Apanhados a copiar!

O FC Porto deslocou-se à cidade dos estudantes para defrontar a Académica. Este foi o quarto encontro entre ambas as equipas, o que inclui jogos da Liga Sagres e da Carlsberg Cup.

Mais uma vez, e como em todos os embates, o FC Porto sentiu muitas dificuldades, mas conseguiu vencer o terceiro dos quatro jogos entre ambas as equipas.
Os azuis apresentaram-se em Coimbra com algumas alterações em relação ao jogo de Londres e se Helton ficou de fora por problemas fisicos, Fucile ficou de fora por "castigo" de Jesualdo, depois da noite para esquecer no Emirates Stadium, quanto a Nuno André Coelho, como era de prever, saiu do onze titular também, Hulk, como é óbvio também não foi convocado e deu lugar a Cristian Rodriguez na equipa inicial.
Assim, o FC Porto alinhou com Beto, Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves, Alvaro Pereira, Raul Meireles, Belluschi, Ruben Micael, Cristian Rodriguez, Varela e Falcao.
Este é um jogo sem história e do qual me custa falar. Sei que vencer é o fundamental no futebol, mas custa-me ver a minha equipa arrastar-se no campo e ver um futebol repleto de preguiça e vazio de ideias. Aos poucos lá me vou habituando e agora já só espero que um ou outro jogador consiga decidir o jogo individualmente e assim arrecadar os três pontos que minimizam o mal que ali vai.
Pois bem, este foi um jogo onde o mau futebol se viu durante quase do inicio ao fim, exceptuando os golos, talvez. Fora isso foi um jogo a fazer lembrar campos de terra, equipas do distrital e árbitros de domingo à tarde.
O FC Porto, como era sua obrigação, mostrou sempre um pouco mais de vontade e de querer que a Académica e atacou, mesmo sem qualquer organização, mais que os da Briosa, porém o primeiro golo acabou por ser para os da casa, depois de um lance duvidoso, entre outros que houve, o árbitro apontou para a marca da grande penalidade e Sougou não não desperdiçou e fez assim o 1-0.
Passados poucos minutos Bruno Alves arranca com a bola controlada e já no meio campo do adversário sofreu uma falta. Ruben Micael bateu para a área, a bola foi cortada para a balizar e em cima do risco Bruno Alves salta mais alto que o defesa e confirma o golo, fazendo assim o empate.
Depois dos golos voltamos a assistir a um vazio de ideias e de futebol e nenhuma das equipas mostrava qualidade de jogo. Poucos esclarecidos os jogadores tentavam, através de jogadas confusas chegar a uma e outra baliza, sem que grande perigo surgisse.
Nos minutos finais e quando a Académica defendia o ponto que resultava do empate, o FC Porto continuava a acreditar, mesmo sem qualidade os azuis e brancos tentavam chegar ao golo que daria a vitória e a poucos minutos do final Varela, um dos mais esclarecidos, com a bola dominada à entrada da área puxa-a para o centro fazendo querer que ia rematar, mas surpreendeu a defesa da Briosa ao descobrir Cristian Rodriguez sozinho do lado esquerdo, o uruguaio dominou a bola e entrou na área ficando cara a cara com Rui Nereu, o 10 portista não teve dúvidas e rematou forte para o fundo da baliza e assim colocou o resultado num 1-2, resultado este que viria a ser o resultado final.
Ainda antes do fim do jogo Varela, quem mais, descobre Falcao e com um passe longo isola o colombiano que tenta contornar Rui Nereu, porém acaba por existir um contacto que deixa muitas dúvidas, mas que deu origem a uma grande penalidade assinalada pelo juiz da partida. Radamel Falcao, mais uma vez, falhou e atirou para as nuvens, somando agora 3 penaltys falhados e mostrando que estes lances não são a sua especialidade, acho que a ansiedade é sempre uma barreira dificil de ultrapassar e só os predestinados são capazes de manter a calma perante esta situação.
Quero chamar a atenção para a expressão de Jesualdo, transmitida em directo, depois da falha de Falcao. Foi feio. O treinador do FC Porto olhou para o seu adjunto e criticou a falha do avançado, porém esquece-se que o 9 dos dragões tem sido o nosso ganha pão e caso ele estivesse ao nível dos companheiros nós estariamos bem piores do que o que estamos. Mais uma má imagem de um professor que há muito que está a mais naquele clube.
Em relação à discussão entre José Gomes e André Vilas Boas no intervalo, à entrada do túnel, a mesma aconteceu porque o adjunto do FC Porto interpelou o 4º árbitro chamando, e bem, a atenção dele para o facto do adjunto da Académica estar do outro lado do campo a dar instruções, quando não pode fazê-lo e André Vilas Boas meteu-se ao barulho. Uma coisa sem importância porque dali não resultou nada, mas que importa esclarecer.
Quanto ao FC Porto voltou a copiar as exibições anteriores e continua a apresentar um futebol vergonhoso, desta vez conseguiu os três pontos, mas isso por vezes não é tudo.
Quero chamar a atenção para o facto de Ruben Micael nunca mais ter sido o mesmo depois do jogo de Matosinhos, contra o Leixões, o ombro afecta e muito o rendimento do madeirense e nota-se que ele joga encolhido o que belisca a muita qualidade dele.
O regresso à equipa titular de Cristian Rodriguez mostrou que o nosso número 10 tem uma qualidade que nunca saiu de lá, apenas as lesões o impedem de brilhar, porém acredito que na próxima época vamos ter um Cristian Rodriguez a 100%.
Mariano Gonzalez lesionou-se com gravidade e mesmo sendo um jogador que me irrita profundamente acaba por fazer falta nesta fase, são cada vez mais as ausências, no meio de castigados e lesionados. É tudo a ajudar à festa.
Ver o grupo unido e abraçado no fim do jogo de Coimbra foi bonito, mas já vem tarde, essa união e esse espirito de grupo tem que vir desde a pré-época.
Li hoje que Miguel Lopes e Nuno são já certezas na equipa titular na final da Carlsberg Cup, logo presumo que o Jesualdo não vai dar muita importância ao jogo e por conseguinte ao troféu e nisso eu concordo com ele. Preocupe-se com a Taça de Portugal e em acabar a Liga com o máximo de dignidade possível.

Cumprimentos azuis e brancos.

15 Passes de rotura:

José Faria 16 de março de 2010 às 16:20  

Está sempre alguém nos túneis ou entrada dos mesmos a provocar o José Gomes porra, deixem o homem em paz pá!

O Orelhas não quer repetições 16 de março de 2010 às 16:44  

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, escreveu uma carta a Joaquim Oliveira, presidente do conselho de administração da Sportinvest, accionista maioritário da SportTV, a dar conta da sua insatisfação em relação à cobertura daquele canal desportivo aos jogos do clube da Luz. Um protesto veemente, segundo anuncia esta terça-feira o «Diário Económico, com o responsável máximo do Benfica a considerar os relatos pouco isentos e a anunciar que a actual insatisfação será tida em conta na altura de renegociar o contrato de transmissão que só termina no final da temporada de 2012/13.

O jogo da Taça da Liga com o Nacional da Madeira terá sido a gota de água que levou o dirigente encarnado a avançar com o protesto, mas na carta dirigida a Joaquim Oliveira há referências a mais três jogos. Luís Filipe Vieira começa por recordar o golo de Cardozo frente ao Belenenses, considerando que a repetição exibida pela Sport Tv cria a ilusão de que o avançado parte de posição irregular no momento em que Saviola lhe passa a bola. Um lance que para o presidente do Benfica considera estar longe de ser provado.

A carta prossegue com críticas aos comentários de Pacheco, antigo jogador do clube e um dos mais visados nos reparos do Benfica, no jogo com Olhanense. Segue-se o polémico jogo com o F.C. Porto, na Luz, que merece uma análise mais detalhada do presidente do Benfica, com uma contagem às repetições dos lances duvidosos que, segundo Vieira, resultam num saldo desfavorável ao clube da Luz. Além das repetições, Luís Filipe Vieira faz acompanhar a carta com citações de jornais.

Mas o jogo que motivou este protesto foi o jogo com o Nacional para a Taça da Liga. Em causa está um golo anulado ao Nacional por alegado fora-de-jogo. Vieira não defende a ilegalidade do lance, mas sim o ângulo e o momento escolhidos para a colocação da linha virtual. O presidente do Benfica diz ainda que a jogada é precedida de um corte com a mão de Felipe Lopes. Segundo adianta ainda o «Diário Económico», o presidente despede-se de Oliveira com «amizade». O «Diário Económico» procurou contactar Joaquim Oliveira, mas o presidente da Sportinvest não esteve disponível. O Benfica também optou por não comentar, enquanto a Sport Tv revelou desconhecer a existência da referida carta.

O actual contrato do Benfica com a Sport Tv, de cinco anos, mas o canal desportivo tem direito de preferência, isto é, caso o Benfica receba uma proposta vantajosa, a empresa da Sportinvest terá sempre a escolha desde que iguale a oferta. Mas num cenário de rotura, o clube, no final do actual contrato, pode passar a transmitir os respectivos jogos no próprio canal do clube. Essa será, com certeza, um dos argumentos a ter em conta nas negociações para um eventual novo contrato.

O Maisfutebol procurou saber mais pormenores junto do Benfica que se limitou a acrescentar que a notícia publicada pelo «Diário Económico» «tem uma forte base de sustentação», sem fazer mais comentários.

Luis Andrade 16 de março de 2010 às 16:58  

José Faria, conversa da treta é a melhor, não é? As coisas correm bem e a malta assobia para o ar.
Quer ver que agora é permitido ter um adjunto do outro lado do campo...
E o adjuto do Porto só falou com o 4º árbitro, o Vilas Boas meteu-se lá porque quis.
Já agora, adorei esta do Luis Filipe Orelhas não querer repetições!! Pronto, pelo menos o homem assume-se beneficiado e não quer que ninguém veja! Ficamos só com as repetições dos golos!!

Tomás Pipa 16 de março de 2010 às 16:59  

Cristiano,não percebo uma coisa: porque não queres que o FCP dê importância à Taça da Liga? Acho ganhar a Taça da Liga e a Taça de Portugal era uma forma de tentar minimizar os estragos desta época e enriquecer o museu. Não concordas?

Cristiano Moreira 16 de março de 2010 às 17:14  

Quer o FC Porto ganhe, quer perca a Taça da Liga os meus festejos vão ser os mesmos.
Não minimiza nada. Ganhar aquilo ou um torneio de verão para mim é igual.
A Taça de Portugal é diferente, essa quero-a ganhar.
Não acho que aquela taça enriqueça o museu, até pelo contrário.
Sinceramente, Tomás.
Um abraço para ti.

José Faria 16 de março de 2010 às 17:42  

Tanto em Coimbra como em Alvalade, foi o Rui Costa, que estava à entrada do túnel, que provocou o José Gomes. Viu-se claramente ele com os 10 dedos da mão e um dedo do pé a apontar para ele.

Anónimo 16 de março de 2010 às 19:19  

Oh José Faria, és mesmo PARVO; eu ainda julguei que te estavas a fazer de tal; mas não, és mesmo.
Vai gozar com o raio que te parta o urso de merda.

Lopes Q. 16 de março de 2010 às 19:30  

Zé Faria,c`um diabo a palha faz-te mal?

Bruno_Mega 16 de março de 2010 às 20:44  

Mais do mesmo...

Garfield 17 de março de 2010 às 10:15  

"Recorde-se que as águias apresentaram uma queixa-crime na PSP contra um segurança desta empresa que, segundo alegam, fugiu antes de ser identificado e depois de ter agredido a soco Cardozo e Ramires, já dentro do túnel do Estádio Axa. Além da queixa-crime, o Benfica fez também uma denúncia ao Ministério da Administração Interna, que fiscaliza a actividade destas empresas. Na altura, a 2045 emitiu um comunicado a negar as acusações de que foi alvo."
Onde está isto no video do tunel de Braga????! Um segurança a agredir ramires e cardozo???? Por amor de Deus!! Até as sonham!! O Cardozo é mesmo um desgraçado...toda a gente lhe bate e ele nem reage!! Coitadinho!!

André Pinto 17 de março de 2010 às 18:46  

Só os do FCP é que são coitadinhos e sempre provocados. Coitados dos mininos..

Anónimo 17 de março de 2010 às 23:59  

Oh André volta para o buraco de onde saíste?! Que tem isso a ver com o que foi escrito????

André Pinto 18 de março de 2010 às 01:18  

Estou a espera de uma vigília à porta da Liga por causa da simulação e consequente penalti do Falcao.

José Faria 18 de março de 2010 às 02:52  

http://i47.tinypic.com/2yun8l0.gif

Anónimo 18 de março de 2010 às 12:18  

Entretanto o Miguel Gois voltou a escrever um artigo de cima a baixo sobre o Porto. É por isto que o Porto é e será o melhor de Portugal. A 11 pontos falam, falam, falam e falam do FC Porto.