News of England

Este fim de semana jogou-se a 32ª jornada da Premier League, que não trouxe alterações aos lugares cimeiros.


O líder Manchester United deslocou-se ao Reebok Stadium e alcançou a sétima vitória consecutiva, vencendo a equipa da casa por 4-0. Limitados pelas ausências de Wayne Rooney e Rio Ferdinand, a atenção recaía sobre Berbatov sozinho no ataque que, apesar da época em sub-rendimento, tem-se apresentado em forma crescente.

Os pupilos de Alex Ferguson tiveram um início conturbado pela determinação do Bolton, que esbarrou em duas grandes defesas de Van der Sar. Entre elas, um grande autogolo do defesa Jlloyd Samuel aos 38´ facilitou o jogo aos Red Devils.

No 2º tempo o United foi senhor do jogo por culpa de Nani, Giggs e Fletcher, tendo facturado por mais 3 vezes: aos 69' por Berbatov, a recarga de Flechter; aos 78’ novamente pelo Búlgaro, um golo de classe após grande jogada e assistência de Nani; aos 82´ pelo jovem Darren Gibson após nova assistência do português. Destaque para o o grande rendimento do ex-jogador do SCP, que continua a justificar a recente renovação de contracto.

Horas antes o Chelsea manteve-se firme e cilindrou o europeu Aston Villa por 7-1, com o capitão Lampard como figura do jogo ao efectuar um poker. Numa 1º parte em que os visitantes praticamente só viram os Blues jogar, o clube de Birmingham ainda alcançou o empate por John Carew, mas Lampard bisou de penalty antes do descanso. Na 2ª parte, Lampard e Malouda bisaram e o recém entrado Kalou também fez igualmente o gosto ao pé. Deco efectuou um bom jogo e esteve em grande plano na jogada do primeiro golo de Malouda. Destaque para o francês que voltou a fazer uma grande exibição tal como na jornada anterior frente ao lanterna vermelha Portsmouth, mas deveria ter ficado a cumprir castigo pela agressão que protagonizou a Ricardo Rocha nesse jogo. Realce também para Lampard que leva já 24 golos esta época e efectuou o quinto hat-trick da carreira.

Num estádio de má recordação para Eduardo da Silva desde a sua terrível lesão em 2008, o Arsenal protagonizou a desilusão da jornada ao empatar a uma bola com o primodiviosionário Birmingham, equipa revelação desta época e que ocupa o 9ºlugar. Arsène Wenger optou por fazer algumas mudanças no onze incial, optando por Diaby, Theo Walcott, Rosicky e Sagna e deixando no banco Thomas Vermaelen, Eboue, Samir Nasri e Arshavin. O jogo trouxe algumas boas oportunidades na 1ª parte para ambos os lados mas na segunda parte o Arsenal intensificou a pressão e após a entrada de Arshavin e Nasri este chegou ao golo após grande remate aos 81’. Contudo, o veterano Kevin Phillips reduziu já em tempo de descontos, contando com uma incrível benesse de Almunia. Deste modo, os Gunners voltaram a perder uma oportunidade de ouro de se colarem aos seus adversários directos pelo titulo, podendo tê-lo hipotecado, já que a próxima jornada trar-nos-á um escaldante Manchester United- Chelsea.

Na restante luta pelo 4º lugar e consequente acesso ao playoff da Champions, mantém-se tudo igual: o Liverpool regressou às vitórias ao vencer o Sunderland em Anfield por 3-0 com uma grande exibição de Fernando Torres; Carlos Tevez facturou três vezes em Manchester frente ao Wigan e o Tottenham ganhou 2-0 ao Portsmouth em White Hart Lane.

Premier League: 1- Manchester United 72 ; 2- Chelsea 71; 3- Arsenal 68; 4 - Tottenham Hotspur 58 (31 J.) ; 5 - Manchester City 56 (31 J.); 6 - Liverpool 54 (32 J.); 7- Aston Villa – 51 (31J.)

No Championship, destaque para Paulo Sousa e o seu quinto jogo consecutivo sem vencer com o Swansea City (nulo frente ao Ipswich Town), actual 5º classificado. Este ano apenas ganhou 6 das 17 partidas efectuadas em todas as competições (uma foi para a FA Cup) e, consequentemente, tem visto o limiar do playoff de acesso à Premiership – 6º lugar – cada vez mais próximo. Pessoalmente não acredito muito numa subida à Premier league uma vez que apesar da equipa fazer da boa defesa a sua imagem de marca, sendo a 2ª melhor do campeonato (31 golos sofridos), a verdade é que possui o pior ataque da prova (!) apenas com 33 golos, alcançando as vitórias sempre pela margem mínima. Faltará algum plantel ou estofo a este Swansea mas Paulo Sousa continua bem cotado em terras de sua majestade e, a seis jogos do playoff, continua com hipóteses reais de lutar pelo principal objectivo da época!


Championship: 1- Newcastle United 83 (39 J.); 2- West Bromwich Albion 79 (40 J.); 3- Nottingham Forest 70 (40 J.); 4- Cardiff City 65 (40 J.); 5- Swansea City 62 (40 J.); 6- Leicester City 61 (40 J.); 7- Blackpool 57 (40 J.); (…) 11º Reading 52 (38 J.)

PS: Gostava de me apresentar como novo membro do settore, que acompanho já há bastante tempo e onde comento regularmente. Chamo-me João Veloso (João) e vou colaborar nas Ligas Espanhola e Inglesa e, ocasionalmente, no Sporting, meu clube do coração. Aproveito para comunicar que dois novos representantes do Futebol Clube do Porto estão praticamente contratados e juntar-se-ão em breve.

5 Passes de rotura:

João S. Barreto 2 de abril de 2010 às 13:12  

Bom trabalho te feito o Paulo Sousa. Se não me engano já ganhou mais do que uma vez o troféu de treinador do mês. Gostava de vê-lo num clube de maior dimensão, quem sabe em Portugal.

Pedro Veloso 2 de abril de 2010 às 13:38  

João bem vindo. Bom destaque para a campanha do Paulo Sousa, fiquei chocado ao saber que são o pior ataque! Não percebo como continuam ali naquela posição, nunca os vejo ganhar.

João Barreto, num clube de maior dimensão...que não o Benfica!!! Acho que se ele nos treinasse depois da traição saíam do Clube para aí 50%dos sócios.

Amanhã Man Utd - Chelsea, talvez sem Rooney!

João 2 de abril de 2010 às 13:50  

Obrigado a ambos pela recepção! João, se não me engano o Paulo Sousa foi eleito duas vezes para melhor treinador do mês, nomeadamente para Fevereiro de 2009 e deste ano. No entanto perdeu das duas vezes. A nomeação de 2010 foi por ser a única equipa do Championship que até à data ainda não tinha perdido neste ano. Pedro, a estatística do ataque é incrível, não sei se é por défice de um bom ataque, mas em Inglaterra é no mínimo muito surpreendente para o 5º classificado.

João S. Barreto 2 de abril de 2010 às 14:15  

Exacto Pedro, estava mais a pensar num Braga, caso o Domingos saia para o Porto.

João S. Barreto 2 de abril de 2010 às 14:15  

Exacto Pedro, estava mais a pensar num Braga, caso o Domingos saia para o Porto.