Mercado de Inverno

O mês de Janeiro foi bastante agitado em termos de contratações, com Braga e Nacional à cabeça. Fica aqui então uma análise àquelas que considero serem as contratações mais relevantes deste Mercado de Inverno:

  • Sp. Braga
Reforçou-se muito e bem o líder da Liga Sagres. O Braga procurou acima de tudo construir um plantel mais completo, com mais soluçoes para cada posição, especialmente do meio-campo para a frente. Entraram Miguel Garcia, Olberdam, Luis Aguiar, Rafael Bastos e Renteria. Miguel Garcia dispensa apresentações, o "herói de Alkmaar" procura compensar a sua falta de talento com raça. Olberdam é um médio defensivo de excelente qualidade que vem por empréstimo do Marítimo, o timing e teor do negócio fazem-me suspeitar que o Braga soube do castigo ao Vandinho antes de todos nós, uma vez que caso este não tivesse sido aplicado, havia ainda no plantel Andrés Madrid como alternativa ao capitão. Se assim foi, não vejo nenhum mal em especial, o castigo é que vem tarde de mais. Rafael Bastos volta a Portugal depois de passagens por Belenenses e Nacional, é bom jogador e apresenta-se como boa alternativa a Mossoró. Luis Aguiar pode ser alternativa a Hugo Viana ou a Mossoró, transborda qualidade e o seu remate é temível. Renteria vem claramente para disputar o lugar de avançado solto com Paulo César e neste duelo terá certamente uma palavra a dizer. Os dois últimos já conhecem os cantos à casa o que facilitará, e muito, a sua adaptação.

No sentido inverso saíram João Pereira, Stélvio e Yazalde. Se o primeiro foi até aqui pedra fundamental no Braga, os outros dois procuram rodar de forma a evoluir. Não posso deixar de notar que o destino de Stélvio (1º Agosto) não me parece estar à altura de um jogador que acredito ter um grande potencial.


  • Nacional da Madeira
O Nacional deixou sair a sua estrela maior, Ruben Micael, bem como Filipe Costa, Wellington e Clebão e procurou usar o dinheiro dessas transferências no reforço de sectores mais carenciados. Chegaram Alex Bruno, Todorovic, Thiago Gentil, Pedro Oldoni e Diego Barcellos. O primeiro é central e vem com boas referências do Atlético Mineiro, contudo foi controversamente expulso na sua estreia na Liga contra o Porto. Todorovic é internacional sub-21 sérvio (foi capitão da equipa sérvia que jogou o eurupeu em Portugal em 2006) e joga como médio centro. Thiago Gentil vem do Coritiba com o objectivo de substituir Ruben Micael e os outros dois vêem também do Brasil procurar competir com Edgar e Mateus por um lugar no ataque dos insulares.



  • União de Leiria
De Leiria sairam Stélvio (estava emprestado pelo Braga) e Kalaba (emprestado ao Zamalek) e entrou o médio atacante Rafael Bitencourt. A melhor notícia porém é a continuação de André Santos no plantel de Lito (Vidigal) face às alegadas tentativas do Sporting tentar recuperar o jogador que tem emprestado.






  • Vitória de Guimarães


O Guimarães procorou reforçar-se com especial incidência na sua ala esquerda. Para tal contratou Bruno Teles (defesa), Renan (defesa/médio) e Fábio Felício. Destaco este último pois sempre o considerei um jogador muito interessante nas suas passagens por Académica, Leiria e Marítimo. Da Arábia veio Valdomiro, defesa central ex-Trofense, que já protagonizou boa exibição na Luz na jornada passada e que vem com o intuito de colmatar a saída de Sereno para o Valladolid. Saíu também o americano Kamani Hill, emprestado ao Aves.


  • Marítimo
Os madeirenses deixaram saír Olberdam para o Braga por empréstimo e adquiriram o central/médio defensivo senegalês Diakité ao Belenenses, bem como Rafael Miranda, outro médio defensivo que vem com boas referências do "Galo". Para o ataque chega Cherrad, avançado possante argelino.


  • Rio Ave
O Rio Ave perdeu a sua grande referência atacante para Manuel Cajuda. João Tomás rumou ao Al-Sharja em busca de melhores condições financeiras em fase final de carreira. Carenciado do seu maior goleador e com Fogaça ainda lesionado, os vila-condenses conseguiram os empréstimos dos avançados Nelson Oliveira e Bruno Moraes, pelos clube "amigos" (como o presidente do Rio Ave assim os definiu) Benfica e Porto. Tenho grande curiosidade em ver Nélson Oliveira competir ao mais alto nível. Chegou também ao Estádio dos Arcos o extremo esquerdo Filipe Alberto para fazer concorrência a Sidnei.



  • Paços de Ferreira


A "capital do móvel" viu entrarem e sairem vários jogadores. De saída estiveram o capitão Pedrinha, a referência Cristiano, e também Roncatto, Diarra, Ciel e Rondon. Pelo contrário entraram o lateral australiano Jason, o médio central formado no Porto André Leão, o 10 ex-Rio Ave Livramento e os extremos portugueses Pizzi e Candeias. Veio ainda o avançado camaronês Ndebi, participou nos Jogos Olímpicos de Pequim. Aplaudo a aposta do Paços em jogadores portugueses com potencial, embora não pense ser a altura certa para tantas alterações no plantel.


  • Naval


A Naval adquiriu 4 novos jogadores: Giuliano Amaral, Fábio Júnior, Adriano e Belhassan. O primeiro é médio atacante, Adriano vem para a defesa e os outros 2 vêem reforçar o carenciado ataque da Figueira. A melhor notícia acaba por ser a manutenção de Diego Ângelo face à alegada cobiça de vários emblemas.


  • Académica
Villas-Boas apostou na estabilidade do seu plantel, contratando apenas por empréstimo o avançado búlgaro Bibishkov (ex-Marítimo e Penafiel) e emprestando o jovem Licá.


  • Vitória de Setúbal


De Setúbal saíram mais jogadores do que aqueles que entraram. Chegaram Ney Santos e Ricardo Silva para a defesa e Neca para o meio campo atacante, sendo que o último já facturou no seu primeiro jogo e Ney Santos foi suspenso por algo que fez ao serviço do seu antigo clube. Ricardo Silva e Neca já viveram os seus melhores anos como jogadores mas podem trazer alguma experiência a uma equipa bastante jovem. Vários jogadores sem lugar no plantel foram dispensados numa tentativa de cortar custos e alguns emprestados foram devolvidos aos seus clubes (ex-Diouf).


  • Olhanense


Ao José Arcanjo chegou o central Miguel Ângelo (ex-Trofense), bem como o médio centro Delson (ex-Rio Ave) e o jovem avançado Yazalde. São três jogadores que já mostraram serviço nos clubes que representaram, existindo alguma expectativa quanto às prestações de Yazalde que pode, no Algarve, afirmar-se definitivamente como um bom ponta de lança para o futebol português.



  • Leixões


O clube de Matosinhos procurou reforçar-se com jogadores que já conhecem o futebol português. Chegaram Fernando Cardozo (ex-Marítimo), Antunes, Didy e João Paulo, sendo que os três últimos trabalharam com José Mota nos seus anos de maior sucesso com o Paços. Acima de tudo há que destacara a nova oportunidade de Antunes no futebol português. Pela porta dos fundos saíu o avançado Faioli.


  • Belenenses
O Belenenses reforçou-se com dois centrais conhecedores do futebol português, o argentino Mustafa (ex-Amadora) e o brasileiro Marcos Antônio que em tempos formou dupla de peso com Gregory no Gil Vicente. Para o lado esquerdo veio o "electricista" Miguelito e para o meio campo vem Fajardo, que curiosamente foi formado no Restelo mas só obteve notoriedade ao serviço da Naval com este mesmo treinador (Toni). Por outro lado, o Belenesnes devolveu ao Benfica Fellipe Bastos e Fredy Adu e Igor regressou ao Sevilla.

11 Passes de rotura:

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 01:14  

eu acho q os reforços do belenenses ainda podem melhorar a equipa de forma que ela possa ter uma palavra a dizer.

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 01:15  

o jorge ribeiro acabou por ser colocado em algum lado ou nao?

João S. Barreto 3 de fevereiro de 2010 às 01:26  

Penso que não. Foi falado para Belenenses e Guimarães mas ambas as equipas acabaram por se reforçar com outros jogadores nessas posições. Os reforços do Belenenses individualmente são melhores do que os que lá estavam antes, mas difilmente resolverão os problemas da equipa. Apesar de ser possível, a manutenção parece-me ser muiro dificil.

Pedro Veloso 3 de fevereiro de 2010 às 01:27  

Grande post, está tudo aqui!

Acho que não Manú, e bem queria esse gajo longe...para onde é que foi o Pedrinha sabes João? E o Adu?

Não percebo como é que o Belém já está tão fraco e ainda deixa sair o Diakité. Claro que o Marítimo tem outros argumentos financeiros mas desportivamente é péssimo.

Luis Aguiar grande reforço do Braga. Sempre pensei que o Jesus o ia buscar no Verão para o meu SLB.

Também estou muito curioso quanto ao Nélson Oliveira, depois duns impressionantes 24 golos na 1a parte do Nacional de Juniores. Tem excelentes características, quero segui-lo. É bom que o J.Tomás tenha saído para ele poder ter espaço.

João S. Barreto 3 de fevereiro de 2010 às 01:30  

O Pedrinha foi para o Chernomorets da Bulgária, vai fazer falta ao meio campo do Paços!

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 01:32  

o Adu foi para o Aris Salonica, onde foi recebido em apoteose! tens que ver o video veloso, parece a apresentaçao do cristiano ronaldo

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 01:34  

veloso o diakite saiu porque eles têm opçoes para a(s) sua(s) posiçoes e precisavam do miguelito para a lateral esquerda, parece-me.

Pedro Veloso 3 de fevereiro de 2010 às 01:36  

Ah pois é, já não me lembrava. O Kléber hoje também foi recebido em apoteose no Cruzeiro lol.

Manú 3 de fevereiro de 2010 às 10:22  

olha o jorge ribeiro foi inscrito pelo benfica. faz sentido porque pode fazer falta

Tomás Pipa 3 de fevereiro de 2010 às 16:15  

Para mim Braga reforçou-se muito bem com Olberdam,Renteria e L.Aguiar. São três jogadores que gosto bastante.

O Vit.Setúbal também acho que se reforçou bem, pelo menos Neca,B.Ribeiro e R.Silva são claramente reforços e acho que podem salvar o Vit.Setúbal.

Olhanense também reforçou-se bem com dois jogadores (para o nivel da manutenção claro): Yazalde e delson.

Valdomiro também é um bom central.

LMC 4 de fevereiro de 2010 às 18:29  

O Jorge Ribeiro é um grande jogador, que jeito faria ao meu Sporting!