La Liga - 29ª jornada

Esta jornada trouxe dois jogos de elevado grau de dificuldade para os colossos do país de nuestros hermanos.

O Barcelona deslocou-se a Maiorca e teve de suar bastante para vencer o actual 4º classificado da La Liga. A equipa anfitriã foi sempre uma equipa lutadora, atirou duas bolas ao ferro e contou sempre com o guarda-redes israelita Aouate em excelente forma, negando vários golos como a Gaby Milito e a Messi. Nunes teve uma exibição esforçada, mostrando-se em bom plano relativamente aos colegas da defesa.


Guardiola surpreendeu ao apostar em Pedro e Jeffrèn para o tridente ofensivo com Ibrahimovic, relegando Messi e Xavi para o Banco. Apesar das várias oportunidades do Barça na 1ª parte, Guardiola optou por fazer entrar o actual melhor jogador do mundo (substituiu Iniesta por lesão, estando parado cerca de 10 semanas) e Xavi, com consequências imediatas na dinâmica do jogo da equipa. Aos 63’ Ibra marcou o único golo da partida após defesa incompleta do guardião do Mallorca na sequência de um pontapé de canto.


Na próxima jornada seguir-se-á novo jogo delicado com a recepção ao Athletic. Uma vitória será sempre importante na véspera do grande clássico de Espanha na jornada seguinte, dia 11 de Abril!

No Domingo jogou-se o derby de Madrid, com vitória Merengue por 3-2. Da parte do real, Pellegrini apostou num meio campo reforçado com Xabi Alonso, Granero e Fernando Gago, que foi novamente titular após a sua excelente exibição no anterior jogo frente ao Getafe. Já o Atlético colocou toda a carne no assador com Aguero, Forlan, Simão, Reyes e Tiago e, em jogada com a participação dos internacionais portugueses colchoneros, teve no espanhol um elemento fundamental ao inaugurar o marcador aos 10’. O Real tomou então conta do jogo até ao intervalo com C.Ronaldo em grande plano nas movimentações ofensivas, tendo um falhanço escandaloso de cabeça, isolado, já para lá da hora regulamentar.

Na 2ª parte o mesmo teve papel decisivo ao ver um cabeceamento seu ser desviado para golo por Xabi Alonso aos 48’. Este cinco minutos depois assistiu o seu ex-colega do Liverpool, que facturou após excelente trabalho na área do Atlético. Notável a forma como Arbeloa bailou perante Ujfalusi. Após um desentendimento entre Tiago e Paulo Assunção, Higuaín facturou pela 23ª vez nesta prova aos 62’. Aos 68’, Forlán reduziu de castigo máximo a castigar mão na bola incompreensível de Xabi Alonso na sequência de um canto marcado por Simão. Em suma, vitória do Real sofrida no fim, com C. Ronaldo como um dos melhores jogadores em campo, Simão apagado e Tiago a fazer uma exibição satisfatória, com papel importante para a sua equipa.


2 Passes de rotura:

João S. Barreto 2 de abril de 2010 às 13:07  

João bem-vindo! Foi um bom jogo o do Real, para mim o Tiago foi talvez o melhor em campo do Atlético, especialmente na construção de jogo, sempre com passes simples como deve ser. O Gago foi titular e fez uma excelente exibição, é um grande trinco.~O jogo do Braça não tive oportunidade de ver porque coincidiu com o Benfica-Braga...

Pedro Veloso 2 de abril de 2010 às 13:41  

Acho que esta jornada é muito importante, ambos têm que ganhar para deixar tudo em aberto para o mata-mata no Bernabéu para a semana.

Estive agora a ver o resumo do Valência-Atlético e o resultado é injustíssimo para o Atlético. Ao contrário do que esperava estiveram sempre por cima e fartaram-se de desperdiçar. Mas saem na frente para a 2º mão, claro.