FC Porto 2009/2011

Os três pontos que perdemos no passado domingo não passaram disso mesmo: três pontos perdidos.

Foi uma derrota com um rival, que é sempre desagradável, mas mais desagradável foi ver como jogou o FC Porto. O jogo já foi mais que debatido, contudo convém ressalvar que o Sporting foi um justo vencedor, teve a sorte de marcar nos momentos cruciais, mas fez por isso, logo, a nós portistas, resta-nos assumir a nossa péssima performance e dar os parabéns ao Sporting.
Já li em vários jornais e sitios desportivos que o Falcao estava em linha quando seguia isolado, que o Abel empurrou o Falcao na área, mas sinceramente eu cago nisso. Quem joga como banda de música não merece outra coisa se não a derrota.
O campeonato foi-se, isso é certo, e nem os mais crentes, pelo menos no seu perfeito juízo, acreditam em milagres. As coisas são como são e não há volta a dar-lhe, por muito que nos custe o FC Porto não inspira confiança e quem vai à nossa frente não nos faz acreditar em milagres. O Benfica e o Braga praticam o melhor futebol da Liga Sagres, são os justos comandantes da tabela classificativa e não vão, de certeza, escorregar em cascas de bananas como já escorregaram os portistas.
Os campeonatos, como dizia Mourinho e bem, não se ganham contra os grandes, mas sim contra os pequenos. Co Adrianse que foi campeão sem ganhar nenhum derby é a prova disso.
Debaterem-se os jogos de Braga, da Luz ou de Alvalade é um erro do tamanho do mundo. Devemos debater:
- os dois empates com o Paços de Ferreira;
- o empate no Dragão com o Belenenses;
- a derrota na Madeira, com o Maritimo;
- o empate em Matosinhos, com o Leixões.
E aqui, sem darmos conta, em 15 pontos ganhamos 4!!!!!!!!
Com que podemos nós sonhar? Com nada!! Quem perde pontos assim luta pela Liga Europa, não luta pelo título. É triste, mas é verdade.
A isto, podemos acrescentar, sem dúvida, e porque tem sempre a sua importância, os jogos com os nossos adversários directos e nestes confrontos, em (mais) 15 pontos possíveis ganhamos 6, sem esquecer que sempre que visitamos os nossos rivais, mal ou bem, perdemos sempre!!
É duro, mas é real. A mim, mais do que a ninguém, custa-me dizer isto, mas tenho que o dizer.
E aqui não se discutem foras de jogos, ou golos mal anulados, ou túneis, ou o que quer que seja, discutem-se factos e os factos são estes. O FC Porto tinha que saber ultrapassar as adversidades, fossem os erros dos árbitros, fossem as lesões, fossem os castigos, fossem os terrenos de jogo.
Em Alvalade vimos a montanha russa que foi a época azul e branca, pena que desta vez descarrilamos e logo quando menos podíamos, mas estava de ver que aquilo ia acontecer, eu já tinha dito a quem convive comigo.
O FC Porto viveu de altos e baixos, teve picos, e para se vencer um campeonato a equipa tem que ser constante. Não pode vencer o Braga por 5-1 e depois ir a Alvalade levar 3. Não pode golear o Guimarães em casa deles e depois perder com o Maritimo. Não pode ir à Madeira dar 4 ao Nacional e depois empatar com o Paços de Ferreira no Dragão.
Admiramo-nos nós da alegria que vai em cada benfiquista, eu próprio assumo que me faz confusão tanto entusiasmo, mas pensando bem, eles é que estão certos, sentem falta de vitórias, têm sede de titulos, coisa que no Porto já não há. Infelizmente para nós ganhar tornou-se um hábito e para mal dos nossos pecados os jogadores convenceram-se que mais cedo ou mais tarde iriam chegar ao primeiro lugar e isto até poderia acontecer, mas noutros campeonatos, a diferença é que este ano o Benfica e o Braga estão mais fortes e não escorregam onde nós estamos habituados que eles escorreguem.
O Benfica deu o que tinha e o que não tinha para montar este plantel, está individado até aos ossos e sabemos bem que caso não chegue ao título, o que eu acho muito muito improvável, terá graves problemas financeiros, mas nós adeptos não vivemos disso, nós vivemos de golos e de vitórias, os problemas financeiros que os resolvam os gestores. Acham que algum benfiquista se importa que o clube tenha 15 ou 20 milhões de passivo e seja campeão? Não, claro que não. Como eu não quero saber que o FC Porto tenha dividas, quero é que ela seja campeão, o resto eles lá resolvem.
À parte de tudo o que é extra futebol, o Benfica está forte, é a melhor equipa do campeonato e é a que tem o plantel mais completo, sem dúvida. O clube comprou muita matéria prima e mau era se Jorge Jesus não fizesse um excelente trabalho. Como homem, Jesus, deixa-me muito a desejar. Provavelmente Mourinho também deixava a quem não era portista e ganhou tudo no Dragão e é isso que importa e que fica.
O Braga merece o lugar que ocupa e dou mérito ao Domingos Paciência. Construiu uma equipa equilibrada, moldou os jogadores e aos poucos foi-lhes incutindo o espirito de campeão que ele próprio sempre teve. É pacifico para todos que o Braga ocupa o lugar merecido e está na luta pelo título com extrema justiça.
Ainda faltam disputar 27 pontos, é muito ponto para quem apenas está distanciado por um, mas o Braga sofrerá agora uma pressão tremenda, pois sabe que não pode escorregar, se isso acontecer, nem que seja por uma vez, a esperança morre ali.
Ainda temos um Benfica-Sporting, um Benfica-Braga e um Porto-Benfica. Por ironia do destino, o FC Porto pode até ter uma palavra a dizer na luta pelo título, mas para terceiros. O que duvido, acho que quando os encarnados forem ao Dragão, o título já vai estar decidido...para eles.
Eu lá estarei, como estarei noutros jogos até ao fim da época. Não sou portista só quando as coisas correm bem, sou portista sempre e é assim que vou morrer.
Aqui assumo e dou o devido valor ao Benfica e ao Braga, não procuro desculpas para o meu clube, que não as tem, não tento imputar culpas em factores extra-futebol, aqui assumo a superioridade dos adversários e gostava que em anos anteriores, quando o meu clube era superior a todos e sem culpa de más contratações e más gestões dos vizinhos de tabela classificativa, nos congratulassem também.
Para 2010/2011 devemos limpar o balneário, devemos acordar o nosso adormecido Presidente e devemos acima de tudo incutir aos que ficam e aos que entram que no FC Porto só se pensa em vencer e para isso é preciso dar o litro.
Espero que Jesualdo saia, não esqueço o que fez por nós, nem o que com ele vencemos, mas a sua validade caducou...há muito e se fosse eu a mandar viria o André Vilas Boas. Agrada-me o facto de ter trabalhado com José Mourinho, agrada-me o facto de já ter trabalhado para grandes vitórias do FC Porto, agrada-me a maneira calma e serena como fala, agrada-me a maneira como organiza as suas equipas e agrada-me, acima de tudo, a sua mentalidade vencedora. É um treinador de, para e com futuro.
Espero que jogadores como Mariano Gonzalez, Guarin e Valeri saiam de vez. Aguardo pelos empréstimos de Orlando Sá, Addy e talvez de Maicon, eu pessoalmente prefiro o Nuno André Coelho. Quero que chegue alguém capaz de trabalhar a qualidade de Belluschi, a juventude de Miguel Lopes e o talento bruto de Hulk. E se alguém quer ser vendido façam-lhe o favor, ou se está cá com cabeça e corpo ou não se está. Se Raul Meireles e Bruno Alves, por exemplo, querem sair, é favor de lhes abrir a porta. Outros virão. Quanto ao mercado, trabalhem-no desde já e não comprem por comprar, nem pensem nas comissões, pensem nas vitórias e naqueles que sofrem pelo clube.
Na minha opinião, e para o que falta, devemos concentrar-nos na Liga dos Campões, que para mim vai terminar em Londres, infelizmente, embora haja sempre aquela fé. A Taça de Portugal tem que ser nossa, mas para isso temos que nos dedicar e o facto de só estarem os chamados pequenos a lutar connosco não é motivo de sossego, lembrem-se que foram os pequenos que nos deixaram como estamos. Quanto à Taça da Liga, continuo a dizer que lhe dou grande valor e sinceramente não sei o que vai fazer Jesualdo, se mistura suplentes e miudos e se sujeita a uma goleada, que mais tarde será recordada como goleada contra o FC Porto e não contra suplentes ou juniores, como ainda hoje se vangloriam os sportinguistas; ou se irá jogar com a equipa titular para assim tentar vencer, de igual para igual, mais um troféu(zeco).
Assim foi e vai o FC Porto. A realidade tem que ser retratada tal como é e não como nos convém.

Cumprimentos azuis e brancos.

0 Passes de rotura: