Notícias de Itália

Na "Bota da Europa" viveu-se uma semana marcada primeiramente pelo jogo de Stamford Bridge e pelas reacções que a vitória do Internazionale motivou, uma vez que este triunfo foi quase tão importante para o futebol italiano quanto foi para aquela que continua a ser a sua melhor equipa de futebol. Depois, vieram também dias de grande pressão e nervosismo, especialmente na cidade de Milão, onde "moram" os dois maiores candidatos ao título da Serie A.

Após a vitória épica e incontestável do Special One em Stamford Bridge, onde o português é Rei sem trono, Itália viveu dias estranhos, diferentes. Aquele que costuma ser diariamente criticado por tudo e todos no país onde trabalha passou a ser, na ressaca deste jogo, o porta-estandarte do futebol italiano na Europa, motivando elogios generalizados um pouco por todo o Calcio, com destaque para as declarações do seu novo adversário, Zaccheroni (que no dia depois de as proferir foi a Londres levar 4 do modesto Fulham, sendo atirado para fora da Euroleague).

Com o fim-de-semana, chegaram os dois jogos das equipas de Milão, tendo o AC Milan a possibilidade de ultrapassar o Inter, no caso deste não vencer. Pois de facto o Inter escorregou em Palermo, numa deslocação que já se previa muito complicada, mas...o Milan também não ganhou.

No Stadio Renzo Barbera, perante uma excelente assistência de 36000 espectadores e com Mourinho finalmente de volta ao banco de suplentes, o Inter até começou melhor com o inevitável Milito a converter uma grande penalidade logo aos 10 minutos (falta duvidosa na origem da g.p.), respondendo o Palermo aos 24' pelo uruguaio Edison Cavani. Depois de na última jornada Muntari ter conseguido ver dois amarelos no espaço de um minuto, os Nerazzurri voltaram a ser extremamente penalizados disciplinarmente, recebendo 5 amarelos (3 deles para defesas), algo que vem sendo comum e reincidente esta época. Na equipa do Palermo há um jogador de quem gosto especialmente, além do já sobejamente conhecido Miccoli, e que é Javier Pastore. Já venho seguindo o percurso do "6" (não de posição, mas de número de camisola) da equipa da Sicília há algum tempo. É um enorme jogador, com uma classe que salta à vista, e espero poder vê-lo actuar na Champions na próxima época. Vejo nele qualidade suficiente pata suceder a Aimar como o melhor "número 10" argentino. Acabou por não ser um resultado muito mau para o Inter, não só porque o Palermo é uma excelente equipa, que se encontra na luta pelo apuramento para a Liga dos Campeões, mas também pelo que aconteceu em San Siro.

Com a possibilidade de superar o seu eterno rival na tabela, o Milan entrou decidido a vencer, com Leonardo a apostar no eterno goleador "Pippo" Inzaghi. Contudo, logo nos primeiros 20 minutos, duplo revés para a equipa da casa: aos 13' Campagnaro inaugura o marcador para os napolitanos e logo a seguir, aos 16', Alexandre Pato lesiona-se e é substituído por Mancini. Aqui uma palavra para Leonardo, faltou-lhe coragem para apostar em Huntelaar, num jogo onde tinha imperativamente de atacar. Valeu-lhe então o suspeito do costume, aos 26' Inzaghi aparece no seu habitat natural, o coração da área adversária e cabeceia simples e eficaz para o fundo das redes. Que classe tem ainda este grande jogador! Além do golo marcado, o "9" do Milan foi sempre o jogador mais inconformado da sua equipa e não foram poucas as vezes em que ajudou a equipa na manobra defensiva. Ironicamente, foi dos pés de Mancini, cujo passe pertence ainda ao Inter, que saíu a melhor oportunidade para o Milan marcar o 2º golo no jogo. Do outro lado, destaque para aquele que considero ter sido o melhor em campo, Walter Gargano. O uruguaio, que no início da época foi falado para o SL Benfica é um trinco de grande qualidade, tapou quase todos os espaços no meio-campo defensivo napolitano e ainda saíu muitas vezes a jogar no meio-campo adversário, sempre com objectividade e muita garra. Ao Milan faltou-lhe aquela frieza de aproveitar o deslize de um adversário directo para subir à liderança. Uma surpresa, face à enorme (exagerada?) experiência do seu plantel, talvez contra-balançada pela inexperiência do seu treinador.

O campeonato segue ao rubro e não só os gigantes de Milão, como também a AS Roma que venceu a Udinese, vão-se bater até ao fim pelo Scudetto.

19 Passes de rotura:

João 23 de março de 2010 às 02:41  

Grande campeonato do Palermo, ainda não perdeu em casa!Penso que pelo futebol que têm apresentado merecem ir à Champions comparativamente com os rivais directos para o 4º lugar.
no Inter destaque para o provável regresso do Balotelli, é um jogador que na minha opinião faz sempre falta pelas suas características. O Júio César está super confiante no título, espero que esteja certo pporque mais deslizes poder-se-ão pagar caro, ainda por cima quando o inter terá mais carga de jogos até ao final da época.
Pippo é um Sr. e é um regalo ver cada festejo de golo, como sempre!

Pedro Veloso 23 de março de 2010 às 10:14  

João Barreto também adoro Pastore, tem uma classe brutal a jogar apesar de só ter 20 anos. Precisa é de marcar mais golos e ser menos fusso, exagera um pouco às vezes, na minha opinião.

Miccoli é que jogou muito e fez o passe para o golo.

Quanto ao título, tudo em aberto. É verdade que o Milan mostra alguma surpreendente falta de estofo mas o Inter perdeu uma vantagem enorme e até ao fim há jogos complicados para ambos. Com a Roma bastante perto, já agora.

João S. Barreto 23 de março de 2010 às 10:39  

Sim Veloso, ainda é muito agarrado à bola (e só tem um golo no campeonato), normal para um sul-americano, mas temos de ver que é muito jovem e faz a sua primeira época na Europa, quase sempre a titular numa equipa que tem tido um sucesso supreendente. Com o Miccoli, o Cavani e às vezes o Budan, tem formado um ataque de grande qualidade.

João também gosto do Balotelli, é um "virtuoso". Mas o Mourinho normalmente sabe o que faz em casos de indisciplina. Esta semana o Moretti também veio criticar o jogador, protegendo as costas do treinador.

Luís Marques 23 de março de 2010 às 12:25  

O Inter vai ser de novo campeão às custas da incompetência dos rivais que o perseguem.

Anónimo 23 de março de 2010 às 14:41  

e o keirrison? banco? ou nem sequer é convocado?

(miguel victor a)

João S. Barreto 23 de março de 2010 às 14:52  

Miguel Victor, o keirrison foi convocado ficou no banco. O Prandelli preferiu substituir o Gilardino aos 80' pelo senegalês Babacar e este marcou mesmo o terceiro da Fiorentina (ganhou 3-0).

João 24 de março de 2010 às 21:21  

A decisão do recurso aos jogadores do Porto incendiou a Liga e manchou novamente a transparência de todo o processo! Penso que parece ser seguro que efectivamente ocorreram as agressões na Luz e em Braga nos moldes descritos no 1º processo, mas é + uma confusão. Não obstante achar justo a classificação no topo da Liga de momento, continuo a achar que o Porto foi bastante prejudicado pelo aparente excesso da pena e com o tempo de espera até ela ser decretada (neste último aspecto juntamente com o Braga). Mais uma vez as atitudes e argumentações do Braga relativamente às agressões dos seus jogadores com o Benfica revelaram-se pobres e na minha opinião, descabidas em alguns aspectos (a defesa do Vandinho em alguns pontos é ridícula).
Quanto a complôs,há para todas as teorias: Benfica, Braga e Porto foram beneficiados pelas suspensões dos atletas de todas as equipas, decorrentes dos jogos na Luz e em Braga. O Benfica não teve jogadores suspensos tanto tempo ou indefinições de penas com potencial de interferirem na tomada de decisão do clube relativamente ao investimento no mercado de Inverno,como Braga e Porto, mas nos 2 jogos visados, a nível jogo jogado, para mim também foi muito prejudicado com a expulsão aparentemente sem justificação do Cardozo. E até esta decisão de hoje que defende a injustiça de que o Porto foi alvo acaba por vir num timing certo para o clube, já que dada a forma da equipa e a ausência de extremos por lesão, Hulk vem mesmo a calhar! Pode-se escolher a lente com que se quer olhar para este imbróglio, é só escolher os argumentos que mais interessem a cada um.

Tomás Pipa 24 de março de 2010 às 23:30  

Espera lá. Terei visto bem que Pastore pode suceder a Aimar como o melhor nº10 argentino? Mas o Aimar é o melhor nº10 argentino?

Anda tudo maluco com o Pastore. Ainda no outro dia o meu pai me falou nele e eu nunca o vi jogar. Não me consegigo perdoar!

José Faria 24 de março de 2010 às 23:44  

http://www.youtube.com/watch?v=dT4SeWChObM

João S. Barreto 24 de março de 2010 às 23:45  

Tomás para mim há muitos anos (tirando o período pós-meningite que inclui ultima epoca no Valencia e estadia em Zaragoza) que a resposta a essa pergunta nem tem discussão. Diz-me lá um 10 argentino melhor que o Aimar.

Tens de ver o Pastore jogar, é muito bom! Antes de vir para o Palermo foi considerado melhor jogador do campeonato argentino.

Pedro Veloso 25 de março de 2010 às 01:57  

Quanto é que custou o Pastore, sabes João?

Tomás Pipa 25 de março de 2010 às 02:35  

Um nº10 melhor que o Aimar?? É assim vou excluir Tevez, Higuaín Messi e Aguëro (todos eles números 10 de origem) para não te envergonhar! Melhor nº10 puro argentino (gajo que não corre e limita-se a fazer umas aberturas) que Aimar, tens logo Riquelme, Ibagaza e Perroti

Mac 25 de março de 2010 às 04:05  

Ibagaza e Perroti melhores q Aimar?Que barbaridade! Tevez Higuain Aguero e Messi nao sao nrs 10!

Pedro Veloso 25 de março de 2010 às 09:57  

Tomás desde quando é que o esses começaram como nº10? Só se foi até aos juniores! E o Perroti costuma jogar a extremo.

"gajo que não corre e limita-se a fazer umas aberturas" lol mas isso é que tem classe, o verdadeiro maestro, vai perguntar ao teu pai ou tio se por exemplo o Valdo do SLB corria muito

Tomás Pipa 25 de março de 2010 às 11:32  

Tevez,Messi e Higuain eram numeros 10 quando apareceram. Tevez sempre o foi, no Boca,no COrinthinas,no West Ham, nas camdas jovens da Argentina. Com o tempo foi avançando no terreno e hj é um belo 2º avançado.

Higuain claro que era nº10, só o ano passado é que passou para avançado (não ponta de lança).

Messi quando apareceu no Barça era nº10, dps mudaram a táctica para 4-3-3 e ele encostou-se à linha para não ir jogar no meio-campo.

Sim, Perotti melhor que Aimar. Barbaridade? Vais-me dar razão.

Ainda me lembro nos salesianos quando discuti com um banana q me dizia que o Figo nc iria ser melhor que o Beckham e quando disse em 2002/2003 que o P.Ferreira era superior ao Salgado e todos se riram de mim. Ok!!

Vais ver o Perotti

Manú 25 de março de 2010 às 11:43  

Tomás mas antes disseste que Perrotti É melhor.
Pode vir a ser porque Aimar está em fim de carreira e Perroti não, mas ainda não é.

Logo foi bárbara a tua afirmação, concordo com o Mac.

Tomás Pipa 25 de março de 2010 às 11:48  

Não, eu digo que Perotti é melhor que Aimar actualmente e é. Mas onde é que isto tem comparação? Como vocês ousam em dizer que o Peroti não é melhor que Aimar?Isso é que é para rir, vcs andam todos cegos!

Manú 25 de março de 2010 às 12:01  

És dos poucos a achar isso. Muito do que o benfica tem feito este ano se deve ao pablo, mesmo que nao admitas é ele que da velocidade ao futebol diabólico do benfica.
Como tem dificuldades fisicas para aguentar uma época com a quantidade de jogos que o benfica está a ter agora está um pouco em baixo e teve que ter a ajuda do saviola, do di maría e do São Carlos.

João S. Barreto 25 de março de 2010 às 13:16  

"É assim vou excluir Tevez, Higuaín Messi e Aguëro (todos eles números 10 de origem) para não te envergonhar!"

Tomás como já foi dito nenhum deles joga actualmente a 10 e se assim é, é porque são melhores noutras posições. O Higuain, Tevez e Aguero não jogavam a 10 "puro" como faz o Aimar. O Messi sim, começou nessa posição mas já lá não volta! Estás a cometer o mesmo erro que o Quique cometeu o ano passado e olha que isso lhe custou caro! O 10 não joga imediatamente atrás do avançado, joga do meio campo para a frente, a vir buscar jogo, apoiando depois os avançados e é isso que Aimar melhor que ninguém.
O Peroti joga por vezes nessa posição mas é muitas vezes encostado à direita. É um excelente jogador mas ainda não atingiu o nível do Pastore, muito menos do Aimar.

Veloso o Pastore veio por 8M dólares (cerca de 6M euros)