21ª Jornada

Encerrou esta tarde com a vitória por 1-0 do Nacional frente ao Belenenses a 21ª jornada da Liga Sagres. Entrámos por fim no último terço do campeonato e se, por um lado, já há pouca margem de manobra para alguns clubes, por outro, muito há também ainda por decidir, com vários clubes a lutarem por cada posição da tabela.

Começando então pelo jogo em atraso, disputado num terreno muito pesado, em condições temporais adversas e sob nevoeiro intenso, o Nacional cumpriu os mínimos obrigatórios e venceu, sem surpresas, o débil Belenenses, com um golo solitário do internacional sub-21 João Aurélio. O Nacional é surpreendentemente a segunda pior defesa do campeonato, estando a léguas de distância da consistência evidenciada em anos anteriores. O Belenenses mantém-se como o pior ataque, marcou apenas 10 golos até aqui, sendo que nunca marcou na primeira parte de um jogo. É cada vez mais um futuro residente da Liga Vitalis.

No jogo desta jornada entre "não grandes"que gerava mais expectativas, a União de Leiria recebia o Vitória de Guimarães, com ambas as equipas em igualdade pontual (27 pontos) e com a possibilidade de ultrapassar o Sporting. A U. Leiria apresentava-se no seu 4-4-2 habitual, enquanto que Paulo Sérgio optou por reforçar o "miolo", colocando o habitual central e capitão Moreno na posição de trinco e juntando na fase construtiva Nuno Assis e Rui Miguel. Roberto jogou sozinho na frente. O Vitória deu seguimento ao bom momento e venceu por 1-0, golo do lateral direito Andrezinho, um dos melhores da Liga na sua posição, na cobrança de uma grande penalidade, atirando a sua equipa para o lugar de onde dificilmente sairá, o 5º. A U. Leiria atravessa a sua pior fase da temporada, com 4 jogos seguidos sem ganhar. Luís Freitas Lobo, trunfo eleitoral do candidato à presidência do Vitória, Manuel Pinto Brasil, já deve estar a planear uma equipa recheada de diamantes africanos e armários de Leste para atacar a Liga Europa em 2011.

O líder Sp. Braga, depois de ser goleado no Dragão, recebia o "Porto B", digo Olhanense, numa luta interessante entre duas personalidades incontornáveis do universo azul e branco e da nossa memória colectiva de arruaceiros que passaram pelo futebol português (quem não se lembra do "Bicho" Jorge Costa fazer beicinho com cara de quem ia desatar a chorar depois de seifar um qualquer avançado, ou de Domingos Paciência chamar o que lhe apetecia ao árbitro, sempre com as mãos atrás das costas?). A equipa de Olhão começou melhor o jogo com uma boa oportunidade por Djalmir. Se à primeira não entrou, à segunda o veterano avançado marcou mesmo, dando esperança a algarvios e benfiquistas. Neste golo, destaque para o excelente centro de Castro que, numa altura em que muito se fala de não haver concorrência a Fernando no F.C. Porto, parece-me ser uma óptima alternativa para essa posição. O Sp. Braga, exibindo-se num 4-4-2 clássico com Matheus e Alan nas alas, demorou a acordar e ainda sofreu alguns sustos antes de, na primeira vez que chegou á baliza de Ventura e depois de um erro de Tengarrinha, Matheus igualar o marcador. 15 minutos volvidos, novo golo para os arsenalistas, com o lateral esquerdo "português" Evaldo a cabecear com sucesso para o fundo das redes. Mais uma vez mostrando personalidade, o Sp. Braga dominou o resto do jogo, chegando ainda ao terceiro por Meyong. Resultado final: 3-1.

A Naval de Augusto Inácio recebeu o Marítimo, num jogo em que as receitas de bilheteira revertiam para a causa madeirense, e repetiu a dose aplicada na 1ª volta: 2-1. Se na 1ª volta Kerrouche havia sido o herói apontando os dois golos da equipa, desta vez Alex Hauw e Marinho molharam a sopa, dando a volta ao resultado, depois do Marítimo se ter adiantado cedo por Kleber. A Naval tem assim practicamente assegurada a permanência e a Europa não está longe.

Noutro jogo interessante desta jornada, a Académica recebia o Rio Ave com apenas um ponto a separar as equipas. A equipa de Carlos Brito venceu por 1-0 com um golo do médio brasileiro Wires, relançando-se na luta pela Europa.

Por último, vendaval de golos na capital do móvel! O Paços de Ferreira, atravessando a melhor fase desde que o campeonato começou, espetou mais 5 à pior defesa do campeonato, sendo que o V. Setúbal respondeu com 3 golos, deixando uma boa imagem na Mata Real. Neste jogo, os destaques vão para Keita que assinou o primeiro dos sadinos logo aos 3 minutos e para William que somou mais 2 na sua conta pessoal, somando já 9 golos na Liga. Já não é a primeira vez que este avançado, que na época passada contraiu uma lesão grave no joelho, aparece entre os melhores goleadores do nosso campeonato. O Paços está cada vez mais próximo da Europa, o V. Setúbal não consegue fugir à luta pela manutenção.

19 Passes de rotura:

Luís Marques 3 de março de 2010 às 11:48  

Ricardo Costa, o presidente da comissão disciplinar(CD) da Liga, tem estado permanentemente debaixo de fogo e pior ficou com o famigerado caso do “Túnel da Luz”. A onda de contestação tem chegado, sobretudo, do Dragão e de fazedores de opinião mais próximos do FC Porto. Entre outras criticas imputadas a Ricardo Costa no processo de Hulk e Sapunaru por agressões a um Steward(quatro e seis meses de respetivamente), reclama-se do tempo que correu entre os factos e a decisão. Esse Benfica-Porto jogou-se a 20 de Dezembro, o presidente da CD comunicou a 19 de Fevereiro. Passaram praticamente dois meses.
Ora, num Estrela da Amadora-FC Porto realizado a 28 de Fevereiro de 1997, Fernando Mendes agrediu um bombeiro de serviço no Estádio José Gomes. A agressão do defesa dos dragões ficou provada e a Liga puniu o jogador com três meses de suspensão e 310 mil escudos de multa ao abrigo da mesma norma pela qual este ano foram sancionados Hulk e Sapunaru(art. 115º do Regulamento Disciplinar). A questão é que, no caso de Fernando Mendes, a CD decidiu a…3 de Abril de 1998: 13 meses depois. A recuperação deste episódio será, por si só, o maior elogio que é possível fazer ao desempenho de Ricardo Costa. Mais: um processo que demorou 13 meses a concluir resultou, então, num acórdão com sete páginas, contra as cento e vinte e duas no caso mais recente, tratado-relembre-se-em menos de dois meses e com férias natalícias no meio.
Por fim: o bombeiro da Amadora (Joaquim Grilo) foi considerado “interveniente do jogo com direito a acesso e permanência no recinto desportivo” e o tal artigo-115.º-que serviu para castigar Fernando Mendes nasceu num tempo em que o presidente da comissão Executiva da Liga era o José Guilherme de Aguiar. E como pode agora um Steward (que, por força da lei, passou a ser obrigatório nos estádios) ser visto de forma diferente?

Nuno Farinha
Director-Adjunto
Record

Tomás Pipa 3 de março de 2010 às 12:06  

João,o Freitas de Lobo está na lista de um dos candidatos como director desportivo? E é a favorita? Não fazia ideia.

William já meteu 9 batatas e Keita 6. Estes jogos é que eu gosto.

Não sei mesmo o que é que o Belém anda à procura, é que o 16º lugar só dá manutenção se descerem 2 equipas na secretaria, o que não me lembro de ter acontecido.

João S. Barreto 3 de março de 2010 às 12:17  

Exacto, já nem por aí se safam...

Este Manuel Pinto Brasil é um dos principais candidatos, não sei se terá hipótese de ganhar. Mas disse que já tinha tudo acertado com o Freitas Lobo, que na rtp disse que só tinham falado com ele, que não havia nenhum compromisso, mas que tinham existido conversas. Não sei se não se está a resguardar de uma eventual derrota desta Lista...ou então está a ser usado como trunfo eleitoral.

Pedro Veloso 3 de março de 2010 às 12:33  

Parece que o LFL de facto tem acordo com esse candidato, mas só aparecerá se ganhar, para se resguardar.

O outro candidato é o Emílio Macedo, actual presidente.

Acho que são só estes.

Não me lembrava disso Luís Marques. A que propósito é que o Fernando Mendes agrediu um bombeiro? Mas ainda bem que trouxeste aqui esse texto do Nuno Farinha.

Obrigado nº 10 pelo regresso a esta fórmula de sucesso.

Pedro Veloso 3 de março de 2010 às 12:34  

Aposto que o LFL vai buscar um médio nigeriano a um clube norueguês

v.a.s.c.o. 3 de março de 2010 às 12:37  

Caro Luis Marques...

Em primeiro lugar, escolher uma noticia do jornal Record para provar a tua teoria, ainda por cima um texto com o apelido "Farinha" (que sempre destilaram ódio a tudo o que não fosse vermelho), é para rir.

Se bem te recordares, o mesmo bombeiro afirmou um par de anos a seguir, que tudo tinha sido inventado e que tinha tido apenas uma troca de palavras azedas com o respectivo jogador.

Eu sei que esta (verdadeira) versão da história não vos interessa, mas está documentado.

E João, nem num post sobre as equipas "não-grandes" consegues tentar ser minimamente imparcial... É pena.

Tomás Pipa 3 de março de 2010 às 12:59  

onde é que não foi imparcial?

Luís Marques 3 de março de 2010 às 13:06  

O leiriense Emmanuel Duah foi também punido com dois meses de suspensão depois de ter pontapeado a perna de um maqueiro, num jogo em Guimarães, a 30 de Agosto de 2008. A decisão surgiu dois meses depois, tendo sido o jogador considerado culpado de infracção disciplinar pelo artigo 115.º nº1, alínea f).


v.a.s.c.o. este caso também foi inventado?

Eu acho sempre engraçado quando nem sequer analisam a mensagem e analisam apenas o mensageiro.
Até podia ter sido escrito pelo Rui Costa, factos são factos, não mudam só porque é X ou Y a escrever.

João S. Barreto 3 de março de 2010 às 16:26  

v.a.s.c.o não percebo onde fui parcial. Por falar nos antigos jogadores do Porto? só relembrei imagens que estao na memoria de todos nos, de resto foram dois grandes jogadores da seleçao nacional, sempre gostei muito do jorge costa, do domingos nem tanto...

João S. Barreto 3 de março de 2010 às 16:26  
Este comentário foi removido pelo autor.
MILHAFRES 3 de março de 2010 às 18:47  

Ah ganda Luís Marques, via Nuno Farinha.
És um grande vermelhusco, mas já toda a gente sabia.
Queres defender quem vos proteje?
Estás no teu direito e não fazes mais que a tua obrigação. És um bom benfiquista: OS FAVORES SÃO PARA SEREM PAGOS, mai nada.

Luís Marques 3 de março de 2010 às 22:53  

Bebe água que isso passa.

Pedro Veloso 4 de março de 2010 às 10:12  

"De facto, até à época de 2008/09, a suspensão preventiva automática tinha, em regra, um prazo máximo de 12 dias. Depois da proposta do FC Porto - aprovada por maioria dos restantes clubes -, no caso de jogadores expulsos, a suspensão preventiva automática (sem qualquer decisão da Liga) ocorre até haver deliberação final da CD, seja em decisão sumária seja em processo disciplinar. E é este o caso de Hulk e Sapunaru."

Suprema ironia.

Garfield 4 de março de 2010 às 11:00  

LUIS MARQUES, CEGO DESDE PEQUENO, ESTA É PARA TI!!
FALA DO QUE SABES, OU ENTÃO CALA-TE ATÉ MORRERES!!

Num E. Amadora-FC Porto, em 97 ou 98, o jogo acabou mal, com um penálti no último minuto a dar o 2-2 final aos homens da casa. Houve sururu, polícias em campo e desacatos no túnel em que, alegadamente, um bombeiro se queixou de uma mordidela de Fernando Mendes, lateral-esquerdo portista.

Fernando Mendes foi suspenso, creio que por dois meses.


Até que esse bombeiro gabou-se em público, sim mesmo num almoço num restaurante que não é um sítio privado como alguns podem alegar, de ter inventado a estória e tramado um jogador do Porto. Uma senhora revoltou-se ao ouvir tal coisa, denunciou a marosca, fez saber ao FC Porto e o jogador acabou absolvido.

MILHAFRES 4 de março de 2010 às 19:55  

Onde está o meu comentário ao Luís Marques?
Repito: água bebo eu, agora tu só podes estar bêbado para vomitar aquilo que vomitas; és um porco.

MILHAFRES 4 de março de 2010 às 20:00  

Olha joão Barreto: porque não dizes tudo isso ao "bicho"?
Não tens coragem?
ou não sabes onde encontrá-lo? Comenta, mas sê comedido, não sejas convencido!
Deves pensar que és o único honesto à face da terra.Ou isso é tudo azia ao Azul e Branco? Não gostas? Põe à beira do prato.
Aguenta que os outros também aguentam.

Luís Marques 4 de março de 2010 às 23:56  

Garfield, não me interessa se o bombeiro inventou, imaginou, conspirou.

Interessa-me é como o caso foi tratado e como as leis foram interpretadas e usadas, isso sim é o cerne da questão.

Mas tu não foste capaz de perceber isso.

João S. Barreto 4 de março de 2010 às 23:56  

lol milhafres essa era para rir? Como já disse em cima, sempre admirei a qualidade do bicho como defesa central, só recordei no post uma imagem que faz parte da minha memória futbolistica. De resto não sei onde fui convencido ou onde ensinuei que sou o unico honesto da terra...Quanto à coragem, não falo disso com alguém que assina "Milhafres", seria igual a pregar aos peixes.

João S. Barreto 4 de março de 2010 às 23:56  

*insinuei e não ensinuei