequilibrar dez vezes mais) do que o Tiago ou o João Moutinho no momento em que estes se encontram hoje.

O Raúl Meireles vai de certeza, e ainda bem porque em forma é dos melhores.

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 11:59  

Veloso, portanto, achas que vamos só com 2 avançados? É que eu nem quero pensar nisso. Eu vejo as outras selecções na dúvida entre levar 5 ou 6 e nós levamos 2 (e um deles é uma árvore pregada na relva)

lnaslb 9 de maio de 2010 às 14:33  

As únicas alterações que eu faria na vossa convocatória eram: Tiago por João Moutinho (época sofrível), Ruben Amorim por Carlos Martins ou Miguel Veloso (pela sua polivalência, empenho e índice de trabalho, com alguns rasgos de talento pelo meio diga-se, apresentados esta época).

Pedro Veloso 9 de maio de 2010 às 15:41  

Tomás acho, também não conheço mais nenhuma selecção do mundo que tenha tido duplas de ataque do género "Sá Pinto - João Pinto", sem uma verdadeira referência de ataque. Cá em Portugal excitam-se com os médios - a verdade é que também não surgem pontas-de-lança suficientemente bons para mudar essa tendência.

Tomás Pipa 9 de maio de 2010 às 15:56  

Está bem mas o minímo é levar 3 pontas de lança.

Inaslb, até posso aceitar o facto de quereres trocar o Tiago pelo J.Moutinho. Mas Amorim por Veloso/C.Martins?Se alguém tem rasgos de talento é o Veloso e C.Martins. Amorim é o típico jogador sem chama, bom rapaz e tal..mas não dá mais que aquilo!Acho que o Pereirinha na melhor das hipóteses, chegará ao nível do R.Amorim

Mac 9 de maio de 2010 às 16:44  

Eu tambem acho que só vamos levar 2 avançados!

De resto acho que a convocatória do Queiroz será:

Eduardo
Patricio~
Quim

Duda
Coentrão
Ferreira
Miguel
Alves
Pepe
Rolando
Carvalho

Meireles
Veloso
Moutinho
Tiago
Deco
Mendes

Danny
Nani
Ronaldo
Simão

Almeida
Liedson

Tomás Pipa 10 de maio de 2010 às 02:44  

Vendo bem, Mac, acho que a convocatória vai ser mesmo essa.
Mas primeiro, acredito que CQ vai chamar tipo uns 26 ou 27 jogadores para estágio

Mac 10 de maio de 2010 às 23:54  

Tomás não foi muito longe!

Falhei redondamente nos Guarda-Redes mas foi porque o Queiroz quis inventar!

Preferiu levar o Pepe como médio, e por isso só acertei 3 centrais! Apesar de não concordar acho que também se aceita a decisão, mas o escolhido devereia ser o Daniel Carriço!

No meio campo com a entrada de Pepe e assim teve de sair alguem, com a fraca época do Moutinho a não convocatória acaba só por ser meia supresa!

Na frente lá está o que vinha a defender.. 2 avançados e 3 extremos e Danny!

Apesar de tudo acho que a convocatória não é assim tão má como se tem dito!

João S. Barreto 11 de maio de 2010 às 02:22  

Concordo Mac, a convocatória não é assim tão má porque:

1)Quim deveria na minha opinião ser titular. Não sendo (já era certo que Eduardo seria o titular) não é grave que não vá uma vez que dificilmente jogaria.

2)Fábio Coentrão foi convocado.

3)João Moutinho não foi convocado.

4)A não convocatória de Carlos Martins pode não ser justa, mas é compreensível porque é, de facto, muito irregular.

5)Zé Castro é, neste momento, melhor que Carriço (e que Rolando e Ricardo Costa), apesar da grande margem de progressão do jovem leão.

A convocatória peca gravemente nos defesas direitos, pois deixa o melhor jogador português nessa posição, Ruben Amorim, de fora. Mas Paulo Ferreira tem também capacidades para fazer o lugar, ou não fosse ele campeão inglês.

Tomás Pipa 11 de maio de 2010 às 12:05  

A convocatória é um desastre pa.

Tenho pena que vcs não achem. Low por exemplo disse que não abdicava dos seus 6 avançados centros (Muller,Podolski,Gomez,Kiessling,Klose e Cacau), pois bem.. CQ não abdica dos seus 5 centrais.

Vcs já repararam bem, se quisermos abanar um jogo, só vamos ter no banco H.Almeida,Danny e Nani/Simão??O resto é tudo médio centro para trás!A não ser que o Coentrão agora vir extremo desiquilibrador,o que nunca o conseguiu ser

Mac 11 de maio de 2010 às 12:19  

Pa oh Tomás tu não tens muitas mais oções por muito que nos custe admitir!