22ª Jornada

Pobreza Franciscana
Foi jogada este fim de semana mais uma jornada da Liga Sagres rumo ao final da mesma. Foi uma jornada peculiar pois nos jogos que me cabem aqui analisar o resultado mais comum foi o empate 0-0, resultado que se verificou em três jogos. Sendo assim só no primeiro e ultimo jogos, U.Leiria-Leixões e V.Guimarães-Nacional é que foram marcados golos. Pobre, muito pobre.

Começando por cima, o Sp.Braga deslocava-se ao Estádio do Bonfim na segunda posição com um ponto de desvantagem em relação ao SL Benfica. Mais uma vez o V.Setúbal mostrou que, apesar de estar na luta pela manutenção, quer ter uma palavra a dizer na decisão deste campeonato, e depois de ter tirado dois pontos ao Benfica, repetiu a graça com os bracarenses. Sem Vandinho (suspenso) e com Olberdam lesionado, Domingos Paciência colocou Andrés Madrid (bom vê-lo de regresso) no vértice mais recuado do meio-campo, apostando também num meio-campo mais reforçado, com Hugo Viana e Luis Aguiar a municiarem o trio atacante onde jogaram Mossoró (fez de Paulo César), Alan e Meyong. O V.Setúbal utilizou a dupla mais alta de centrais da Liga Sagres, o experiente Ricardo Silva e o jovem formado no Olival André Pinto. O jogo foi equilibrado, mas foi a equipa de Setúbal que mais fez por ganhar. Com o resultado final de 0-0, o Sp. Braga deixa fugir o líder e o Vitória consegue mais um importante ponto que lhe vai deixando respirar melhor na luta pela manutenção.

Na Cidade Berço, o V.Guimarães recebia o Nacional num jogo possivelmente determinante na luta pela Europa. Mais uma exibição de nível dos viamaranenses que, com Lazaretti e Valdomiro sólidos no eixo defensivo, voltaram a jogar com o capitão Moreno a trinco, possibilitando um maior atrevimento a Nuno Assis, Rui Miguel, Desmarets e Andrezinho. A vitória caseira por 2-0 não foi mais do que justa sobre um Nacional que este ano não deve aspirar a mais do que a metade superior da tabela. Os golos foram marcados por Roberto, que voltou a facturar 3 meses depois do seu último golo, e Desmarets, depois de mais um momento de puro génio de Nuno Assis. Talvez ainda em êxtase por este grande momento de futebol e pela 3ª vitória consecutiva, no fim do jogo Paulo Sérgio deixou um recado a Carlos Queiroz, " Será pecado Nuno Assis falhar Mundial". Se assim acontecesse, a nossa selecção não estaria certamente mal entregue no capítulo criativo.

A abrir a jornada, a U.Leiria defrontava o aflito Leixões no Dr. Magalhães Pessoa. Apesar de teoricamente favorita, a equipa do Lis só garantiu a vitória aos 82' com Carlão a regressar aos golos. Na vitória caseira por 2-1 marcaram também Marco Soares de grande penalidade e o veterano pontapé canhão Zé Manuel. A União mantém a esperança da qualificação europeia, ultrapassando Paços de Ferreira e Nacional da Madeira e o Leixões perde mais um ponto em relação a V.Setúbal e Olhanense.

Nos outros jogos, Rio Ave-Naval 1º Maio e Marítimo-Académica, empares a zero, jogos sem história. Estas 4 equipas ocupam agora os lugares da tabela entre o 9º e 12º e o maior objectivo a atingir, para todas elas, será a metade superior da tabela. A Europa, um dia muito próxima, vai fugindo com o bom momento do Sporting.

Foi, como vimos, uma jornada de poucos golos e pouco futebol, deixando cada vez mais evidente a descida eminente de dois dos mais míticos emblemas de Portugal, o Belenenses e o Leixões.

6 Passes de rotura:

Pedro Veloso 10 de março de 2010 às 11:02  

João, o 5º classificado não vai à Europa?

João S. Barreto 10 de março de 2010 às 12:39  

Acho que não tem acesso directo, tem aquela pré-eliminatória que teve o Braga este ano. Não sei bem como funciona agora a Intertoto. E ainda há o lugar da Taça.

Tomás Pipa 10 de março de 2010 às 14:14  

O lugar da Taça será preenchido provavelmente por Desp.Chaves ou Naval...o que é grave!

Grande golo do Vit. Guimarães!!

Luís Marques 10 de março de 2010 às 15:39  

O lugar da Taça não vai ser preenchido por ninguém, porque segundo a Liga nem o Rio Ave, nem o Naval, nem o Chaves, fizeram aquela inscrição para as competições Europeias da próxima temporada.

Embora a Naval já tenha os advogados a trabalhar.

Tomás Pipa 10 de março de 2010 às 15:47  

A sério??? O Rio Ave e Naval não fizeram??mas como é possível??

Então e a vaga não passa para o próximo da Liga?Tipo o 6º classificado?

Anónimo 11 de março de 2010 às 10:31  

Espero que este ponto ganho pelo Braga, que serve apenas para alimentar esperanças, não venha a ser determinante para o resto do campeonato. Até porque, como sabemos, a melhor equipa deste campeonato é o Benfica. De resto, nada a dizer. Bom texto J.S.B.

ass. Miguel Victor (adaptado)