El clásico!

Sábado jogou-se o maior clássico da Liga Espanhola! O Barcelona chegava ao Barnabéu em igualdade pontual e em grande momento de forma, com “confiança e vontade de pôr tudo em pratos limpos”. Já o Real vinha de 12 jogos sem perder e, a avaliar pela semana de descanso nas pernas, menos desgastado, o que poderia desempenhar factor importante no desenrolar do jogo. Contudo, o Barcelona foi praticamente passear à capital, mantendo a posse de bola e controlando o jogo durante grande parte dos 90 min.


O Barça efectuou algumas alterações relativamente ao jogo de Londres, com Daniel Alves a extremo direito, Maxwell no lugar do lesionado Abidal e Messi no lugar de Bojan Krkic. Puyol e Piqué voltaram também ao 11.

O Real optou pelo retorno de Sérgio Ramos no lugar de Metzelder e num meio campo com Xabi Alonso, Marcelo e Gago em detrimento de Granero e Diarra.

O início da partida revelou-se dividido para ambos os lados, com Ronaldo a distribuir jogo e a fazer boas jogadas do lado merengue mas sem criar oportunidades de golo.

Aos 12´ ficou por marcar penalty após derrube de Messi por Albiol na área.Começava aqui a má exibição da defesa Madrilena.

O Barça rapidamente se encarregou de tomar o controlo da partida, circulando a bola ao seu estilo “tiki-taka” único e mágico, com destaque para Xavi, incrivelmente “solto”. O Real fazia jogadas espaçadamente quando tinha a bola mas sem criar perigo (Xabi Alonso tentou de meia distância) e o Barcelona com uma calma e mestria foi pautando o jogo com segurança, sem criar lances de perigo mas à espera da oportunidade.Esta chegou aos 33’ com uma grande jogada: Messi passa a Xavi, que lhe devolve picando a bola in extremis por cima da defesa do Real. O argentino domina-a após passar a defesa merengue em corrida, contorna Albiol e perante um Casillas desamparado marca o 40º golo da época. Notável a forma como Keita arrastou a defesa merengue, contribuindo para a falha de marcação a Xavi (constante em toda a partida) e mais uma vez com Albiol a ficar mal na fotografia, passado em velocidade e driblado.

O Real tentou responder jogando por Ronaldo e Marcelo em velocidade e em trocas de bola. Xabi Alonso falhou boa oportunidade de cabeça após centro do português e Higuaín, isolado por Gago, desferiu remate estratosférico para a Plaza de Lima.

Ao intervalo não houve alterações nas equipas e o Real voltou a pressionar com os mesmos protagonistas. Ronaldo continuou o duelo com a defesa catalã, passando-a ocasionalmente e tentando assistir Higuaín. Marcelo ainda falhou uma boa oportunidade no culminar de uma boa jogada. Contudo, o Barça continuava a controlar o jogo e aos 55’ Xavi - novamente solto de marcação…- , isolou Pedro que fugiu de Arbeloa e finalizou com classe perante Casillas. Segundo remate do jogo dos catalães à baliza do real com 100% de eficácia.



Pellegrini decidiu então substituir Marcelo por Guti, que 2´após isolou soberbamente Van der Vaart. Incrivelmente, o holandês rematou fraco contra Valdés, gorando-se assim a oportunidade de relançar o jogo. Até ao fim do jogo o Real acelerou um pouco e Ronaldo, através de vários livres e um sprint de meio campo estragado por Valdés, não foi suficiente para reduzir o marcador. Guti tentou ainda de meia distância e Raúl (que havia substituído Van der Vaart) ainda viu golo bem anulado por mão na bola de Benzema, que entrara por Higuaín.

O Barcelona limitou-se a gerir a partida mas ainda dispôs de duas grandes oportunidades por Messi, a passe de Xavi. Na primeira, o argentino driblou Albiol e o guardião madrileno fez a primeira – e grande - defesa da noite; a segunda foi lance de natureza idêntica ao golo inaugural, mas desta vez o albiceleste precipitou-se após receber a bola e Casillas fez grande defesa por reflexo.


O jogo terminou com o Real a pressionar sem argumentos e o Barça a controlar. Iniesta, entrado na segunda parte por Maxwell, ajudou à posse de bola e aos dribles em espaço impossível, o que muito enervou vários jogadores madrilenos como Sérgio Ramos. Apesar de ter sido para mim o melhor da defesa castelhana, no término do jogo esteve visivelmente frustrado e muito nervoso, distribuindo fruta em várias ocasiões. Surpreendentemente, terminou em campo.

O Barça não precisou de se esforçar muito para ganhar a este Real. Controlou, geriu o jogo e aproveitou bem as falhas da defesa opositora, não demonstrando fadiga pela partida de meio da semana com o Arsenal. Numa defesa que esteve quase sempre bem, Milito (substituído por Marquez no fim por lesão) foi para mim o melhor e uma surpresa já que fez uma exibição irrepreensível. Já todos sabemos da sua classe mas esperaria menos ritmo competitivo para quem esteve inúmeros meses parado. Keita, Messi e Pedro Rodriguez estiveram em grande plano pelas constantes movimentações e penetrações na defesa madrilena. Por fim, Xavi mostrou toda a sua classe com uma exibição soberba. Geriu a posse de bola, orientou o ataque, criou oportunidades e assistiu para os golos. Todos os lances perigosos tiveram a sua chancela. Sou daqueles que defendo que Xavi é o melhor jogador do Barcelona. Messi é de outro mundo, mas beneficia em muito do meio campo do Barça. Esta equipa sem Xavi e, em muitos casos, Iniesta, é muito mais fraca do que quando Messi está ausente. Xavi nunca faz maus jogos, raramente falha passes, antes inventa uns incríveis, e por isso compreendo bem Mourinho quando referiu que o escolheria para melhor jogador do mundo.


Consequentemente, considero que Pellegrini cometeu alguns erros capitais neste jogo (segundo a imprensa espanhola sai no fim da época; Benítez e Mourinho são os principais candidatos ao lugar). O primeiro surgiu-me antes antes do início do mesmo, quando vi que o chileno não providenciou qualquer marcação especial a Xavi. Não consigo perceber como não jogou Lassana Diarra, claramente o mais apto para essa função! Com o decorrer do jogo, não percebo como Diarra não entrou ao intervalo! Para mim, logicamente o segundo erro. Xavi esteve literalmente “à vontade”durante os 90’ e, consequentemente, em todo os lances de perigo que criou. E a melhor forma de limitar o Barça é fazer pressão e não deixar trocar a bola. O terceiro erro foi retirar Marcelo (penso que a sua inclusão foi uma boa escolha), já que foi o melhor do Real juntamente com C. Ronaldo. Ameaçaram frequentemente em técnica e velocidade. O quarto erro foi não retirar Gago, que esteve anónimo. Penso que seria muito melhor opção ter trocado o argentino por Guti, que se revelou nova boa escolha do treinador. Quanto a Benzema está irreconhecível e apenas conseguiu inviabilizar o golo de Raúl. Uma época para esquecer do melhor marcador merengue da pré-época. Deste modo, considero que as boas opções de Pellegrini pecaram por defeito.


Do Real, realço C.Ronaldo, para mim o melhor a par de Casillas que evitou goleada. Apesar de não ter sido excepcional, lutou, driblou e correu bastante. Com um meio campo que pouco produziu, coube ao português empurrar a equipa para a frente mas grande parte dos seus esforços não tiveram sequência por falta de apoio da equipa. Não foi perigoso nos livres mas criou (–os) oportunidades e ganhou alguns duelos. Este foi um daqueles jogos em que considero que o Real não merece o Ronaldo que tem. Realço também Marcelo que desequilibrou em alguns momentos e Guti que fez bem a transição do meio campo para o ataque enquanto esteve em campo. A defesa esteve francamente mal, facilmente trespassada quando o Barcelona aumentava a pressão.

Deste modo, o Barcelona recebeu ontem o Deportivo na 32ª jornada com 3 pontos de vantagem, vencendo facilmente por 3-0 com golos de Boyan, Pedro e Yaya Touré. O Real manteve a perseguição vencendo o Almería por 2-1 com golos de Ronaldo (grande golo e exibição) e Van der Vaart, num jogo aberto e interessante com bastantes oportunidades para os dois lados.


Na restante Liga, o Valência distanciou-se de Maiorca e Sevilha na luta pela Champions e o Atlético de Madrid de Simão e Tiago continua a desiludir, acumulando duas derrotas nas duas últimas jornadas.

La Liga: 1-FC Barcelona 83 (32 J.); 2- Real Madrid 80; 3- Valência 59; 4- Maiorca 52; 5-Sevilha 51; 6- Athletic Bilbao 48

6 Passes de rotura:

Pedro Veloso 16 de abril de 2010 às 13:22  

João excelente análise do clássico. O Barça nem forçou muito a nota e o Real criou chances suficientes para marcar golos, a questão é que o Barça dá a sensação de que sem esforço jogaria o que fosse preciso para ganhar.

Pedro cada vez mais um craque, e parece-me completamente ambidextro! Excelente com os dois pés, o que para um extremo é excelente!

Grande golo do CR9 ontem...Acho que se está a festejar o título do Barça cedo demais, ainda tenho alguma esperança que percam pontos porque só têm 3 de vantagem, mas não vejo como lol.

Tomás Pipa 16 de abril de 2010 às 13:47  

O Barça jogou, e joga, fabulosamente!

O tiki-taka da equipa Guardiola faz os meus olhos brilharem.

O Messi fez o que quis nesse jogo, por acaso não concordo que tenha sido penalty. A maneira como ele passa pelo Albiol no golo é fantástica, fez-me lembrar Figo a sentar Schmeichel com uma finta de ancas contra a Dinamarca. O passe do Xavi tb foi mt mt bom.

O Pedrito é o único jogar do mundo que eu não consigo descobrir com que pé joga, apesar de me inclinar para o canhoto. Alguém viu o golo dele do meio campo esta semana?incrível!

O Real não joga nada, todas as jogadas são iguais. Qualquer jogador mal recupere a bola começa logo a procurar CR9 e dps é bola para a frente para mais uma cavalgada do português. Sempre o mesmo!

João 16 de abril de 2010 às 15:06  

O Pedrito está novamente on fire depois de um período de acalmia!Realmente ele joga muito bem com os dois, mas eu também penso que seja canhoto, até lhe dá mais estilo!O golo dele 4ª foi fantástico. O Real realmente é muito repititivo e previsível e o Ronaldo é prejudicado nisso, acaba por ter os holofotes sempre nele e ter de carregar quase sempre a equipa. E para mim, se bem que ele é melhor que Messi a carregá-la, é muito mais previsível que o Argentino. Acho que o Ronaldo (novo golaço ontem) é por vezes um pouco desvalorizado por isso. Falta o Kaka de classe no Real para o jogo subir de nível e também potencializar melhor o Ronaldo, especialmente nos grandes jgos em que as questões táticas são mais prioritárias nos adversários.

João S. Barreto 16 de abril de 2010 às 15:18  

O Barça está milhas à frente do Real. Lol No outro dia vi uma reportagem que dizia que o tika-taka do Barcelona foi inventado por Benitez no Valencia que conquistou a UEFA.

Oleguer 16 de abril de 2010 às 21:12  

ese barça es un regalo para ver. definitivamente, mes que un club! vizca barçaaaaa

Paulo Silva 18 de abril de 2010 às 22:59  

Bom " Resumo"

Excelente trabalho!

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/