Até para o ano



Fim da boa campanha europeia do Benfica 2009/10. Uma noite triste para os encarnados, ultrapassados por pormenores, menor frescura e enorme classe de vários jogadores do Liverpool, que fizeram pender a balança para o lado dos Reds.

Pela minha parte, a maior frustração nem é ter perdido hoje, foi uma boa eliminatória entre duas grandes equipas, em que o futebol praticado foi equilibrado, batemo-nos de igual para igual e a magnífica temporada que temos vindo a realizar ajuda a amenizar a dor; não, o que mais me custa é pela 5ª vez seguida desde 93/94 ver o meu clube ficar pelos quartos-de-final de uma prova europeia. Ainda sou novo e já não me lembro do final dos anos 80, por isso já me arranjavam uma meia-final, senão começo a pensar que depois da maldição do Bella Gutman temos aqui outra...

Gostaria de dar a palavra ao Jorge Jesus, porque partilho quase inteiramente da análise que fez hoje, e depois tecer algumas considerações complementares.

«Não se explica, jogámos contra uma excelente equipa que soube jogar com os momentos do jogo. Uma equipa que mostrou que tem muita experiência internacional. Durante a primeira meia-hora fomos uma equipa que mandou no jogo, era importante não sofrermos golos nesse momento, mas a equipa do Liverpool jogou no contra-golpe que foi fatal para o Benfica. Quando tivemos de ir à procura de um golo, não tivemos andamento. Não foi nada que não soubesse. Sabia que se estivesse em desvantagem na segunda parte ia ser difícil recuperar a intensidade e parar as saídas dos jogadores do Liverpool. A equipa do Liverpool está de parabéns, esta noite foi mais forte»

«De certeza que não foi por aí (pelas alterações na defesa) que sofremos quatro golos. A diferença foi no andamento das duas equipas. Não tivemos horas para recuperar para o nível que costumamos estar. Foi nas bolas paradas que tivemos grandes problemas, na saída dos jogadores do Liverpool. Era isso que sabia que podia acontecer, face à equipa ter tido poucas horas para recuperar»

«Não saio desiludido. Saio com o sentido de que jogámos contra uma excelente equipa. Antes de vir para cá já sabia que se a equipa tivesse de correr contra o resultado ia ser complicado. Sabia que a intensidade dos jogadores do Liverpool era maior do que a do Benfica. Não saio desiludido por termos sido eliminados. Sofremos alguns golos que em situações normais não sofreríamos. Mas conseguimos jogar bem em alguns momentos do jogo. Foi nas saídas para o ataque que o Liverpool esteve melhor do que nós.»

«Disse-me (Rafa Benítez, que chamou Jesus a seguir ao lance do 1-0) que não podia haver fora de jogo. Disse-lhe sim, concordava, mas o problema é que o Julio César foi carregado à margem da lei, esse é que era o problema. Falámos sobre isso. Foi fatal termos sofrido primeiro, porque aí tivemos mais dificuldades nas recuperações defensivas. Ainda acreditámos depois do 1-3 que podíamos inverter a eliminatória. A lesão do Julio César descompensou a nossas opções e desconcentrou a equipa porque, logo a seguir, levámos o 1-4. O que mais me agradou no Liverpool foi a sua experiência»

«Não é por sermos eliminados que vamos mudar o nosso discurso. O nosso grande objectivo é o campeonato nacional. Tanto assim é que demos mais um dia de descanso para o campeonato nacional. Agora, faltando as jornadas que faltam, e tendo mais tempo para recuperar, vamos ter a mesma vantagem que tem o F.C. Porto e o Sp. Braga»

«Temos até terça-feira para preparar o jogo. Não há desculpa. Temos muito tempo para recuperar.»

De facto, acabou por ser uma pena a forma como o jogo se desenvolveu. O Benfica entrou muito bem, durante um quarto-de-hora a estratégia resultou na perfeição, com excelente circulação de bola e vários lances de bola parada (aliás, o Benfica hoje teve muitos cantos e livres laterais, que infelizmente, e ao contrário do habitual, não deram pelo menos um golo - o Liverpool defendeu sempre muito bem o primeiro poste). O Liverpool não tinha bola, na TV só se ouvia os dois mil adeptos encarnados e tínhamos impedido o ímpeto inicial tão habitual nas equipas inglesas (vide Arsenal vs Porto e, ontem, Man.Utd com o Bayern).

Os anfitriões foram equilibrando a contenda, sem criar especial perigo, mas nessa fase de equilíbrio marcam num golo estranho, até por o árbitro ir contra a decisão do auxiliar. É daqueles lances em que se aceita qualquer decisão, mas obviamente quem errou acima de tudo foi o Júlio César. Como disse o Jesus e bem, era fundamental marcar primeiro (ou que ninguém marcasse, claro), porque isso nos permitiria baixar o bloco, jogar em posse e descansar mais em vez de ter que ir correr atrás do prejuízo, o que era crucial tendo nós tido menos de 72 h de recuperação em termos físicos. Além de que a perder daríamos mais espaço aos craques adversários para resolver. Foi o que fizeram, em três golos de pura classe (o 1º do Torres, então, é um hino à arte do contra-ataque), que obviamente me deixaram de rastos mas a que tenho que bater palmas como adepto.


Nós até tivemos sempre a posse de bola equilibrada, controlámos, mas o Liverpool achou-se nas suas sete quintas e aproveitou. Além de que defendeu muito bem mesmo, não é o melhor sector da equipa mas hoje estiveram extremamente organizados e individualmente o Agger e o Kyrgiakos foram imperiais. Mas faltou-nos pernas também para poder resolver com a imaginação e criatividade habituais (caso paradigmático, o Di María). Depois houve os tais pormenores, Cardozo falha o 2-1 à beira do intervalo, a seguir ao golo dele há dois lances de rajada que podiam ter dado o empate (o livre às malhas laterais e o cabeceamento num canto), etc.

Tenho pena porque, se tivéssemos rodado a equipa mais no jogo com a Naval, hoje certamente teríamos tido outro fulgor. Mas não estou (nem o Jesus) nada arrependido, foi uma opção consciente porque de facto a prioridade absoluta é a Liga e o SLB não podia de maneira alguma hipotecar os 3 pontos da Figueira. Este ano há que ser campeão, é preciso voltar a ser o nº 1 em Portugal, e portanto foram, e muito bem, definidas prioridades desde o início nesse sentido.

Quanto à decisão do Sidnei vs Coentrão, não critico. Com o Everton fez o mesmo e revelou-se muito acertada, hoje o jogo até estava muito semelhante, com o Benfica a controlar e os 4 da defesa com grande tranquilidade, até ao primeiro golo. O Sidnei esteve individualmente bastante bem, o David também (tirando a perda de bola no quarto golo) e o Coentrão é ainda um risco enorme para estes jogos, creio que a decisão tomada era a melhor solução estando o Peixoto em má condição física.


Finalmente, queria dar os parabéns ao Liverpool (não fico envergonhado por perder com eles, o que faz o Cosme Damião dar voltas no túmulo é perder com Getafe, Estugarda ou Espanyol, para dar exemplos recentes) e deixar um grande abraço e agradecer a todo o staff do meu Benfica, que me (nos) tem deixado orgulhoso (s) esta época, e agora é descansar e voltar em grande na Terça no derby eterno. Nas competições europeias, foi bom (3 quartos-de-final em 5 épocas merece um elogio) mas para o ano queremos mais. Muitos treinadores pedem tempo para fazer uma equipa, ora convém não esquecer, e por vezes muito esquecem-se, que o Jesus chegou este ano, e transformou o Benfica, radical e brilhantemente, em apenas 9 meses...Aliás, tenho a certeza que ele não vai sair do Benfica antes de ganhar, ou criar as condições para que alguém ganhe, uma competição europeia e voltar a fazer do Clube o que sempre foi consistentemente até meados dos anos 90. Grande e respeitado em Portugal e na Europa. E já o está a fazer.
P.S. As melhoras ao Júlio César que teve um traumatismo craniano.

35 Passes de rotura:

JV 9 de abril de 2010 às 11:22  

Para o ano há mais realmente e pelo andar da carruagem, ides jogar com equipas do nível do Liverpool e de nível superior. Esperemos que para o ano estejais à altura de substituir o FCP e quem sabe fazer melhor.

Este ano o SLB tinha equipa para fazer ainda melhor figura na Liga Europa, a seguir ao Liverpool talvez fosse a equipa que mais possibilidades tinha de a ganhar pelo futebol apresentado ao longo da época em todas as competições.

Não estou a tirar mérito ao SLB por "só" ter chegado aos quartos, antes pelo contrário, foi uma excelente campanha, só digo que não apanhando o Liverpool nesta fase da prova teríamos uma grande final por exemplo entre as duas equipas, que se fosse o caso eram as candidatas a ganhá-la.

Foi bom para o primeiro ano de Jorge Jesus e de alguns jogadores, esperemos que continue para o ano e que me dê grandes alegrias na Liga dos Campeões, que eu também vou esperar que o meu FCP me dê, a mim e aos verdadeiros portugueses, muitas e boas alegrias infeliz e provavelmente na Liga Europa.

Duas considerações finais.

1. Excelente post do Pedro Veloso, concordo com quase tudo que escreveu.

2. Uma crítica aos comentadores da Antena 1 (rádio em que estava a ouvir o relato), como é possível dizerem que no lance do primeiro golo (do Kuyt) quando a bola sai de um canto por acaso em cima da linha de fundo, sem tocar em ninguém até ao cabeceamento que deu golo e eles dizerem e insistirem constantemente que o golo foi irregular. Eu não me importava que o SLB ganhasse com 1 golo em fora de jogo e outro com a mão (acrescentados ao do Cardozo) mas temos que ter noção do que se diz, ainda por cima na rádio em que as pessoas não estão a ver as imagens e se guiam por aquilo que eles relatam.

Cumprimentos.

Manú 9 de abril de 2010 às 11:39  

Veloso concordo com tudo o que disseste é a verdade é que so acontece perder com o Liverpool a quem lá anda.
Esperemos que a estrutura directiva se mantenha por bastantes anos porque o trabalho está a dar frutos (3 quartos de final em 5 anos não é o nivel do benfica, mas ja nao é nada mau e pode ser visto como uma melhoria das coisas) e para que possamos jogar mais vezes com equipas destas e mostrar que temos as mesmas capacidades como mostrámos ontem.
este plantel nao estava habituado a ter 48 jogos nas pernas no principio de abril, tinha pouca estaleca europeia e ainda assim mostrou que podia ter batido este liverpool (para os que dizem que levámos 4-1 eu digo que podíamos ter ganho 4-1 em lisboa, nao estivesse o cardozo em baixo de forma - mas pronto, marcássemos!). para o ano acredito que as coisas podem melhorar ainda mais a nivel europeu porque, mantendo parte da equipa, a experiencia já será outra.
quanto às opçoes do jorge jesus tambem nao critico (talvez tivesse posto o quim no lugar do julio cesar pois este jogo precisava de nervos de aço e o julio cesar ainda nao os tem), ja resultaram e ontem nao correu bem mas tambem acho que nao foi por ai que perdemos.

aproveito para elogiar o comentario do JV, assim dá gosto falar de futebol.

Pedro Veloso 9 de abril de 2010 às 12:00  

Muito obrigado JV pelo desportivismo e lucidez (gostava que todos os jornalistas e rivais o tivessem), foi de facto uma final antecipada, pena não termos calhado na outra metade do quadro do sorteio.

grande abraço

Manu estou contente por ver que na maioria dos blogs os benfiquistas reagiram como eu, com serenidade, realismo, agradecimento à equipa que tem estado tão bem, e confiança no futuro.

Quanto ao Júlio César eu não acho que ONTEM não devêssemos ter mudado, acho é que devemos ter sempre ao longo de toda a época o mesmo gredes em todos os jogos (não gosto da ideia de rodar o guardião), mas a verdade é que só ontem é que correu mal, ate agora o j.cesar, de quem gosto bastante, tinha estado sempre bem.

Manú 9 de abril de 2010 às 12:18  

nao concordo veloso, o julio cesar contra o marselha tambem foi bastante mal batido no golo do niang!

concordo que nao se devia mudar o gr, e acho que uma prioridade para o ano tem que se um gr de top. espero que a nossa boa campanha na uefa tenha dado visibilidade suficiente para atrair um grande gr.

e obvio que nao perdemos pelas arbitragens, mas tenho que recordar que na primeira mão roubaram-nos os dois penaltys que davam o 4-1 em lisboa (fora os falhanços do cardozo mas isso é a diferença de qualidade dele para o torres)

Numero Dez 9 de abril de 2010 às 12:23  

Alguém tem a mesma sensação que eu? a de que se bem que o objectivo principal seja o campeonato, depois de tudo o que fizemos este ano o campeonato talvez saiba a pouco? Sou sincero, estou de rastos, sabia que seria muito difícil eliminar este liverpool, mas sempre acreditei. Agora somos novamente maus, uma equipa banal, que não chegou para ganhar ao 5º classificado.O Liverpool anda nestas andanças á muito tempo e benitez também, alías nestas andanças o Liverpool é dos clubes que a acabar em 5 ou em 6 ja venceu ligas dos campeões. Foram justos vencedores! Não quero trocar insultos nem explicar que somos melhores ou piores, a história recente fala mais pelo fcporto a história de sempre fala mais por nós. No total de meias finais europeias alcançadas pelos clubes portugueses juntas não chegam as do Benfica, mas na verdade os portistas da minha idade já presenciaram a consagrações de perto e eu não.Nos últimos 5 anos o Benfica foi quem mais chegou longe na europa. O poderio do fcporto ainda é evidente mas esfumaça-se a cada ano que passa, e o Benfica cresce a olhos vistos. Eu preocupava me mais com isso do que festejar a derrota do benifca em liverpool. Uma equipa só consegue feitos heróicos quando há todo um conjunto de factores que levam tempo a desenvolver. Não tenho duvidas que o Benfica chegará lá! O Benfica europeu desta época foi brilhante. A nível interno somos a milhas de distância superiores. Caímos mas caímos de pé! Terça feira demonstraremos mais uma vez que somos melhores. Quanto ao jogo, é injusto culpar Jesus pois se chegamos onde chegamos e jogamos o que jogamos a ele devemos isso. Mas na verdade julgo que poderia ter encarado o jogo de outra forma. Para o ano há mais, junto aos melhores, e é aí que se faz história, no sítio onde desde sempre cultivamos a nossa!

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 14:20  

Veloso, excelente post!Talvez dos melhores de sempre do blog.

Apesar de sportinguista ferrenho em Julho (ou Junho) quando JJ foi apresentado como novo treinador do SLB escrevi neste blog que o SLB iria ganhar o campeonato e a Liga Europa pois sou um grande fã do mister JJ,talvez por acompanhar de perto a sua carreira desde os tempos do Moreirense pq conheço o filho do seu adjunto.

Acreditva que o SLB era superior ao Liverpool (esta época) e que a eliminatória era para passar, mas ontem o Liverpool fez o jogo perfeito. O golo do Lucas e o 1º do Torres (que contra-ataque lindo) foram espetaculares.

O Liverpool não anda a jogar nada (mais precisamente na Premier League), mas reconheço que no conjunto das 2 mãos é um justo vencedor. Equilibrou na Luz enquanto teve 11 jogadores e aguentou-se muito bem depois da expulsão de Babel e em Liverpool espezinhou o SLB.

Também é verdade que o SLB poderia ter dado 4 na Luz, mas meus amigos,o "podia" não conta...e por alguma coisa eles (Liverpool) é que são um dos Big4. Quando podem dar 4....dão!

Achei ridiculo o Benfica ter jogado 2ªfeira. Tb que era Domingo de Páscoa, mas houve jogos no Domingo de Páscoa em todo o lado. Senti alguns jogadores do Benfica muito cansados nomeadamente Ramires e Luisão.

Gostei do jogo de Aimar apesar de ter baixado um pouco na 2ª parte.

Di Maria continua a ser aquilo que eu penso que ele é: um irriquieto e pouco mais. De facto ele tem lances fantásticos,mas depois centra mal ou perde a bola no fim da jogada. Isto, não é nada!
Estou para ver quem vai levar o barrete dos 40M€, e para mim, será um barrete maior que o do Quaresma ao Inter.

O J.César ontem teve francamente mal. Além de ter andado nervoso o jogo todo, deu um grande frango no 1º golo. (até o Ricardo labreca se atirava aos lances mesmo que fosse de olhos fechados). O jogo de ontem, foi um jogo de Champions League (de qualidade), onde os pormenores decidem jogos...quando se erra, sofre-se um golo!Não há cá meias-merdas!

Uma palavra tmb para o Atleti que bateu Valencia (não esperava). O Atleti ainda não ganhou um jogo em casa esta época para as competições europeias e já vai nas meias-finais sem jogar rigorasamente nada. Juntando as meias-finais ao facto de estar na final da Copa del Rey, Quique arrisca-se a fazer uma época muito boa! Se bem que eu acho q não ultrapassa o Liverpool nem ganha a Copa del Rey.

O Hamburgo continua o seu caminho até à final e acho que o Fulham também está ao alcance,há que lembrar que RvN joga lá...

Teremos uma equipa alemã em cada final das provas da Uefa?

Manú 9 de abril de 2010 às 14:30  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 9 de abril de 2010 às 14:32  

tomás acho injusto esquecimento do petric. fala-se de nistelrooy e o careca croata anda a aproveitar o espaço que lhe é concedido inerente ao protagonismo dado ao ruud. que grande bicicleta do petric ontem!

se me permites nao acho que o liverpool tenha cilindrado o benfica. eles nao passaram o jogo a atacar como em 2006. o benfica ontem mostrou que se podia bater de igual. mas a verdade é o que dizes os "podia" nao contam é claro. embora pareça esquisito o que vou dizer, acho que fomos cilindrados em 2006 quando passámos e ontem nao. ontem foi um jogo mto eficaz do liverpool, mas por incrivel que pareça foi o benfica que esteve por cima.

e dizer que o liverpool nao anda a jogar nada na liga nao interessa para este assunto. já foram campeoes europeus e nada fizeram na liga ha mesma. muitos dos jogadores do liverpool ainda só tinham jogado a champions, era a primeira vez q jogavam a uefa com a camisola dos reds. e isso fez a diferença. foi estofo.

mas acredito que o benfica se continuar assim, como espero e rezo todos os dias, pode chegar longe nestas andanças porque consegue alavancar as finanças e ter jogadores de grande qualidade por muito bom tempo. veremos.

dizeres que o di maria nao centra bem é falso. melhorou muito nesse capitulo e no passe, so lhe falta largar mais a bola e ser mais influente qem momentos mais importantes! mas chamo a atençao para os problemas que ele resolveu em matosinhos e na figueira da foz (dois jogos de risco na boa campanha do benfica). acho que ontem estava roto pa brilhar mais, e ainda lhe falta mais estofo europeu claro.

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 14:38  

Manú, lá está, resolver em Matosinhos e na Figueira da Foz não é o mesmo que resolver em Anfield. Aposto que o Zé Manuel,Zé Pedro,Gaúcho e Constantino também já resolveram em muitos campos da nossa liga.

Manú,de facto não houve aquele sufoco atacante, eu digo cilindrar por terem sido letais. Qd lá foram marcaram, não deram hipóteses. É como dizes, tiveram muito estofo!

Tens toda a razão, o Petric anda a jogar muito. Com a saída de cena do Benfica, agora, para mim o favorito passa a ser o Hamburgo

Manú 9 de abril de 2010 às 14:46  

quando digo que ele resolveu em matosinhos e na figueira é para mostrar que ele nao é totalmente inconsequente e quando lhe sai tudo bem pode ser de classe mundial.

e nao foi so em portugal que isso aconteceu. na uefa este ano foi o melhor do benfica, é dos jogadores com mais assistencias da uefa e acho sinceramente que ontem so nao fez mais por questoes meramente fisicas, porque ele faz o que quer de qualquer defesa mundial acredita.
é obvio que lhe falta experiencia europeia e ela chegará certamente mas o estilo dele nunca mudará muito disto porque ele sempre arriscará sem limites e cada vez mais lhe sairão as coisas bem como tem vindo a acontecer. evoluiu muito ele desde que chegou ao benfica e por alguma razao é dos jogadores mais utilizados pelo jorge jesus e dos mais importantes na boa época do benfica este ano.

mudando de assunto, neste momento eu acho que falta ao benfica a frescura de inicio de época (é normal) e o saviola. se o aimar fosse um jogador mais regular fisicamente e se o saviola nao tivesse ficado dois anos praticamente sem jogador a alta rotação teria sido mantida toda a época. mas pronto os se's nao ganham jogos e ha que saber lidar com essas debilidades (por exemplo por o carlos martins em forma).

mas deixa me que insista no di maria e chame a atençao para a boa época que ele está a fazer e pela influencia que está a ter no benfica. os numeros dele este ano sao bastante bons e caso nao saia, têm tudo para ser melhores para o ano!

e acho sinceramente que o potencial dele pode convencer alguem por 30/40M€. jorge jesus já provou que a sua irreverencia excessiva pode ser "domada" em prol do colectivo

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 14:55  

Eu acredito que haja equipas que dêm 40M€.

Acho que o Man City é equipa para isso. Acho que a Juventus, numa tentativa louca de voltar a ser o que era,possa fazer umas extravagancias este Verão e o Di Maria é um dos visados.

Acho que o Liverpool tb se possa interessar,se bem que aí não acredito que dêm mais que 25M€ pq os reds costumam ser mais comedidos

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 14:58  

E outra coisa Manú, Di Maria apresenta números muito positivos esta época. Julgo que são 9 golos (nada de extraórdinário mas tb não é mau,o CR é que colocou a fasquia mt alta para os extremos),mas cerca de duas dezenas de assistências (estarei errado?) que isso sim é fantástico.

E isto é a melhor época de sempre do Di Maria e não acredito que alguma vez fará melhor porque com JJ jogam todos bem. Portanto, se ele é irregular quando tem um treinador muito bom...imagina o que será quando não apanhar um treinador mt bom..

Pedro Veloso 9 de abril de 2010 às 14:58  

Tomás obrigado pelo elogio. Por acaso uma das razões que sempre me fizeram estar confiantes é que normalmente és bons nos palpites e sempre me garantiste que o SLB ganhava a Liga Europa;)

Concordo com as coisas que disseste, só deixa-me dizer-te que em Portugal ninguém joga no Domingo de Páscoa...o SLB não tinha essa opção e este ano de facto isso foi péssimo.

Também discordo no Di Maria mas isso já é uma discussão antiga em que de facto creio que estás errado, como o tempo vai demonstrar. E se há jogador este ano que normalmente esteve bem e assumiu a responsabilidade em jogos difíceis foi o Di. Ontem pura e simplesmente não teve pernas, mas também na 2a tinha feito um grande jogo e ressentiu-se claramente. E também estava a jogar perante o Glen Johnson que não é propriamente um defesa mau.

Finalmente, não sei se viram ontem o escândalo em Madrid, um penalty descarado sobre o Zigic (com a camisola toda rasgada)a acabar o jogo. O Unai Emery foi expulso por protestos. Se na 1a mão o Atlético devia ter ganho, ontem o resultado achei bastante enganador, e o Villa mandou uma à trave também no fim.

Manú 9 de abril de 2010 às 15:03  

tomás mas entao ele nao pode ser irregular por ser novo ainda? a experiencia e tarimba conta! nem todos podem ser como o messi aos 21/22 anos!

acho que se sair para uma equipa de topo europeu claro que pode fazer melhor, de acordo com a evoluçao previsivel!
nestas coisas de sair para grandes clubes é preciso sorte para onde se vai e que treinador e que fase se apanha, mas ele tem boas bases. esteve (pelo menos) 3 épocas em portugal amadurecer, teve bons treinadores.
acho que se ha jogador que pode fazer melhor que esta época é o di maria!

se me falares em weldon, amorim, martins ja acho que o treinador tirou mesmo o melhor deles. mas o di maria acho que tem potencial a mais para o reduzirmos a isso.

mas so o tempo dirá o q vai acontecer.

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 15:12  

Desculpa,que bons treinador teve o Di Maria em Portugal?Para mim foi só o JJ. Aquela época patética de F.Santos/Camacho/Chalana não foi com certeza boa, nem a do Quique..

JOAQUIM SANTOS 9 de abril de 2010 às 15:13  

pessoal voces tem que me desculpar mas eu tenho de ser o mais sincero possivel, sou assim e acho que devo...
nao gosto muito do politicamente correcto, gosto de espressar aquilo que sinto, porque e isso que nos torna diferentes...

eu sou portista e anti-benfiquista por educaçao, como grande parte dos benfiquistas e anti portista, embora o negue!

aqui em portugal temos a mania de que temos de ser politicamente correctos, fazendo disso um sinonimo de educaçao, mas eu discordo, o futebol e um jogo, e o amor por um clube e uma emoçao e um estado de alma que nao se cataloga ou controla e muito menos se educa, e inconsciente e subjectivo. costumo dizer muitas vezes que um homem com carater pode mudar tudo na vida, de mulher, de carro, de casa, de partido, ate de religiao, mas nao muda nunca de clube!

quero com isto dizer, e para nao me levarema mal, que a derrota do benfica para mim resume se a 60% de indiferença e 40% de alegria e alivio. passo a explicar, 60% de indiferença, porque e com este sentimento que normalmento vejo, quando vejo, os jogos do benfica, e alegria e alivio porque os benfiquistas que conheço vao parar de me chatear durente uns tempos, e ja nao aguentava mais, os trinta anos de vacas magras deixou-os mesmos chatos e euforicos com as vitorias deste ano, coisa normal, mas nao tenho que aturar isso, podem ir festejar pra outro lado sem ter que me chatear o juizo, e como veem isso e igual com todos, por isso nao se queixem dos portistas...
agora vou por chatear eu um bocado...
alem disso, as vitorias dos outros clubes portugueses na europa traduzem se em muito dinheiro, por isso quanto menos ganharem melhor, o mourinho ja havia explicado isso quando tava no porto, e soltaram lhe os caes, mas nao acho tao descabido quanto isso. o porto tem tido os bons resultados fruto desse dinheiro e motivado por esse dinheiro, e sem ele deus sabe onde estava, talvez como o sporting ou poir ou tinha que o ir arranjar nao sei onde, como o benfica este ano, afundando ainda mais as contas!
por isso meus amigos, os meus cordiais pesames, lamento a vossa dor,mas e vida...

Manú 9 de abril de 2010 às 15:24  

joaquim nao levo o futebol tao a peito ao ponto de estar a sentir dor, mas mesmo assim obrigado pelos sentidos pêsames politicamente correctos (coisa que dizes orgulhar-te de nao ser, que eu respeito).

quanto aos benfiquistas serem anti portistas garanto-te que isso não é verdade. esses teus 60% de indiferença nos benfiquistas sao 100%.
eu sei que tentam a todo o custo que isso nao seja assim mas o benfica é grande demais para os seus adeptos se preocurarem com alguma coisa que nao seja o benfica ganhar.

é um facto que esse vosso anti benfiquismo (aliado ao ULTRA anti benfiquismo do sporting) só mostra a nossa grandeza. a verdade é que vivem e lutam para nos provar alguma coisa, mas a verdade é que está dificil. o benfica sempre será maior por muito que vos custe. e a prova disso é o post do filipe (atençao que nao tenho nda contra o post, que isso fique bem claro. acho que estas discussoes (educadas) tambem fazem falta a este espaço!). viste algum post do benfica no dia em que foram eliminados pelo arsenal? secalhar nao viste porque ainda nao frenquentavas o settore, mas digo te que nao houve nada anti porto ou qq coisa do genero.

agora é normal que se insurjam vozes, nomeadamente a minha, contra as suspeitas (?) de corrupçao. aliás esse clima de se achar que ha corrupçao é alimentado pelo vosso presidente. isso nao é anti portismo, é sim luta pela clarificaçao das coisas. tambem me indignei contra o que soares dias fez em braga!

e olha que eu nem acho que voces so ganharam por corrupçao, é obvio que nao. repito que acho que foi por tambem nao terem concorrencia a altura da qualidade que o vosso presidente vos conseguiu dar, sinceramente.

Manú 9 de abril de 2010 às 15:28  

tomas,

camacho, fernando santos e quique são bons treinadores. nao sao de top mundial, mas sao treinadores que treinam nas ligas mais competitivas da europa e isso é obvio que foi uma mais valia para o di maria.
e, correndo o risco de ninguem concordar comigo, o chalana é bem capaz de ter ensinado algumas coisas ao di maria. nao esqueçamos que chalana é dos melhores extremos esquerdos da historia do futebol mundial e di maria joga na posiçao dele.

e mesmo que nao concordes com a minha opiniao tens q concordar que o di maria evoluiu e isso tem q se dever a trabalho feito com ele (nao so pelo jorge jesus)

Pedro Veloso 9 de abril de 2010 às 15:33  

Lolol claro Joaquim bom comentário, penso exactamente o mesmo!

Nem o nego, aliás afirmo que a única vez que torci pelo Porto nas competições europeias foi nos anos do Mourinho porque adorava aquela equipa! Isso e no ano do Schalke porque se há coisa que me irrita nas competições europeias é quando as equipas que passam não são as melhores, como o Porto era de longe em relação aos alemães em 07/08.

De resto é um bocado como o Tomás Pipa disse ontem, no início até podes estar um pouco dividido mas com o decorrer do jogo queres é que levem uma goleada porque não suportas ver o rival ganhar nem ao berlinde. Há pessoas que conseguem torcer sempre pelos portugueses (olha, os emigrantes por exemplo),eu não, isso é normal, faz parte da rivalidade. Só não percebo quando se odeia mais o rival do que se gosta mais do próprio clube, e isso às vezes acontece. E também não gosto muito de festejar os inêxitos dos rivais na Europa, posso ficar contente mas sei que muitos amigos estão de rastos e tento respeitar lol

Luís Marques 9 de abril de 2010 às 16:10  

Na Europa não dá jeito jogar com 10 ou 9.

Para o ano com um GR a sério e um Defesa Esquerdo de jeito, a conversa será outra.

JV 9 de abril de 2010 às 16:18  

Em relação ao haver mais anti-benfiquistas do que anti-portistas não me acredito. Em percentagem talvez mas em valores isso nunca, até porque é normal haver mais antis em 6 milhões do que em 1.5 milhões digo eu.

A dos 6 milhões foi um pouco no gozo mas pronto, também como não sei quantos são nem duma equipa nem de outra, guio-me pelas informações (mentiras) que ouço. Sem discussão.

Em relação ao meu homónimo Joaquim, gostava que me respondesse a esta(s) pergunta(s). Não temos todos que estar unidos para que se evite o que provavelmente vai acontecer este ano, irmos à Liga Europa em vez de irmos, (como é nosso hábito) aliás somos recordistas de presenças, para a Liga dos Campeões? Pelo menos às eliminatórias.

Ou então responde assim que fico logo esclarecido. "Prefiro ver o SLB perder sempre, mesmo que para isso nós tenhamos que ir à Liga Europa em vez de ir à Liga dos Campeões!".

Se todos trabalhássemos para o mesmo não seria melhor?

Cada um lutando por si com as suas armas, com o apoio de todos para cada vez chegar mais longe, isso sim dignificava o futebol português ao contrário do que se passa cá e que por vezes tão má imagem passa lá para fora.

É a minha opinião. Atenção, não sou emigrante.

JOAQUIM SANTOS 9 de abril de 2010 às 16:41  

em 1º lugar esta o porto, sempre.
queremos ganhar sempre, todos os jogos. mesmo que com isso possamos ajudar os nossos rivais directos, como aconteceu este ano com a vitoria sobre o braga no dragao.
disso nao ha duvida.
atensao! nao sou daqueles que festejam mais as derrotas do benfica do que as vitorias do porto! calma...
queremos a liga dos campeoes, seja atras do benfica ou do braga, ou mais dificil, as ainda nao impossivel, em primeiro!

João 9 de abril de 2010 às 19:17  

Gostei da análise Pedro, devolvo-te o comentário trocista que fizeste umas quantas vezes quando revia em algum lado os golos do CSKA em Alvalade!Se não ganhares uma final Europeia nos próximos anos terás recordações nostálgicas do potencial desta tua equipa,os adversários (difíceis mas acessíveis, não são os Big Sharks)e a forma algo amarga como saíram (depois perceberás melhor!). Semi-brincadeiras à parte, só gostaria de acrescentar Manú que o SLB cá podia ter dado 4 mas também estavam com mais um, logo as comparações são subjectivas. Mas foi pena, dou-vos os parabéns pela campanha e pelo bom futebol praticado e não concordo com quem acha que o J.césar cumpriu satisfatoriamente. Ele tem estado inseguro na maioria dos jogos, especialmente nos momentos de maior pressão. Nos momentos vitais não tem respondido tão bem e não sendo muito seguro em geral, também não tem dado muita segurança à defesa. Ele ( e tantas vezes o DE) não tem estado à altura do resto da equipa.Achei o Di Maria muito fraco em Anfield também. De resto concordo com o JV, na Europa torço por tudo o que é Português em geral. Claro que se só houver uma vaga para a Champions quem lá for ganha mais, mas com boas prestações todos ganham. Agora chegar lá corruptamente é que é outra conversa.

Luís Marques 9 de abril de 2010 às 20:02  

Uma boa notícia:

O Benfica tem o 17º lugar do ranking garantido. Ou seja, basta uma equipa dos 16 primeiros falhar a ida à Champions (Werder Bremem, Hamburgo, Liverpool, FCP, entre outros) e para o ano estaremos no pote 2.

E agora faço uma pergunta.. Se o Benfica ainda estivesse na Taça de Portugal, quando é que jogaria a segunda mão das meias finais?

A Liga tem que rever muito bem o calendário das competições Nacionais, principalmente para as equipas que vão à LE, pois a LE obriga a mais jogos para chegar mais longe.

Bruno_Mega 9 de abril de 2010 às 20:07  

Numa equipa que está em vantagem na eliminatória, sofre um golo na 1ª vez que o adversário vai à nossa baliza (30') e depois se sofrem 3 golos em contra-ataque... Acho que está tudo dito!

Mtas mexidas num jogo mt importante...

Júlio César não é guarda redes para o Benfica e há muito deveria ter sido afastado da equipa titular!

Para o ano há mais...

Anónimo 9 de abril de 2010 às 21:58  

Joaquim Santos cuidado com os erros ortográficos!No post anterior escreveste "confeço" É confesso.Neste escreveste "atensão".É atenção.Portista bronco!!!!

Tomás Pipa 9 de abril de 2010 às 22:46  

O Calendário do futebol português é ridiculo. Dezembro quase nem à bola e dps em Janeiro e Fevereiro aperta imenso, é ridiculo!Os clubes queixam-se,mas foram eles que votaram nesse modelo

Porco Espinho 9 de abril de 2010 às 23:55  

Tomás Pipa: "Dezembro quase nem "há" bola"; escreve-se com "h".Além de convencido és burro.

Tomás Pipa 10 de abril de 2010 às 03:25  
Este comentário foi removido pelo autor.
Tomás Pipa 10 de abril de 2010 às 03:27  
Este comentário foi removido pelo autor.
Jota Jota 10 de abril de 2010 às 14:08  

O Benfica foi a Liverpool mostrar a equipa que é! Sem estofo europeu e mostrou que não tem jogadores para jogar em grandes palcos! Alguem viu o Di Maria? E o Cardozo? E o David Luiz? E o Ramirez? Os benfiquistas dizem que estes vão ser dos melhores jogadores da europa ou do mundo e depois nada de nada!!!! Para nem falar no Carlos Martins e no Aimar!!! Ser bom em Portugal é fácil, lá fora é que elas mordem e em Liverpool o Benfica mostrou que eles só jogam em Portugal com provocações aos adversários, com tuneis, com doping, com muitos factores extra jogo.
A primeira equipa em condições que apanhou na Liga Europa, e que vai de mal a pior esta época goleou o Benfica de forma fácil!! O Benfica não criou um lance de perigo, nem uuuuuum!!!! Foram lá envergonhar Portugal!! Imaginem se o Liverpool estivesse em forma quantos traziam na bagagem!!!
Agora vem o Jorge Jesus, armado em inteligente, dizer que até foi melhor terem sido eliminados para se dedicarem ao campeonato!!! Por amor à Santa!!!! E os benfiquistas vão na cantiga deles!!! Que povo mais cego!!! Quer dizer, investiram-se milhões para ganhar uma taça da liga (que vale o que vale) e o um campeonato que foi disputado com um clube pequeno como é o Braga e mesmo assim ainda não está decidido e sujeita-se a perde-lo?????!!!!!!!!
É esta a grandeza do Benfica????! Vivem de balelas!!! Balelas do presidente e do treinador!!! O Rui Costa vai ficar de lado como Luis Filipe já o provou ao dizer que há decisões que o Rui Costa não tem acesso!!! Breve o clube vai desmoronar-se!!!

Anónimo 10 de abril de 2010 às 20:11  

o jesus não mostrou os 4 dedos desta vez!! acabou o piu!!! e o benitez mostrou q é um senhor e não um cretino,mas devia ter-lhe mostrado os 4 dedos ao jesus cardinali!!

Paulo Silva 12 de abril de 2010 às 00:43  

Blog porreiro e bem estruturado...

Também tenho um de futebol:


http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Se quiseres passa por lá.. e se houver interesse pudemos trocar links

Manú 12 de abril de 2010 às 10:06  

Jota Jota,

antes de mais nao concordo que o benfica tenha sido assim tao fraco em termos qualitativos. a maior diferença quanto a mim foram os niveis fisicos sem duvida.
quem viu os 30 minutos iniciais com visao imparcial concordará comigo que o benfica estev completamente por cima, mesmo muito forte (e todo o resto do jogo mostrou um benfica smp por cima, mas sem ideias e sem frescura fisica pa contrariar a boa exibiçao da defesa do liverpool). se o primeiro golo do kuyt (completamente fortuito) nao tivesse entrado como era normal que nao entrasse a historia teria sido outra. mas n ha que dar desculpas, tivessemos um gr melhor.
dizer que nao se viu cardozo é para rir so pode. marcou 3 golos ao liverpool e nao marcou mais um porque o torres nao o deixou decidir a eliminatoria naquele segunda livre!

agora em relaçao ao investimento feito e aos titulos alcançados nao concordo de todo.
o benfica investiu forte para credibilizar a equipa cá dentro. nao se pode querer ganhar tudo duma vez logo.
temos hipoteses de ser campeoes e nao podes dizer que caso ganhemos que foi por ser contra uma equipa fraca. o benfica nao tem culpa que a unica equipa que o tenha acompanhado fosse o braga. o benfica está a fazer uma epoca a nivel interno de alto nivel. com uma derrota e 4 empates. perdemos apenas 11 pontos nao te esqueças disso! isso é estar a jogar um campeonato contra uma equipa pequena?
podemos nao ser campeoes, ainda falta muito, mas ha que dar o merito a quem o merece. o benfica mesmo que nao seja campeao justifica claramente o seu investimento pela melhoria gigante que deu ao seu futebol. nao so dentro de campo como em valorizaçao de jogadores e estadios cheios. isso ninguem pode negar.

e parece me obvio que di maria, david luiz e ramires (pelo menos estes) ja provaram ter estaleca para voos mais altos a nivel de clubes. nao sao ainda os melhores da europa mas têm potencial para vir a ser sem duvida.

Pedro Veloso 12 de abril de 2010 às 10:28  

Jota Jota o teu comentário é completamente faccioso e com zero de objectividade. E já agora explica lá isso do doping...vindo de alguém que deve ser adepto do clube dos jogadores carecas aos vinte e tal anos (anos 80 e 90) isso tem piada, mas explica lá.

Boa resposta Manu.