A mão de Jesus



20 anos depois, a história reescreveu-se. Novamente uma eliminatória difícil com o Marselha é ultrapassada com sucesso, desta feita com uma vitória épica no mítico Vélodrome. Mas se em 1990 sofremos a bom sofrer perante o super Marselha de Papin, Waddle, Abedi Pelé e...Mozer, esta 5ª tudo foi diferente: uma vitória de grande classe e querer, a encher de orgulho os adeptos benfiquistas em todo o mundo. De orgulho porque ganhámos, mas mais do que isso (e diria o mesmo se o jogo tivesse acabado com o golo do Niang) por finalmente voltarmos a ter uma equipa que joga em qualquer campo para ganhar, que não se acanha e que tenta honrar a história deste Clube, com a "arrogância" saudável dos grandes campeões. Mérito de Jesus.

Quase paradoxalmente, o balde de água fria que foi o golo de Ben Arfa a fechar a primeira mão creio que acabou por ser positivo de alguma forma, porque nos inibiu de quaisquer dilemas de abordagem ao jogo. O SLB passou a saber que a única hipótese era assumir as despesas da partida e jogar para ganhar. Além disso, o mister "descobriu alguns pormenores tácticos do Marselha" na 1ª mão e tratou de as anular neste jogo. Colocou o C. Martins, mais combativo e mais confiante neste momento, no lugar de Aimar, e deu ordens ao Ramires para apoiar mais o Maxi no sentido de parar o Brandão, por onde o OM canalizava praticamente todo o jogo ofensivo. Soubemos estar sempre 4x3 no meio-campo e com isso o Lucho e o Cheyrou poucas vezes se conseguiram libertar para criar jogo como tão bem sabem fazer.

Creio que os primeiros minutos foram fundamentais, com 5 minutos muito fortes a abrir que de certa forma impuseram logo receio aos anfitriões e marcaram a toada da primeira parte. Um Benfica a mandar na primeira meia-hora, com duas boas chances (Cardozo e Di Maria) e 2 penalties por assinalar a seu favor, suportados por uma excelente circulação de bola assente sobretudo na capacidade de passe do Carlos Martins. O Marselha reagiu na parte final, podia ter marcado pelo Lucho, mas nem nesse período o Benfica perdeu o controlo da partida.


No segundo tempo, o Benfica voltou a fazer aquilo que é hábito, entrou muito forte e teve 20 minutos de excelente nível, com domínio claro (Marselha praticamente só defendia e usava jogo directo na frente para a resposta) e oportunidades como as de Saviola e Luisão. O problema é que...quem não marca sofre e Niang, como habitualmente, não perdoou um deslize da defesa encarnada numa bola de ressaca após um livre.

Obviamente foi um duro golpe mas a equipa soube manter-se viva e continuar a impor o seu jogo, tendo então finalmente a ponta de sorte que lhe faltara antes: Maxi marcou quase de seguida, num remate que bateu num defesa da casa. A partir daí foi o melhor. Normalmente nestas eliminatórias, em condições semelhantes, as duas equipas fariam jogo de contenção à espera do prolongamento, mas o Benfica quis resolver o jogo logo ali e foi um regalo ver i) Jesus sem medo a ganhar o jogo nas substituições; ii) ver a equipa carregar à procura da vitória. Oportunidades flagrantes desperdiçadas e a recompensa merecida ao soar do gongo. AK 31 a estoirar para o golo, num remate de grande ponta-de-lança. O golo 100 da época, ainda antes do final de Março.

Uma vitória excelente, que assim soube melhor mas que, tamanha a superioridade em campo, deveria ter sido garantida mais cedo, não fora a quantidade anormal de falhanços e, claro, a arbitragem inqualificável do senhor esloveno Skomina. Que o árbitro não marque aqueles penalties, não se pode aceitar, mas muito menos quando depois fora da área e contra o Benfica o critério era gritantemente diferente. E os amarelos, nomeadamente o do Aimar...enfim. Eu normalmente até detesto usar aquelas teorias de que "é tudo para favorecer os clubes dos grandes países", mas isto fez de facto lembrar outros roubos históricos de clubes portugueses, como o do Hugh Dallas num Bayern-FC Porto há 10 anos, ou o Marc Batta no Alemanha-Portugal de 1997.

24ª presença nos quartos-de-final de uma prova europeia e a 3ª nas últimas 5 épocas, algo que creio que muita gente se tem esquecido. Agora segue-se o Liverpool, não era obviamente o adversário desejado mas temos todas as possibilidades de discutir a eliminatória e se ganharmos o impacto é obviamente ainda maior. Para depois reencontrar o Quique, Simão e Reyes, gostava muito.

Individualmente, estiveram todos muito bem, por isso vou só destacar, além do herói Kardec e do Ramires (porque voltou às grandes exibições), o melhor de todos. Maxi. Excelente na concentração a defender perante Brandão, pulmão, apoio ao ataque e até marcou um golo. Mas sobretudo pela raça incrível, acho que não perdeu um lance e foi sempre um exemplo para os companheiros.


P.S. 1 - "Um grito de golo saía de uma garganta improvável na bancada, de Nuno Gomes, que sentiu o remate do uruguaio como ninguém no estádio." Grande Nuno, um exemplo mesmo quando não joga e que diz muito sobre a união deste grupo fantástico.

2 - Faleceu um dos maiores avançados e o 7º melhor goleador de sempre da história do meu clube, Julinho, aos 90 anos. A minha homenagem e obrigado, que Deus o guarde.

3 - Uma notícia muito triste, Varela acaba de fracturar o perónio e vai perder o resto da época. Um abraço e os desejos de rápidas melhoras para um grande jogador.


18 Passes de rotura:

João S. Barreto 20 de março de 2010 às 15:21  

Ainda não percebi pelas notícias, será que Varela assim falha o Mundial?

Anónimo 20 de março de 2010 às 16:21  

ya tmb tenho essa pergunta. nao deve falhar, mas sendo assim perde a oportunidade de ser opção, nao? ha algum jogo da selecçao ate ao fim do campeonato?

Anónimo 20 de março de 2010 às 16:42  

Obrigado Benfica,pelas alegrias que me dás...Agora os corruptos vão se esquecer da mão de Vata e lembrar do pé do Kardec e do dedo de Jesus!Graças a Deus....ou a Jesus são a mesma pessoa!!!

Corvo 20 de março de 2010 às 18:15  

Sóis uma tal MERDA.
Sóis Benfiquistas.

Anónimo 20 de março de 2010 às 19:27  

Com os nossos resultados: "sois uma tal merda" diz o corvo.Com os resultados do foculporto:UH!!!O que é abaixo de merda...é o que vois sois!!!

Pedro Veloso 20 de março de 2010 às 19:28  

Sim João e Anónimo, creio que o Varela vai falhar o mundial, o tempo de recuperação é infelizmente muito curto.

Corvo que comentário profundo.

Anónimo 20 de março de 2010 às 19:57  

Então andrades,hoje não falais em rankings?

João S. Barreto 20 de março de 2010 às 20:05  

Sendo assim vejo-me obrigado a mudar a convocatoria e coloco o Quaresma como "wild card" no lugar do Varela

Corvo 20 de março de 2010 às 20:11  

Anónimo, os resultados não são tudo.

Bruno_Mega 20 de março de 2010 às 20:38  

Lá estão vocês a falar do Benfica... Eles não jogam nada!
O Everton era fraquissimo... o AEK nem se fala... agora eliminaram uma equipa de 5ª categoria... e o Liverpool tb é mt acessível... O Porto cilindrava-os...

O Denizlispor, Panathinaikos, Lázio e Celtic... ui ui... tenham medo... qq destas cilindrava o Marselha... Estes sim eram grande equipas!!!

Para já não falar como disse num post recente, que nesse ano o BOAVISTA não fosse GAMADO e estava na final...

Já não há taças uefa como antigamente... Isto agora é dado!

...

Metam gelo que isso passa...

Tomás Pipa 20 de março de 2010 às 21:20  

Com a lesão de Varela vou usar o 2º wild card.

o meu 1º tinha sido trocar n.gomes por Saleiro.

Agora troco o Varela por:

Ou Simão,ou Coentrão,ou Meireles ou N.Gomes. Estou na dúvida

Bruno_Mega 20 de março de 2010 às 21:42  

Que é k tem a ver este post com a lesão do varela??
Juro k ainda não percebi...

Pedro Veloso 20 de março de 2010 às 21:52  

Estive a rever o jogo com mais atenção e queria também destacar o grande jogo do Cardozo. Além das grandes assistências a rasgar a defesa e da bomba ao poste, esteve super-combativo. Gostei muito mesmo. Até lhe perdoo aquela perdida escandalosa no fim.

Pedro Veloso 20 de março de 2010 às 21:53  

Também concordo Bruno Mega, o post era mais para falar do jogo do Benfica...

Anónimo 21 de março de 2010 às 14:56  

eu levava o kennedy.

Bruno_Mega 21 de março de 2010 às 15:20  

Estou a ver o MU-Liverpool... Os de livepool podem não estar a afzer uma grande época, mas quando vemos:

Pepe Reina (Int. Espanhol)
Glen Jhonson (In. Inglês)
Carrager (In. Inglês)
Daniel Aggeer (Int. Dinamarques)
Insua (Int. Argentino)
Kuyt (Int. Holandês)
Aquilani (Int. Italiano)
Mascherano (Int. Argentino)
Maxi Rodrigues (Int. Argentino)
Steven Gerrard (In. Inglês)
Fernando Torres (Int. Espanhol)

Acho que está tudo dito quanto à dificuldade da próxima eliminatória...

Tomás Pipa 21 de março de 2010 às 22:48  

lol..o Kennedy!!!O homem marcava golos do meio-campo nessa época!

João 22 de março de 2010 às 00:38  

O post era para falar de outro assunto, mas sendo este o último post do blog na altura da lesão do varela, acho sempre pertinente usar o mais recente para debater assuntos novos. Acho benéfico para a dinâmica do blog, a não ser quando o assunto abordado tiver uma crónica semanal.