23ª Jornada

A última jornada ficou marcada por mais uma vitória com "estrelinha de campeão" do Sp. Braga, pela possibilidade de Augusto Inácio levar a Naval à sua melhor prestação de sempre na Liga e pela luta pela sobrevivência no extremo inferior da tabela.
No Estádio Axa, o Sp. Braga recebia o tranquilo Rio Ave com a possibilidade de igualar o Benfica (à condição) e colocar assim uma maior pressão sobre os pupilos de JJ na sua já por si difícil deslocação à Choupana. Domingos Paciência voltou a alinhar num 4-3-3 com Matheus e Alan nas alas, desta vez com Renteria no centro. Continuo a preferir o Braga em 4-4-2, oscilando com um 4-3-3 em alguns momentos do jogo, com Paulo César ou Renteria mais móveis e Meyong mais posicional na área. É com essa táctica que os arsenalistas têm conseguido as melhores exibições. O início do jogo trouxe grandes dificuldades à equipa da casa, com o Rio Ave a enviar uma bola à trave por Tarantini. Sob pressão, o Sp. Braga voltou a mostrar grande eficácia (e sorte) quando Andrés Madrid (melhor jogador em campo) remata de fora da área numa jogada de insistência de Renteria e a bola trai o guarda-redes Carlos depois de ressaltar num defesa do Rio Ave. Carlos é uma das figuras mais ridículas deste campeonato (faz lembrar Blanka do Street Fighter, para quem de lembra), o que lhe dá também alguma graça. Em termos ofensivos, pouco ou nada mais se viu do Sp. Braga até ao apito final do árbitro. Na segunda parte o Rio Ave manteve a toada atacante, Chidi trouxe velocidade e mais criatividade, Nélson Oliveira entrou muito bem, deu trabalho à defesa contrária, pressionando e tentando levar a bola para a grande área adversária com algumas boas iniciativas pelo lado esquerdo. Contudo, apesar do domínio, na hora de criar perigo o Rio Ave foi practicamente nulo, despejando bolas sem sentido para a grande área contrária, demasiado fáceis para um eixo central defensivo fortíssimo da equipa da casa, com Leone (Rodriguez 55'), Moisés e Madrid. No final valeu então a enorme eficácia bracarense e a completa falta e capacidade vilacondense para criar ocasiões de golo.

Nos restantes jogos, uma merecida referência ao bom trabalho de Augusto Inácio à frente da Naval, desta vez levando de vencida um Leiria que muito tem feito neste campeonato. O Paços de Ferreira venceu com sorte o Marítimo na Mata Real. A primeira parte foi quase totalmente dominada pelos madeirenses com Djalma a falhar uma mão cheia de boas oportunidades. Com a derrota do Guimarães em Alvalade, a luta pela última vaga europeia continua ao rubro.

Na zona dos aflitos, o V.Setúbal venceu no Estádio do Mar por 2-1, com Keita a marcar o seu 7º golo no campeonato, e o Belenenses voltou a vencer 7 meses depois, por 3-1 no Algarve, com um bis de Lima, um bom golo de Barge e mais uma boa exibição do "portista" Castro, coroada também com um golo. Apesar da vitória, o Belenenses mantém-se na última posição da tabela a 6 pontos da linha de água. O Leixões fica agora a 5 pontos da Olhanense e V.Setúbal e terá também muitas dificuldades em assegurar a manutenção.

10 Passes de rotura:

Tomás Pipa 16 de março de 2010 às 11:57  

O campeonato da manutenção é sempre o dos meus preferidos em cada época. É impressionante, chega-se ao fim da temporada e parece que desatam a ganhar jogos!

O Lima, em todas as competições tem 10 golos, o que é notável numa equipa que não marca golos.

Outro destaque é obviamente a Naval de Inácio, que recuperação! Sem jogar rigorosamente nada e a ganhar por 1-0 todos os jogos, a Naval já aí está na primeira metade da tabela com apenas 14 golos marcados em 23 jogos. É o segundo pior ataque(de longe) do campeonato!

João S. Barreto 16 de março de 2010 às 12:49  

Tomás também gosto sempre deste campeonato dos ultimos e neste fim de temporada são das equipas mais perigosas, pela necessidade de sobrevivência. O Lima leva 10 golos mas é um jogador que se farta de falhar golos numa equipa que de facto não marca.

Espero que a Naval, pela falta de futebol que compensa com uma enorme eficácia, não vá à Europa.

Pedro Veloso 16 de março de 2010 às 13:28  

Adorei o 1º golo do Lima, fez-me lembrar o velho Ronaldo Gordo a sentar os guarda-redes no 1x1...

E a exibição do Coelho ontem?

Acho que foi o Tarantini a atirar à barra em Braga. De facto é como dizes, o Braga - para variar - não jogou nada a nível ofensivo, mas defendem muito bem e o Rio Ave foi incapaz de criar oportunidades apesar da posse de bola.

Destaque para o nosso Nelson Oliveira, fiquei maluco com aquelas arrancadas...faz mais vezes isto e chamo-lhe o novo Fernando Torres lol. Delírios benfiquistas à parte, gostei de ver que já joga nos seniores com a mesma personalidade e auto-confiança (sempre o achei um jogador convencido...no bom sentido) que mostrava nos juniores.

Também adoro a luta pela manutenção, em que por exemplo um Setúbal se apresenta com 5 defesas e 2 trincos em Matosinhos, vai duas vezes à frente...e ganha o jogo.

A Naval só tem 14 golos????

Tomás Pipa 16 de março de 2010 às 13:31  

Só.

Já viram?Fala-se de Lima para o Sporting. Aposto, quem quer que seja o dono do passe do Lima vai pedir aí uns 2 ou 3 milhões por ele. Como se ele um típico jogador que troca o Belém pela Naval e ninguém dá nada por ele.

Tomás Pipa 16 de março de 2010 às 13:31  
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Veloso 16 de março de 2010 às 14:53  

Tomás eu acho que o Lima apesar de tudo tem ali uma qualidade acima do brasileiro médio que joga na Naval e afins. E é como dizes, está numa equipa que não marca golos.

Tomás Pipa 16 de março de 2010 às 15:07  

Sim, mas quando os donos do passe do Lima pedirem um preço vais-me dizer se o preço condiz com a realidade.

João S. Barreto 16 de março de 2010 às 16:19  

É capaz de ter sido o Tarantini Veloso. Comecei a ver o jogo logo após o golo do Braga e por isso não tenho a certeza, na repetição pareceu o Faria. Se me puderes confirmar agradecia.

Onde é que veio essa notícia do Lima? é dos melhorzinhos do Belém, mas reparem na quantidade de golos que falha. O jogo em casa com o Braga é um bom exemplo. Lol sim Tomás já estou a ver um empresário qualquer brasileiro ou um dirigente do belem pedirem enormidades pelo homem e depois acaba no Chipre ou na Roménia ou num clube português sem expressão e nunca mais se ouve falar dele.

Pedro Veloso 16 de março de 2010 às 18:22  

Sim foi o Tarantini João, confirmei agora.

João S. Barreto 16 de março de 2010 às 22:36  

Obrigado, vou corrigir