Casos da Jornada (26)

Leiria-Braga

Excelente arbitragem de Bruno Paixão, apenas com um erro de um assistente: aos 61', Matheus não estava em fora-de-jogo. Resultado sem contestação.

Rio Ave -FCP

7': Penalty por assinalar por parte de Vasco Santos, já que Jeferson empurrou claramente Falcao pelas costas.

39': Aqui o árbitro já decidiu bem, num lance perfeitamente normal entre o veterano Gaspar e o avançado colombiano na área vila-condense.

41': André Vilas Boas deveria ter sido expulso por uma entrada perigosíssima sobre Hulk. O capitão do Rio Ave viu apenas o amarelo.

57': Erro do auxiliar, Sidnei não estava em fora-de-jogo.

62': Novo penalty por assinalar, desta feita com Jeferson a dar um pontapé em Farías.

A vitória do Porto deveria assim ter até sido mais gorda.

SLB - Sporting

22': Lance entre João Moutinho e David Luiz na área, a maior parte dos árbitros deixavam passar mas fica a ideia de que David Luiz usa o braço de forma ilegal tendo em conta a lei do jogo. Penalty por assinalar a favor do Sporting.

Algures na 1ª parte: Luisão agride um adversário. Devia ter sido expulso.

43': Di María tenta cruzar junto à linha de fundo e a bola toca no braço de Grimi mas i) o braço estava junto ao corpo, ii) a bola vai primeiro à perna e depois é que ressalta para o braço, é claramente bola na mão e não o inverso.

45': Carriço lança-se contra a bola, com o braço a aumentar a extensão do corpo, impedindo a bola de ir para a baliza. Eu marcaria mas dou o benefício da dúvida ao árbitro porque o braço não se mexe ostensivamente para desviar a bola.

47': Luisão vê amarelo por entrada sobre Luisão, foi pouco, o vermelho adequava-se melhor.

60': Lance parecido com o anterior, embora aqui nem amarelo tenha sido exibido. Justificava-se o vermelho pela entrada de Moutinho ao tornozelo de Ramires.

64': Um pouco como o lance do David Luiz, um penalty que poucos marcavam mas que...foi. Grimi acertou um pontapé na perna de Cardozo sem bola (lesionando o paraguaio) dentro da área. Ficou assim por marcar uma grande penalidade a favor do Benfica.

70': Vermelho claro por mostrar a Veloso por pontapear Kardec nas costas ao saltar.

Em suma, o Benfica mantém os 3 pontos.

Classificação Ajustada da Liga:
Benfica 67 pontos
Braga 58 pontos
Porto 58 pontos
Sporting 45 pontos

5 Passes de rotura:

Duarte 16 de abril de 2010 às 17:52  

Engraçado mesmo é ler o que escreveu o benfiquista António Rola sobre o jogo de Vila do Conde, ao afirmar que nenhum dos lances é grande penalidade e que Hulk devia ter sido expulso. Juntando a isto a sua ida a uma casa do Benfica há umas semanas, onde também afirmou que os mergulhos do Di Maria eram faltas, fica clara a sua parcialidade nas análises. O pior é que já quando arbitrava era assim, agora bem que podia disfarçar um pouco de vez em quando, mas pelos vistos nem inteligência para isso o homem tem. Enfim...

O desiludido 16 de abril de 2010 às 19:49  

O Campeonato Português continua a saque!
Grande vitória da corrupção encarnada sobre a concorrência.

Sá Pinto 17 de abril de 2010 às 19:03  

Eu continuo lixado. Fodido, mesmo. Não tanto por ter perdido com o Benfica, mas por ter perdido com este Benfica que já nada tem a ver com a equipa que começou a perder gás depois da boa exibição de Marselha. Por outras palavras, penso que perdemos uma excelente oportunidade de voltar a ganhar na Luz só que, infelizmente, e tal como Peseiro havia feito ao deixar Pinilla no banco e colocar Douala a ponta-de-lança, Carvalhal mostrou que o tamanho dos seus tomates deve ser equivalente ao do seu pescoço e armou uma táctica “a la Marítimo”, deixando Saleiro no banco e colocando João Pereira a médio direito (até tinha aceite que tivesses colocado o Postiga, oh Carvalhal).

A pressão alta, ao longo de toda a primeira parte, foi, também ela, um disparate pela forma como foi ensaiada. Então a ideia é pressionar os dois centrais e o trinco adversário, e apresentamo-nos com um único avançado, pedindo ao médio mais ofensivo, Moutinho, para correr meio-campo vezes sem conta, só para poder tentar roubar a bola ao balerma com cabelo à sideshow bob? Rebentou o avançado, rebentou o médio. E, depois, aquela teoria de que o 4-2-3-1 libertaria o João Pereira e o Yannick nas alas, não passou disso mesmo: teoria.
Acima de tudo, vi dois putos mais preocupados em fechar e criar superioridade a meio-campo, do que dois extremos a quem foi dito “só acabas com as cavalgadas quando tivermos enfiado duas batatas a estes filhos da puta e tiveres obrigado o lateral a fazer faltas suficientes para ir para a rua!” (sendo esta última parte bastante complicada, eu sei).
No fundo, este jogo deu-me a certeza de que o Carvalhal, apesar de alguns momentos engraçados, não poderia continuar como treinador do Sporting. Se até num jogo sem pressão (até o Guimarães fez o favor de empatar em casa, foda-se), o homem se mostra incapaz de deixar de pensar pequenino, então obrigadinho e vai lá tratar da tua vidinha.

Mas, mais importante do que um jogo que me deixou, como tantos outros nos últimos, fodido da vida, é a necessidade de olhar para trás e constatar o seguinte: nos últimos três anos, esta é a segunda vez que vamos ficar a 20 ou mais pontos do primeiro lugar. Isto admite-se?
De aceitar, de uma vez por todas, que a correctíssima aposta na nossa formação será sempre inglória se não for sustentada pela contratação de jogadores que façam a diferença (sim, já temos Pedro Mendes, mas precisamos de, pelo menos, mais três desse calibre).
De planear uma época com o devido tempo e, de preferência, marcando mais de quatro joguinhos de preparação.
De, de uma vez por todas, passar a considerar que ir à Champions e ganhar uma Taça é merda para as ambições do Sporting.
De perceber que o Sporting não é um centro de formação de treinadores.
De aceitar esta época como um buraco negro ao qual não queremos voltar. E começar do zero.

p.s. – parece que Vukcevic não fará parte do Sporting 10/11. Não sei se fará parte de uma estratégia de “limpeza de balneário”, mas sei que lamento que os treinadores que o apanharam no Sporting, não tenham sido capazes de transformar a sua personalidade e forma muito própria de ver o futebol, numa mais valia para o grupo. Pior, um deles viu, do banco, o homem render na posição onde sempre quis e onde sempre devia jogar. Mas preferiu ignorar. Boa sorte, Simon.

Pedro Veloso 18 de abril de 2010 às 00:58  

Excelente comentário Sá.

Se me permites a provocação, na frase "De, de uma vez por todas, passar a considerar que ir à Champions e ganhar uma Taça é merda para as ambições do Sporting." só faltou acrescentar "e ficar à frente do Benfica".

O Simon tem uma forma muito própria de ver futebol...não gosta de bola!!!;)

Duarte tens razão nisso (embora ele do Di María tenha dito é que nele um toque tem mais impacto do que em tipos mais fortes), mas não percebo porque não te "indigna" também que o Coroado puxe completamente para o lado do Sporting e o Rosa Santos para o Porto. Ou não é verdade? Com uma ressalva de que dos três o mais correcto nas análises me parece ser de longe o Rosa Santos.

Anónimo 18 de abril de 2010 às 13:12  

É triste não se falar aqui da entrada por trás do Di Maria sobre o João Pereira, logo à seguir à entrada de Veloso a Kardec. O Di Maria tem que ser expulso!!
Melhor análise só o antónio rola vermelha!!