O Pesadelo

Acabou finalmente o pesadelo que foi a época 2009/2010, uma das piores de sempre da história do Sporting e, a pior desde que me conheço. O Sporting conquistou apenas 53% dos pontos em disputa no campeonato nacional, deixou as Taças Nacionais após derrotas humilhantes com os rivais e na Europa fez o que podia. É preciso recuar até 1997/1998 para chegar a uma época com um registo semelhante. Na altura, sob o comando de Octávio Machado, Francisco Vital, Vicente Cantatore e Carlos Manuel o Sporting também terminou o campeonato em 4º com 54% dos pontos ganhos.

Um dos grandes problemas do Sporting desta época foi o facto de ter sido obrigado a jogar dois jogos decisivos numa fase muito adiantada da época, a 29 de Julho e a 4 de Agosto, contra o Twente. Esses dois jogos obrigaram os jogadores do Sporting a terem menos tempo de férias e de pré-época. O resultado do sorteio também não foi favorável, nada mais nada menos que o Twente, que mais tarde viria a sagrar-se campeão holandês. O Sporting passou à rasca sem mostrar qualquer futebol.

No Play-Off de acesso à fase de grupos a conversa foi outra. O Sporting bateu-se muito bem contra a poderosa Fiorentina, tendo sido nesses dois jogos que fez provavelmente os melhores jogos da época. O Sporting caiu injustamente na Liga dos Campeões perante a Fiorentina de Prandelli.

Saíram também jogadores importantes que não foram substituídos da melhor maneira como Derlei e (agora sim, estou em condições de dizer) Romagnoli. Além disso o Sporting também se reforçou mal esta época. Matías só foi reforço em meia-dúzia jogos da época. Caicedo não só não foi reforço como ainda atrapalhou os que tentavam jogar. André Marques mostrou que ainda está verde para ser lançado às feras. Saleiro só foi reforço com Carvalhal e Angulo nunca chegou realmente de férias.

O campeonato foi um fracasso desde o início. Sp.Braga e Benfica colocaram a fasquia de campeão nacional demasiado elevada desde muito cedo. Cedo se percebeu que o Sporting não tinha pedalada para acompanhar estas duas excelentes equipas. Também foi cedo que se percebeu que o 3º lugar não estava destinado ao Sporting. Na 6ª jornada, aquando duma visita ao Dragão, percebeu-se que o Sporting tinha que ficar na melhor das hipóteses com o 4º lugar. Para bom entendedor meia palavra basta…

Na Europa, o Sporting foi traído pelo novo modelo da Liga dos Campeões. O novo modelo faz com que entrem directamente para a fase de grupos os campeões nacionais de países menos cotados no ranking da Uefa. Sendo assim, as equipas não-campeãs dos países melhor cotados (como é o caso de Portugal) têm que jogar umas contra as outras no Play-Off para ter um lugar na fase de grupos. Com isto, a equipa lisboeta teve que defrontar dois adversários de elevado nível competitivo (que noutros anos seriam cabeças-de-série) para entrar na fase de grupos e ficou de fora. Se nos lembrarmos que Debrescen, APOEL, Zurich e M.Haifa tiveram o privilégio de ver as estrelas de muito perto…

Terminada a participação na Liga dos Campeões, seguiu-se a Liga Europa que correu bem até mais uma vez o azar ter batido à porta no sorteio: saiu o Atlético de Madrid nos 1/8F e o Sporting foi eliminado ingloriamente com dois empates. Para a história fica um Atlético de Madrid que ganhou a competição tendo ganho apenas três jogos! Tudo dito!

Em abono da verdade, o Sporting tem tido muito azar, tem calhado sempre com finalistas das provas europeias. Man Utd em 07/08 e Barcelona em 08/09 para a Liga dos Campeões. Glasgow Rangers em 07/08, Shakthar Donetsk (na Liga dos Campeões) em 08/09 e recentemente o At.Madrid em 09/10 para a Taça Uefa/Liga Europa.

Na Taça de Portugal o Sporting foi andando até ter mais uma vez muito azar no sorteio. Saiu FC Porto no Estádio do Dragão e um humilhante 5-2 para os Tetra-Campeões nacionais.
Na Taça da Liga, a receita foi a mesma. O Sporting foi andando até defrontar este Benfica. Derrota por 1-4 em casa, mas com o Sporting a queixar-se muito (e bem) da arbitragem…Este Sporting não tem a qualidade deste Benfica, mas pelo podiam tê-lo deixado jogar mais que 6 minutos…

Uma época para esquecer!

7 Passes de rotura:

LMC 17 de maio de 2010 às 20:17  

Boa análise Tomás!
Faltou dizer que quem minimizou os estragos foi o CC.

Tomás Pipa 17 de maio de 2010 às 20:56  

vem já aí..

Pedro Veloso 18 de maio de 2010 às 10:38  

Tomás excelente análise, acho que tocas aí em alguns pontos-chave, como o início da competição logo no fim de Julho. Como reconheceu o JEB e o Paulo Bento, acho que a excelente pré-época do SLB e a falta de reforços sonantes no SCP também criou logo mal-estar.

Em relação ao modelo da Champions, é verdade o que dizes, o Sporting era mais forte do que algumas que entraram directamente, mas eu acho que o Platini recuperou um pouco da mística da velha TCE, que deve ser isso mesmo na minha opinião, uma competição para os campeões nacionais.

Voltámos a ver boas equipas da Roménia (Unirea) ou da Suiça (o Zurich não esteve mal), que há muito não apareciam porque não tinham hipótese. Além disso, a Liga Europa volta com este modelo a ser assim uma competição bastante forte (como era a velha Taça UEFA): este ano chegámos a ter equipas bastante históricas, como Liverpool, Juve, Marselha, SLB, Hamburgo, Roma, Sporting, Valencia, Ajax, PSV, Panathinaikos, o próprio Atl. Madrid, etc. Acabámos foi numa final fraca, mas isso são as contingências das provas a eliminar.

Eu prefiro assim, sinceramente, do que ter sempre lá o 4º classificado do Championnat ou da Bundesliga que não ganharam coisa nenhuma.

Uma correcção apenas se me permites, nessa época 97/98, vocês ainda tiveram outro treinador! Era um chileno, o Vicente Cantatore, e orientou a equipa para aí um mês, se tanto, a seguir ao Octávio ou ao Vital. Depois sim veio o Carlão com o seu chupa.

LMC 18 de maio de 2010 às 12:27  

Vicente Cantatore!Que dinossauro vieste aqui lembrar Veloso!
Nunca percebi porque é que veio, nem nunca percebi porque é que foi embora...Depois veio o D.Carlos de Manuel.

Pedro Veloso 18 de maio de 2010 às 12:46  

Lol o José Roquette pode ser (e é na minha opinião) um excelente gestor/empresário - no Sporting menos - mas de futebol parece-me que não percebia muito...Bem apesar de tudo acabou com o jejum de campeonatos do SCP.

Zé Gato 18 de maio de 2010 às 13:41  

Izmailov não sai.

Milner a um passo do City. 24M. City oferece também 30M por David Luiz mas a concorrência é forte.

Zé Castro eLazzaretti são hipótesses e dizem que o SCP agrada. Petrovic também referenciado.

Sereno está livre e é falado para o FCP. Guarda Redes inrenacional sub 20 norte americano, Samrir Badr, assina pelos Dragões.

Vieirinha, jogador do Paok de Fernando Santos, eleito o melhor jogador da Grécia.

Jokanovic é o novo treinador do Nacional. Este facto deve confirmar Manuel Machado em Guimarães.


Jesualdo parece estar mesmo de sáida.FCP.

Leone pede mais dinheiro e já não renova. Diego Gaucho e Jardel surgem como alternativa. Tiago Pinto e Felgueiras a caminho de Portimão. Meyong tem acordo verbal.

Capitão da selecção sub20 Roderick Miranda a caminho do Rio Ave, por empréstimo.

Dépor oferece 3M por Bába. Marítimo quer 5M.

Stopira, SantaClara, referenciado para o lado esquerdo do Guimarães.Kanu, Beira-Mar, pode ser o substituto de Lazaretti.

Jaime "Pajarito" Valdés, cobiçado pelo SCP, está de fora da lista de 24 para op Mundial 2010, já Matias continua seleccionado!

A imprensa espanhola diz que Mourinho tem acordo verbal com Real. Cappelo, Mihajlovic, Benitez e Riykaard podem suceder.

Man Utd preparado para oferecer 60M ppr Ribery.

Barça oferece 40M por Villa. Valência quer 45M, acordo está perto. Fabregas também já esteve mais longe.

Se Morinho ingressar no Real, David Luiz, Di Maria e Coentrão podem seguir o mesmo caminho.

Victor do Grémio junta-se ao nome de Romero, AZ, como principais candidatos á bailza do SLB. Eduardo descartado em comunicado.

Tomás Pipa 18 de maio de 2010 às 14:02  

Veli, sem dúvida que este modelo do Platini é justo e apoio! Mas que não benificia o meu Sporting também é verdade! Temos que deixar as equipas de leste ir mais vezes aos grupos para ganhar mais dinheiro e construirem equipas mais competitivas