Portugal - China

Com a facilidade que seria de esperar (envergando a camisola do Estrela da Amadora e alinhando mais de 30 minutos com o avançado (de 1,90m) Hugo Almeida a extremo esquerdo), Portugal recebeu e venceu a China por um resultado tranquilo.
Quanto a mim esta vitória, um 2-0 conseguido sem a obrigação de forçar muito, foi um bom teste para o jogo com a Coreia do Norte do Mundial, pois parece-me que não farão muito mais do que esta inconclusiva e infinita vontade que a China apresentou hoje em Coimbra e pareceu-me evidente que, carregando um pouco mais, a Selecção Nacional teria conseguido um resultado (bem) mais dilatado.
Tirando uns dois ou três ataques sem grande capacidade de assustar verdadeiramente a defesa portuguesa, a China foi incapaz de me tirar o sono que este jogo me deu.

Carlos Queiroz fez uma convocatória em que chamou o mínimo de jogadores possível, sabendo obviamente que nesta fase da época (jogos decisivos para as épocas dos clubes) apenas iriam "pôr o pé" os jogadores que queriam mostrar que ainda podem ter uma palavra a dizer no Mundial.
Falo, principalmente, de Varela e também de Paulo Ferreira (que quanto a mim mostrou que merece mais ir ao Mundial do que Miguel - assumindo que o treinador terá que escolher entra um deles e que Bosingwa estará recuperado e será primeira opção).
Hugo Almeida confirmou que é opção depois do tempo que esteve afastado por lesão e ainda fez o gosto à sua temível "canhota", Hilário também me parece ter garantido a preferência de Queiroz para primeira alternativa a Eduardo, e Pedro Mendes, Tiago, Moutinho e Meireles creio que farão doer a cabeça do seleccionador quando tiver de escolher apenas 3 deles - isto no caso de Deco, como se espera, recuperar e partindo do princípio que Miguel Veloso está certo na convocatória final.

Quanto ao jogo propriamente dito não há muito a dizer. Apraz-me apenas destacar a boa exibição de Simão Sabrosa fora da sua posição de origem, o desacerto de Nani com a baliza (chegou a ser gritante!), o habitual inconformismo e nível Mundial e CR7, a atitude de João Moutinho - que calou as bocas que diziam que ele estava a ocupar o lugar de Rúben Micael (nomeadamente a minha) - e a luta incansável de Liedson.

No que diz respeito aos adeptos, quem diz que estávamos a ser assobiados pelos próprios portugueses está redondamente enganado. Quero crer que quem estava nas bancadas a brindar as esclarecidas e acertivas trocas de bola da temível formação asiática era a infindável comunidade chinesa que vive em Portugal, pois, caso contrário, foi uma vergonha e um exagero, pois as coisas não fugiram muito do que se esperava dum jogo amigável contra uma equipa mais que acessível nesta fase em que, repito, os jogadores estão com a cabeça nos compromissos a nível dos clubes.

Na equipa adversária, uma chamada de atenção para o extremo esquerdo chinês Wang Gang que entrou na segunda parte com a camisola nº18 e que joga no Beira-Mar. Não conhecia mas não desgostei do seu futebol. Teve pormenores técnicos, velocidade e falta de qualidade a ludibriar suficientes para me parecer tão bom como um Marinho, um Maykon Araújo ou um Bolívia - leia-se típico extremo de primeira liga Portuguesa.

Resumindo, foi um daqueles jogos difíceis de fazer o rescaldo em que Portugal cumpriu com tranquilidade e em que foi possível observar um ou outro jogador para dissipar dúvidas que ainda existam na cabeça do Mister.


Sondagem do Ano - os 23 do Settore Offensivo






Aproveito também para anunciar que está prestes a sair a nova sondagem do Settore, que é fruto do trabalho árduo de pesquisa do Numero Dez desta equipa. Acredito - pondo a modéstia de parte - que não será fácil de encontrar uma sondagem neste moldes tão completos em muitos blogues. É, na minha opinião, o projecto do ano!

Estará ao dispor do leitor a possibilidade de ajudar o Settore a escolher os seus 23 para África do Sul em Junho (lista que será certamente consultada por Carlos Queiroz antes de anunciar a convocatória final).
A lista está separada por posições (para as quais escolhemos todos os jogadores que consideramos poder ser convocados por Carlos Queiroz) e para cada uma delas pode ser escolhido um determinado número de jogadores como está indicado.

Nota: Temos alguns jogadores disponíveis para várias posições pois a sua polivalência pode levar o eleitor a divergir de opinião em relação à posição para a qual os convocaria.
Por exemplo: Miguel Veloso é trinco (médio-centro) de raiz. No entanto, pode também jogar a defesa esquerdo e o eleitor pode optar por "convocá-lo" para o lado esquerdo da defesa, abrindo assim um vaga a outro médio centro que ache importante levar à África do Sul.
O mesmo se passa com Cristiano Ronaldo, Pepe, Fábio Coentrão, entre todos os outros que encontrará ao votar.


Costa do Marfim




















Fala-se na contratação - penso que ainda não está confirmado - dum dos melhores treinadores do Mundo para seleccionador marfinense ainda antes do Mundial deste ano.
Guus Hiddink é sem dúvida um grande treinador, bastante experiente e competente, que vai melhorar bastante a qualidade de jogo do elefantes, mas na minha opinião Portugal continua a ter a obrigação de fazer jus ao seu favoritismo e vencer categoricamente os africanos.
Não foi pelo facto do treinador Holandês treinar a Coreia do Sul em 2002, a Austrália em 2006 e a Rússia em 2008 que o Brasil, Itália e Espanha (respectivamente) deixaram de o vencer.
Como estamos ao nível destas selecções, não pode ser só pelo facto de Hiddink os treinar que vamos ter medo!

15 Passes de rotura:

João S. Barreto 3 de março de 2010 às 23:57  

Manú não vi o jogo e por isso agradeço teres aqui feito a análise. Contudo, deixa-me dizer.te que mesmo não tendo visto o jogo, sei que o Moutinho não é melhor que o Ruben Micael e nos 23 que eu "vou" levar à África do Sul não faz parte o capitão do sporting. Para mim nem na sub23 tem lugar. Já tenho a minha lista feita, estou só à espera de a poder divulgar oficialmente, quiçá em conferência de imprensa!

Mesmo não tendo visto o jogo, também não percebo estes assobios à seleção, o que é que esperavam de um amigável com a China nesta altura do campeonato?! Se dermos 2-0 à Coreia do Norte no Mundial já me darei por satisfeito, são 3 pontos.

Esse Wang Gang de que falas pertence aos quadros do Porto, foi contratado penso que há duas épocas em resposta à contratação de Yu dabao, na altura PdC disse "este é que vai ser o melhor jogador chinês de sempre". Nem um nem outro...

Concordo contigo, temos de ganhar à Costa do marfim, até porque mesmo que venha, Guus Hiddink vai ter pouco tempo para conhecer e preparar a equipa e pelo que vi na CAN esta Costa do Marfim é mais nomes que outra coisa qualquer.

Manú 4 de março de 2010 às 00:01  

joão essa imbirração com o moutinho quanto a mim não tem qualquer fundamento.
para alem de ter qualidade, tem muito mais experiencia que o ruben micael nestas andanças e levar agora o madeirense era arriscar pois ele podia acusar a pressao e nao jogar nada.
acho q para estreias chega o varela

Manú 4 de março de 2010 às 00:02  

e mesmo que hiddink tivesse tempo nao temos que temer. somos muito mais fortes tecnica e tacticamente.

ainda que nao venha a ser o melhor jogador chines de sempre - nunca se sabe... -, este wang está milhas à frente do dabao.

João S. Barreto 4 de março de 2010 às 00:16  

Manú não considero que o Moutinho seja particularmente bom em nenhuma componente do jogo e em algumas é mesmo mau. Nem o Ruben Micael nem o Varela iriam/vão para serem titulares, por isso a questão da pressão não é determinante, além de que o Ruben Micael já demonstrou que nesse capitulo não tem problemas, agarrou o lugar no Porto desde o primeiro minuto, esta habituado a ser líder, etc...Além disso é o mais parecido tacticamente e nas caracteristicas de jogo com o Deco que temos, o Moutinho não conseguirá nunca dar a fluidez e a circulação de bola que precisamos. Além disso acobarda-se sempre nos jogos com equipas fortes fisicamente e já tivemos exemplos disso. Voltar a cair no mesmo erro era mau demais.

Não percebo a lógica de de repente tudo quanto é jogador do Sporting é craque, só porque ganharam a Everton e Porto. Já toda a genbte se esqueceu da má época que fizeram/estão a fazer? Pedro Mendes obviamente tem de ser convocado, Moutinho não concordo que seja mas percebo, já vem sendo chamado há alguns anos, agora Tonel?! É que por acaso nos centrais não temos tido problemas...há vários de qualidade superior.

Admito que não conheço bem este chinês mas pelo andar da carruagem, na proxima época vamos ter oportunidade de ve-lo na 1ª Liga, o Beira-Mar está muito bem posicionado para conseguir a promoção.

Tomás Pipa 4 de março de 2010 às 00:39  

Só um aparte o Wang Gang não é o que foi para o Porto. O tal do FC Porto que falas é o Zhang. O Wang Gang é um chinoca que era do SL Benfica, veio para os juniores do Benfica quando o Yu Dabao subiu a sénior e fartou-se de marcar golos.

Pedro Veloso 4 de março de 2010 às 01:13  

Lolol Maykon Araújo é o do Paços?

Tão e o chinoca do Mafra que marcou 3 em Alvalade, não calça na selecção?

Eu talvez prefira o R. Micael ao João Moutinho, mas acho que o Moutinho continua a não ser, mesmo em baixo de forma, o jogador vulgar que o João Barreto acha.

CR9 excelente.

Agora nós Manu, se calhar não quiseste falar disso para despir a pele de lampião e por isso vou-te perdoar, mas hoje pudemos vibrar com Tacuara a bisar pelo Paraguai e sobretudo Di María a abrir o livro mais uma vez na Alemanha(de facto gosta dos ares daquele país). Ontem Ramires também esteve bem. Do lado portista, hoje o Álvaro fez duas assistências para golo, alinhando a médio esquerdo (Fucile e Maxi nas laterais).

Pedro Veloso 4 de março de 2010 às 01:17  

Só mais uma coisa. Quero ver um Espanha-Brasil no Mundial. Que classe hoje em Paris

João S. Barreto 4 de março de 2010 às 01:19  

É isso mesmo Tomás, peço desculpa pelo erro, confundi os dois. Já agora, o Zang ainda é do Porto e o Wang gang do Benfica? É que o benfica por exemplo este ano emprestou vários ao >Beira-Mar.

Veloso o maykon araujo é o do Paços, aquele que já tem sido falado para o Sporting....

Tomás Pipa 4 de março de 2010 às 01:47  

Mas pq Araújo?Por acaso já virou treinador para ter ganho um apelido?

O Zhang estava emprestado ao FC Porto pelo Dalian se não me engano, e depois foi jogar para o Horn SV acho eu. O Wang Gang acho que também já não é do Benfica, acho que pertencia a um grupo de empresários que o colocou depois no Chaves e esta época no Beira-Mar.

Vcs deviam dobrar todos a língua quando falam do J.Moutinho. Se o viram alguma vez jogar mal, mandem-me o video para casa. fico à espera.

Manú 4 de março de 2010 às 08:45  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 4 de março de 2010 às 09:19  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 4 de março de 2010 às 09:20  

tomás mas nunca jogar mal pode querer dizer que nao arrisca assumir o jogo muitas vezes que devia.
ja defendi moutinho no post e continuo a achar q deve ir ao mundial em vez de micael, pois nao achando que deve ser titular é uma optima opção para entrar para fortalecer (em nº de jogadores e nao em força) o meio campo caso seja preciso.

veloso quantos aos benfiquistas nao pude alongar-me pois escrevo este post com a camisola da nossa selecçao vestida.
mas ta descansado que eu ando a anotar para quem fizer vista grossa.

João S. Barreto 4 de março de 2010 às 13:08  

lol dobrar a lingua quando falo do Moutinho Tomas? mas ele é alguém assim tão importante e incontornável no futebol? Para mim, desde que me lembro, é o pior capitão de equipa do Sporting nos ultimos anos, logo a seguir ao Custódio. Se tiveres algum video de um jogo onde ele tenha sido brilhante manda-me tambem. Se queres ver jogos em que ele tenha jogado mal, podes ver quase qualquer um à tua escolha de entre todos os jogos da Liga Portuguesa à excepção do jogo com o Porto em que, mais uma vez, não tendo sido mau também não foi brilhante.

Tomás Pipa 4 de março de 2010 às 13:27  

Como é João, vais me obrigar a enviar-te cerca de 50 videos por cada época para tua casa? É que são os jogos que ele joga seguido por época,a titular e a 95% o jogo todo. Quem se lembra do duplo embate ante o Feyonoord em 04/05? ou da galática exibição em Manchester e com a Roma? E o ano passado com o FC Porto? Estás a falar de um jogador com 23 anos, que já fez não sei quantos jogos pelo sporting (arrisco aí uns 250 quase 300) e todos a titular e já marcou 26 golos.Se o Rúben Micael fizer o mesmo que o Moutinho no FCP rendo-me E não nos podemos esquecer que o Micael e Moutinho têm a mesma idade

João S. Barreto 4 de março de 2010 às 13:47  

Tomás entre jogar todos os jogos e jogar bem vai uma grande diferença! O Maxi também vem sendo o titular no Benfica pelo menos há dois anos e para mim não tem qualidade suficiente para isso! De facto em 04/05 o Moutinho fez uma otima epoca para a idade que tinha, mas já passaram quase 5 anos desde essa altura e ele não atingiu os patamares que se esperavam dele nessa altura. Aliás perdeu muito na entrega ao jogo, que era onde ele se destacava fartava-se de recuperar bolas nesse ano. Hoje em dia isso já não existe!
Só por ele ter aparecido numa fase mais precoce da carreira não faz dele melhor jogador que o micael, que teve uma ascenção mais tardia mas muito mais rápida.