Sporting de Braga, Versão 2011

Terminada que está a edição 2009/2010 da Liga Sagres, é importante olhar para trás e analisar a época daquela que foi uma das mais fortes equipas deste campeonato, o Sp. Braga, bem como procurar lançar alguma luz sobre como se comportará este clube no mercado de transferências.



À entrada para este campeonato, muito poucos (ou nenhuns) perspectivavam uma época tão conseguida pelos arsenalistas. Porém, apesar da eliminação precoce da Liga Europa, os "Guerreiros do Minho", comandados por Domingos Paciência (que fez um excelente trabalho), foram provando jornada a jornada que se querem afirmar em definitivo como o quarto clube português. Os bracarenses foram líderes durante grande parte da temporada e mantiveram-se na luta pelo título até à última jornada, terminando num formidável 2º lugar.


A equipa baseou o seu sucesso num colectivo fortíssimo que nem sempre jogava bom futebol, mas que demonstrou sempre uma mentalidade vencedora digna de uma equipa campeã. Muitos foram os jogos em que o Sp. Braga começou a perder e foi capaz de inverter o resultado.
Individualmente, Alan foi o maior destaque desta equipa, afirmando-se como um dos mais valiosos jogadores a actuar em Portugal. Contudo, quando se fala do Sp. Braga 2009/2010 é impossível não se mencionarem os nomes de Eduardo, Evaldo, Moisés, Vandinho, Luis Aguiar, Hugo Viana (na primeira metade da temporada), Mossoró, Meyong, Paulo César e Matheus.
Com uma época tão bem conseguida, é apenas natural que surja o interesse de clubes maiores naqueles que foram os protagonistas desta caminhada histórica. Se por um lado a cobiça em relação aos seus jogadores é grande e apresenta-se como uma oportunidade de ouro para "encher os bolsos", por outro o Sp. Braga vai jogar a pré-eliminatória da Champions, onde tentará certamente entrar pela primeira vez na sua história. Veremos então como a dupla António Salvador-Carlos Freitas irá preparar a época que se avizinha.


Mercado:
A especulação criada em torno dos activos detidos pela SAD bracarense começa logo no seu treinador. Gorada que está a sua ida para o Sporting CP, Domingos Paciência é ainda apontado por muitos como primeira escolha para substituir Jesualdo Ferreira no seu clube do coração. Contudo, Domingos já afirmou que tenciona continuar em Braga. O guarda-redes Eduardo, ao que parece, é o escolhido de Jorge Jesus para vestir o número 1 que será deixado vago por Moreira. Este poderá fazer a viagem em sentido inverso. O lateral esquerdo Evaldo fez uma época de grande nível e ao que parece estará muito próximo de assinar pelo Sporting CP. Alberto "El Mudo" Rodríguez é também associado ao Sporting CP e FC Porto, depois de mais uma época a confirmar que é dos melhores defesas centrais do futebol português. Paulão, também defesa central, não deseja continuar no clube e deve saír. Luis Aguiar e Hugo Viana estão em Braga emprestados pelo Dinamo Moscovo e Valência, respectivamente. A boa época que fizeram pode fazê-los regressar aos clubes de origem ou mudar de ares. Existe também a hipótese de ficarem em Braga, principalmente no caso do jogador do Valência, caso esteja disposto a baixar o seu salário. Na mesma situação estão Rentería e Olberdam, uma vez que os seus passes pertencem ao FC Porto e Marítimo, respectivamente. Porém, é mais provável que o atacante colombiano permaneça ao serviço dos minhotos.

Em sentido inverso, vêm já surgindo vários nomes como possíveis reforços. Para a baliza, diz-se que o Bochum já foi sondado no sentido de uma possível transferência de Daniel Fernandes. No negócio Eduardo poderão estar envolvidos, como contrapartidas, Jorge Ribeiro e Filipe Menezes. Urreta é também um desejo antigo de Domingos e, com pouco espaço no plantel dos "encarnados", poderá também rumar a Braga. Do mesmo modo, Pereirinha poderá ser usado como moeda de troca pelo Sporting CP no negócio Evaldo. Paulo Jorge, que fez um final de época estupendo no Marítimo é o homem pretendido para reforçar o lado direito da defesa bracarense. Da U. Leira poderá vir Carlão, de modo a aumentar o poder de fogo do ataque do Sp. Braga. Lima, que se destacou ao serviço do fraquinho Belenenses também já foi apontado ao Estádio AXA. Rafael Coelho, melhor marcador da última edição da Serie B brasileira e o médio Jumar são dois jogadores do Vasco da Gama cujos passes pertencem à empresa Traffic e que poderão chegar à "Cidade dos Arcebispos neste Verão.


Muito se falará ainda deste Sp. Braga durante o defeso. Muitos nomes serão apontados ao vice-campeão português e o assédio aos seus jogadores será muito intenso. Penso contudo (e acho que a Direcção bracarense também) que o mais importante para Domingos será manter os pilares da sua equipa, o que não se adivinha nada fácil. Uma coisa é certa, a próxima época será determinante para percebermos o real valor deste Sp. Braga e até do seu treinador.

4 Passes de rotura:

Manú 18 de maio de 2010 às 10:52  

caso o rodriguez se vá embora duvido que o paulão não fique. acho-o bom central e pode perfeitamente fazer dupla com moisés/leone caso o peruano dê o salto.

Zé Gato 18 de maio de 2010 às 13:44  

Izmailov não sai.

Milner a um passo do City. 24M. City oferece também 30M por David Luiz mas a concorrência é forte.

Zé Castro eLazzaretti são hipótesses e dizem que o SCP agrada. Petrovic também referenciado.

Sereno está livre e é falado para o FCP. Guarda Redes inrenacional sub 20 norte americano, Samrir Badr, assina pelos Dragões.

Vieirinha, jogador do Paok de Fernando Santos, eleito o melhor jogador da Grécia.

Jokanovic é o novo treinador do Nacional. Este facto deve confirmar Manuel Machado em Guimarães.


Jesualdo parece estar mesmo de sáida.FCP.

Leone pede mais dinheiro e já não renova. Diego Gaucho e Jardel surgem como alternativa. Tiago Pinto e Felgueiras a caminho de Portimão. Meyong tem acordo verbal.

Capitão da selecção sub20 Roderick Miranda a caminho do Rio Ave, por empréstimo.

Dépor oferece 3M por Bába. Marítimo quer 5M.

Stopira, SantaClara, referenciado para o lado esquerdo do Guimarães.Kanu, Beira-Mar, pode ser o substituto de Lazaretti.

Jaime "Pajarito" Valdés, cobiçado pelo SCP, está de fora da lista de 24 para op Mundial 2010, já Matias continua seleccionado!

A imprensa espanhola diz que Mourinho tem acordo verbal com Real. Cappelo, Mihajlovic, Benitez e Riykaard podem suceder.

Man Utd preparado para oferecer 60M ppr Ribery.

Barça oferece 40M por Villa. Valência quer 45M, acordo está perto. Fabregas também já esteve mais longe.

Se Morinho ingressar no Real, David Luiz, Di Maria e Coentrão podem seguir o mesmo caminho.

Victor do Grémio junta-se ao nome de Romero, AZ, como principais candidatos á bailza do SLB. Eduardo descartado em comunicado.

Tomás Pipa 18 de maio de 2010 às 14:13  

Daniel Fernandes é que poderia vir para Portugal mostrar o seu valor!

Estou muito curioso em relação a Rafael Coelho. Deve ser bom!

Quase que aposto que Luis Aguiar vai acabar no Sporting este Verão!

Pedro Veloso 18 de maio de 2010 às 15:03  

João boa análise.

Algumas notas:

- Urreta diz-se que deve ficar no plantel do SLB porque Jesus quer apostar nele e é daqueles qeu aproveitou o empréstimo, está agora a lutar pelo título uruguaio

- Paulo Jorge sempre gostei bastante. Se calhar eu exagerava quando achava que ele tinha nível para o SLB (foi um bocado queimado quando o F.Santos passou a jogar, aliás com excelentes resultados, naquele losango em 06/07), talvez não tanto, mas agora está até - tipo Miguel - mais jogador como lateral direito. Mas o Braga renovou com um jogador parecido (muito pior, na minha opinião), o F.Oliveira, pelo que não sei se vai mesmo avançar para o P.Jorge.

- O Carlão anda um bocado a viver à sombra daqueles golos que marcou na II Liga o ano passado. É que este ano o Cássio foi sempre muito melhor e perigoso que ele! Mas só se fala em Carlão para aqui e para acolá, é um facto.

- Adorava ver Luis Aguiar no SLB (e também porque evitávamos que ele fosse para um rival), o Jesus gostava muito dele e trabalhou-o muito bem em Braga, vamos ver se acha que ele pode servir ao SLB. Também é verdade que já temos Aimar e Martins e há outras coisas mais prioritárias.