Competições Inglesas

Em Inglaterra jogou-se 34ª jornada da Premier League, que reforçou o domínio do Chelsea. O Manchester empatou fora com o Blackburn sem golos. Nani foi titular e foi dos mais interventivos e criativos do ataque dos Red Devils. Contudo, esteve infeliz na finalização.


O Chelsea agradeceu a benesse e venceu o Bolton na 3ªF. em Stamford Bridge por 1-0 com um golo de Anelka. Com Deco no banco de suplentes, Paulo Ferreira foi titular e foi dos melhores em campo, exímio a defender e voluntarioso no ataque. O Bolton não criou grandes oportunidades mas viu serem-lhe negadas duas grandes penalidades por mão de Terry e Drogba.


O Arsenal voltou a comprometer ao perder 2-1 em White Hart Lane com golos de Rose e Gareth Bale para o Totenham, enquanto Bendtner marcou o seu característico golo no fim do jogo, o 6º da Premier League esta época.

Na luta pelo 4º lugar o Manchester City voltou a cilindrar, desta vez o Birmingham. Tévez, Onuoha e um bis de Adebayor (que anunciou esta semana a sua renúncia à selecção, última das consequências do ataque na CAN) constituíram mão cheia de tentos, enquanto Gerome reduziu para os visitantes. O Liverpool perdeu dois pontos com Fulham em Anfield num jogo sem golos e agradeceu o empate a dois entre Everton e Aston Villa. Este último perdeu 9 pontos nos últimos 5 jogos e insiste em não passar o Liverpool há várias semanas, apesar de ter sempre um jogo em atraso.

Esta semana foi noticiado que Carlos Tevez, Wayne Rooney, Cesc Fabregas e Didier Drogba foram nomeados para o prémio de melhor jogador do ano pela Federação. Para o prémio de melhor jogador jovem do ano, encontram-se Wayne Rooney, Cesc Fabregas, o Villan James Milner e Joe Hart do Birmingham.


Destaque ainda para a notícia que David Moyes pretende o avançado Jermaine Beckford, estrela e melhor marcador do Leeds com 19 golos na League One (3º divisão). É um excelente jogador com faro de golo e boa técnica, como demonstrou perante Liverpool, Tottenham e Manchester United esta época na Carling Cup e FA Cup. Tem 25 anos, está em fim de contracto com o clube e foi em Janeiro anunciado como possível reforço de Verão de Benfica e Braga pela imprensa sensacionalista.


Premier League: 1- Chelsea 77; 2- Manchester United 73; 3- Arsenal 71; 4 - Manchester City 62 (33 J.); 5 - Tottenham Hotspur 61 (33 J.); 6 - Liverpool 56 (34 J.); 7- Aston Villa – 55 (33J.)

No fim de semana jogaram-se as meias finais da FA Cup. O Chelsea derrotou por 3-0 o Aston Villa com golos de Drogba, Malouda e Lampard. Paulo Ferreira jogou os 90 ´ e Deco saiu aos 76’, tendo ambos cumprido. Já o Portsmouth surpreendeu o Tottenham na mesma semana que desceu matematicamente ao Championship. Piquionne, e depois Boateng de penalty, selaram a passagem à final no prolongamento. Destaque para a arbitragem tendenciosa para os Pompey na última meia hora da partida, que anulou um golo limpo e inviabilizou a marcação de uma grande penalidade para os Spurs. Deste modo, a Liga Europa na próxima época contará com um Portsmouth do Championship!


No Championship, o Swansea perdeu por 1-0 com o Bristol City e desceu para o 6º e último lugar do play-off, por troca com o Leicester City. A três jornadas do fim do campeonato, Paulo Sousa necessita de gerir com pinças a sua magra vantagem de 2 pontos para com o 7º classificado, num momento em que a sua equipa tem quebrado na prova.

Championship: 1- Newcastle United 95 (43J) ; 2- West Bromwich Albion 86 ; 3- Nottingham Forest 75; 4- Cardiff City 70; 5- Leicester City 67; 6- Swansea City 65; 7- Blackpool 63, Middlesbrough 61; Bristol City 59.

5 Passes de rotura:

Tomás Pipa 16 de abril de 2010 às 13:42  

E parece que os portugueses querem ver P.Sousa a treinar o meu clube provavelmente esperando "efeito Guardiola". Sacode!

Esse Beckford não conhecia, mas gostei pelo vídeo

Paulo Ferreira tem sido muito elogiado neste final de época, Ancelotti disse que ele era um profissionalão. Gosto do PF

João S. Barreto 16 de abril de 2010 às 15:16  

O que vou dizetr pode ser polémico, mas o Paulo ferreira defensivamente é dos melhores laterais direitos do mundo.

Õ Beckford é bom tecnicamente, mas parece-me pouco humilde para um jogador da 3ª Liga (com 25 anos). A fama subiu-lhe à cabeça quando marcou em Old Trafford.

João 16 de abril de 2010 às 15:16  

Apesar da incrível falta de veia goleadora do Swansea, o seu futebol é muito elogiado em Inglaterra. Eu não escolheria o Paulo Sousa para já, acho uma hipótese de risco. E tens razão Tomás, o PF está mesmo a ficar no ponto para ir ao mundial. Bem precisamos dele assim devido à ausência de Bosingwa e ao eterno problema do lateral esquerdo.
O Beckford é um bom jogador e fez uma grande primeira volta no Leeds mas agora decaiu um pouco na frequência com que marca e isso ressentiu-se na equipa, já que esbanjaram uma vantagem de mais de 10 pontos, estando em 2º. Ele deve já estar com a cabeça na transferência. Acho que encaixaria bem na dinãmica de contra-ataque do Everton.

Tomás Pipa 17 de abril de 2010 às 15:48  

Não é polémico, eu também acho. O mais grave é que em 2003, aquando da campanha do FCP na Taça Uefa, eu afirmei isso e chamaram-me louco.

Grande jogador, e deve ser dos futebolistas portugueses que mais dinheiro facturaram ao longo da sua carreira!

Pedro Veloso 18 de abril de 2010 às 00:41  

Tomás o Beckford é muito bom. No Inverno falou-se muito no interesse do Benfica, não sei se com algum fundamento.

Não percebi, o que é que afirmaste em 2003?