Milan! Milan! Milan!

Como miúdo que começou a ver futebol no início dos anos 90, há certos clubes que ganharam uma aura especial no meu imaginário de adepto. Manchester Utd, Bayern, Real Madrid...mas em especial o todo-poderoso Milan de Capello (já não me lembro dos anos de Sacchi, ao que dizem ainda mais brilhantes, como naquele ano de 1990 em que pela 5ª vez o Benfica perdeu, nesse ano às custas da formação rossonera, uma final da Taça dos Campeões Europeus).

Era uma máquina, assente numa das melhores defesas de sempre (Tassoti, Costacurta, e sobretudo os eternos Baresi e Maldini), e na classe dos executantes que tinha na frente: numa primeira fase o trio holandês Rijkaard, Gullit e Van Basten, depois artistas como Savicevic, Boban e Donadoni. Um jogo, em particular, marcou o meu fascínio pelo Milan, um gigante sete vezes campeão europeu: a final de 1994 da Champions, numa Atenas a escaldar, em que literalmente humilharam o mágico Barça treinado por Cruijff. Uma goleada que anos mais tarde levaria José Mourinho, numa das múltiplas guerras de palavras com o holandês, a dizer que "não quero que ele me ensine a perder uma final da Champions por 4-0".


Durante esta década, sobretudo com Ancellotti, voltámos a ver um Milan competente a nível europeu, mas a verdade é que internamente a equipa tem sido cada vez mais ridícula nos últimos anos, acumulando fracassos atrás de fracassos. Um pouco como o Liverpool em Inglaterra. Ora vem tudo isto a propósito do aparente renascimento de um Milan forte. Não só pelas recentes contratações de Robinho e Ibrahimovic, mas sobretudo pelos excelentes sinais que deram no primeiro jogo, esmagando o Lecce numa partida em que aqueles dois craques ainda não estavam presentes.

Sob o comando do novo técnico Massimiliano Allegri, jovem técnico de 43 anos vindo do Cagliari, parece a equipa ter recuperado a alegria de jogar e, essencialmente, ter uma filosofia muito mais ofensiva do que no passado. Jogaram, em simultâneo, Pirlo, Seedorf, Pato, Ronaldinho e Borriello (o bomber italiano que hoje seguiu para a Roma), suportados apenas por um médio de características mais defensivas (e que até sabe sair para o ataque, o veterano capitão Ambrosini). Estava farto de ver, nos últimos anos, jogadores limitados (e demasiado velhos) naquela equipa, desde Brocchi a Pancaro, e isso parece estar a mudar, como se vê ao olhar para o plantel. A nível defensivo também se garante muita qualidade com a dupla Nesta-Thiago Silva. Em suma, parece haver ambição e a equipa deu de facto festival neste jogo. Claro que, com a abundância no ataque e egos que não são fáceis, tudo dependerá da mestria do treinador em ir gerindo os recursos. Mas como diria La Palisse, é melhor ter bons ovos do que não os ter.

Para além do mais, há este senhor...voltou o ET. Um espanto chamado Ronaldinho. Deliciem-se. Sim Dunga, você também.


2 Passes de rotura:

João 1 de setembro de 2010 às 01:57  

Parece-me que esta época vamos ter um Ronaldinho melhor. Está mais magro e mais rápido. Contudo, recordo que no ano passado também começou bem e depois evaporou-se, fora alguns bons jogos que fez. Apesar dos grandes reforços, cabe ao treinador promover o seu rendimento, mas parece que joga ao ataque o que é óptimo para quebrar a corrente das ultimas épocas e será o ponto forte da equipa. Especialmente quando pela frente terá um Inter com Rafa Benitez, que não me convence muito. Especialmente se não jogar com 3 medios centro como na supertaça Europeia.Mas a estrutura e motivação da época passada continuam lá e o Milan não tem um plantel tão forte na defesa. Ainda terá que provar e suar muito para competir cm o Inter.

Tomás Pipa 2 de setembro de 2010 às 03:02  

Sinceramente, eu não acredito nesta equipa:

nos GR nada a apontar.
Yepes...lol
O meio-campo parece-me mt envelhecido. Temos que reconhecer que o Pirlo só joga de bola no pé e pouco faz para ir atrás dela. O Seedorf está a ficar velho,se bem que ainda joga mt e parece-me ser um vencedor nato. Ambrosini e Gattuso estão velhos, já não têm o pulmão que tinham.

Depois no ataque está a magia, mas tb é aí que pode estar o problema.

Sem dúvida que Ronaldinho,Robinho e Zlatan são jogadores que dispensam apresentações mas tb não é menos verdade que cada um deles tem o seu problema de feitio!

O mais provável é resolverem alguns jogos e estarem lesionados para os outros.

Quanto ao Pato,nada a dizer.

De resto o post está excelente, eu que sou 2 anos mais novo que tu, nem me lembro do Milan dos inicios dos anos 90! Como tu sabes, já estudei essa matéria e estou ciente do grandíssimo valor dessa equipa!

ps: é uma pena terem despachado o Borrielo!eu adorava o gajo!