A Esperança é a Última a Morrer

A classificação final do nosso campeonato está cada vez mais "fechada" a cada jornada que passa. Contudo, além do Sp. Braga lutar ainda pelo campeonato (ao mesmo tempo que procura garantir a pré-eliminatória da Champions), a luta é grande ainda pela última vaga de acesso à Liga Europa e pela fuga ao lugar que ainda resta abaixo da "linha de água".

Grande romaria dos adeptos bracarenses à Figueira da Foz no Domingo. O Sp. Braga não podia perder pontos para não entregar o título de bandeja ao S.L. Benfica. A pressão sobre os minhotos era muita e do lado da Naval, que esta época já roubara pontos aos arsenalistas, havia também a necessidade de ganhar para continuar a acalentar o sonho europeu. Domingos, consciente da importância deste jogo, não promoveu nenhuma surpresa no "onze" que iniciou a partida, apenas apostando forçadamente em Paulão, no eixo da defesa, devido à indisponibilidade de Moisés e Leone. Mais uma demonstração da profundidade do plantel bracarense, que possui 4 alternativas de excelente qualidade para a posição de defesa central. Empurrados pelos seus adeptos e com enorme confiança na sua qualidade, os jogadores do Sp. Braga entraram decididos a ganhar e logo após o apito inicial Renteria desperdiça uma excelente oportunidade para marcar. O meio-campo da Naval era uma autêntica auto-estrada (Hauw, na primeira parte, fez muita falta ao lado de um desinspirado Godemeche) e a equipa visitante foi criando várias ocasiões de perigo, até que aos 24', num livre a castigar uma falta duvidosa (ainda muito longe da baliza), Luís Aguiar marca um "golaço", mostrando que este era o seu dia. Certamente um dos melhores golos desta Liga. A Naval nunca conseguiu ser uma ameaça e só por uma vez, por intermédio de Fábio Júnior, foi capaz de levar verdadeiro perigo à baliza contrária. A vitória por 4-0 do Sp. Braga não foi, então, mais do que natural, face à discrepância de qualidade entre as duas equipas. Os restantes golos foram marcados por Matheus (39'), aparecendo ao segundo poste "à Saviola", na marcação de um canto que é desviado, Paulão (74'), que desta forma marcou à equipa que o projectou na Liga Sagres e novamente Luis Aguiar (84') com um bonito chapéu face a um impotente Peiser. Destaque para a qualidade das bolas paradas dos minhotos: 2 golos de canto e um de livre. Numa grande tarde do médio uruguaio (que volta a ser falado como possível reforço do outro Sporting), uma vitória importantíssima do Sp. Braga, adiando (cancelando?) a festa benfiquista e dando um passo de gigante rumo à Champions. Como Domingos disse, e bem, antes do jogo, "...Os jogadores do Braga já são uns campeões...". Importa recordar que com estes pontos o Sp. Braga já seria campeão nas épocas de Boloni com a dupla Jardel-João Pinto (em percentagem de pontos por jogo) e de Trap (67 contra 65 pontos). Só uma muito boa equipa pode ser capaz de suplantar este enorme Sp. Braga que merece um lugar na mais importante competição internacional de clubes.

Em Guimarães, o Vitória, comandado pelo novo treinador do Sporting, atirou em definitivo o Belenenses para a Liga Vitalis, vencendo por 2-0 (Andrezinho e Nuno Assis). Mais um histórico que abandona o convívio com as melhores equipas portuguesas. O Belém só tem no entanto de se queixar de si próprio, pois foram-lhe dadas duas oportunidades que não merecia, e a gestão levada a cabo no clube tem sido absolutamente ruinosa e instável. Não deixa no entanto de ser um dia triste para todos aqueles (e são muitos) que simpatizam com este simpático clube.

Na Choupana, o Nacional da Madeira mantém-se também à espreita de um lugar na Liga Europa, onde teve um bom desempenho nesta época. Empate 1-1 com o Paços, que só difilmente lutará pelo mesmo objectivo. Diego Barcellos marcou para os da casa e Maykon para os forasteiros. Manuel Machado, depois de na semana passada ter sido dito que sairía do Nacional (o que foi prontamente desmentido pela Direcção do clube madeirense), é agora associado a um possível regresso a Guimarães.




A Académica venceu fora o Leixões por 3-1 (Hugo Morais; Sougou, Éder e Berger) e carimbou a manutenção na Liga Sagres, o seu objectivo desde o início da temporada. Já Fernando Castro Santos fica com margem de manobra muito reduzida e parece que o destino da sua equipa será o mesmo que o do Belenenses, apesar de Olhanense e Vitória de Setúbal terem ainda uma palavra a dizer neste assunto.

Está quase a terminar esta Liga Sagres 2009/2010. Por decidir estão ainda os destinos de várias equipas, enquanto que outras vão cumprindo os objectivos que estabeleceram para esta temporada e limitam-se agora a cumprir calendário, ao mesmo tempo que começam já a preparar a nova época.

5 Passes de rotura:

DEPOIS ADMIREM-SE!! VÃO PAGA-LAS TODAS!! 28 de abril de 2010 às 11:05  

Casa de Quarteira vandalizada

A casa do FC Porto de Quarteira, no Algarve, foi vandalizada, conforme documenta a foto ao lado. As paredes da fachada do edifício onde se reúnem os portistas da região apareceu ontem com o nome do Benfica inscrito a vermelho, surpreendendo os habituais frequentadores do espaço. Ainda que esta acção tenha ocorrido a centenas de quilómetros do cenário daquele que pode ser o jogo do título, o episódio reforça a certeza de que a segurança à volta do clássico é um elemento vital para evitar problemas.

Anónimo 28 de abril de 2010 às 14:08  

O minuto 79 do jogo Vitória de Setúbal – FC Porto, o momento em que Radamel Falcão foi presenteado com um cartão amarelo por ter levado duas cacetadas na mesma jogada, exemplifica na perfeição o que foi esta temporada cá no burgo, a aniquilação da concorrência vermelha sempre que esta se torna ameaçadora. Agora chegou a ponto de se anular pelos bastidores um título de cariz individual, como é o premio do melhor goleador do campeonato.

O avançado portista, à entrada para a jornada 28 da Liga Portuguesa, tinha o mesmo numero de golos que Cardozo, e era meu convencimento que seria o ponta de lança galináceo a levar a melhor nesta contenda dos melhores marcadores, essencialmente pelo calendário mais vantajoso da sua equipa, onde os jogos em casa com Olhanense e Rio Ave trazem a expectativa de goleadas e, muitas penalidades para o Paraguaio facturar (o que, de resto, confirmou-se com a equipa algarvia). A desavergonhada punição de que El Tigre foi alvo às margens do Sado, dissipou todas as minhas dúvidas de quem levaria para casa a “Bola de Prata”.

Não faltarão elogios e loas ao feito de Cardozo, oriundos dos mais diversos quadrantes deste país. De norte a sul, todos se vergarão perante a façanha de converter 8 penalidades colocadas à disposição por qualquer amigo Lucílio de ocasião. Do outro lado do Atlântico, se vaticinará a “miséria” que o pé esquerdo do Paraguaio fará na África do Sul. A mãe, o pai, o irmão e o periquito enviarão mensagens de felicitações pelos pasquins da mouraria ao novo Deus do Olimpo. Jamais alguém ousará colocar em causa a magnificência deste prémio.


Certamente que ninguém se lembrará dos 4 golos mal anulados a Falcão, ninguém destacará que dos seus 23 golos obtidos até ao momento na Liga, apenas 2 provêem de grande penalidade. Não haverá alguém que faça recordar a sublime forma de como o avançado azul e branco domina e faz jogar a bola. Ninguém mencionará a argúcia com que aparece nos espaços vazios das áreas. Ninguém elogiará a tremenda eficácia e frieza sempre que está na cara do golo. Virtudes e qualidades que os invejosos e carpideiras das redacções desses pasquins que tresandam a podre tudo farão para caiam no esquecimento eterno.

Não amigo Falcao. A memória da imensa nação portista ainda é grande. Grande e eterna. Nunca nos esquecermos de tudo aquilo que alcançaste neste teu primeiro ano de futebol Europeu. Cá dentro e lá fora, porque também foste grande e deixas-te a tua marca na Liga dos Campeões. Fizeste valer os teus méritos em todas as competições que participaste. Conseguiste brilhar mesmo nas noites mais sombrias da nossa equipa. Tu, para nós, Falcao, foste o melhor!

JL 28 de abril de 2010 às 14:11  

Sintam o cheiro que afuguenta os cães
São os lampiões e as putas das suas mães

Que cheiro à merda que prá li vai
É tão intenso que nem com ácido sai

Lampião porco, lampião paneleiro,
és a vergonha de Portugal inteiro

És miserável, atrasadinho,
e ao Eusébio tens de dar o teu cuzinho

benfica é merda, benfica é merda,
benfica é merda, merda merda merda

O SANTO "LUIS FILIPE ORELHAS" 28 de abril de 2010 às 14:19  

Cabecilhas dos No Name protegidos por Vieira

Acusadas 38 pessoas dos "No Name Boys" por diversos crimes

O Ministério Público (MP) acusou um total de 38 pessoas no inquérito relativo ao grupo de apoiantes do Benfica designado "No Name Boys", precisou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) de Lisboa.

Aquela estrutura do MP adianta na página na Internet que foram imputados "crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes, detenção de arma proibida, distribuição irregular de títulos de ingresso, incêndio, dano com violência, roubo qualificado, ofensa à integridade física e arremesso de objectos".

Refere também que "três arguidos estão em prisão preventiva, quatro estão em prisão domiciliária e dois estão sujeitos, desde o primeiro interrogatório judicial, a interdição de entrada em recintos desportivos".

Acrescenta que foi requerida a aplicação a mais sete arguidos da medida de interdição de entrada em estádio de futebol.
O inquérito esteve a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

O jornal "Público" avançou na edição de sábado que cerca de quatro dezenas de elementos da claque do Benfica "No Name Boys" foram acusados de vários crimes e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, foi alvo de uma participação à Comissão Disciplinar da Liga de clubes por alegadamente apoiar aquele grupo de adeptos.

O caso tornou-se conhecido há cerca de seis meses, com a detenção de mais de 30 pessoas no âmbito da "Operação Fair Play", acção realizada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento (UECCEV) do DIAP de Lisboa, em colaboração com a PSP, que investigou situações relacionadas com actos de violência de que foram vítimas adeptos do FC Porto e Sporting.

A operação permitiu ainda, entre outras coisas, a apreensão de armas proibidas, material pirotécnico e droga.

Manú 28 de abril de 2010 às 14:47  

Caro Anónimo,

embora o constate com orgulho, não fazia ideia que os parentes próximos do Radamel conheciam e comentavam neste espaço.

ao mesmo tempo que reforço o prazer em ter um membro da família Falcao a comentar, digo que aqui sempre vi toda a gente elogiar o trabalho do seu parente.

sempre que foram feitas comparações com o Óscar Cardozo nunca se disse que um era melhor que outro, pois jogadores bastante diferentes, embora ambos matadores.

é obvio que Falcao é considerado e será relembrado como um dos melhores matadores que por cá passaram. um avançado bastante completo que já conveceu Portugal inteiro, independentemente das paixões clubísticas.

quanto ao que diz do Cardozo, ele marcou muitos golos de penalty é certo. mas os penaltys são para se marcar e ele não fez mais que a sua obrigação. tudo bem que falhou 4, mas mostrou que foram meros acasos.
É normal que ele seja mais falado na América do Sul porque o Paraguai hoje em dia é mais forte que a Colômbia e vai ao Mundial.

p.s. - hoje fala-se que o (pelo menos) vice-campeão Europeu Bayern está interessado em Falcao. Quer maior reconhecimento que esse?