Mario Barwuah Balotelli

O novo "enfant terrible" do futebol italiano

Se o facto de José Mourinho ser um treinador autoritário e disciplinador não é novidade para ninguém, o facto de existir alguém que teima em enfrentá-lo e provocá-lo já constitui notícia. O autor (reincidente) da proeza é o jovem avançado de 19 anos, Mario Balotelli.
Já todos conhecemos o desempenho extra-futebol de Balotelli, depois de várias intervenções infelizes ou polémicas como "Vou ser melhor do que Ronaldo" (depois de este lhe ter recusado a troca de camisolas no final de um jogo) ou de ter deixado o carro estacionado de forma a impedir a saída do automóvel do seleccionador Marcelo Lippi, num jogo do AC Milan. Há uns meses atrás, o Ministro da Defesa Italiano, confesso adepto do Inter, disse que "Mourinho trata Balotelli como se de um filho de tratasse". Pois parece que pai e filho, em fase rebelde da adolescência, se chatearam. Surpresa? Não! De facto, não é a primeira vez que Balotelli se chateia com os seus "pais". Filho de pais biológicos originários do Gana e posteriormente adoptado por um casal de italianos, de quem recebeu o apelido pelo qual é conhecido, Mario acusou os progenitores biológicos de só se interessarem por ele desde que é famoso. Agora, após a vitória heróica em Londres, para a qual Balotelli não foi convocado, o jogador não poupou críticas ao seu "pai" Mourinho, fazendo-o na praça pública. Não satisfeito, Mario, que já havia admitido ser adepto do rival AC Milan, decidiu ir mais longe desta vez, sendo filmado com a camisola rossonera, com direito a nome e número (45). Esta provocação clara motivou o desagrado não só dos seus maiores críticos, mas também dos seus habituais defensores. Hoje, frente ao Livorno, Mario voltou a não ser opção, abrindo vaga no onze para o português Quaresma.

"Super Mario" é considerado por muitos como um dos mais talentosos e promissores futebolistas da sua geração, mas para ser grande terá que controlar o seu temperamento e ser mais disciplinado. Será que Mourinho está à altura do desafio? Acredito que sim. Se ele não está, ninguém estará.

Balotelli corre então o risco de se juntar a uma extensa lista de "enfants terribles" do futebol mundial, sendo que Itália é terreno fértil para o crescimento desta espécie. Existe já uma panóplia de jogadores carismáticos que, apesar de terem um talento acima do comum dos mortais, passaram ao lado de uma grande carreira, ou então conseguiram de facto grandes feitos no futebol, mas serão sempre recordados pela sua atitude menos profissional e mais indisciplinada, pela sua rebeldia. O expoente máximo desse grupo de jogadores é o melhor jogador de sempre, Diego "El Pibe" Maradona, que viu a sua magnífica carreira ficar manchada pelo álcool e drogas. A esta lista podemos juntar muitos outros, como George Best, Paul Gascoigne, Claudio Caniggia, Ariel Ortega, Vítor Batista (o homem do brinco), Di Canio, Futre, Cassano, Bellamy, Sá Pinto, Dani ou José Dominguez, só para enumerar os casos mais conhecidos.

Com o caso de Balotelli faço um paralelismo imediato com a carreira de Djibril Cissé. Muito parecidos, quer fisicamente, quer na atitude que têm na sua vida extra-futebol, quer em alguns aspectos do jogo, apesar de Cissé ser incrivelmente vocacionado para o golo. Cissé foi, dos jogadores que vi crescer para o futebol, um dos que tinha mais potencial, com uma velocidade e um sentido posicional enormes, aos quais aliava a já referida notável capacidade de finalização. Um autêntico fora-de-série. Contudo, a sua constante falta de profissionalismo e os conflitos com Rafa Benitez, fecharam-lhe as portas do Liverpool e atiraram-no para uma carreira de sucessivos falhanços (onde algumas lesões graves também desempenharam um papel de relevo). Agora, aos 28 anos, procura relançar a sua carreira no Panathinaikos, tendo já sido convocado pelo odioso e mesquinho Raymond Domenech. Porém, já será certamente tarde de mais para atingir o potencial que apresentava no início da carreira e é esse o exemplo que Balotelli tem de ter em conta se quiser ser realmente grande em termos futebolísticos.

21 Passes de rotura:

Tomás Pipa 25 de março de 2010 às 02:32  

Post muito forte!Fantástico!

Não fazia ideia desse episódio do Super-Mario com a camisola do Milan. Incrível!! Sim, realmente o gajo não tem noção, se o Mourinho não o torna um grande jogador, já ninguem o torna. Nem ele sabe a sorte que tem por ser treinador por Mourinho aos 19 anos.

Gianfranco Zola disse um dia que pagava para ser 10 anos mais novo para poder ter o privilégio de ser treinado por Mou. Figo também disse o mesmo, que tinha muita pena de só ter sido treinado (como técnico principal) por Mourinho aos 35 anos.

Balotteli apareceu muito cedo, na época 2008/2009, com apenas 17 anos marcou 6 golos com a camisola do Inter (só ao nível de Messi e Bojan), com 18 marcou 10, esta temporada já ía nos 9.

Enfim, dá deus nozes a quem não tem dentes!

Pedro Veloso 25 de março de 2010 às 02:45  

"De facto, não é a primeira vez que Balotelli se chateia com os seus "pais"."

Lol lindo. Grande post João, de facto neste momento a única coisa que parece boa na carreira do Balotelli é que ainda é muito novo, mas se não corrigir os erros depois é tarde demais.

Boa comparação com o Cissé, que verdade seja dita este ano tem estado muito bem, tanto na liga (acho que é o melhor marcador) como na liga Europa, onde agora foi despachado pelo Standard Liege. Curiosamente, li no outro dia que continua a ser ídolo em França e no recente França-Espanha os adeptos chamaram por ele lol (entrou no fim).

Falas aí no Vitor Baptista aka (nas palavras do próprio) O MAIOR. Muito bem lembrado, dizem que era um fenómeno e brilhou no SLB, mas acabou da forma que acabou há uns anos.

Manú 25 de março de 2010 às 10:11  

Grande post João!

No entanto, nao posso deixar passar impune o facto de que Super Mario só ha um! Jardel. Devias respeitar isso lol.

Tem realmente um talento acima da média, mas parece-me fatalmente condenado ao fracasso devido ao seu caracter rebelde, que ate pode ser devido à sua eventualmente dificil vida infantil.
Se Mourinho nao o consegue "domar", nao vejo quem o possa fazer.

Mas é como diz o outro, com os males dos outros (italianos) posso eu bem. se estas quezílias servem para dar minutos de jogo e ritmo ao quaresma, tudo bem! a Selecção agradece!

Pedro Veloso 25 de março de 2010 às 11:52  

http://www.goal.com/en/news/1127/player-ratings/2010/03/24/1847824/player-ratings-inter-3-0-livorno

Quaresma man of the match! as notas do goal.com às vezes são polémicas, mas é um bom indicador (não vi o jogo)

Manú 25 de março de 2010 às 12:03  

ricardo quaresma parece estar a ver se convence queiroz!
o cigano em forma, sem dúvida que seria a escolha óbvia para 4º extremo, mesmo que varela nao estivesse lesionado.

João S. Barreto 25 de março de 2010 às 13:18  

Também não vi o jogo, era excelente termos um Quaresma em grande forma no Mundial!

LMC 25 de março de 2010 às 15:45  

João extraordinário Post, sim senhor!
Aliás uma forte cultura futebolistica, com um grande sentido de oportunidade nas palavras e alias tudo isso a alguma ironia. Muitos Parabéns!
Deixa me só discordar de um aspecto...
Nos exemplos que deste, acho que é injusto colocares lá o Sá Pinto.É verdade que ele tem um temperamento muito quente fora do campo, mas tal aspecto nunca afectou a sua carreira.Ou melhor, obviamente que afectou em certa medida, mas ele não teria sido um jogador de topo mundial se fosse uma pessoa mais calma fora do campo.

Estes casos são sempre muito complicados ( veja-se o caso da pseudo estrela leonina Fábio Paim ).São por vezes pessoas que chegam de meios muito pobres, e com 19 ou 20 anos chegam a ter dinheiro com que nunca sonharam!E na verdade são miúdos, que também se querem divertir.
É por isso que admiro a formação do Sporting, que tenta conjugar as aulas com os estudos até muito tarde.A formação psicológica do jogador é cada vez mais importante!

Mac 25 de março de 2010 às 15:53  

O Balotelli é provavelmente o jogador mais estupido que vi a jogar futebol! É um crime para qualquer pessoa que gosta de futebol e que dava tudo para ter um potencial daqueles, vê-lo deitar um talento daqueles assim á rua!

Concordo com o LMC, o Sá Pinto está a mais nesse lista. Foi bom jogador é certo, foi polémico tambem mas não era um jogador com um talento por aí além! Fazia da raça e do amor ao clube os seus pontos fortes!
Quanto a Diego ser o melhor jogador de todos os tempos é a esterna discussão!

João S. Barreto 25 de março de 2010 às 16:03  

LMC tens razão, o Sá Pinto ao contrário dos outros até baseou o seu sucesso no seu feitio e na sua raça, talvez esteja a mais na lista. Concordo que dificilmente teria sido melhor do que foi. Ainda assim vou mantê-lo pelo facto de ser um jogador sempre polémico e impulsivo.

Mac, a eterna discussão para mim só existe mesmo por causa da personalidade problemática de Maradona, porque D10S é o melhor jogador de futebol que já pisou um relvado!

Pedro Veloso 25 de março de 2010 às 17:05  

"É por isso que admiro a formação do Sporting, que tenta conjugar as aulas com os estudos até muito tarde" Champal eu acho que isso é como diz o Mazinho inspirado no Cajuda, é conversa para boi dormir. Até acho muito bem a intenção, mas os gajos que têm aparecido no SCP e nos outros clubes vindos da formação continuam a não me parecer mto inteligentes...

João 25 de março de 2010 às 18:04  

Bom post joão!Lembrei-me também do Álvaro Recoba, mais um para a lista e que também jogou com outra referência: Christian Vieri!

paulinho cascavel 25 de março de 2010 às 19:19  

nunca percebi o que vêm nesse tipo... é provavelmente o jovem mais sobrevalorizado que anda por aí. há tantos casos destes, um miúdo forte fisicamente e com alguma técnica é logo o ai-jesus dos jornais.

o balotelli é provavelmente o jogador mais burro que pisa os relvados. e nem falo só das situações fora de campo, porque a jogar futebol este rapaz é capaz de ser dos jogadores com menos cabeça que pisam os relvados: rodriguinhos completamente desnecessários, uma atitude a fazer lembrar ibrahimovic (mas sem metade do talento, claro), uma propensão natural para os conflitos e excentricidades com colegas, adversários, adeptos e árbitros, etc... e a verdade é que ele é muito mais conhecido pelas confusões extra-futebol do que propriamente pelos seus dotes. essa da camisola do milan então é de bradar aos céus, é de um tipo que não faz a mínima ideia do que um clube representa para os seus adeptos e das paixões e ódios que o futebol gera. a leveza com que ele se ri e veste a camisola só demonstra a fraca inteligência deste rapazola, que ainda não percebeu que apesar de ter algum talento só vai chegar ao topo com trabalho.

como balotelli não tem um décimo do talento de messi nem um décimo da capacidade de trabalho de ronaldo, não lhe vislumbro mais do que uma carreira mediana. aliás, podia olhar para o segundo e perceber como um jogador não é só talento, é também muito trabalho e sacrifício. quem os faz vence, quem não os faz, ou é um diego ou um best (casos em que o talento ultrapassa os excessos), ou não passa de mais um dos que "podia ter sido...".

paulinho cascavel 25 de março de 2010 às 19:24  

aproveitava ainda para dizer que ainda bem que este blog voltou ao futebol, depois de uns dias conturbados a nível de posts e comentários.

Manú 25 de março de 2010 às 19:28  

paulinho concordo em quase tudo, atençao aos numeros deste jogador!

como o tamos ja disse ele marcou 6 golos com apenas 17 anos no campeonato mais dificil de marcar golos! 10 golos com 18 anos e agora que tem 19 anos e a época ainda nao acabou (será que já acabou para ele?) ja leva 9 golos!
numeros identicos hoje em dia em italia só do pato!

isto tudo nao sendo um homem de area. olha que nao sei se nao se pode por a hipotese de ele ser um desses que o talento supera os excessos.

realmente acho cedo para dizer o que quer que seja e que o puto é mesmo parvo (volto a dizer se a culpa nao será dos problemas que ele deve ter tido na infancia, ser orfão, etc.), mas se ele explode mesmo nao tenho a minima duvida que será uma caso serio!

Manú 25 de março de 2010 às 19:30  

paulinho cascavel tudo voltou ao normal e o settore à qualidade habitual com que tem habituado os leitores!

daqui em diante será sempre a melhorar e apenas me deixam levantar o véu ao ponto de dizer que algumas surpresas estão preparadas para um futuro proximo.

Anónimo 25 de março de 2010 às 19:54  

Paulinho Cascavel o blog agora está ao vosso jeito!! Settore Encarnado e só para benfiquistas!! Tiveram que sair os do Porto para apareceres a gabar o blog!! Gentinha que dá nojo!!

Manú 25 de março de 2010 às 20:09  

Caro Anonimo,

tem todo o direito à critica mas criticar por criticar é de mau gosto. se ler o que o paulinho cascavel escreveu ele diz que o blog VOLTOU ao futebol. logo, daí deduz-se que ele ja considerava o blog bom antes dos ultimos dias de maior disturbios nas caixas de comentarios.
toda a gente reconhece o valor do cristiano e ninguem o mandou embora, a decisao foi dele. estão a ser tomadas medidas para que este blog nao deixe de representar o porto. num futuro proximo haverao novidades, mas fica a garantia que nao deixaremos de dar importancia ao porto como damos a todos os outros temas, pelo que gostava que nao ficasse a imagem errada que este blog só tem uma cor. isso é falso!

como adepto do porto que acredito que seja, convido-o a nao deixar de comentar e exponha as ideias em defesa do seu clube.

paulinho cascavel 25 de março de 2010 às 20:30  

"Paulinho Cascavel o blog agora está ao vosso jeito!! Settore Encarnado e só para benfiquistas!! Tiveram que sair os do Porto para apareceres a gabar o blog!! Gentinha que dá nojo!!"

a única coisa que eu disse foi que estava contente por este blog ter voltado ao futebol. deves ter gostado da arruaça que isto esteve durante 3-4 dias. são opções.

e achas que eu preciso que saiam os comentadores do porto para elogiar o blog? só o facto de comentar aqui regularmente desde há algum tempo diz alguma coisa sobre a minha consideração pelo settore, estejam ou não bloggers do fcp como colunistas. aliás, estás a comentar numa secção de futebol internacional, que foi criada após uma das sugestões que eu dei para melhorarem o blog. que sugestões deste tu? que comentários fizeste que imprimissem alguma qualidade às discussões? pois é, falas sem saber é no que dá.

Tomás Pipa 25 de março de 2010 às 20:51  

Paulinho,deixa-me que te diga que dentro em breve vamos ter novidades em relação ao futebol internacional. Nº10 está a limar as últimas arestas

Pedro Veloso 26 de março de 2010 às 10:17  

Paulinho obrigado, ficamos contentes que os leitores gostem e dêem sugestões

Manuel Machado 26 de março de 2010 às 18:23  

Grande Post Joao!
Acho que o único lapso foi não teres incluído um jogador que até passou pelo Inter e que aos seus 28 anos podia estar no topo do mundo mas que optou por voltar às origens:
Adriano "O Imperador"
Um jogador que tem tudo: um pé esquerdo fenomenal, um poder físico fora de série, bom cabeciador,etc. Resumindo um avançado que mete medo a qualquer defesa.
O problema é que este rebelde brasileiro gosta muito de viver, e a certa altura da carreira (depois de de facto ter atingido o topo) a motivação deixou de existir!
Para se chegar ao topo é muito mais Importante espirito de sacrifício do que propriamente o talento. Portanto o Balotelli para fazer um décimo do que já fez o Cristiano Ronaldo terá de aprender com a capacidade de trabalho do internacional português!
Agora é esperar para ver porque este jogador tem 19 anos e uma carreira toda pela frente. Pode ser que com o tempo Mario aprenda a usar a sua teimosia no bom sentido.
De qualquer maneira muitos parabéns pelo post, muito completo!
cumprimentos