É pena....

Num primeiro momento, resta-me agradecer a oportunidade dada para defender as cores do meu clube, FUTEBOL CLUBE DO PORTO e saudar o meu companheiro de batalha, Joaquim Santos.


Aceitei este desafio contra muitas opiniões de adeptos do meu clube, no entanto a com a mesma raça e garra que me faz defender o meu clube e dizer com orgulho que sou portista desde o dia em que nasci, não me deixa virar a cara à luta.
Lanço aqui um apelo a todos os adeptos do meu clube a não virarem a cara quando por vezes somos atacados, rebaixados, espezinhados ou até censurados, a nossa maneira de reagir deve ser com subtileza, com elegância e sempre, mas sempre defendendo as cores do nosso clube, assim sendo e como sei que em muitos dos meus posts poderei ser atacado, e acreditem, tem aqui um defensor que de peito aberto para receber balas sem medo, porque sei, que não vou estar nunca sozinho. Conto com vocês. Os poucos que querem deixar transparecer que somos, chega, e juntos, somos muitos.


Agora uma pequena analise à conjuntura portuguesa no Futebol Europeu/Internacional.


A única equipa portuguesa presente nas competições europeias foi ontem afastada da prova.



Uma vitória contundente e sem macula do adversário inglês, uma demonstração exemplar de futebol eficaz e de ataque pensado ( alias como foi dito por Jorge Jesus “não tivemos andamento”) deitou por terra o sonho dos adeptos benfiquistas de viver algo só vivido pelos seus rivais Portistas, e em dois anos seguidos.



E que tempos estes… que o Porto viveu a emoção não de uns quartos de final de uma taça europeia, mas a vitória consecutiva em duas finais.

Equipa orientada por um técnico Português constituída por jogadores que viriam a ser o esqueleto da equipa das quinas no Euro2004, em comunhão com os seus adeptos triunfaram na Europa e no Mundo, elevando o valor do Futebol Português e tornando-o mais atractivo.
Graças a estes triunfos o Futebol Português reapareceu no panorama Europeu, aliás o Benfica tem hoje que agradecer a presença na Taça Europa a todo o percurso Europeu feito pelo Futebol Clube do Porto, se o Benfica ontem teve a oportunidade de jogar os quartos de final de uma competição europeia é graças as performances Europeia protagonizada pelo Porto.
Revivendo e partilhando com os Benfiquistas para que estes como portugueses que são viverem um pouco da felicidade que é ser campeão europeu, receber a equipa nas ruas da cidade, receber a taça às 4 da manhã, ter o privilegio de ter o Futebol Clube do Porto como imagem principal no spot da Liga dos Campeões e algo que só nos orgulhou, só galvanizou e catapultou o Futebol Clube do Porto para a referencia internacional do Futebol Português.
Deixo este pequeno filme que ainda hoje me arrepia e que de certeza arrepia qualquer Português.




Filipe Dias (Capo di tutti capi)

44 Passes de rotura:

Anónimo 9 de abril de 2010 às 12:14  

realmente a grandeza do benfica só sai reforçada com esta constante necessidade de afirmação do que foi ganho por parte do porto.

esse vosso complexo de inferioridade e essa frustração por quererem ser o melhor de portugal e nao conseguirem são completamente indisfarçáveis.

escusas de negar o que eu disse, fazendo jus à tua imagem de dares o corpo às balas, pois este post espelha nua e cruamente o que eu acima disse.

mas acho bom voltar ao blogue esta divergencia de ideias e estes confrontos. os leitores só têm a ganhar com isso.

um abraço e bom trabalho

Capo di tutti capi 9 de abril de 2010 às 12:35  

Eu só relembrei aos Portugueses, particularmente aos portistas, o sabor de uma vitória europeia.

Não era para afectar ninguém, se assim te sentiste...lamento.

A grandeza do benfica é tal qual a grandeza do PORTO, basta ver que em qualquer post do meu clube aparecem sempre benfiquistas a opinar sobre uma possível falta, sobre roubos na arbitragem, sobre o sexo dos anjos basicamente...

Alias, a grandeza de um clube a ser é a do Liverpool, um clube inglês, que elimina um clube Português e mesmo assim, num blogue português tem honras de ver o símbolo do seu clube numa imagem de cabeçalho.

Abr

Numero Dez 9 de abril de 2010 às 12:35  

Bem vindo Filipe! Timming perfeito para entrares (não estou a ser irónico). Como disse o anónimo este tipo de divergências faz falta ao blogue. E creio que juntamente com o Joaquim o blog estará melhor representado que nunca.

Anónimo 9 de abril de 2010 às 12:48  

eu nao me senti afectado, mas no rescaldo duma derrota europeia do benfica relembrar o titulo do porto é para esfregar na cara e isso nao consegues negar. porque so escreveste hoje ou porque nao escreves amanha? é bem patente o vosso complexo de inferioridade, nem tu dás por isso pelos vistos, é genuíno e isso ainda reforça mais a nossa grandeza.

nao entrando por campos obscuros, tens q compreender que é normal que os posts sobre um clube com um presidente que recebe arbitros em casa de jogos (para dar conselhos matrimoniais claro, nao se pense outra coisa atençao!) nao possam ser dissociados das arbitragens.

Pedro Veloso 9 de abril de 2010 às 12:52  

Bem vindo Filipe e obrigado mais uma vez por teres aceite o desafio!

O vídeo é de facto muito bonito e até estou à vontade para o dizer porque gostava muito desse Porto do Mourinho, era uma máquina.

Claro que me enche um pouco de tristeza porque pensava ser possível sentir isso este ano. Mas já faltou mais.

Só tenho pena de não ser uns dois ou três anos mais velho, já tinha visto duas finais da Champions com o meu clube. Já era vivo mas não me lembro de nada - o primeiro jogo de que tenho memórias é o 2-0 nas Antas do César Brito;)

Um abraço

Manú 9 de abril de 2010 às 12:53  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 9 de abril de 2010 às 12:56  

Filipe, antes de mais bem vindo!

Neste primeiro post deixaste bem vincado ao que vens e, tal como o número 10, felicito isso sem qualquer tipo de ironias.

O sucesso do porto nesse ano e no ano anterior a esse é obvio que era algo que o benfica pensou que podia copiar este ano. Temos mais que equipa para isso como ontem ficou provado e penso que o problema foi apanhar uma equipa com individualidades de classe mundial. algo que penso que o porto nao apanhou quando ganhou a uefa nao apanhou (sem ser o liverpool, acho que qualquer outra equipa tinha sucumbido ao poderio encarnado este ano). realmente foi isso que decidiu a eliminatoria. cardozo na primeira mao falhou 2/3 golos escandaloso e ontem torres nao perdoou.

Capo di tutti capi 9 de abril de 2010 às 13:50  

http://tsf.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=751744

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

Acho que quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras anónimo...

Quanto aos meus companheiros de blogue, obrigado pelo apoio...e Pedro Veloso, bem haja ter já nascido nessa altura, permitiu-lhe também ver a Final da SuperTaça na Luz em que o Porto espetou 5 ao S.L.B :)

Cumprimentos,

JotaJota 9 de abril de 2010 às 13:51  

JESUS DIZIA HA UNS DIAS QUE A EQUIPA ESTAVA CANSADA MAS ERA DE GANHAR!! ONTEM EMBRULHOU 4 E AGORA JÁ ESTÁ MESMO CANSADA!! TENS MUITA LETRA PALERMA!!!
PRESTAÇÃO RIDICULA DO BENFICA!!! NÃO CRIOU UM LANCE DE PERIGO EM 90 MINUTOS!!! UM!!!!!!! MARCOU DE LIVRE PORQUE A BOLA BATE NA BARREIRA E SOFRE 4 GOLOS DE UMA EQUIPA QUE VAI DE MAL A PIOR EM INGLATERRA!!!! CONSEGUE MAMAR 2 GOLOS DO TORRRES QUANDO ELE ATRAVESSA A PIOR FASE DA CARREIRA DELE...O HOMEM FALHA GOLOS COMO UM PERDIDO E COMO SE VIU NA LUZ E MESMO ASSIM ENFIOU-VOS DOIS!!!
MAIS UMA VEZ MOSTRARAM QUE SEM CD DA LIGA NÃO HAVERIA NADA!!! ACABOU O DOPING, A EUROPA E VAMOS VER SE NÃO ACABA A LIGA!!!! NÃO PERCAM COM O SPORTING...CUIDADO!!!!!!!

CLS 9 de abril de 2010 às 13:53  

Capo di tutti capi sai daqui enquanto podes, isto é um bando de benfiquistas recalcados que não merecem o tempo dos outros.
Manda-os f**************!!!!!

Anónimo 9 de abril de 2010 às 14:15  

"Acho que quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras anónimo..."

mas capo eu apenas disse a razão pela qual se comentavam arbitragens nos vossos posts. e continua justificado o que eu disse. se queres entrar pelas escutas ha muitas mais a mostrar a podridão do teu presidente do que do meu (daí a tal justificação de se criticar muito o porto nos vossos posts).

e CLS nao percebo porque ele se deve ir embora, com todo o respeito as ideias estão a ser debatidas com argumentos explicitos entre mim e o capo. e toda esta luta contra o porto foi criada e é cultivada pelo vosso presidente e pelos seus discipulos. as farpas sao constantes, o facto de nao admitirem que o titulo nos ficava melhor a nós este ano, tudo isso. é normal. querem dizer o que bem vos apetece e que ninguem diga nada?

isto aqui na minha optica é uma zona de debate e confronto de ideias.

Manú 9 de abril de 2010 às 14:21  

JotaJota nao concordo que a prestaçao do benfica tenha sido ridicula.
Concordo que o benfica estava esgotado e acusou a falta de "experiencia fisica" para aguentar o alto ritmo que o liverpool conseguiu por nesta fase da época.

fomos tambem afectados pela falta de experiencia do treinador nestas lides, parece-me. mas a experiencia ganha-se assim, a jogar estes jogos e o benfica bateu se de igual para igual. este 4 1 nao espelha o que se passou em campo ontem.
se formos verdadeiros 4 1 seria era o resultado justo na primeira mao a favor do benfica. nao penso que esteja a ser faccioso, o benfica esteve sempre por cima do liverpool na luz, e ontem tambem mas as coisas nao saíram bem e eles mataram o jogo com a experiencia que têm.

dizer que o torres está na pior fase da carreira é relativo, porque nao dizer que ele está numa boa fase porque resolveu uns quartos de final com 3 golos? tem graça essas afirmaçoes da boca para fora. e um avançado como o torres nunca está fora de forma se me permites. é top5 de pontas de lança mundiais.

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 14:31  

Torres é de facto um super-jogador. Esta época marcou 22 golos e nas últimas 8 épocas marcou 172, o que dá uma média de 21 golos por época. É muito dificil manter uma média destas por tanto tempo.

Bem-vindo Filipe. Também eu festejei que nem um loucou o sucesso europeu do FCP em 2003 e 2004. Adorava a equipa de Mourinho e em 2003, tanto eu como o meu primo Manú e o Veloso (na altura estávamos na mesma escola) eramos completamente fãs do FCP e tinhamos a certeza que íam limpar a Champions no ano a seguir. Não nos enganámos.

Acho que o SLB de JJ esteve muito perto de repetir a época de Mou em 2003, foram alguns promenores e alguma falta de sorte (que também conta quer queiramos quer não)que não deixaram que isso acontecesse. Se JJ não sair acredito que o SLB faça um brilharete na Champions para o ano. Ganhar não digo...mas ir ali até aos 1/4 acredito. E se tiver sorte no sorteio..talvez umas meias.

Se o Dinamo Kiev,Monaco,Lyon,Leeds ec...já lá estiveram, acho que este Benfica também pode estar.

Vasco 9 de abril de 2010 às 14:32  

"aliás o Benfica tem hoje que agradecer a presença na Taça Europa a todo o percurso Europeu feito pelo Futebol Clube do Porto, se o Benfica ontem teve a oportunidade de jogar os quartos de final de uma competição europeia é graças as performances Europeia protagonizada pelo Porto. "

parei de ler aqui... entristece-me que a vossa vontade de se afirmarem como "grandes" passe por afirmações deste género...

JOAQUIM SANTOS 9 de abril de 2010 às 14:45  

bem vindo capo,
este video e arrepiante...
mas eu tenho sempre o cuidado de o ver como inspiraçao e nao com saudosismo... senao começamos a ficar como "eles"!
temos de querer sempre mais mais mais!!
ja somos os maiores e os melhores!

um abraço a todos e mais uma vez benvindo

Manú 9 de abril de 2010 às 14:55  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 9 de abril de 2010 às 14:56  

tendo em conta que o sporting nao tem filmes destes para ver, concluo que esse "eles" é dirigido aos benfiquistas.

nao percebo porque ver os videos com saudosismo os faz ficar como "nós" e menos ambiciosos. nao querendo parecer demasiado filosofico, se nao se der emoçao e paixao ao futebol ele nao faz sentido. acho que recordar este momentos dessa forma nao tira ambiçao, antes pelo contrario! motiva e acho q é isso que o benfica tem feito.

a minha opiniao é que o sucesso interno do porto se deve a uma grande queda do benfica (era damasio-vale e azevedo), a questoes um tanto obscuras e ao grande trabalho como gestor e presidente do pinto da costa. sabe muito de futebol e isso foi uma das grandes razoes para por o porto onde está, isso nao tenho duvidas, apesar de haver as historias que se sabem ele tem valor nas escolhas que faz em termos de treinadores e jogadores (ainda que lhe falte muito nivel na forma como faz as coisas muitas vezes, mas isso é indiferente para ganhar jogos).
mas tambem so um cego é que nao ve que o benfica está a recuperar dos maus tempos. nao digo isto por esta época. já o dizia em anos passados e um facto é que está a vista de quem queira ver imparcialmente que o trabalho de LFV tem sido bom (apesar de haver alguns erros, mas isso ate pinto da costa os fez - como por exemplo contratar octavio machado/del neri) e isso tem feito o benfica crescer. por isso nao acho que se ajuste essa etiqueta de "ficamos como eles" como quem diz que apenas vivemos à custa da historia e nao andamos antras do sucesso.

Pedro Veloso 9 de abril de 2010 às 15:06  

Claro que lembro Filipe, até o Wetl marcou um golaço...

Também queria sublinhar os comentários do Manu e não percebo as bocas sobre o saudosismo benfiquista, é normal que se não ganhamos muito ultimamente relembremos o passado que é muito bom. Como vocês num ano mau como este que estão a viver relembram grandes equipas do Porto.

Mas tal como ele diz temos vindo a criar as condições para apagar dez/quinze anos negros e começar a ganhar (regularmente, como era até aos anos 80), só não vê quem não quer.

Abraço

JOAQUIM SANTOS 9 de abril de 2010 às 15:30  

o pa
aqui em cima e a sensaçao que temos... na televiao qq benfiquista fala no eusebio, no benfica dos anos 60, e mesmo os sportingistas fartam se de falar dos violinos! parece me que nos aqui nao temos tanto essa cultura, pro bem e para o mal...

e atençao, apesar de ser um portista e anti benfiquista por educaçao confeço, acho sera bom para o porto se os outros clubes melhorerem, porque melhora o nivel competitivo do campeonato, do proprio porto, o que ate o prepara melhor para a europa...
acho que o facto do braga e do benfica estarem melhor este ano vai fazer com que o porto nao facilite nas contrataçoes para o proximo ano...
desde que o porto fique sempre a frente eu tou contente.

Manú 9 de abril de 2010 às 15:33  

joaquim mas atençao que se o porto nao for a champions as facilidades em reforçar a equipa nao serao tantas.
ainda tem hipoteses de passar o braga, ou mesmo de ser campeoes, mas caso nenhuma dessas coisas aconteça será mais dificil gastar dinheiro.

Pedro Veloso 9 de abril de 2010 às 15:52  

Claro Joaquim mas isso é normal, nós e o SCP recordamos tempos idos porque é quando ganhávamos, o Porto tem que recordar é o mais recente (que sabe melhor, naturalmente) porque antes de 1978 os títulos foram muito poucos. Não me parece que seja nada cultural ou assim.

Sim dinheiro não me parece que abunde para grandes contratações, mas o Porto tem uma coisa óptima que é vender muito bem mesmo gajos que não singram no clube(aposto que este verão saca para aí €4M no Stepanov), pode ir aí buscar receitas

Emanuel Ribeiro 9 de abril de 2010 às 16:06  

Que bela entrada Filipe!
Assim como a do Joaquim foi em grande!

Óbvio que vos espera uma tarefa hercúlea, mas também é aí que se vê a raça do que é ser portista. A mística com que a nossa equipa aborda a adversidade também se revê em muitos adeptos, sabendo conviver com as críticas, algumas delas de pura inveja, e tentando elevar a discussão do futebol para algo que seja de prazer. Sim, vamos tentar fazer com que futebol seja discutir os bons lances, ver quem pratica o melhor futebol, o melhor golo etc...pois para falar de arbitragem, de lugares na liga, apitos, isso é um tema que já enjoa!

Eu, já era vivo quando vi o Porto ser campeão europeu pela primeira vez. Não percebia muito o que era futebol, apenas algumas regras e que o objectivo era marcar mais golos que o adversário. Mas, no meu primeiro ano a viver em Portugal, o PORTO foi campeão europeu! Com um jogador Futre que era fantástico, mas com um toque de génio por um jogador que foi dos melhores que vi a vestirem a camisola azul e branca RABAH MADJER ( poderão recordá-lo numa rubrica vossa!!! ). Dos melhores lances que eu vi num jogo de futebol foram dele. Comecei a gostar de futebol nessa altura, e obviamente que tinha que ser do melhor clube do mundo na altura! ( ou será que havia rotatividade pelo apito dourado, hum... acho que não pois nessa altura o benfica tinha boas relações com o Porto, inclusivé os presidentes eram grandes amigos).
Vi depois o benfica em duas finais da tça dos campeões europeus, e que pena o Veloso ter falhado aquele penalti.
Confesso que nos dias de hoje não sinto da mesma forma.
No estrangeiro, aprendi a respeitar e puxar pelas equipas portuguesas, e fui uma vez ver um PSG-Sporting que na altura o Sportinga ganhou por 3-0, na minha primeira ida a um estádio. O nosso Sporting ganhou, pensei eu nessa altura. Hoje, também não sinto da mesma maneira, embora tenha ficado com pena de o Sporting ter perdido a taça UEFA de 2005 em Alvalade.
Em relação à actualidade, tenho que admtir que o benfica, este ano tem (teve) um futebol vistoso, e uma dinâmica atacante que foi muito boa para o futebol português, e que acho que o benfica, para ser campeão, não precisava de um campeonato manchado, como este infelizmente foi. Acredito que da maneira que o benfica jogou (joga), se o Porto tivesse mais 10 pontos, o benfica, provavelmente teria mais 12 do que tem. Mas, a dúvida este ano, ficará sempre no ar... lamentavelmente.

Abraços a todos, e em especial ao Joaquim e Filipe!

José Faria 9 de abril de 2010 às 16:08  

Ao menos nós sabemos o que é vencer em Inglaterra... várias vezes...

Infelizmente não somos como o FCP, cujo presidente pode receber árbitros em casa antes de jogos para o campeonato e com isso garantir a vitória jogando com os suplentes, descansando os titulares para a UEFA.

Aliás, se fossemos como o FCP, o Braga já estaria ainda mais longe e nunca teria sido beneficiado na Sexta-Feira como o foi.

Já foram ao fórum do Liverpool agradecer o vosso momento mais feliz da vossa época?

Terça-Feira voltam para o buraco de onde hoje saíram.

Emanuel Ribeiro 9 de abril de 2010 às 16:23  

José Faria, precisas de um Chupa-Chups??
Isso de "nós sabemos o que é vencer em Inglaterra" é aquela conversa de quando se era miúdo. " Ah mas o meu pai é mais forte que o teu".

Agora o receber árbitros antes dos jogos para se pouparem jogadores, isso é um discurso que vos ensinam?

Agora, é óbvio que é lamentável e errado o que aconteceu com 1, sim UM árbitro e não "árbitros" e que depois foram analizados 2, sim DOIS JOGOS e não épocas.
Porque se assim fosse, então PC além de corrupto e ultra milionário ( pois comprar árbitros durante mais de 20 anos não deve ser barato, além de que seria em futebol, Hóquei, Voleibol, Andebol, Basquetebol, Bilhar além de camadas jovens) seria mesmo muito burro pois não conseguimos ganhar 25 campeonatos consecutivos.

Mas, lá está, em vez de tentarem reconhecer algum mérito, e também demérito vosso, tentam colocar o nome deste GRANDIOSO clube na lama.
Mas, é apenas isso que vos resta.

Ah, só para actualizar, o Porto, conseguiu ser campeão após apito dourado. Qual a vossa explicação para isso?

Abraços para todos, e espero não ter ofendido ninguém

Manú 9 de abril de 2010 às 16:34  

emanuel atençao que eu reconheci o mérito do fcp, disso nao ha duvida. PdC é um belissimo presidente em termos desportivos.

mas as historias que ha nao serao TODAS inventadas com certeza pelo que é dificil por vezes desligar PdC duma imagem de corrupçao. e nao me digas que foram so dois jogos corrumpidos, pois ha mil e uma historias sobre arbitros irem ao brasil, entre muitas outras coisas.

mas repito que quero que fique bem claro, e sem ironias, que nao ha duvida que pinto da costa tem merito desportivos. e acho que isso, concordando ou nao com o registo sempre gozão e de baixo nivel dele, ninguem nega.

Emanuel Ribeiro 9 de abril de 2010 às 16:47  

Manú...

Respeito a tua opinião, embora não concerde com ela.
1º A justiça desportiva condenou PInto da Costa por tentativa de corrupção.
2º A justiça civil absolveu-o.

Agora, eticamente, é reprovável que tal aconteça, e eu relação aos calheiros, mattins dos santos, nós poderemos contrapôr muitos... MUITOS mesmo.
Não me parece sinceramente que a tal corrupção seja feita apenas e tão só no nosso clube, desde já, confesso que não estou a dizer que não existe, mas infelizmente, é algo que existe em todos os quadrantes da nossa sociedade, e no apito dourado, o alvo preferencial é o Porto e seu presidente, quando foi apenas uma pequena ponta do iceberg.

Mas que o Porto, por ser tão grande afronta muita gente, isso é verdade.

Caríssimos bloguistas, e visitantes, o grande problema que todos nós temos, é smpre tentar tirar o mérito aos outros e não reconhecer os nossos erros. Eu reconheço que houve um comportamento errado. Mas, há muitos outros casos que me são estranhos, e que beneficiam em muito o benfica ( Mantorras, Câmara, Estorilgate.... posso continuar pois há bem mais), mas eu quero continuar a acreditar que ganha quem joga melhor, quem marca mis golos, e este ano o benfica teve melhor, joga melhor, mas há coisas que o benfica não precisava, e como disse, o campeonato, lamentavelmente, na minha opinião está manchado.

Saudações cordiais!

José Faria 9 de abril de 2010 às 18:10  

Este campeonato está manchado...
Mas depois acha que o nome do FCP não está manchado. Boa! Viva a coerência!

As escutas estão no Youtube para todos as poderem ouvir.

João 9 de abril de 2010 às 19:41  

Bem vindo Filipe!Grande vídeo, foi uma grande campanha!ainda tenho uma VHS com os golos todos dessa edição da champions gravada.O Porto manchester foi dos jogos que mais gostei de ver, ambiente fantástico e o grande Benni. como escreveram aí, espera-vos uma tarefa hercúlea a ti e ao joaquim, , sem dúvida! mas também aos restantes, porque os argumentos usados por cada facção são muito parecidos!Essa garra também outros a têm na minha opinião;)! Venha a "guerra" e esperoq ue gostes de aqui escrever!

Ps- cada vez que vejo os golos em Marselha lembro-me da capa da bola e do mantorras no dia seguinte!

Bruno_Mega 9 de abril de 2010 às 20:02  

"A nossa maneira de reagir deve ser com subtileza, com elegância"

Fica esta a piada da semana...

Estavas a falar de quem??

Capo di tutti capi 9 de abril de 2010 às 21:28  

Companheiros,

Esperei pelo fim do dia para reagir a todos os comentários aqui deixados.

Agradeço a força dada pelo João bem como do Emanuel Ribeiro.

Quanto aos restantes, penso que não se deve falar de corrupção na arbitragem nem tão pouco de malabarismos de bastidores, apenas e só porque nenhum clube está inocente.

Se é verdade que existem rumores de compra de árbitros por parte do Pinto da Costa, também existem por parte do Luis Filipe Vieira bem como do presidente do SCP (este, infelizmente mais rotativo).

Não me alargarei muito neste aspecto, porque somos unânimes em considerar que mais ponto menos ponto, mais golo menos golo o clube que merece é aquela que acaba campeão. É obvio que o futebol praticado pelo benfica neste momento supera o do Porto, dai ninguém duvida, agora o que eu não acredito é que a diferença entre PORTO e benfica fosse do fosso que é se o castigo do Hulk não tivesse sido o que foi.

Agora para ser sincero, o Braga merece tanto como o Benfica este titulo, como merece também ter um colunista neste blog pelo que tem feito no Futebol Português nestes anos.

Existe no entanto factos a lamentar, e estes são :

- PORTO CAMPEÃO EUROPEU 2 ANOS SEGUIDOS - o mediatismo e o merecido reconhecimento foi prestado? NÃO

- PORTO TETRACAMPEÃO DE PORTUGAL e PENTACAMPEÃO DE PORTUGAL - reconhecimento? ZERO.

É isto que nos transforma num clube regional, não a mentalidade que atribuem a Pinto da Costa mas a maneira cega com que o resto de Portugal, nomeadamente os media, tratam o Porto. Quando dizemos que nos sentimos ostracizados em tudo tem a ver com o não reconhecimento.
Alguêm com seriedade intelectual é capaz de dizer que o Porto não é o melhor clube Português dos ultimos tempos? Ao nível de estrutura, de dimensão, de resultados?

Quanto ao Pinto da Costa, seus comportamentos, seu salario, apenas pergunto...se fosse vosso presidente e o vosso clube tivesse o sucesso que o Porto tem estavam assim tão importados se ele dormia com a Carolina ou com a Felismina? Com a brasileira ou ucraniana? Que ganhasse mais de 50 mil euros mês?
CLARO QUE NãO!

E é de referir, para as almas mais desatentas, que o Porto tem sido superior em praticamente todas as modalidades, veja-se o caso do hoquei, 9 anos campeão de Portugal seguido!! Andebol Campeão nacional!

Não é só no Futebol mas em tudo em que participa o PORTO é neste momento a maior Potencia em Portugal!

Cumprimentos

Anónimo 9 de abril de 2010 às 21:43  

O Benfica levou 4,o FOCULPORTO levou 5 e essa mesma grande equipa que deu 5 ó FÓCULPORTO ontem parece me que levou também uma cabazada.Grande fóculporto!!!!

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 22:44  

Qual presidente do Sporting é que compra os árbitros? Bettencourt?Soares Franco?Dias da Cunha?Roquetete? É uma piada?

Reconhecimento pelo tetra e penta não o dou todo porque metade é roubado.

Dos feitos europeus já dei, mas para se ir à champions é preciso roubar cá dentro. E o FCP foi anos e anos seguidos à Champions (enriquecendo assim os cofres e comprando cada vez melhores jogadores) roubando cá dentro

João 9 de abril de 2010 às 22:48  

Filipe a superioridade do Porto na avaliação das modalidades e correlação com o melhor de portugal é subjectiva, já que o Bnfica tb tm ganho títulos de andebol, futsal ( O porto não tem mas tb não gasta verbas nessa modalidade que aplica noutras), voleibol,etc e o SCP outros. Em termos de futebol, quase todos temos dito que o Porto foi superior nos últimos 20 anos no cômputo geral e tem mériot nisso. Mas as histórias já conhecidas por todos, escutas no youtube, etc existemn em número maior e são factos em maior número para o lado do Porto. Há muitas histórias do Vieira p ex., e aquela escuta que ainda há pouco partilharam aqui outra vez. mas para o lado do benfica e outros clubes continuam a ser menos e menos graves, o povo faz juízos de valor do que vê e ouve na realidade. As escutas de PC são reais, a ironia dele está lá espelhada,a ironia dele nas declarações sobre as mesmas estão lá, ao jeito do Major. O porto foi superior?claro que foi! Com ideoneidade, ou aparentemente com = idoneidade que os outros clubes? Não!Até que ponto é que isso vos beneficiou?ng pode dizer, mas é facilmente deduzivel que vos tenha ajudado a atingir a dimensao que têm e bases para o vosso sucesso actual, já que este é paralelo à actividade do PC como presidente!pelo menos em algum aspecto em algum momento da vossa "ascensão".Mas tirou-vos todo o mérito?logicamente que não! Mas é normal que vos ataquem nisso, ao contrário seria =. E quando confrontados com estas críticas, a maioria ou muitos portistas negam por exmplo o teor ou a gravidade das escutas,procurando mencionar casos semlhantes nos outros clubes que com = dimensoes partilhadas e conhecidas não há (pelo menos recentemente, também é disso que estamos a falar, mas não se nega que haja outros casos mais antigas, como o caso calabote e outros que são mencionadas aqui regularmente). E são poucos os que dizem que realmente é mau ver algo corrupto associado ao Porto antes de "atacarem" as críticas, muitos negam a natureza clara de algumas escutas!E depois invocam o discurso algo regionalista de que "com o porto ou contra o porto"! Do que me tenho apercebido das discussões mais acérrimas aqui do blog, esta rotulização de clube regional vem porque a maior parte das vezes não admitem coisas que para outros são inegáveis e têm um discurso patriótico e de reunião mais cerrado que os restantes 2 clubes grandes. Isto vem a propósito da ostracização que falaste. Eu sei que te estavas a referir aos media (e acho que tens razão em alguns aspectos, noutros para mim é puro marketing de jornais, o jogo tb puxa a brasa à sua sardinha) mas apeteceu-me partilhar esta opinião sobre a atitude e discuros de muitos portistas porque acho que tem muita influencia na avaliação dos restantes adeptos e consequentemente, no que apelidam de ostracização. Terás certamente tb críticas semlhantes em alguns aspectos para fazer a sportinguistas e benfiquistas, mas fica a opiniºao.Estas questão tb já escrvi mais detlhadmnte, assim como muita gnte neste blog, nos posts "sanguinarios" das escutas.

João 9 de abril de 2010 às 22:55  

Só agora com a intervenção do Tomás é que reparei na alusao ao SCP!É piada,o SCP é dos 3 quem tem maior idoneidade de longe, e continua ser prejudicado por isso!E reforço que o "sistema" já foi referido por muitas pessoas extra- SCP e SLB, como o octávio machado p ex.

Porco Espinho 9 de abril de 2010 às 23:49  

Tomás Pipa: não há dúvida alguma; és mesmo um porco, sem vergonha, convencido de que és gente; ESCONDE-TE, meu parvalhão.
E mais, da maneira como te permites falar do FCP e do seu Presidente, deves ser um tal honesto... da Silva, ou melhor de honesto nada tens.

Porco Espinho 9 de abril de 2010 às 23:49  

Tomás Pipa: não há dúvida alguma; és mesmo um porco, sem vergonha, convencido de que és gente; ESCONDE-TE, meu parvalhão.
E mais, da maneira como te permites falar do FCP e do seu Presidente, deves ser um tal honesto... da Silva, ou melhor de honesto nada tens.

Pedro Veloso 10 de abril de 2010 às 00:38  

Filipe no basket que eu saiba o campeão nacional e actual líder confortável do campeonato é o SLB (embora vocês já tenham duas taças este ano)

Anónimo 10 de abril de 2010 às 03:12  

Já vi o meu Porto a ganhar duas champions league, intercontinentais e uma uefa... jantaradas e jogos no estádio em que ficamos 3 dias roucos.. Já posso dizer que com 30 anos já vi e vibrei mais que adeptos do Arsenal, Barcelona (sim só chegaram as duas depois do Porto) bem como o Manchester Utd e nem falo de outros... Posso falar á boca cheia com qualquer adepto dos grandes europeus porque eu já vi e eles só alguns.. Quantos de vós podem fazer como eu e como o Filipe Dias e os outros portistas?

O Porto joga para os adeptos do Porto e esses dão todo o reconhecimento que é preciso ao clube e dirigentes.

Obrigado pelo video é sempre bom rever e ficar arrepiado..

Abraço

Tomás Pipa 10 de abril de 2010 às 03:28  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 10 de abril de 2010 às 11:50  

Pedro Veloso, mas em Basket é uma realidade que em pouco tempo virará...

Futsal pelo que consta o Porto vai adquirir uma equipa para começar a ganhar também neste campo.

Desculpa lé...."só lá chegou porque roubou internamente"...alto estás a dizer-me que uma equipa capaz de ganhar a Liga dos Campeões,Uefa e Intercontinental não ganhava internamente? Mas isto tem lógica?

Abr
Filipe Dias

Tomás Pipa 10 de abril de 2010 às 12:57  

Filipe,primeiro claro que se pode ganhar uma Liga dos Campeões não ganhando o campeonato,logo tem lógica.

O que estou a dizer é que para se ir à Champions anos e anos seguidos é preciso estar sempre nos primeiros lugares do campeonato ou ser campeão. Lembro-me como vcs foram à Champions em 2005/2006. Na última jornada
íam em 3º e encomendaram um Sporting-Nacional, onde o Nacional ganhou por 4-2 com 3 golos fora-de-jogo e vcs empataram em Coimbra para ir assim à Champions nesse ano. Acredita,ir à Champions ou não,faz toda a diferença para os clubes portugueses em termos orçamentais.

Paulo Silva 11 de abril de 2010 às 14:31  

Blog porreiro e bem estruturado!

Se quiseres da uma vista de olhos no meu:

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Se houver interesse podemos fazer uma troca de links!

Anónimo 11 de abril de 2010 às 20:33  

Parabéns pelo estilo, pela procura de objectivar o que não pode deixar de ser subjectivo.
Aos autores do blog desejo que mantenham o nível dos artigos, que saibam ver os factos sem perderem o fervor clubista..
Aos comentadores, desejo que o saibam ser, não se coibindo de opinar saibam contribuir para a elevação do nível do blogue,
Ao(s) administrador(s) os parabéns pela abertura à pluralidade de opiniões. Creiam que essa é a arma mais forte contra a corrupção que ninguém bem formado pode desejar.
Um abraço João Filipe
JL

Pedro Veloso 12 de abril de 2010 às 10:24  

Muito obrigado Paulo Silva e João Filipe, um abraço