18ª Jornada

Braga Guerreiro

O Braga entrava para a 18ª jornada com 4 pontos de atraso em relação ao Benfica (fruto do adiantamento do jogo da 20ª jornada com o Leiria) e com o Porto à perna. A deslocação ao Restelo colocava então muita pressão sobre os Arsenalistas, um verdadeiro teste de força.

Domingos Paciência fez alinhar a sua equipa num esquema ligeiramente diferente, com um 4-3-3 mais assumido do que aquilo que costuma fazer. Na ausência de Vandinho, colocou Miguel Garcia como defesa direito, fazendo avançar Filipe Oliveira para o meio-campo, onde actuou próximo de Hugo Viana e Luis Aguiar, assumindo as tarefas mais defensivas. A utilização de Filipe Oliveira como médio defensivo não constitui novidade total, uma vez que já Jorge Jesus o tinha experimentado nesse lugar na época passada. Alan mais um vez jogou próximo deste trio de meio-campo e partilhou a frente atacante com os habituais Paulo César e Meyong.

À dificuldade inicial que o Braga enfrentava devido à pressão colocada pelos seus rivais, acresceu o facto de aos 15 minutos e com as equipas empatadas a zero, o capitão Moisés ter sido expulso por acumulação de amarelos, na sequência de falta cometida pelo central dentro da sua área. Começou aqui também a grande exibição de Eduardo, ao defender o penalty cobrado por Lima. Numa tentativa de equilibrar a sua equipa, Domingos retirou o avançado Meyong e fez entrar o central Paulão. O Belenenses chamou a si o comando do jogo, conseguindo criar várias oportunidades de golo que o guarda-redes Eduardo foi evitando. Foi então contra a corrente de jogo que Paulo César inaugurou o marcador, na sequência de livre batido por Luis Aguiar, à beira do intervalo.

Na segunda parte, esperava-se reacção pronta do Belenenses, mas aos 48 minutos Matheus (entrou aos 40 para o lugar de H.Viana), bateu novamente Bruno Vale depois de erro de Mustafa, fazendo o 2-0 para os visitantes. A equipa de Toni Conceição continuou a pressionar, procurando o golo, com Eduardo a negar uma e outra vez o golo aos avançados azuis. Até ao final do jogo, Renteria marcou o seu primeiro da época (grande chapéu depois de erro de Marcos Antônio) e Yontcha reduziu já nos descontos.

O Braga mostra cada vez mais ter estofo para lutar pelo campeonato de igual para igual com Benfica e Porto e o campeonato só tem a ganhar com isso.



Os Amigos do Leão

Com o desaire caseiro do Sporting com a Académica, Nacional e Leira entravam para a 18ª jornada com a possibilidade de alcançar o clube de Alvalade na tabela classificativa. Contudo ambas as equipas enfrentavam deslocações difíceis, aos terrenos de Olhanense e Marítimo respectivamente e ambas acabaram mesmo por perder com o mesmo resultado, 1-0 para a equipa da casa. Vitória importante para a Olhanense que se afasta mais de Leixões e Belenenses e para o Marítimo que se aproxima do pelotão europeu. Pode respirar de alívio (para já) o Sporting.


Em Guimarães, onde o Vitória recebeu o Paços de Ferreira (confronto de Paulo Sérgio com a sua antiga equipa), jogou-se aquele que foi provavelmente o melhor jogo da jornada. Surpreendente 2-1 para os visitantes, num jogo com excelentes jogadas de ataque, bom futebol, várias oportunidades de golo para cada lado e um grande golo de Ozéia. Merecia melhor sorte o Vitória que dominou durante a maior parte do jogo e criou as melhores oportunidades.


Por fim, o Rio Ave recebeu e venceu o Leixões por 2-0, ambos os golos apontados por Bruno Gama, um dos extremos que mais gosto de ver jogar em Portugal. José Mota abandonou o comando do clube leixonense após mais este desaire e já foi contratado Fernando Castro Santos. Parece condenado à descida este Leixões.

11 Passes de rotura:

Pedro Veloso 10 de fevereiro de 2010 às 16:58  

Bom post João!

Não vi o Braga, que tal o Filipe Oliveira a trinco? Mas o Olberdam deve passar a ocupar o lugar. Excelente o Domingos a mexer na equipa neste jogo, aquela substituição surpresa do Hugo Viana pelo Matheus resultou muito bem!

Grande golo do Rentería, já o ano passado marcara um dos golos do ano no Restelo.

"O Braga mostra cada vez mais ter estofo para lutar pelo campeonato de igual para igual com Benfica e Porto e o campeonato só tem a ganhar com isso." Pois o campeonato ganha, mas o meu coração não!

O Vitória joga bem mas está-lhe a faltar qualquer coisa...

Tomás Pipa 10 de fevereiro de 2010 às 19:21  

Alguns pontos a destacar.

1º viram a expulsão do Moisés? Absolutamente ridiculo, como é que ainda há árbitros destes em Portugal?

2º O Eduardo anda um gr super-convencido. Por acaso é algum Buffon? Lá deu um perú no golo do Yontcha...Aposto que nos vai enterrar no Mundial.

3º Como pode o Renteria (um avançado que falhas muitos golos) ter coragem para fazer um chapelaço daqueles?

João S. Barreto 10 de fevereiro de 2010 às 19:35  

Eu não gosto muito do Filipe Oliveira como lateral e também não adorei como trinco, mas foi um jogo atípico e dificil para qualquer jogador do Braga, contudo penso que houveram demasiadas facilidades para o Belenenses chegar à area do Braga. Concordo Veloso, a entrada do Matheus trouxe outra velocidade e largura à equipa e acabou por resultar bem.
Tens razão Tomás, é estranho um jogador por norma perdulário ter tanto sangue frio para marcar um golo daqueles. E que golo!

Tomás Pipa 11 de fevereiro de 2010 às 01:35  

lol,João,não sei se poderemos chamar sangue-frio ao momento do Rentería. Sangue-frio tem o Del Piero,Figo,A.Cruz e galáticos desse nível. O que o Rentería teve foi um momento de loucura!

O Matheus,não sei se sabem,é um dos poucos jogadores que jogou todas as jornadas,só que em todas as jornadas foi suplente utilizado

João S. Barreto 11 de fevereiro de 2010 às 01:53  

lol pode ser isso Tomas! Sabia disso do Matheus, é o 12º jogador do Braga, muito util, entra quase sempre bem.

Pedro Veloso 11 de fevereiro de 2010 às 10:24  

Pa o Renteria foi genial! O chapéu até foi estranho, se repararem não foi daqueles perfeitinhos, tipo Saviola à Académica, no do Rentería a bola sobe imenso e depois desce abruptamente, foi estranho mas por isso mesmo um golaço.

Não sei porquê não gosto do Matheus. Acho que é porque o achava um brinca-na-areia improdutivo e isso continua a influenciar a minha análise injustamente.

E a história do gajo e da mala? Pediu ao preparador físico do SLB que lhe comprasse uma mala Louis Vuitton em Lisboa e lha levasse ao hotel onde estagiou para o jogo do Belém! Isto está assim ao nível do SLB ir jogar ao Dragão e o Aimar pedir ao Reinaldo Teles para lhe comprar e ir levar antes do jogo uma garrafa de vinho do Porto ou outra coisa qq típica da região lol.

João S. Barreto 11 de fevereiro de 2010 às 13:40  

O "caso da mala" é mesmo estranho, mas não me parece digno de levantar dúvidas sobre resulatdos desportivos, até porque o Renteria como se pode ver entrou bem e até marcou. Fez-me lembrar aquele encontro do Mourinho num hotel com Ashley Cole, mas difilmente o Benfica estará a pensar comprar o Renteria...

Tomás Pipa 11 de fevereiro de 2010 às 14:18  

Pa,João,olha que não. Eu tive informações inside do SLB de que o Renteria so não chegou no inicio da época pq FCP não deixou. Era desejado é um facto e já o tinha dito ao Veloso e Manú.

Lol,Mourinho disse que isso do A.Cole era mentira pq nesse dia tava em Milão a falar num hotel com o Adriano.

Isso da mala é mm verdade?Isso é patético!Qéq a louis vitton tem q ver com lisboa?em portugal só há em lisboa?

Luís Marques 11 de fevereiro de 2010 às 15:07  

Tomás, sim, segundo sei, a loja dessa marca só existe em Lisboa. Posso estar errado claro. E esses dois são amigos.

Agora, relacionar esta caso com suposto aliciamento a jogadores adversários é ridículo. Com que intenção o Benfica ia aliciar um ponta de lança suplente? Ainda por cima um jogador que ainda é jogador do principal inimigo, o FCP?

Para mim este caso é simples, o prep fisico do Benfica que é amigo dele, foi-lhe fazer um favor, só que ao mesmo tempo foi anjinho e inocente, pois no actual estado do futebol devia saber que iam logo pegar nisto para a escandaleira.

Pedro Veloso 11 de fevereiro de 2010 às 15:14  

Claro Luis Marques, parece-me isso também. Só achei incrível foi o Renteria pedir isso, há jogadores que não têm mesmo noção das coisas. Quando tivesse uma folga vinha cá e comprava se queria isso tanto.

João S. Barreto 11 de fevereiro de 2010 às 23:55  

Luis Marques claro que essa é a explicação mais provavel, estava só aqui a conjecturar sobre o que podia ser um caso de aliciamento lol, um bocado a levantar a suspeita...Até porque não seria assim tao descabido, é suplente agora porque chegou tarde e em equipa que ganha não se mexe, mas é um jogador da confiança do Jesus e ele já mostrou que gosta de contar com jogadores da sua confiança. Mas sim, devem ser amigos e o Mario Monteiro provavelmente fez apenas um favor ao Renteria, mas´é como dz o Veloso, foi anjinho.