Quem deverá substituir Silvestre Varela na África do Sul?

Num simples treino de preparação de últimos detalhes para a final da Carlsberg Cup, o jogador português fracturou o perónio e viu a sua melhor época desde que é sénior terminar de forma abrupta.Já ninguém duvidava que o português formado nas camadas jovens do Sporting seria um dos 23 para a África do Sul. A sua forma e regularidade já haviam sido reconhecidas por Carlos Queiroz, que lhe deu a oportunidade de se estrear contra a China no tão falado amigável. Varela aproveitou a oportunidade e foi dos melhores de Portugal nesse jogo, estava sem dúvida alguma encontrado o 4º extremo da Selecção Nacional para o Mundial 2010 (como, aliás, estava bem claro na sondagem do Settore).
Com esta adversidade "de última hora", há que pensar quem levará Queiroz no seu lugar, relembrando que já não há nenhum jogo particular antes da convocatória dos 23 finais.




As opções mais óbvias seriam levar um substituto directo em termos de posição. Danny, Quaresma (em quem Mourinho tem apostado "um pouco mais" ultimamente), César Peixoto (passando Coentrão a ser o 4º extremo) e Yannick Djaló parecem ser os mais bem posicionados para ser brindados com esta lesão, seguindo a linha de pensamento mais óbvia.


Porém, penso que pode ser interessante equacionar outras hipóteses:













1) Miguel Veloso tem jogado (bem) a médio esquerdo no seu clube e pensará o Seleccionador em levá-lo para essa posição (sendo assim o 4º extremo) e abrir assim uma vaga no miolo para um Carlos Martins em forma ou para um Ruben Micael em afirmação?






2) Em vez de ser César Peixoto a retirar Coentrão da mais que provável convocatória como defesa esquerdo e colocá-lo como 4º extremo, haverá outro lateral esquerdo (para além do óbvio Duda) no pensamento de Queiroz? Ou mesmo um lateral direito (João Pereira/Miguel Lopes/Rubén Amorim) para disputar lugar com Miguel, passando assim Paulo Ferreira a ir como defesa esquerdo?
3) Carlos Saleiro tem vindo a crescer muito como jogador esta época e está no seu pico de forma nesta fase. Pensará o Seleccionador em levar um 4º ponta-de-lança em vez de um 4º extremo, visto que Miguel Veloso (indo como médio centro) e Fábio Coentrão (indo como defesa esquerdo) podem jogar ocasionalmente do lado esquerdo do meio campo?

4) A caixa de comentários está aberta a sugestões, que o Seleccionador Nacional certamente agradecerá.

38 Passes de rotura:

Pedro Veloso 22 de março de 2010 às 18:43  

Bom post manú, com várias soluções. Pela minha parte é troca por troca, sai Varela e entra Coentrão. Já tinha o César a defesa esquerdo e mantenho. Não creio que seja necessário um 4º PLC para poucos jogos...

Anónimo 22 de março de 2010 às 18:47  

coentrão ??
hahahaha.
o tipo nem aguenta um jogo inteiro e vai ao mundial ?
cesar peixoto???
hahahahaha.
na africa do sul as discotecas são muito perigosas e ele é um medricas.

A espinha dorsal da selecção devia ser feita com jogadores do benfica, não?

essa então é HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Miguel Costa 22 de março de 2010 às 18:54  

Anonimo ris-te do que?

Deves ser do Porto e se calhar precisas de ver a repeticao do jogo de ontem, nao?

Claramente o Fabio COentrao e a melhro opcao apra ser titular a defesa esquerdo. E puto, tem garra e iria agarrar o lugar como nenhum outro.

Para alem do mais faz as duas opcoes extremo e lateral o que e sempre importante... Portanto para mim troca directa.

Agora, opcoes como Danny, Quaresma ou Saleiro (? joga a 3 dias futebol e agora vai a seleccao?, nao faz sentido sequeer pensar nesta hipotese!

Abracos.

João S. Barreto 22 de março de 2010 às 18:56  

Estou indeciso entre Quaresma como aposta pessoal ou Danny. Espero para ver o que cada um faz até ao resto da época. Aposto esta remodelação forçada para mandar o Deco de férias antecipadas para Fortaleza e convocar o Carlos Martins!

João S. Barreto 22 de março de 2010 às 18:56  

*aproveito e não aposto

Pedro Veloso 22 de março de 2010 às 19:01  

Anónimo se fizeres o favor de consultar a nossa sondagem (à direita no blog) vês que até há várias pessoas que concordam...no momento em que escrevo o César lidera a corrida a lateral esquerdo (por muito pouco) e o Fábio é o 1º extremo depois do Varela.

P.S. Coentrão não aguenta um jogo inteiro? Explica lá essa melhor que eu estou perplexo...

Manú 22 de março de 2010 às 19:28  

Caro anónimo,

peço que comente com qualidade e sem clubismos. dei hipoteses com jogadores dos mais diversos clubes. coentrao e peixoto sao apenas algumas das soluçoes apresentadas e, pelo que diz a nossa sondagem, nao sao assim tao descabidas.

em relaçao à espinha dorsal da selecçao ser do benfica ninguem escreveu isso e, na minha opiniao, é algo que nao faria sentido pois o onze base que poe o benfica a jogar o bom futebol que tem praticado ate agora apenas conta com quim.


Miguel Costa,

sempre achei que o saleiro tinha potencial ao qual nao estava a ser dado o devido valor por parte de paulo bento. acho um avançado com caracteristicas que fazem dele um avançado bastante completo. tem velocidade, tecnica, jogo de cabeça e uma boa capacidade de passe.
talvez ainda seja cedo para o levar mas se continuar a evoluir acho que deve ir. até porque avançados não é coisa que sobre no nosso país.

Manú 22 de março de 2010 às 19:30  

Joao,

tambem acho que o quaresma passa a ser uma forte hipotese. qualidade ja nao tem que a provar e uma boa preparaçao pode pô-lo com o ritmo que lhe falta.
o danny voltou à competiçao ha pouco tempo e tudo vai depender da forma como evoluir.
com todo o respeito pelo varela, é bom isto ter acontecido quando ja nao ha nenhum jogo de preparaçao porque assim permanecerá a duvida até ao dia da convocatoria e qualquer que seja o escolhido vai ser uma coisa que os seleccionadores portugueses tanto gostam: surpresa!

João 22 de março de 2010 às 19:45  

Dá gozo ter defendido o Saleiro no início e ele ter-se afirmado em Alvalade e ter imposto o seu nome numa possível convocatória. Provavelmente terá de continuar a mostrar mais para conseguir ir mas mantendo um ritmo aceitável pelo menos após o Mundial irá de certeza!De momento não creio mas nunca se sabe.

Anónimo 22 de março de 2010 às 19:58  

O meu HAHAHA (letra grande) é porque ainda na ultima convocatória não foi chamado 1 unico jogador do benfica, só faltava agora ser "a espinha dorsal" da selecção formada por jogadores do clube da luz, os hahaha do césar e do fabio é porque acho o cesar demasiado fraco fisicamente «muitas lesões e ritmo inconstante» e o fabio acho-o fraco jogador «embora a atravessar um falso bom momento, graças ao desempenho geral da equipa onde joga» e nunca o trocaria pelo duda. não sou anti nada e por isso não quero ser mal interpretado mas do benfica não vejo 1 único jogador que faça falta na selecção portuguesa.

Tomás Pipa 22 de março de 2010 às 20:01  

Eu aposto que será Danny, seria injusto para o Danny o CQ não o levar porque joga na Rússia e se lesionou.

Eu inovava e levava mesmo um 4 avançados: Saleiro,Liedson,N.Gomes e H.Almeida e explico porquê:

O 4º extremo nunca irá jogar, vai tirar o lugar ao Ronaldo,Nani ou Simão? Claro que não!

Se fosse um quarto avançado, a luta pelo 2º avançado seria mt competitiva entre N.Gomes,Saleiro e H.Almeida, o que só seria benéfico.

Como laterais,acho que CQ vai levar Duda e C.Peixoto, e eu faria o mesmo. Coentrão tem estilo...mas é estilo para jogar ao ataque!mas Lembro que vamos defrontar o Brasil e Costa de Marfim que contam para o lado direito do ataque com jogadores como Dani Alves,Maicon,Robinho,Kaká, Kalou, Koné e Eboué.Não é o mesmo que jogar contra o Leixões,Vit.Setúbal ou Olhanense na Luz.

O Peixoto é mais rijo e agressivo que o Coentrão (tal como o Miguel é + que o Bosingwa), além disso, tem muita classe a jogar e bate bolas paradas do lado direito muito bem (se bem que já há Veloso e Duda para isso caso joguem)

Anónimo 22 de março de 2010 às 20:23  

tambem acho q o coentrao e um gajo bom, mas ainda nao e nem por sombras, o lateral esquerdo q precisamos. cesar peixoto e duda. o 4º extremo aposto no quaresma, wild card como diz o joao barreto.

abraço, limoeiro

Anónimo 22 de março de 2010 às 20:30  

tomas e manu, lembram-se do limoeiro la dos salesios?? aahah ta aqui em cima!

abraço, zola

Pedro Veloso 22 de março de 2010 às 20:39  

"O meu HAHAHA (letra grande) é porque ainda na ultima convocatória não foi chamado 1 unico jogador do benfica, só faltava agora ser "a espinha dorsal" da selecção formada por jogadores do clube da luz, os hahaha do césar e do fabio é porque acho o cesar demasiado fraco fisicamente «muitas lesões e ritmo inconstante» e o fabio acho-o fraco jogador «embora a atravessar um falso bom momento, graças ao desempenho geral da equipa onde joga» e nunca o trocaria pelo duda. não sou anti nada e por isso não quero ser mal interpretado mas do benfica não vejo 1 único jogador que faça falta na selecção portuguesa."

Caro anónimo, ora aqui está um comentário bem mais explícito do que um mero"HAHAHA", obrigado pelos esclarecimentos;) Percebo a análise do César (e ultimamente tem-se lesionado imenso), já discordo do Fábio que acho um excelente jogador, mas que - atenção e aí concordo com o Tomás -continua sem me dar totais garantias como lateral em jogos difíceis. Ainda ontem com o Porto na primeira parte vi algumas fragilidades de posicionamento (na 2ª esteve excelente mas o Porto aí também já estava enfraquecido) que o César não tem. Mas ao contrário do Tomás acho que o Coentrão é bem mais rijo, o César às vezes é tipo Sidnei, confia demais.

Manú 22 de março de 2010 às 20:54  

quanto ao coentrao eu acho-o boa opçao para defesa para batalhar por um lugar com o duda. mas faltando um extremo, caso danny nao esteja ainda com ritmo e quaresma nao esteja dentro dos minimos aceitaveis de ritmo, acho que deve ir como extremo e leva-se o peixoto ou o joao pereira (neste caso iria paulo ferreira como defesa esq.)

Anónimo 22 de março de 2010 às 20:55  

mister veloso com toques de comentador desportivo, ao tratar os jogadores pelo primeiro nome. ahaha

grande abraço moooooooonstro,

dão

Mac 22 de março de 2010 às 21:10  

Quim
Miguel B.Alves Pepe Coentrão
P.Mendes
Veloso Deco
Ronaldo Simão
Liedson

Eduardo, Patricio, Carriço, Carvalho, Ferreira, Duda, Meireles, Tiago, Danny, Martins, Nani e Hugo Almeida

Fred Cunha 22 de março de 2010 às 22:36  

Quim
Miguel Carvalho Pepe Ferreira
Mendes, Veloso
Deco
Nani Simão
Ronaldo

Eduardo, Patricio, Carriço, Meira, Pereira, Peixoto, Meireles, Tiago, Moutinho, Duda, Liedson e Almeida


(Bruno Alves nunca pode ser convocado)

Anónimo 23 de março de 2010 às 10:05  

Melhor frase de sempre do Settore: "Bruno Alves nunca pode ser convocado"

Pedro Veloso 23 de março de 2010 às 10:07  

Eh mister!!! é verdade, há que tratar os jogadores com carinho como tu bem sabes!

lol grande abraço, obrigado pelo comentário!

Anónimo 23 de março de 2010 às 12:35  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Faria 23 de março de 2010 às 15:15  

A saída de Fernando Gomes da SAD, nada foi que mais uma manobra.

Fernando Gomes vai ser o próximo presidente da Liga.

Faria José 23 de março de 2010 às 15:54  

José Faria pára de comer erva, isso vai acabar contigo!!

Unknown 23 de março de 2010 às 16:58  
Este comentário foi removido pelo autor.
Abelius Xavier 23 de março de 2010 às 18:39  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bom Samaritano 23 de março de 2010 às 19:00  

Onde anda o Administrador do blog?
Então agora com comentários tão ofensivos, ou talvez não, não são apagados? Vejam se pôem fim a estes desmandos, que são uma vergonha, penso eu. Reponham a boa educação, pois os vossos familiares não têm culpa das vossas limitações, creio eu, pois não acredito que foram assim educados.

Pedro Veloso 23 de março de 2010 às 19:18  

Bom Samaritano, tens toda a razão, de momento não podemos apagar mas vamos tomar medidas para acabar com estes excessos. Peço desculpa a quem cá veio e viu este espectáculo. E peço que não alimentem mais a cadeia de insultos sff. Obrigado.

Anónimo 23 de março de 2010 às 20:26  

veloso, seu monstroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

abraço, orlando

Pedro Veloso 24 de março de 2010 às 00:15  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo 24 de março de 2010 às 01:32  

Veloso,
Grande blog,muitos parabéns.
Vou só aqui coçar os tomates e já escrevo qualquer coisa de interessante.
Abraço

Ass - melos

Anónimo 24 de março de 2010 às 13:58  

so daaa moooooooooooooooonstros do futsal!

abraço sheit

Bom Samaritano 24 de março de 2010 às 19:47  

OBRIGADO, Pedro Veloso

Anónimo 24 de março de 2010 às 20:34  

sooo moooooooooooooonstros do futsal.
veloso es muita gay mas eu gosto.

abraço sheit

Milhafre camaleão 24 de março de 2010 às 23:37  

... e depois de hoje? PAZ PODRE.

Manú 25 de março de 2010 às 10:40  
Este comentário foi removido pelo autor.
JFC 27 de março de 2010 às 15:09  

o engraçado é que quase todos os possiveis substitutos são bem melhores que o trapalhão do varela. Então os caso de Danny e Quaresma são escandalosos...não há duvidas que o jogadores do zenit e inter sao bem superiores ao extremo do Porto...

João 27 de março de 2010 às 20:04  

Percebo o ponto de vista JFC, mas Quaresma não joga com regularidade há meses e meses e não é minimamente produtivo há ainda mais tempo.Quando está em campo parece-me também sem confiança: não arrisca ou quando o faz tudo sai mal, não tem magia. E isto era precisamente o que justificaria a sua escolha,a capacidade de desequilibrar. Já o Danny esteve muito tempo lesionado, agravando-se o tempo de paragem com a pré-época Russa. Agora efectivamente tem estado excelente no início do campeonato, marcando em todas as jornadas, ou perto disso!
Já o varela tem esteve enorme esta época!Não o considero trapalhão neste momento(antes desta época sim, limitado) e esta época tem sido o jogador mais regular do Porto na minha opinião. Além disso tem um pulmão e uma capacidade de expulsão que o varela e o Danny não têm, tornando-o num jogador com características únicas na selecção. Eu votei no Varela e no Danny para irem ao Mundial, mas sendo necessário escolher apenas um substituto voto no Danny sem qualquer dúvida. Para mim Danny e Quaresma têm capacidades para serem estrelas mundiais e o varela não, mas Varela e Danny teriam para mim o sue espaço justificadíssimo na selecção na A. do Sul.

João 28 de março de 2010 às 15:50  

* "Além disso tem um pulmão e uma capacidade de expulsão que o Quaresma e o Danny não têm"