Milito, Claro!





Numa jornada de grande expectativa em Itália, com o título ainda por decidir, o Inter fez o que lhe competia e venceu (1-0) o seu jogo, conquistando o 18º Scudetto da sua história (está a dois de somar uma estrela ao seu emblema) e tornando-se penta-campeão italiano! Parabéns José Mourinho!


Na derradeira jornada de Serie A, o Inter deslocou-se a Siena tendo por obrigação fazer um resultado melhor ou igual ao da AS Roma, de modo a renovar o título de campeão italiano. O domínio do Inter foi avassalador durante toda a partida, com Milito e Balotelli em grande destaque. Porém, até ao golo da vitória chegar a equipa esteve muito ansiosa no momento da finalização, falhando uma quantidade incrível de golos "feitos". O guarda-redes do Siena, Curci fez uma exibição do outro mundo. O golo da vitória chegou assim aos 57' (nesta altura a AS Roma já vencia por 2-0) pelo inevitável Diego Milito, numa altura em que Mourinho já havia feito entrar o macedónio Pandev com o objectivo de aumentar ainda mais o poder de fogo da sua equipa. O golo surge numa iniciativa espectacular do veterano Zanetti, que aos 36 anos ainda demonstra uma frescura e uma capacidade física de fazer inveja a muitos jogadores no seu pico de forma. Já o seu compatriota Milito foi o homem mais decisivo da formação de Milão esta época, uma vez que também foi ele quem apontou o golo da vitória na final da Taça. Até o árbitro apitar pela última vez, o Inter geriu o jogo com bastante segurança, beneficiando da experiência acumulada de muitos dos seus elementos.


No final da partida o capitão Zanetti, que completou a sua 15ª época ao serviço dos nerazzurri, levantou a Taça pela 5ª vez consecutiva, ao som do já habitual "We are the Champions" dos Queen. Tendo já vencido a UEFA, só lhe falta a Champions. Já Mourinho, depois de se tornar bi-campeão em Portugal e Inglaterra, fez agora a mesma brincadeira em Itália. Foi também o seu primeiro Campeonato ganho na última jornada. Apesar de ter recolhido aos balneários praticamente sem festejar quando o jogo terminou, na habitual volta da consagração e de agradecimento aos adeptos estava visivelmente emocionado.


A AS Roma, no terreno do Chievo, fez a sua parte e venceu por 2-0, com golos de Vucinic e De Rossi. Antes do jogo Ranieri dissera que estava farto de Mourinho, posso apenas imaginar como estará agora.


Na luta pela última vaga da Champions, a Sampdoria acabou mesmo por levar a melhor sobre o Palermo, conseguindo uma vitória caseira por 1-o frente ao Napoli. Um grande jogo, cheio de oportunidades, entre duas excelentes equipas. Pazzini acabou por (mais uma vez) ser decisivo e marcou o golo mais importante dos últimos anos para a Samp. Grande trabalho de Gigi Del Neri (que no final da partida levou com um banho de água gelada dado, obviamente, por Cassano) neste clube. Apesar da sua má experiência no futebol português, é dos treinadores mais respeitados no seu país. Tal como a AS Roma havia feito na sua "guerra", também o Palermo fez a sua parte na tentativa de chegar ao quarto posto. Na ausência de Miccoli (que deverá enfrentar uma longa paragem), o uruguaio Edison Cavani marcou os dois golos da vitória por 2-1 frente à Atalanta. Não chegou.


Finalmente, no clássico menos interessante dos últimos anos, o AC Milan trocidou a Juventus (que acaba num vergonhoso 7º lugar) por 3-0. Antonini e Ronaldinho (por duas vezes) fizeram os golos dos rossoneri. Foi o último jogo de Leonardo ao comando da equipa e a imprensa desportiva italiana avança já que Ronaldinho Gaúcho deverá seguir o mesmo caminho do seu treinador e amigo para fora do clube. De realçar ainda que o técnico abandonou o relvado sob uma chuva de aplausos. Muitos nomes começam já a ser falados como possíveis candidatos ao cobiçado lugar de treinador principal do AC Milan, entre eles Van Basten e Michel Preud'Homme.


Com o Scudetto entregue, toda a Itália concentra-se agora na grande final entre Inter e FC Bayern. Qualquer uma das equipas que vença o confronto no Santiago Bernabéu conseguirá o triplete, uma conquista só ao nível dos melhores.

18 Passes de rotura:

Tomás Pipa 17 de maio de 2010 às 02:23  

Parabéns ao Inter e a Mourinho.

Para mim (e acredito que para ti também), o título do Inter não tem qualquer surpresa. A surpresa maior foi mesmo não terem ganho mais cedo! Isso é que é anormal!

A Juve fica de fora da Uefa?Ou é 4+ 3 da Série A + 1 da Taça?Sabes?

Também li do Preud'Homme, tanto para o Milan como para o FC Porto. Porquê? Será cunha? Deve andar metido com aqueles D'Onofrio estou mesmo a ver.

Para o ano vamos ter uns playoffs da Champions interessantes: Sevilla, holandeses e alemães deverão ser os cabeças de série. Depois Tottenham,Braga e Sampdoria como não cabeças de série!

Apesar de gostar mesmo muito do Bayern, boa sorte para o Inter no sábado que vem! Que venha a tripleta!

Mantorras 17 de maio de 2010 às 06:25  

a Juventus ta mesmo fora da uefa.Já não tinha hipoteses na ultima jornada.

Pedro Veloso 17 de maio de 2010 às 10:47  

Aí está Mou! Mais uma conquista fantástica para o incrível pecúlio dele. Agora espero que ganhe no sábado (embora também fique contente se o Bayern vencer) e saia para Madrid.

Bem destacado o papel de Zanetti que foi muito importante no golo, é de facto um capitão do outro mundo.

Uma palavra de elogio sincero à Roma, que pela recuperação que fez (esteve a...14 pontos do Inter) e pelo bom futebol que jogou merecia também ser campeã.

Os festejos do Ronaldinho nos golos do clássico soaram imenso a despedida, de facto. O Leonardo é como dizes, já se sabe que sai.

Emanuel Ribeiro 17 de maio de 2010 às 11:19  

Boa tarde!!!

O nosso Mourinho ( bem consensual depois de sair do FCP) ganhou mais um bis. É o treinador mais vitorioso do século XXI, e será certamente um treinador que ficará para a história do futebol. Espero que ganhe mais um título no sábado, pois a mim muito me iria orgulhar!
O Inter, teve uma época de extremos, em que começou muito bem a Série A, desbaratando pontos atrás de pontos, em resultados impensáveis. Mérito ao Roma, que fez uma recuperação fbulosa, e fez-nos seguir atentamente as últimas jornadas e fazendo-nos vibrar, a nós adeptos que se revêem um pouco nos portugueses que actuam no estrangeiro. E um campeonato ganho nos últimos minutos, é de uma enorme emoção. Mas, a série A acabou com a vitoria do mais forte, embora com uma diferença que, quanto a mim não espelha justiça.
Que venha o triplete e, certamente que a eleição para o melhor do mundo está bem baralhada. Se o melhor do mundo sai, em princípio da equipa que ganha mais títulos e, principalmente do jogador que ganha mais títulos em termos colectivos, este ano, estará tudo muito confuso!
Em ano de mundial, pode acontecer muita coisa.

Manú 17 de maio de 2010 às 12:22  

mais um.
quase nem festejei tal o hábito que é ver mourinho a ganhar.

grande época do milito que resolveu todos os títulos do inter até agora!
zanetti é incrivel mesmo a forma que o gajo ainda tem! e a jogar em qualquer posição
a final da champions vai ser o jogo 700 pelo inter, um grande capitao.
maradona é mesmo um idiota em nao o levar, nem que fosse para premiar a carreira. para nao jogar ha la muita gente!

paulinho cascavel 17 de maio de 2010 às 13:02  

o milito está no top 5 dos melhores avançados do mundo neste momento, e é para mim o ponta-de-lança mais inteligente do futebol. é incrível só ter sido descoberto por um grande europeu aos 29 anos.

e depois do que vi ontem, e já tinha visto alguns jogos dele, ia buscar o curci na hora! o siena vai descer, portanto não deve custar muito dinheiro, e só tem 25 anos! que grande oportunidade para o meu benfica contratar um grande guarda-redes, que bem precisamos, se não queremos fazer figuras na europa como fizemos este ano em anfield.

Tomás Pipa 17 de maio de 2010 às 13:07  

Paulinho, não quero ser desmancha prazeres, mas acho que o Curci foi ou (ou ainda é) da Roma e fala-se do regresso dele ao Olímpico (não sei se volta do empréstimo ou se compram de novo)

paulinho cascavel 17 de maio de 2010 às 13:22  

o curci foi o guarda-redes titular da roma durante pelo menos um ano, mas depois foi despachado para o siena.

pesquisei mas não encontrei nada que dissesse que ele ia regressar à roma. então tive de ir ver ao fm e parece que ele está naqueles contratos de co-propriedade que os clubes italianos têm a mania de fazer. pena.

parece que vamos mesmo levar com o eduardo.

Manú 17 de maio de 2010 às 13:43  

paulinho mas mesmo que ele seja da roma a roma tem o julio sergio e o doni. deve dar perfeitamente para conseguir convencê-los com uns milhões (6 a 8, máximo 10).
isto se ele for bom claro, so o vi jogar ontem... mas ter um gr italiano normalmente é sinonimo de ter qualidade na baliza!

Mac 17 de maio de 2010 às 13:43  

É impressionante a facilidade que Mourinho tem em ganhar por onde quer que passe. A Roma foi um digno 2º lugar diga-se. Agora espero que o Inter ganhe a Champions e teho pena de que o Mourinho sai no fim da época porque se não era bem capaz de ganhar os 6 títulos como o Barça o fez!

Milito é realmente incrível, resolve jogos atrás de jogos, é fantátisco tacticamente, trabalhador e ainda junta a isto tudo inteligência a jogar!

O Benfica já emitiu um comunicado a dizer que o Eduardo não vem!

Até agora ouvi Amélia, De Gea e Romero. De Gea não vem obviamente! Dos outros 2 qualquer um pode vir e penso que ficamos bem servidos!

Mac 17 de maio de 2010 às 13:52  

A Juve sempre foi a minha equipa preferida em Itália é com muita trsiteza que a vejo acabar em 7º lugar!

Mais do que reestruturar a equipa, preciso dum treinador de qualidade indiscutível! Gostava muito que Lippi a seguir ao Mundial fosse para lá....

Mac 17 de maio de 2010 às 13:58  

Mázinho que é que me dizes de Maniche a custo zero?

Parece que Carlão está mesmo muito perto de Braga.

Era engraçado fazerem um post para a malta ir comentando os rumores e mandar uns bitaites a cerca das equipas para a época que vem...

Manú 17 de maio de 2010 às 13:58  

realmente a juve tá uma autentica palhaçada. e soube ontem que o gonçalo brandao vai com eles fazer a digressao de fim de epoca. nao sei o que isso quer dizer, mas nao comprem jogadores de classe mundial que nao é preciso!

o campeonato italiano este ano mostrou que renasceu e tem uma competitividade incrivel! qualquer equipa das 7 primeiras (mais o genoa e a fiorentina) é muito dificil de bater por parte de qualquer uma outra equipa do mundo!

Manú 17 de maio de 2010 às 14:01  

mac bem sei que nao me perguntaste a mim mas se me permites meter o bedelho maniche no scp é a prova que costinha tem grande jeito para safar tachos a amigos.

maniche vai minar o balneario todo com intrigas e confrontos com o treinador (e com paulo sergio nao fará farinha) por nao ser titular e coisas do genero.

maniche é aquele tipo de jogador da "escola sergio conceiçao": é muito frontal, diz sempre o que pensa na cara e dps pede desculpa e diz que é muito impulsivo e que "quem nao se sente nao é filho de boa gente"

resumindo, acho um disparate se o maniche vier.

Manú 17 de maio de 2010 às 14:13  

del neri na juve!

Mac 17 de maio de 2010 às 14:17  

Pois concordo cotigo Manú! Também acho o Maniche um disparate!

Vi agora também, vamos lá ver! Preferia Lippi ou Hiddink mas pronto!

Pedro Veloso 17 de maio de 2010 às 15:13  

maniche é aquele tipo de jogador da "escola sergio conceiçao": é muito frontal, diz sempre o que pensa na cara e dps pede desculpa e diz que é muito impulsivo e que "quem nao se sente nao é filho de boa gente"

LOL lindo, é que é mesmo isso Manu!

Bem observado isso da competitividade do campeonato italiano, foi de facto muito bom. Fiquei com pena do Palermo não ter alcançado o 4º lugar por lá jogar o Miccoli e por ter mais craques que a Samp, gostava de os ver na Champions. Mas Cassano e Pazzini também merecem!

Manú 17 de maio de 2010 às 16:18  

por falar em em benfica e em transferencia eu vendia o di maria ao barça e pedia o hleb a titulo definitivo!