2009/2010

Na época que agora terminou, poucos são os jogadores do Sporting que estão mais valorizados agora do que em Julho passado. Miguel Veloso foi de longe o que mais aproveitou esta época para se valorizar. Saleiro subiu uns pontos. Pedro Mendes voltou a entrar no mapa do futebol português e João Pereira confirmou ser um dos bons laterais direitos que há no futebol português. João Moutinho, Rui Patrício e Liedson continuam a mostrar enorme regularidade. Daniel Carriço melhorou mas ainda não explodiu.


Vejamos:
Começando pelos treinadores:
Paulo Bento. A eliminação da Liga dos Campeões foi a primeira peça do dominó leonino que caiu. A partir daí caiu tudo o que havia para cair, caíu e Paulo Bento era uma das primeiras peças. Logicamente que é um dos culpados da má época, mas não nos podemos esquecer dos milagres que fez nas outras. Apesar do plantel não ser extraordinário, Paulo Bento já tinha provado que era capaz de fazer melhor com plantéis piores. Paulo Banto acima de tudo mostrou que não conseguia mudar o rumo que a época estava a tomar nem tirar o melhor rendimento de alguns jogadores.

Carlos Carvalhal. Chegou ao Sporting com o objectivo de minimizar os estragos, e fê-lo! Não fez pré-época é verdade, (mas não me esqueço que a fez no Marítimo e o resultado também não foi bom) o que é sempre complicado para qualquer treinador. Apanhou uma equipa em cacos e tentou juntá-la. Alternou as boas séries de resultados com séries más. Quando pôde provar que era treinador para agarrar o lugar, não o conseguiu (e podia ter feito) sofrendo goleadas diante dos dois maiores rivais nas duas Taças. Quando podia ter feito um brilharete na Europa, também não o conseguiu. No fundo, o seu contrato não foi renovado porque não mostrou ter mãos para o Sporting. Mesmo assim, Carlos Carvalhal sai valorizado e deixa uma imagem positiva juntos dos adeptos do Sporting.

Jogadores:

Rui Patrício (52J). Jogou todos os minutos do Sporting esta época e há que lhe dar valor por isso. Obviamente que não é um dos culpados do Sporting esta época. Melhorou bastante: os frangos são cada vez mais raros e está cada vez mais seguro. No entanto, as defesas impossíveis (do estilo Casillas, Cech, Stoijkovic ou Van der Sar) continuam a não ser o seu forte. Foi também fundamental na qualificação para os Play-Off de acesso à fase de grupo da Liga dos Campeões com o seu quase golo. É uma verdadeira injustiça ficar fora do Mundial.
Tiago (0J). Mais do mesmo! Continua as suas ricas férias por Alvalade. Já lá vão 13 épocas no bem bom! Este ano não jogou sequer um jogo, mas ainda conseguiu ver por duas vezes a cartolina amarela e por uma vez a vermelha. O Nuno pelo menos ainda é porta-voz do balneário do FC Porto. O que dizer?
Ricardo Baptista (0J): Não era suposto dar competitividade à baliza? Duas épocas, um jogo. Pelo menos que jogasse na Liga Intercalar.

Abel (28J/0G). Para ser sincero, não foi das suas piores épocas! Abel até jogou mais vezes do que eu pensava que jogaria, mas apenas porque a concorrência também era má. Abel é muito limitado tecnicamente, fraco a receber a bola e a centrar. Está na altura de sair.

Pedro Silva (17J/1G). Foi um dos principais responsáveis pela eliminação da Liga dos Campeões frente à Fiorentina. Defende e ataca mal! É sem dúvida um dos piores jogadores deste plantel. O mais grave é que joga bastantes vezes e quando joga, toca demasiadas vezes na bola. Nem tenta disfarçar a falta de qualidade! Penso que sairá este Verão, mas não devia ter passado do primeiro Inverno. Ficou três épocas inteiras em Alvalade. Como é possível?

João Pereira (16J/1G). Chegou a Alvalade depois de ter feito uma excelente primeira volta no Sp.Braga. Fez o que pôde, dinamizou muito bem o flanco direito, marcou golos e até actuou no meio-campo. Não se pode pedir mais. Para a história fica a expulsão aos 6' contra o Benfica para a Taça da Liga.
Anderson Polga (25J/1G). Uma época ao nível da de 2004/2005, para esquecer! Perdeu justamente o lugar a meio da época para Tonel e nunca foi o Polga de outros tempos. Polga parece ser um jogador que depende muito da sua própria concentração. Se está concentrado é dos melhores defesas em Portugal, se não está, está tudo perdido! Está na hora de voltar ao Brasi. Como recordação fica o raro golo marcado ao At. Madrid.

Tonel (35J/1G). Uma época mediana do central. Ganhou o lugar a Polga a meio da época e não tantos golos como habitualmente o faz. Fez o que podia, mas não tem qualidade para ser titular.

Daniel Carriço (41J/1G). Uma época em que evoluiu pouco, muito por culpa do momento da equipa. Afirmou-se como titular na equipa e também como líder da defesa. Pode melhorar!

Caneira (12J). Teve a sua pior época de sempre no Sporting. Tapado no centro da defesa por Polga, Tonel e Carriço. Não ganhou a luta no lado de esquerdo da defesa a André Marques, M.Veloso e Grimi nem o lado direito a Abel e Pedro Silva! Sempre que foi chamado a jogar, não jogou mal! Não foi opção nem para Paulo Bento nem para Carvalhal.

André Marques (11J). Demasiado verde. É o típico projecto de um lateral-moderno. Tem uma estampa física que impressiona que o faz ganhar a maioria dos lances de cabeça e no ombro a ombro. Fica muito nervoso com a bola nos pés, apesar de revelar um pé esquerdo interessante. Faz também demasiadas faltas estúpidas! Precisa de jogar mais minutos antes de voltar ao Sporting.

Grimi (32J/2G). É um dos maiores entertainers do Sporting, mas apenas para rir! É de louvar a sua entrega ao jogo e a raça com que veste a camisola do Sporting. Em bom da verdade, Grimi apenas é uma mais valia quando defende muito concentrado. Dá volume ofensivo, só que não tem qualidade para fazê-lo. Não sabe o que fazer à bola na maioria das vezes que a tem no pé e isso no Sporting não pode ser. Apesar de ser um bom rapaz, por mim tem que ir andando…

Miguel Veloso (47J/11G). Uma grande surpresa! Jogou em várias posições: lateral-esquerdo, médio defensivo, médio interior esquerdo e direito e nº10. Foi um regalo para os olhos vê-lo jogar desta maneira. Marcou golos de bandeira e jogou muito futebol esta época, coisa que não tinha vindo a fazer nas últimas épocas! Merece a chamada de CQ e a transferência para um grande da Europa.
Adrien (21J/1G). Jogou mais do nas outras épocas, principalmente desde que Carvalhal assumiu o comando, mas jogou sempre na posição errada. Para mim, Adrien não é trinco, é médio centro e a jogar a trinco é difícil mostrar o seu (bom) futebol. Quando jogou, Adrien tentou destruir e construir ao mesmo tempo, só que não conseguiu cumprir as duas tarefas com qualidade pois desgastava-se muito ao fazê-lo. Via-se claramente que estava demasiado sozinho no meio-campo e acabou por ser bastante criticado injustamente! Eu reconheço-lhe bastante potencial!

Pedro Mendes (24J/1G). Chegou tarde de mais. Encaixou como uma luva no meio-campo do Sporting. Entrega sempre bem a bola depois de a recuperar sem fazer falta (Adrien ou fazia uma ou outra). A sua experiência foi uma mais valia para minimizar os estragos.

João Moutinho (50J/9G). Fez melhor época de sempre em termos pessoais. 9 golos e muitas assistências. João Moutinho jogou sempre em alta rotação. É o tipo de jogador que qualquer treinador gosta de ter, pois tem sempre o mesmo rendimento com todos os treinadores. Dá tudo em campo, não sabe jogar mal e está sempre disponível. Como pode João Moutinho ficar fora do Mundial?

Pereirinha (31J). Continua a evoluir ou estagnou? Mostrou muito potencial quando apareceu na primeira equipa, mas desde aí que não evoluiu. Se há jogadores que são demasiado estrelas (H.Barbosa, M.Veloso ou Quaresma) outros podiam ter mais confiança em si, como é o nítido caso de Pereirinha. Falta-lhe raça e agressividade para jogar no Sporting, parece que entra sempre em campo sem vontade de se afirmar e com muito medo de errar. Precisa de jogar para evoluir e ganhar confiança. É melhor ser emprestado.

Vukcevic (27J/3G). Sem dúvida a grande desilusão da época! Vuk tinha tudo para ser a estrela do Sporting! Eu continuo a dizer, Vuk tem tanto potencial como Hulk. É fortíssimo fisicamente, é rápido, sabe jogar de cabeça, tem um bom pé esquerdo, remate bem e forte, é explosivo, sabe driblar e tem muita frieza na hora de finalizar (é raro falhar golos). Foram-lhe concedidas inúmeras oportunidades mas Vuk não as aproveitou. Foi sempre demasiado individualista e continuou a mostrar que não sabe jogar em equipa. Parece que afinal não era uma embirração de Paulo Bento. Com muita pena minha, a sua saída é inevitável.

Izmailov (23J/2G). Começou a época lesionado, mas assim que recuperou foi quase sempre titular. Quando jogou, jogou bem e foi quase sempre dos melhores jogadores do Sporting em campo. A sua época fica logicamente marcada com o caso que protagonizou no dia da recepção ao At. Madrid. É possível que seja transferido este Verão para o clube ter dinheiro para se reforçar.

Angulo (7J). O internacional espanhol veio passar férias a Lisboa. Saiu em Novembro e desde aí que continua em férias. Ridículo!

Matias Fernández (45J/5G) Foi uma meia desilusão! Obviamente que não foi dos piores jogadores do Sporting esta temporada, mas todos esperávamos muito mais do melhor jogador da América do Sul em 2006/2007. Mostrou que sabe jogar futebol, que tem uma técnica digna dos melhores jogadores do mundo, mostrou boas ideias enquanto esteve em campo, mas tem que trabalhar muito mais, principalmente em termos defensivos. Para Matias digo o mesmo que digo a muitos: futebol é regularidade! Não chega mostrar muito de vez em quando que é um fora-de-série.
Foi convocado por Marcelo Bielsa para ir à África do Sul.

Yannick (32J/7G). Continua a ser um jogador de extremos. Algumas exibições muito bem conseguidas, outras terríveis. Yannick ainda não aprendeu a receber a bola (o que é grave visto que ele teve formação para isso e já tem 24 anos), e o mais grave ainda é que os seus treinadores e colegas não percebem isso e insistem em fazer com que Yannick tenha a bola no pé. A bola tem que ser colocada em profundidade para não perder tempo a dominá-la e assim poder usar a sua velocidade para fazer estragos, que é a sua maior qualidade. É um jogador muito querido entre o plantel, o que faz dele um não-dispensável. Pode ser que se afirme definitivamente na próxima época no Sporting e na selecção.
Postiga (33J/1G). O que se pode dizer de um ponta-de-lança que marca 1 golo em 31 jogos? Postiga começou a época a titular mas a ausência de veia goleadora fê-lo sentar no banco. Os números não são tudo é verdade, Postiga até trabalha bastante no desgaste da defesa e serviu muitas vezes os colegas quando ele próprio poderia marcar, o problema que os avançados vivem de golos…

Saleiro (28J/5G). Só começou a jogar regularmente com Carvalhal e que surpresa! É o típico avançado com escola. Faz movimentações muito interessantes, joga de costas para a baliza, joga razoavelmente bem com os dois pés e de cabeça e trabalha bem! Foi, para mim o jogador que melhor combinou com Liedson. Ainda se faz jogador!
Caicedo (11J/0 G). Nunca se chegou a adaptar. Caicedo é um avançado que eu há muito não via. Joga à mama sem ter os dotes de finalizador. Falhou dois golos decisivos que custaram o lugar a Paulo Bento (Marítimo em casa e Rio Ave fora). Foi embora para o La Rosaleda e já ninguém se lembra dele.

Sinama-Pongolle (6J/1G). O atleta francês teve muito azar esta temporada. Aterrou de pára-quedas no Sporting e desde aí foram só problemas familiares muito graves. Que volte depressa para mostrar que tem valor!

Liedson (46J/22G). Foi uma vez mais o melhor jogador do Sporting. Liedshow continua a marcar golos em barda todas as épocas. Já não tem a velocidade de outros tempos, mas continua a ser fulcral (e agora também o é na selecção) na equipa, principalmente a recuperar bolas aos defesas-centrais que insistem em não aliviar a bola quando o vêm por perto e a inventar golos. Espero que faça um grande Mundial 2010 e que seja um dos melhores marcadores! Liedson merecia uma estátua em Alvalade por tudo o que tem feito!

11 Passes de rotura:

João S. Barreto 18 de maio de 2010 às 16:49  

Tomás muito boa análise. Obviamente que não posso concordar com algumas avaliações que fazes a certos jogadores, mas são opiniões que já aqui defendi várias vezes e por isso não vou insistir lol

Para mim Miguel Veloso é de longe o melhor jogador do Sporting e encaixa que nem uma luva no futebol italiana, é lá que eu gostava de o ver jogar. Ele e Daniel Carriço (não porque seja um grande central, que não é, mas porque apresenta um potencial interessante) devem ter sido os únicos jogadores do SCP que não desvalorizaram esta época. Obviamente que só estou a considerar aqueles com os quais o SCP esperará conseguir um bom encaixe.

Só te falta agora perspectivar a próxima época em termos de reforços, etc.

Tomás Pipa 18 de maio de 2010 às 16:54  

Hei de perspectivar, primeiro estou à espera que acabem os rumores do Maniche lol

Manú 18 de maio de 2010 às 17:40  

bom post, embora nao concorde com opinioes sobre alguns jogadores.

nao fazia ideia que o pereirinha ainda fez 31 jogos, incrivel!

a vossa equipa tem muito potencial, com algumas entradas - nomeadamente na defesa - e se conseguirem manter miguel veloso po ano estao de volta!

Pedro Veloso 19 de maio de 2010 às 01:26  

Gostavas de Maniche Tomás? Não sei como é que alguém ainda arrisca.

Óptimo post, salpicada com a ironia que pudeste praticar durante toda a época aplicada aos jogadores do SCP;)

Estou pasmado com estes números: Postiga 33J? Pereirinha 31 J? Lol por aqui se vê que as épocas têm imensos jogos agora, ia jurar que o Pereirinha nem em 10 tinha entrado.

Concordo com quase tudo. Só espero que o Grimi não saia, o que eu me rio com ele, adorei vê-lo ao vivo no Sporting-Porto com carrinhos suicidas e chutões para onde estava virado mas sem perder uma bola! E como disse o Carvalhal deu sempre tudo e jogou lesionado algum tempo.

Noto que houve uma evolução na tua opinião sobre Saleiro. Ganhaste, João Veloso;)

"Pode ser que se afirme definitivamente na próxima época no Sporting e na selecção" Já ouvi isto algumas vezes...

Pereirinha continuo sem perceber. Um gajo que toda a gente diz que é dos maiores foras-de-série de sempre das escolas leoninas, que era um extremo que partia tudo, e agora não mostra nada.

Falaste aí no H.Barbosa e com isso lembrei-me, Vieirinha considerado melhor jogador da Liga Grega! Finalmente um desta vaga de extremos da cantera portista parece ter pegado de estaca! Será que volta para Portugal?

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 10:10  

lol,também eu fiquei pasmado com os numeros do Pereirinha e Postiga, mas eles entram todos os jogos no fim! O Pereirinha então entra mesmo em quase todos como suplente. Eu não diria q era fora de série porque não é nenhum prodigio da técnica como Ronaldo,Quaresma,Rosado,H.Barbosa ou Vieirinha. Mas era um líder nas camadas jovens jogando a nº10! Pereirinha, para que saibas, chegou ao sporting no 1º ano de Juvenil logo para a equipa A dos Juvenis e foi bi-campeão nacional de juvenis e bi-campeão nacional de juniores!É obra!

É verdade, Vieirinha foi o rei das assistências na Grécia e marcou 8 golos, ficando assim no 15º lugar dos melhores marcadores. Ajudou o PAOK de F.Santos a ficar num raríssimo 2º lugar. Acho que não podemos comparar H.Barbosa com Vieirinha. Vieirinha sempre foi mais prático que H.Barbosa e sempre fez mais golos, se bem que eu ache que o Hélder tem mais técnica que o Vieirinha. O Hélder Barbosa na minha opinião é o verdadeiro caso de desperdício de talento. Já o viram em campo? Não nada de útil! Vieirinha foi vendido ao PAOK?

Não me admirava nada que viesse para o Sporting já esta época se o Sporting for comprar 4 extremos para jogar em 4-3-3...

Quem eu gosto bastante é o Paulo Machado.Enche-me as medidas, tem mesmo muito futebol. O que eu vou dizer é capaz de chocas, mas vou dizê-lo na mesma. Se um dia disse que o M.Veloso tem potencial para um dia ser melhor que o Pirlo, Paulo Machado tem potencial para ser tão bom como o Xavi!

A selecção sub-17, ou será o Sporting sub-17 (10 jogadores do SCP em 18),confunde-se um bocado, goleou a vice-campeã do mundo da categoria,a Suiça por 3-0.

Bis do ponta-de-lança do Sporting Ricardo Esgaio e um golo do médio ofensivo do Sporting Mateus Fonseca. Hat-trick de assistências do extremo do Sporting Bruma.

Mac 19 de maio de 2010 às 17:46  

Pá só podes estar a brincar comigo!

O que é que são essas comparações?

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 19:37  

Eu disse que podia chocar, mas só estou a falar de potencial.

Mac 20 de maio de 2010 às 00:00  

O paulo machado tem potencial para ser um maniche e já estou a esticar a corda!

Tomás Pipa 20 de maio de 2010 às 10:52  

Vou explicar a diferença: Maniche nunca foi um jogador habilidoso, nunca jogou com a bola colada ao pé, nunca foi um jogador de fazer aberturas fantásticas etc, foi mais um jogador com um grande pulmão, com grande sentido de equipa, com um excelente remate e que aparecia muito bem na zona de finalização (e finalizava bem também).

Já Paulo Machado, antes era mesmo trinco (nos sub-17) mas depois veio subindo até ser nº8. É um jogador que joga com bola colada ao pé, toque curto, remata bem, faz aberturas fantásticas e não anda a correr que nem um maluco como o Maniche. É bom lembrar que não é um jogador alto e que o seu pé esquerdo também não é excelente.

Ou seja, as qualidades técnicas e físicas que eu vejo no Xavi, também as vejo no Paulo Machado.

Obviamente que vão dizer que eu sou um louco etc etc...mas também me chamaram isso quando disse que Figo ía ser melhor que Beckham e P.Ferreira melhor que Salgado, como me chamaram quando eu disse que Forlán é um dos melhores avançados do mundo (quando saiu do Utd) e quando disse que M.Veloso tem potencial para ser superior a Pirlo (faz tudo o que Pirlo faz e ainda joga de pé direito,de cabeça e marca golos de bola corrida). Talvez seja mais fácil ir com o rebanho,porque assim no fim fomos todos que nos enganámos e ninguém disse nenhuma barbaridade!Mas aponta aí pelo menos o M.Veloso (porque há de sair para um grande). Quanto ao Paulo Machado (como não sai para um grande já) apenas aviso-te para não ficares admirado de ainda vires a ouvir falar muito dele, não quer dizer que vás ouvir,mas..

Se P.Machado fosse parar a um clube que o trabalhe bem, acredito que será um excelente jogador.Se tivesse sido das escolas do Barça...meus amigos,estávamos perante um galático! Este ano não vi nenhum jogo do Paulo Machado, apenas o vejo nos resumos da Liga Francesa quando passam na Sportv e fico maravilhado, ele está sempre em jogo e nas assistências. Ele tem também sempre bom feedback na imprensa. Dizem sempre que é dos melhores jogadores do Toulouse e dos melhores médios do campeonato francês.

Sei é que o Xavi tem uma cabeça incrível, que é dos jogadores mais conhecidos do mundo que é mais viciado em bola, sabe tudo sobre todos os jogadores e clubes (até o devíamos convidar para falar aqui no settore) e sendo um viciado em futebol, sabe obviamente o que é importante no futebol,recepção e passe, e não as fintazinhas que a maioria da garotada se perde!

Mac 20 de maio de 2010 às 18:53  

Mázinho assim como acertaste essas, já deves ter falhado muitas mais!

Eu sei perfeitamente que as caracteristicas do Paulo Machado não são as mesmas que as do Maniche mas acredita que em termos de qualidade é o máximo a que ele pode aspirar e acredita que já é bem bom! Não me importava nada de ter um jogador com a qualidade de Maniche ainda que com outras caracteristicas!

Quanto ao Paulo Ferreira ser melhor que o Salgado é discutível, o Veloso melhor que o Pirlo não é e tenho dúvidas que venha a ser!

Mas eu acredito que vá ouvir falar do Paulo Machado, o Maniche teve uma excelente carreira mas tu tás a compará-lo com um dos melhores jogadores do mundo da actualidade e isso quer queiras quer não o Paulo Machado nunca há de ser!

Também te digo que tenho um papel a dizer que o Santon vai ser uma lenda do inter e ele até se tem vindo a apagar ultimamente, apesar de nesse aspecto concordar contigo!

Mas também te digo e não sei se o rebanho concorda, o David Luiz dentro de 2 anos estará nos 3 melhores centrais do mundo!

Tomás Pipa 20 de maio de 2010 às 21:05  

Mac, esse papel do Santon fui eu que te escrevi? Não retiro nem uma palavra sobre o que disse do Santon, teve uma época com muitas lesões, mas ainda acredito nele.

Mac, não comparei o Paulo Machado com o Xavi,nem acho que o P.Machado um dia venha a ser tão bom como o Xavi até porque já tem 24 anos, apenas digo que todas as qualidades que o Xavi tem e que estão maximizadas, o Paulo Machado também as tem, só que não foram exponenciadas ainda, nem sei se vão ser.

Não vejo o Pirlo fazer nada que o M.Veloso não faça. Pirlo deve ser é mais profissional e ter mais cabeça, mas se o Veloso vai para o sítio certo...

David Luiz é capaz, reconheço mt potencial nele, ainda não é um centralão pq tem alguns erros infantis, mas não duvido do seu potencial, vai ser dos melhores do mundo.

P.Ferreira para mim fez uma carreira do nível da do M.Salgado. Defesas mt regulares..Mas quando eu disse isso e chocou mta gente foi em 2003,na altura da Taça Uefa do FCP!