Faltam Duas Jornadas

O Sporting foi a Leiria jogar com a União local e ainda não foi desta que garantiu o 4ºlugar. Falta um ponto apenas para os nossos leões garantirem o 4º (não 6º) lugar.

No onze verde-e-branco não houve nenhuma novidade de relevo. Yannick apareceu a ponta-de-lança e cedeu o seu lugar no meio-campo a Miguel Veloso. Grimi entrou para lateral-esquerdo. Hélder Postiga que era apontado à titularidade, continuou no banco de suplentes.

Uma das atracções deste jogo era ver como se comportava o futuro reforço do Sporting, André Santos. Como de costume, o camisola 8, jogou de pézinhos de lã, no meio-campo leiriense. Faz lembrar Paulo Bento no ínicio de carreira. Veremos onde vai chegar.

O Sporting entrou bastante melhor no jogo, com jogadas muito interessantes entre Izmailov, Liedson, Miguel Veloso, João Pereira e João Moutinho.

Foi sem surpresa que o Sporting criou aos 14' o primeiro lance de perigo no encontro. Excelente o cruzamento de Izmailov para Yannick que atirou para uma grande defesa de Djuricic (Radomir Antic esteve na bancada a observar o GR sérvio). Na recarga, Miguel Veloso atirou muito forte ao lado.

Aos 15', Liedson recebeu à entrada da área um passe-de-ruptura fantástico do médio russo e , na cara de Djuricic, picou a bola e fez o 0-1. Foi o vigésimo-segundo golo do internacional português esta temporada. Bastante aceitável para uma época destas. Desde que chegou a Alvalade o internacional luso tem uma média de 23,3 golos por época (e não são 2 ou 3 épocas...são 7).

O Sporting foi mantendo a toada ofensiva, dando por vezes a sensação que estava a jogar futsal, tal era o carrocel que Izmailov, João Moutinho e Miguel Veloso praticavam no meio-campo. O segundo golo estava perto e avizinhava-se uma goleada. Puro engano!

Yannick, em luta por um lugar nos 23 de CQ, era o elemento mais activo do Sporting nesta 1ª parte. Foram várias as vezes que surgiu na área leiriense a criar perigo. Só foi perigo e não golos porque a bola era lhe entregue nos pés e é aí que falta habilidade ao jovem avançado. Yannick precisa que a bola lhe seja posta em profundidade para não correr o risco de dominar mal a bola e para aproveitar a sua melhor (única?) característica, a velocidade. Foi com naturalidade que Yannick não aproveitou da melhor forma as opurtunidades que ele próprio criou aos 20',23' e 35'. Quem não está habituado estranha!

Ao intervalo, o número de espectadores em Leiria era de 4365, um número fantástico para os leirienses tendo em conta a sua média, mas terrível se nos lembrarmos que o adversário era o Sporting. E dizem que Leiria é uma cidade de sportinguistas...

A 2ª parte abriu com o golo da equipa da casa. Pontapé de canto do lado direito muito bem cobrado por Patrick e Cássio solto de marcação, só teve que cabecear para o fundo das redes do Casillas português. Mais um golo sofrido pelo Sporting num lance de bola parada, rídiculo! Parece uma equipa de infantis que nem uma marcação sabe fazer!

A 2ª parte teve muito pouco de parecida com a 1ª. A toada ofensiva do Sporting baixou bastante e foi a União que começou a aparecer tanto que aos 63' Carlão rematou de calcanhar ao lado da baliza de Rui Patrício. A U.Leiria esteve perto de se colocar em vantegem no marcador.

Parecia que ambas as equipas estavam satisfeitas com o resultado, tal era a falta de velocidade do futebol destas.

Hélder Postiga, recém-entrado, tentou dar um abanão e por pouco não foi feliz. O camisola 23 disparou de muito longe onde Djuricic conseguiu fazer uma defesa de recurso depois de a bola ter batido no relvado mesmo à sua frente.

Aos 85' e 87' o Sporting podia ter confirmado a vitória, mas a falta de eficácia de Hélder Postiga (por duas vezes) e Matías Fernández não deixou o Sporting sair de Leiria com os 3 pontos.

No final o empate aceita-se, mas a haver um vencedor teria que ser o Sporting. A U.Leiria vê assim mais complicada a tarefa de chegar ao 5º lugar (o objectivo ambicioso de Lito Vidigal) e o Sporting continua a passear-se na Liga, coisa que tem feito mais ou menos de Janeiro.

Grandiosa exibição do guarda-redes sérvio da U.Leiria provavelmente motivado pela presença do seu seleccionador nas bancadas do Magalhães Pessoa. Djuricic deve assim ter garantido a presença na África do Sul como 3º guardião da selecção balcânica. Vou até mais longe: se Eduardo sair do Braga para o Benfica, creio que Djuricic seguirá para o Minho. Claramente um guarda-redes para outros voos!

Duas jornadas para o pesadelo sporinguista terminar e cerca de uma semana para começar o pesadelo de ver o SL Benfica campeão! Felizmente vem já aí o Mundial para distrair a malta...

14 Passes de rotura:

João S. Barreto 27 de abril de 2010 às 23:34  

Tomás gosto de te ver contente com o 4º lugar.

Não percebi a do "Casillas português"...parece-me uma ofensa para um grande guarda-redes de nível mundial (falo do espanhol claro)

Tomás Pipa 27 de abril de 2010 às 23:42  

Bolas,n percebeste? R.Patrício faz lembrar Casillas,e não é só a mim. Em qualidade ainda não, mas fisicamente e na maneira como defende são muito parecidos. Creio que o Rui ainda se fará um excelente guarda-redes.

Não estou contente com o 4º lugar, fico é aliviado por não termos ido mais abaixo, uma vez que esta foi a pior época que vi do Sporting.

João S. Barreto 27 de abril de 2010 às 23:45  

Lol Tomás por acaso acho que o Patrício não é nada parecido com o Iker. Mas acho que pode vir a ser um bom guarda-redes no futuro. Para já não tem qualidade para ser titular de um clube que se diz grande.

João S. Barreto 27 de abril de 2010 às 23:47  

Já estive lado-a-lado com o Casillas e ele é um armário. O Rui Patrício é fininho e alto...

Tomás Pipa 27 de abril de 2010 às 23:51  

Tem tempo para se entrocar, espero que não se entroque tarde!

Pedro Veloso 28 de abril de 2010 às 01:57  

O Joaquim Rita na 1a parte na rádio com aquele ar profundo que o caracteriza: "sempre achei que Djaló é de longe o melhor parceiro possível para Liedson" Não podia estar mais em desacordo, acho que combinam pessimamente. Além de que fica um ataque muito baixo.

Batatinha 28 de abril de 2010 às 03:00  

Tu és é um granda palhaço oh Tomás...Todo contente com o 4º lugar...não te esqueças que estás a 28 pontos seu monte de merda!!Só não estás mais atrás porque este ano os pontos foram mal distribuidos...o benfica e o braga não deram a minima hipotese.Essa do Patricio tambem é muito engraçada!!Há uns 3 anos que dizem que ele vai ser bom!Tu vais ser daqueles pais que vais obrigar o teu filho a jogar à bola ate ele dar em jogador...o talento nao se trabalha, ou se nasce ou nao se nasce.

PALHAÇO!

Batatinha 28 de abril de 2010 às 03:00  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Costa 28 de abril de 2010 às 10:30  

A que concordas aqui com o Batatas na parte do Rui Patricio... ta para ser bom a 3 anos e ano apos ano continua a provar o contrario.

De resto, acho que o President od SPorting ja ta abrir novamente a boca e cheira-me que vem ai mais do mesmo com o grande sportinguista costinha a liderar o futebol!

zimbora!

Benfica campeao no dragao?!?!?! quem mais poderiamos pedir?

Abcs.

Tomás Pipa 28 de abril de 2010 às 11:55  

Batatinha!Olá! Bom..porque dizes que estou contente com o 4º lugar?Apenas constantei um facto,o Sporting está quase a garantir o 4º lugar e é verdade.

Não gostas do R.Patrício?Paciência...Claro que depois tinhas que vir dizer disparates..então um GR tem que ter evoluído tudo o que podia ter evoluído aos 21 anos? Vou-te só dar uns nomes para tu escreveres aí num papelinho e guardares na carteira: Eduardo,Van der Sar,Cañizares,Kahn. Já que percebes assim tanto de formação de GR vai lá ver com que idade é que eles começaram a ser titulares e no caso do Van der Sar vai ver com que idade é que ele se tornou mesmo um guarda redes de topo.

Tu achas que eu não sei que o Braga e o Benfica não deram a mínima hipótese?Viste-me a dizer o contrário?Basta leres a maioria dos posts para perceberes alguma coisa!Vens para aqui lanças umas postas de pescada e pões-te a andar, apenas assinando Palhaço! Achas mesmo que eu sei quem é?

LMC 28 de abril de 2010 às 14:56  

Tomás bem respondido...
No entanto, sou Sportinguista e acho o Patricio miserável.

Companhia 28 de abril de 2010 às 19:07  

Com essa o Patricio só das razão ao meu amigo Batatinha.Com que idade é que Van der Sar chegou ao topo?Pois, o Patricio já está titular indiscutivel numa equipa que "supostamente" luta por titulos em Portugal.Epa, se ele não tem talento não vale a pena insistir, para isso façam o mesmo com o Ricardo Batista!
PS-Eu enquanto Benfiquista gosto muito do Patricio não é isso que esta em causa.

Voces lagartos vivem na sombra do Benfica então tudo o que fazem mal justificam q o benfica fez pior.
EX:Pongolle 6M ... ahhh mas o Balboa foi 4
4º lugar...nunca ficamos em 6º(ok..o sporting ta a tantos pontos do Belenenses como do Benfica basicamente..engraçado!)

Tomás Pipa 28 de abril de 2010 às 19:13  

Sim, o que quis dizer com isso, é que o Patrício com 21 anos já está a um nível muito aceitável. Acho que ele tem talento e acho que vale a pena insistir nele.

Justificar com o Benfica?Alguém falou aqui do Pongolle?

Quando falei no 6º lugar que não era 4º, apenas o disse porque era o lugar em que o U.Leiria estava há 2 jornadas e pelo qual luta agora. U.Leiria, nosso adversário nesse jogo. Não sei onde está aqui o Benfica!

Tomás Pipa 28 de abril de 2010 às 19:15  

Companhia, eu sei que não gozaste com o Sinama, mas há muita gente que o faz. Eu não vou dizer nada até o ver em acção na própria época porque o Sinama chegou em Janeiro, lesionou-se e desde que voltou a jogar tem a filha de 2 anos em coma, acredita que não deve ser fácil!