Uma boa reacção...mais uma vez


Grande vitória esta noite para o Benfica em Alvalade. Um 4-1 em casa do velho rival é sempre motivo de regozijo, mesmo estando ele muito debilitado, mas o que me deixa mais contente - e que é um dos factores que confirma o enorme salto qualitativo e de consistência da equipa face a outro anos - é, tal como depois dos falhanços em casa com o Marítimo, em Braga ou em Olhão, a equipa ter sabido reagir com personalidade depois do mau jogo de Setúbal. Além de que se rodou parte da equipa, o que é importante nesta fase.

O jogo ficou indelevelmente marcado pela expulsão de João Pereira logo aos 6 min. Entrada assassina ao tornozelo de Ramires, felizmente sem consequências físicas, que de facto não se percebe a não ser por uma vontade enorme do jovem oriundo do Casal Ventoso em vingar-se do clube que o formou. Acabou por ajudar, claro, até porque logo na jogada seguinte o laboratório de bolas paradas de Jorge Jesus fabricou mais um golo, de David Luiz.

Minuto decisivo que permitiu ao Benfica passar a controlar o jogo na meia hora seguinte, com segurança e quase sempre à boleia da asa esquerda que hoje esteve soberba, entre Peixoto e Di María. Carvalhal, que apostara num 4-2-3-1 que quase desterrava Liedson, leu bem o jogo e fez entrar Pedro Silva contra a opinião dos adeptos, mas de facto era preciso um lateral ali e isso permitiu reduzir o fluxo do Benfica (ainda sofreu um golo por aquele lado, marcado por Ramires, mas o Pedro Silva teve um pouco de azar nesse lance).

À melhoria gradual do SCP, comandado por Moutinho e por Liedson, juntou-se i) alguns disparates provocados por excesso de confiança de alguns jogadores do Benfica, que pensaram que o jogo estava ganho e desataram a jogar bonito e falhar passes simples; ii) a pouca rotina da dupla de ataque e uma desinspiração quase total do Éder Luiz, que se fartou de estragar lances. Com estas benesses, Liedson ainda pode falhar uma vez mas duas não perdoa e fabricou um golo do nada, ainda que com culpas para Júlio César.

Creio que o Benfica sentiu um pouco este golo e tremeu um pouco. Foi bom o intervalo ter chegado para voltar a jogar com tranquilidade e comandar o jogo. Registo nesta fase para um fora-de-jogo muito duvidoso ao ataque do Sporting. Fora isso, o Benfica controlou sem forçar demasiado e levou-se o jogo para o meio-campo leonino de novo. Quando o trio de ataque habitual já estava à porta para entrar, Luisão resolveu o jogo de cabeça. Muito bem Carlos Martins com duas assistências perfeitas.

Até ao fim, foi gerir e ainda ajudar o Cardozo a recuperar a confiança. Pena o Di María não ter conseguido o mesmo, que bem merecia.

Destaques individuais:

- Luisão e David Luiz, muito bem defensivamente e a fazer a diferença na frente. Também tiveram a sorte de não ter tanto trabalho atrás como esperariam.

-César Peixoto, melhor em campo na minha opinião. Cinco estrelas a defender e atacou muitíssimo bem, quando o devia fazer. Mostrou a sua grande qualidade técnica em vários lances e, como sempre, não se borra em grandes jogos porque é bastante experiente. Como tenho dito, tem que ser o defesa titular, com eventual excepção para jogos teoricamente fáceis em casa em que o Fábio possa entrar. Espero que hoje finalmente o César tenha calado as (cada vez menos) vozes discordantes na Luz.

- Di María. Um regalo em alguns lances, de facto a sua recepção orientada e o drible em velocidade são por vezes fantásticos. E hoje foi muito produtivo, raramente fez aquelas conclusões de jogada parvas. Combinou muito bem com o lateral.

- Kardec. Não apareceu muito mas das vezes que o fez gostei. É bastante mais móvel do que pensava mas quero-o é ali à mama a facturar à Jardel;)

- Moutinho. Não foi muito decisivo porque da forma como o jogo estava dificilmente o seria, mas das vezes que tremia era quando o João punha a bola no chão e começava a criar lances. Gostei muito da sua clarividência, também já é outro que, parecendo que não, já tem muita estaleca nas pernas.

- Liedson. Incrível como inventou aquele golo, de facto casos disciplinares à parte é um seguro de vida para este SCP enquanto futebolista.


20 Passes de rotura:

Manú 10 de fevereiro de 2010 às 03:45  

veloso como imaginas estou contentissimo como tu, mas nao concordo com a tua opiniao em relaçao a exibiçao do di maria. foi espectacular a fintar adversarios sem duvida, mas ainda fez muitos centros e remates disparatados! ha ali dois ou tres golos que ele nao pode falhar!! a ele, infantilidades e excessos de confiança se fica a dever o facto de nao termos vingado os 7-1 de que tanto o sporting se gaba. o joao pereira (como é possivel alguem dizer que aquilo nao é expulsao, seja a que minuto do jogo seja?!) deu nos uma oportunidade unica de humilharmos o eterno rival na sua propria casa.

acredito que tinhamos ganho mesmo com a um sporting com 11 jogadores, mas as facilidades nao seriam as mesmas.

LMC 10 de fevereiro de 2010 às 04:56  

O Benfica é hoje em dia a equipa que pratica melhor futebol em Portugal, supera por muito pouco o FCP, que tem melhorado ultimamente.
Não eram necessárias é tantas facilidades.
Os erros de arbitragem sucederam-se uns atrás dos outros, e semrpe a favor do clube vizinho da 2a circular.
Há uma falta clara do David Luiz sobre o Liedson quando ele se preparava para atacar a baliza, e o árbitro assinalou falta ao contrário.

A entrada do JP é a matar, mas ele nem vai com os dois pés e até acaba por tocar na bola. O encarnado é a meu ver demasiado rigoroso.

O Pongolle é travado várias vezes em falta pelo Javi Garcia, que nem amarelo viu.E isto em poucos minutos. Se houve tanto rigor para um lado , também deveria ter havido para o outro.

Mais uma vez o Pongolle isolou-se e tinha só que encostar, o jogo estava 2-1, mas foi assinalado um fora de jogo completamente inexistente.

Foras assinalados ao contrário, faltas que não existiram, foram muitas.

O SLB ganhava na mesma, mas não precisavam de tanta ajuda.

Agora venham os comentários a dizer que eu estou ressabiado por ter levado 4 em casa, etc etc etc.
Eu fui o primeiro a dizer que o Sporting iria ser cilindrado ( ganhei bom dinheiro a apostar no BWIN nisso) mas é inegável a ajuda que o Benfica tem invariávelmente das equipas de arbitragem.É, repito, inegável!

Luis Andrade 10 de fevereiro de 2010 às 09:52  

O SCP está mesmo de rastos.
O Benfica foi superior e mereceu ganhar.
O fora de jogo mal assinalado ao Pongole, qd estava 2-1, podia ter mudado o jogo, mas pronto...
Qt ao vermelho do JP, já as vi mais duras, principalmente nos primeiros minutos, mas pronto...

Pedro Veloso 10 de fevereiro de 2010 às 09:56  

O Javi nem amarelo viu? Viu à 3ª falta banal a meio da primeira parte! Mas bem, pela sucessão de faltas!

Como podes dizer que não era vermelho Luis? Não é para fazer queixas, mas foi de facto daquelas entradas que podiam lesionar.


Podes-te queixar aparentemente no fora-de-jogo (se bem que não é escandaloso), embora gostasse de ver outra repetição, mas não digas que era só encostar...ainda no jogo anterior o Pongolle falhou um isolado. No resto do jogo achei que tecnicamente o árbitro esteve muito bem, e como sabes não morro de amores pelo Olegário...

"Estou farto de barbas, gordos e shreks!" disse o Carvalhal. O que é que ele quer dizer? São adeptos do SCP?

Vasco 10 de fevereiro de 2010 às 10:12  

Numero Dez,

queria dizer que este teu post é claro e resume bem o que se passou. Em Alvalade jogou o Benfica, que teve a seu favor a inexperiência e infantilidade dos jogadores do sporting, ao contrário do que se diz po aí do fora de jogo do Semgolle e das decisões de Olegário Benquerença.

Acho que era importante, mais para os Sportingistas, enfatizar que se o Semgolle tivesse ficado com a bola PODIA (se calhar) ter feito o golo. Não foi um golo anulado...Logo não havia qualquer tipo de igualdade no marcador a não ser nos primeiros 8minutos de jogo.

Cesar Peixoto, na minha opinião é a solução que nos faltava para a saída, inglória e atribulada de Léo. Carlos Martins, mostrou o que é preciso para ser suplente de Pablo Aimar, boa visão de jogo, pés de ouro e assitências teleguiadas. Centrais, quase que nem valia apena aqui dizer que é a melhor dupla do país à largos anos, mas são. Um bom jogo do colectivo que jogou de inicio e boas entradas de quem veio do banco.

Liedson show, mais um vez e como sempre ao Benfica, é um pesadelo recorrente perder com inspirações deste avançado, o verdadeiro abono de família do Sporting. O melhor leão. Colectivo, fraco, como se tem vindo a ver desde o início da época, mas com amor à camisola.

Por fim queria aqui dizer que ganhámos. E bem. 4-1 não é um roubo é um jogo controlado desde o minuto 7 graças aos jogadores do Sporting e não ao árbitro.

Pedro Veloso 10 de fevereiro de 2010 às 11:13  

Esqueci-me de frisar no post que bem podiam ter dado mais bilhetes aos adeptos do Benfica - eu por exemplo não consegui arranjar e depois o que vejo na TV? Um Alvalade XXI às moscas...

Anónimo 10 de fevereiro de 2010 às 12:04  

O Pongolle está atrás do defesa encarnado.É escandaloso, não podes negar.
O Javi Garcia deveria ter levado amarelo muito antes, e o David Luiz logo ao principio também!
Não estou a discutir o resultado, só acho que lhes fica mal tanta ajuda.
Vão acabar por ser campeões e até ganhar a taça da liga porventura, mas com tanta ajuda das equipas de arbitragem nunca irão ter o devido reconhecimento.Se é que se importam com isso.
Vasco, não te enterres. O Cardozo também se farta de falhar penaltys, e no entanto na liga da verdade qualquer penalty é golo.
Depois dizem que foi 4-1.Pois foi, mas quando estava 2-1 o fiscal de linha não deixou o árbitro marcar.
Ou seja, mais uma vez ninguém tem coragem de marcar/não deixar de marcar alguma coisa que possa vir a prejudicar o Benfica.

LMC 10 de fevereiro de 2010 às 12:04  

LMC

João S. Barreto 10 de fevereiro de 2010 às 12:26  

Foi uma vitória inequívoca. LMC também vais dizer que "o Benfica tem de ganhar a Taça da Liga este ano se não vai à falência"? O Javi leva amarelo ao terceiro empurrão e querias que fosse mais cedo? Que critérios são esses? Muito sinceramente o fora-de-jogo parece-me que o Pongolle tem o pé da frente adiantado em relação aos defesas, mas só vi uma repetição e por isso posso estar enganado, admito. Não me parece e acho que é quase inequivoco que o rumo do jogo fosse diferente, sempre que o Benfica acelarou encostou o SCP às cordas e não encaixaram mais porque não calhou. Com isso é que vocês se deviam preocupar.

O Liedson é de facto excelente. Durante muito tempo não fui capaz de reconhecer a sua qualidade, mas hoje para mim é evidente. O Julio Cesar tem culpas no golo mas é como se diz "quem não chora não mama" e o Liedson nunca tem medo de arriscar. Quanto ao Moutinho nao sei porque é que o elogias Veloso, foi mais uma vez um jogador banal com poucas ideias.

p.s: O João Pereira tem de ser benfiquista. Aquela agressão aos 6 minutos só pode ser a maneira dele pedir desculpa ao SLB pela traição, deve estar bem arrependido...

Duarte 10 de fevereiro de 2010 às 12:30  

O Sporting está afundado numa crise sem precedentes. Primeiro o Porto, agora o Benfica, no ano passado foi a humilhação aos pés do Bayern, há dois anos a goleada 4-1 infligida pelo Leiria, então último classificado, não ganha um campeonato há 8 anos e perde uma UEFA em casa. Não vejo solução para isto e obviamente que é impossível encontrar um único culpado para iesta situação. Há quem diga que foram as sucessivas direcções que não tiveram ambição, outros apontam para os treinadores, o José Diogo Quintela acha que foi o Pinto da Costa. No fundo, Pinto da Costa à parte, foi um pouco de tudo.

Manú, é verdade, espero ver-te insurgir contra "a falta de respeito" patenteada pelos adeptos do teu clube ontem em Alvalade.

Pedro Veloso 10 de fevereiro de 2010 às 12:35  

João era muito complicado ter ideias quando se estava com menos um e quase todos os outros estavam bastante mal. O Moutinho estava à deriva e desacompanhado naquele meio-campo mas reparei que várias vezes tomou as melhores decisões que podia tomar. Sempre muito esclarecido.

Luís não estás a ver bem as coisas....O do Pongolle não é escandaloso em lado nenhum, pode ser um erro mas não me venhas dizer que é claro porque não é.

E na do Javi, por amor de Deus. Aliás o tipo da SIC à 2ª (!!) falta começou todo excitado a pedir amarelo pela sucessão de faltas, e o Javi viu-a na seguinte, a terceira. Querias o quê?

Na do David Luiz quando muito podes dizer que não era falta (marcada ao Liedson), agora falta do David Luiz!? E ainda amarelo?

Alfredo Barbosa 10 de fevereiro de 2010 às 12:47  

"Estou farto de barbas, gordos e shreks!"

Também estou curioso para saber a origem desta expressão. Seria João Gobern?

Luís Marques 10 de fevereiro de 2010 às 13:07  

O fora de jogo ao Singol não foi assim tão escandaloso, aliás, parece-me que está com uma perninha adiantada.

Podia ter sido uma noite histórica, mas infelizmente não foi. É pena.

Mas de realçar que o Benfica alinhou com 5 habituais suplentes.

Luís Marques 10 de fevereiro de 2010 às 13:09  

Esqueci-me de uma coisa:

O Liedson é de facto um tipo esperto, sabe bem o que tem que fazer para continuar a ser acarinhado e imune às criticas. Já ganhou a época.

Numero Dez 10 de fevereiro de 2010 às 13:17  

Muito bem pedro! Concordo com tudo, até com a parte do Peixoto ter feito uma exelente exibição, mas o melhor em campo para mim foi Di Maria que continua a pecar pela fraca finalização!

paulinho cascavel 10 de fevereiro de 2010 às 13:35  

por mais estranho que pareça, saí do jogo um pouco insatisfeito. tivemos uma oportunidade de ouro para vingar os 7-1 (que é a única vantagem que o sporting tem sobre o benfica ), e fomos perdulários, displicentes e alguns jogadores roçaram mesmo a falta de profissionalismo!

mal começou o jogo foi evidente que estávamos a jogar contra 11 trapos, que logo aos 7 minutos ficaram reduzidos a 10. nunca tinha visto o sporting a jogar contra nós tão inseguro, nervoso e, perdoe-se a expressão, acagaçado. mal marcámos o primeiro pensei logo "hoje é à antiga". enganei-me. claro que foi uma goleada e um bom resultado mas ficou-me a sensação que poderíamos feito muito melhor!

houve pormenores dos nossos jogadores que me fizeram bradar aos céus, como aquele atraso do di maria que isola o liedson ou aquele calcanhar do luisão em zona proibida, entre muitos, muitos outros. às tantas dava-me a sensação de estar a ver aqueles treinos de pré-época com os 6 mil benfiquistas a ver os novos reforços. tudo a falhar passes básicos, poucos a meter o pé, fintas desnecessárias, alívios mal feitos... enfim, tudo aquilo que nos custou os dois pontos em setúbal.

a nossa sorte foi que aqueles 10 zombies em campo não tiveram mesmo estofo para marcar mais do que um golo (e que golaço!)e disputar mais do que 15 minutos de um jogo que ficou sentenciado cedíssimo. porque a jogar contra qualquer (e digo-o sem querer achincalhar os sportinguistas) equipa da nossa liga as coisas não teriam corrido tão bem e tão fáceis como hoje o foram.

o di maria continua sem me convencer, está no top 10 dos melhores pés do mundo mas luta pela manutenção nas distritais da capacidade mental, da incisividade e da produtividade. o javi falhou passes que nem eu falhava, mas defensivamente continua a ser um monstro. kardec e eder luiz em clara falta de sintonia, como é normal. luisão e david luiz seguros mas displicentes: se repararem aquele fora-de-jogo mal assinalado ao pongolle nasce de uma subida que tacticamente deixa muito a desejar do david luiz, que descompensa a defesa; do calcanhar do luisão já falei. júlio césar não me parece alternativa segura a quim, sai-se mal em bolas altas, e o ponto alto da sua noite foi o queque que pregou no david luiz para ver se ele acordava, no golo pareceu-me lento e mal batido.

o melhor para mim foi claramente o césar peixoto, certinho a defender, subidas bem delineadas e consistentes. nunca deixou de se fazer a um lance nem se desconcentrou. fez uma assistência e merece o título de MVP.

enfim, o resultado foi saboroso, embora eu cada vez mais tenha o sporting em conta como um clube com o qual simpatizo. o estádio meteu pena, ontem. quase mais que a equipa verde-e-branca.

e continuo a pensar que se tivéssemos carregado como carregámos contra o setúbal, everton etc, o sporting teria saído de alvalade vergado a uma goleada que poderia (e é a minha opinião sincera) ter chegado mesmo aos dois dígitos.

João S. Barreto 10 de fevereiro de 2010 às 14:10  

Paulinho Cascavel concordo contigo, tambem nao fiquei demasiado contente, podiamos ter vencido por mais, mas tambem foi bom nao termos sido obrigados a por o pe no acelarador 90 minutos nesta fase do campeonato...

André Pinto 10 de fevereiro de 2010 às 16:03  

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=193036

O novo treinador do Leixões na conferência de imprensa.

O técnico espanhol acredita que podem superar qualquer adversário: «Seja o Barcelona o Benfica ou a melhor equipa do mundo, ninguém come ninguém no relvado. Podem existir diferenças no tratamento feito pelos jornais, rádio, televisão, mas no relvado somos todos iguais e será aí que temos de mostrar o nosso valor.

Ele bem sabe quem é o Maior de Portugal...

Smile 10 de fevereiro de 2010 às 16:16  

Agora o maior é aquele que ganha 2 ou 3 titulos em 20 anos!! looooooool

Anti Lampião 14 de fevereiro de 2010 às 00:24  

Daqui por 4 ou 5 jornadas vais ter que ver os grandes jogos no canal 11.